tag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post6730201565914501210..comments2024-03-17T19:19:12.969-03:00Comments on Mais de Mil Dados: Magias sem Preparação – TRPGPedro Henrique Martinshttp://www.blogger.com/profile/15495933571615959818noreply@blogger.comBlogger32125tag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-37186908706482416552015-02-13T12:32:14.981-02:002015-02-13T12:32:14.981-02:00É uma ideia. Mas tem que cuidar para não entulhar ...É uma ideia. Mas tem que cuidar para não entulhar rolagens no jogo. Fica chato e propicia o esquecimento ou desuso. Fazer as rolagens de manhã é muito melhor do que na hora de conjurar, pois simplifica o resto da sessão. Especialmente em combates, quem no caso de D20, já são absurdamente demorados e complexos.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-35645976769778318032015-02-12T20:03:08.872-02:002015-02-12T20:03:08.872-02:00Há também uma segunda variante para esse sistema, ...Há também uma segunda variante para esse sistema, que adotei certa vez, na minha mesa e deu certo. Eu criei um talento, Magia Espontânea. Tinha como pré-requisito ser capaz de preparar e lançar magias de III Círculo, treinado em Identificar Magia (praticamente só de praxe, mas enfim) e qualquer talento metamágico. Ele permitia que o conjurador estudasse (no caso de magos, wu jens e afins) ou meditasse (clérigos, druidas, paladinos, ranger e afins) durante uma hora no início de cada dia (ou noite, dependendo da preferência do jogador). Eu apliquei essa regra por duas vezes, com usos distintos.<br />A primeira, o conjurador fazia um teste estendido de Identificar Magia (CD 20 + nível da magia mais alta que é capaz de lançar + custo do talento metamágico mais caro que possui). Em caso de três sucessos antes de três falhas, ele podia lançar suas magias espontaneamente. Caso contrário, ele teria de prepará-las normalmente.<br />A segunda era mais simples (mas exigia dois talentos metamágicos, se não me engano). Ele não fazia testes estendidos de Identificar Magia no início do dia. Mas fazia um teste de Identificar Magia (CD 15 + nível da magia) para lançá-la. Em caso de falha, a magia é perdida, mas o conjurador gasta os PM mesmo assim.<br />Eu deveria ter anotado, assim podia postar aqui direito. XDAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/03590083682978982079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-81472612935515983882015-02-11T12:47:12.305-02:002015-02-11T12:47:12.305-02:00Obrigado pelos comentários; fico feliz de saber q...Obrigado pelos comentários; fico feliz de saber que gostou tanto.<br /><br />A ideia da fadiga é interessante, há uma penalidade que tem diversas consequências, como perda da capacidade de tocar o inimigo e de resistir a manobras, não poder correr ou fazer investidas, etc. <br /><br />E há como lidar com isto. Você pode usar o golpe marcial Fôlego Concentrado para recuperar um nível de fadiga que acabará consumindo 1 talento a mais dos conjuradores mais preocupados com isto, o que é interessante até porque usar ele é uma ação de rodada completa.<br /><br />No fim, geram-se mais considerações na hora de criar o personagem. Acredito que esta medida melhora o jogo.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-80817027831831464112015-02-11T11:13:38.658-02:002015-02-11T11:13:38.658-02:00Vamos comentar!! Já faz um tempinho que quero come...Vamos comentar!! Já faz um tempinho que quero comentar aqui. :)<br />Eu amei esse sistema de magias espontâneas contrabalançadas por testes para aprender magias. Eu apliquei também uma segunda restrição, retirada das regras de Dragonlance. A magia exige energia, e além dos pontos de magia, ela cansa. Portanto, sempre que uma magia for lançada, o conjurador deve fazer um teste de Fortitude (CD 10 + nível da magia + custo por talentos metamágicos). Em caso de falha, fica fatigado por uma hora (e uma nova falha deixa exausto e tudo o mais que isso acarreta). Conjuradores divinos tem certa vantagem, já que suas magias ofensivas são menos poderosas que as magias arcanas (vamos admitir, né?), por causa do talento Fortitude Maior. Como feiticeiros tem certa facilidade com a prática, dei-lhes um bônus de +1 nesse teste (+2 se for uma magia ligada à especialização deles). Quando eu estiver com tempo e paciência, vou definir direito quais são os parâmetros pra isso. Normalmente, na hora do jogo é que eu decido se o bônus é aplicável ou não. Até porque, áreas alteradas magicamente podem conceder bônus ou mesmo eliminar a necessidade de teste!!<br />Enfim, eu espero mais conteúdo sobre isso!! Gosto muito do blog e estou sempre em busca de novas ideias!!! :)Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03590083682978982079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-84574793698385226272014-08-21T12:45:40.630-03:002014-08-21T12:45:40.630-03:00Obrigado pelos comentários.
Respondendo-os:
-- S...Obrigado pelos comentários.<br /><br />Respondendo-os:<br /><br />-- Sobre o novo D&D, não me agradou ver aquelas tabelas de magias por nível de volta, não me agradava já no 3.5 e achei um grande retrocesso. Também li comentários de pessoas que estão mais por dentro das novidades, e o novo sistema de magias foi bastante criticado e julgado como desequilibrado. Mas independente disto, o meu objetivo era eliminar por completo a preparação de magias, então não daria pra usar algo assim de qualquer forma.<br /><br />-- P.S: Na verdade as rolagens são mais rápidas do que eu mesmo esperava, porque eles vão direto às magias que querem. Se deu tudo certo, já acaba o trabalho por ali.<br /><br />-- P.S 2: Intuição não é o que permite a conjuração divina. Embora fosse uma solução mecânica eficiente, seria muito artificial em termos de ambientação.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-66822245862810292742014-08-20T19:42:22.168-03:002014-08-20T19:42:22.168-03:00Parabéns pelo artigo. Dá pra ver a sua dedicação n...Parabéns pelo artigo. Dá pra ver a sua dedicação nele e compromisso com o equilíbrio e diversão do grupo. Ainda assim, não curti muito a ideia. Prefiro a solução semi-vanciana do novo D&D. Quanto a Dungeon World, a regra é elegante, mas ainda envolve "esquecimento de magias", mas vale a pena ler o livro por muitas outras coisas.<br /><br />PS: Coitado dos jogadores... devem ficar com câimbra após tantas rolagens! E o D20 deve ter ficado tão desgastado que virou uma esfera. :-P<br /><br />PS 2: Perícia Intuição não daria conta do recado pros conjuradores divinos?Edu Guimarãeshttps://www.blogger.com/profile/13855016981310980850noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-13912616865334656702014-05-02T03:36:35.452-03:002014-05-02T03:36:35.452-03:00Você pode também fazer um teste semelhante ao dos ...Você pode também fazer um teste semelhante ao dos clérigos, com as peculiaridades abaixo (os valores de bônus foram calculados para deixar as % de chance semelhantes ao método padrão, mas por um freio nos elfos com Arcano Completo):<br /><br /> Sempre que tiver acesso a um novo círculo/nível de magias, o Mago deve fazer um teste de Inteligência com CD 15 + (2 x nível da magia). Para cada magia na qual falhe no teste, o Mago não pode escolher aquela magia como uma de suas magias conhecidas. Suas capacidades de domínio das artes mágicas não é suficiente para poder conjurá-la, embora ele ainda seja capaz de identificá-la. O teste é feito apenas uma vez, no primeiro nível que o Mago tiver acesso ao círculo de magias.<br /><br /> Observações: Magos Especialistas ignoram este teste somente para as 3 magias iniciais e 1 por nível que devem ser escolhidas de sua escola de especialização, mas se desejarem aprender mais magias desta mesma escola devem fazer o teste normalmente. Elfos, Finntrolls e Qareen recebem um bônus de +3 neste teste. Meio-Elfos rebem +1. Os talentos Foco em Perícia (Identificar Magia) e Arcano Completo conferem +3 de bônus cada.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-53951987179489237952014-03-15T00:42:40.050-03:002014-03-15T00:42:40.050-03:00Arcano Completo é um talento que não existia na ép...Arcano Completo é um talento que não existia na época em que o método foi desenvolvido. E é completamente quebrado para este método. Não há muito o que fazer, é preciso podá-lo de forma drástica. Minha dica é que você faça uma regra da casa na sua mesa, dizendo que ele não vale para efeitos do teste para aprender magias. ; )Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-54089803172892155272014-03-13T19:03:16.551-03:002014-03-13T19:03:16.551-03:00Um jogador me mostrou um combo com esse novo siste...Um jogador me mostrou um combo com esse novo sistema. Queria saber se tem como nerfar isso. Eu penso que seria melhor diminuir os bonus de pericia.<br /><br />Mago elfo 1º nivel (Método de 80 pontos, com limite de caracteristica máxima de 16)<br /><br />For 10 Des16 Con12 Int20 Sab14 Car12<br />Talentos: Foco em pericia (+4), Arcano completo (Bonus racial +8), conhecimento da magia (+2)<br />Identificar magia +23<br /><br />Pelo método aprender magias de 1º nivel a CD é 23. Ou seja, ele não jogará mais dados! Sempre vai aprender, ta certo que não vai aprender tantas, mas pelos calculos que fiz não vai precisar fazer, por que com os niveis e itens mágicos vão aumentar mais ainda o Identificar magia.<br />Salguodhttps://www.blogger.com/profile/02849635256227810496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-86016907867079070232014-01-15T20:15:36.961-02:002014-01-15T20:15:36.961-02:00Em níveis baixos não é necessário, mas do 13 em di...Em níveis baixos não é necessário, mas do 13 em diante eu acho vital considerar o uso dos grimórios necessários para aprendizado de magias. Tem umas magias roubadas demais dali por diante...Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-53156832644376562692014-01-15T20:13:50.674-02:002014-01-15T20:13:50.674-02:00Se você quiser fazer do jeito que falou, dá também...Se você quiser fazer do jeito que falou, dá também. Se o cara falhou nas duas magias que quis aprender, ele vai fazendo testes em outras que tenha interesse até que passe no teste em duas. <br /><br />Pode ser mais prático assim, até, porque se tu fizer todos os testes de uma vez, vai ter que deixar marcada uma lista da magias que falhou, pois vai ter que consultá-la quando passar de nível. ;-)Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-81502828091853431922014-01-15T20:10:14.385-02:002014-01-15T20:10:14.385-02:00Na verdade ele fez o teste no 3º nível. No 4º níve...Na verdade ele fez o teste no 3º nível. No 4º nível ele deve aprender magias conforme o teste do nível anterior. Se todo nível fosse possível refazer os testes em que se falhou, não teria muita graça. =D<br /><br />Mas sim, as chances para um mago assim, que está muito longe de ser um prodígio, são baixas. Ele não tem aptidão natural nenhuma (bônus racial), nem gastou recurso algum (talentos) para se aprimorar na área. Ou seja, não fez porra nenhuma para receber a Não-Preparação de magias, então essa vantagem enorme será paga com o risco que vai correr ao rolar os testes.<br /><br />Alguns Magos bons (eu disse bons, não os melhores) nesse nível seriam um Elfo, Qareen ou Finntroll com Foco em Perícia e que já estivessem com 22 de Int (ou 24 no caso do Finntroll). Eles gastaram apenas 1 talento e já estão com 21 (ou 22) de Identificar Magia. Quando avançarem de nível e ganharem mais 1 de Identificar Magia, eles só precisarão de um 7 (ou 6) no dado para aprender as magias do 3º círculo.<br /><br />Mais mole que isso, só se servir na boquinha. Entende agora? Se abaixar a CD, vira exatamente aquele tipo de zoeira desequilibrada que você escuta dúzias de pessoas reclamando o tempo todo...Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-90302162561337799382013-12-03T16:03:35.054-02:002013-12-03T16:03:35.054-02:00RPGista Típico, ND 1/16
Plebeu 1, Médio, Neutro
In...RPGista Típico, ND 1/16<br />Plebeu 1, Médio, Neutro<br />Iniciativa: +0<br />Sentidos: Percepção +0.<br />Classe de Armadura: 10.<br />Pontos de Vida: 3.<br />Resistências: Fort +0, Refl +0, Vont +0, imune a Estatística.<br />Deslocamento: 9m.<br />Ataques Corpo-a-Corpo: desarmado +0 (1d3+0).<br />Habilidades: For 10, Des 10, Con 10, Int 10, Sab 10, Car 10.<br />Perícias: Conhecimento (RPG) +4, Conhecimento (desprobabilidade) +4.<br />Aura de Zica: ao contrário de contadores e matemáticos, sempre que rolar um D20 um RPGísta tem somente 0,vixi% de chance de obter um resultado de 20, e não os 5% normais.<br />Tesouro: padrão.<br /><br />=D<br /><br />Brincadeiras à parte, leia o FAQ da matéria. Mas leia mesmo, se não qualquer comentário posterior será inútil. O FAQ está recheado de considerações sobre a sua reclamação. Inclusive eu adicionei um bom número de informações lá POR CAUSA da sua reclamação.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-75328328386255703132013-12-02T21:02:57.929-02:002013-12-02T21:02:57.929-02:00Cara apesar de você n tirar 1 vez cada numero, a m...Cara apesar de você n tirar 1 vez cada numero, a media do dado vai ser perto de 10,5!<br />Mesmo q você tire 10 vezes o numero 20 e 10 vezes o numero 1! claro q tem aquele chance do cara joga 46 vezes o dado e não tirar nem um 20! mas eu acho muito valido a adaptação! lembrando que só no RPG q tem os personagens perfeitinhos com aqueles talentos que você quer!<br /><br />Batata~~Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-6757865719181380562013-12-02T17:57:58.048-02:002013-12-02T17:57:58.048-02:00Cara, as porcentagens estão corretas para um conta...Cara, as porcentagens estão corretas para um contador ou matemático, mas não pra um rpgista! Se você joga rpg vc sabe o quão difícil é de se tirar valores altos nos dados, logo, essa sua teoria de que o mago vai aprender tipo 7 magias no circulo um e tals é pura besteira... experimenta jogar o d20 20 vezes pra ver se vai sair uma vez cada numero, fazendo isso vc vai perceber que as chances de um mago começar sem magias, ou menos magias que o feiticeiros são gigantescas!!! E fazer personagens queimar talentos assim é sacanagem com os players tambem... vc deveria rever as CDs pra falar pouco né.... Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-6589611574955496092013-11-29T11:56:21.958-02:002013-11-29T11:56:21.958-02:00Valeu! =D
Coloquei também uns exemplos de testes ...Valeu! =D<br /><br />Coloquei também uns exemplos de testes para comparar mais ou menos como ficam diferentes maguinhos que fizeram o teste. O link para baixar está junto com as regras.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-61403819250427058902013-11-27T06:19:55.646-02:002013-11-27T06:19:55.646-02:00Já li à respeito também. E uma coisa interessante ...Já li à respeito também. E uma coisa interessante que podemos tirar desta história é de que se trata de uma influência que tem pouca força atualmente, uma história que poucos conhecem e por isso tem pouca força para que se justifique sua influência no jogo. Mas obrigado pela citação. ;)<br /><br />Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-22809302534430100702013-11-26T21:00:21.548-02:002013-11-26T21:00:21.548-02:00Nunca concordei com esta colocação também, de '...Nunca concordei com esta colocação também, de 'usou, esqueceu'. Então há alguns meses atrás alguém explicou a obra de Jack Vance (acho que este o nome), de onde o D&D bebeu. Na história, as magias são muito complexas e precisam ser iniciadas e então podem ser concluídas posteriormente. Elas não são esquecidas, mas sim usadas. Para refazê-las, tem que retomar o ritual novamente. Pelo menos aprendi a explicação.<br /><br />Mas isso não basta para o que chamo 'fator diversão', por isso a magia, para mim, deve ser no turno do usuário de magia.<br /><br />GilsonGilson Rochahttps://www.blogger.com/profile/07049673823145972814noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-27124451166069603582013-11-23T00:53:11.901-02:002013-11-23T00:53:11.901-02:00Vou fazer algo a respeito. ;)Vou fazer algo a respeito. ;)Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-45700123991541998462013-11-22T21:23:13.539-02:002013-11-22T21:23:13.539-02:00Agregando valor as demais classes (;
Excelente mat...Agregando valor as demais classes (;<br />Excelente material<br />Deixo a sugestão de tu colocar exemplos "praticos" para melhor compreensão por parte dos leitores.<br /><br />Mateus Rotermund Barattohttps://www.blogger.com/profile/11901900066597061662noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-44826045377986430752013-11-21T16:25:03.062-02:002013-11-21T16:25:03.062-02:00Exato, é isso mesmo, só poderá escolher suas 2 mag...Exato, é isso mesmo, só poderá escolher suas 2 magias entre as que passou no teste.<br /><br />E se o mago só puder aprender magias que o "jogador" não teria interesse, paciência. Esse é o preço por se se eliminar a preparação de magias. Mas note que:<br /><br />1 - Se o jogador quiser garantir que vá aprender certa magia, ele pode ser mago especialista.<br />2 - O talento Conhecimento Mágico pode ser usado para aprender 2 magias que você quer e suprir necessidades.<br />3 - Sem precisar prepará-las, as magias que normalmente são secundárias se tornam BEM mais úteis.<br />4 - Se quer garantir que terá uma lista boa de magias, use elfos. E considere pegar Foco em Perícia. Para humanos, os talentos extras e ser Mago especialista também ajudam muito.Christiano Linzmeierhttps://www.blogger.com/profile/09314470765734407283noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-5031787273483753932013-11-20T12:46:56.373-02:002013-11-20T12:46:56.373-02:00Exemplo: Mago de 4º nível com int 18 (de uma outra...Exemplo: Mago de 4º nível com int 18 (de uma outra raça q não ganhe o bonus em int) teria +11 em ind magia. Logo as chances de aprender magias de 2º nivel são baixas. Só um resultado 15 para magias de 2º nivel, não é?Salguodhttps://www.blogger.com/profile/02849635256227810496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-45705973342258863182013-11-20T12:24:05.345-02:002013-11-20T12:24:05.345-02:00hum. Então quer dizer que faço o teste para todas...hum. Então quer dizer que faço o teste para todas magias da lista (se não me enagano tem bastante) ai das duas magias por nível que escolho só podem ser essas que passei no teste.<br />Então se falhar no teste, não aprende essas magias e só no outro nível poderá fazer outro teste para aprender?<br />Exemplo: to no segundo nível e vou para o terceiro. recebo duas magias de nível 2(ou de primeiro nivel). FAço o teste para todas magias do nível 2 (mas só vou poder escolher duas magias, pq a cada nível recebo duas).<br />Mas ai me vem uma dúvida, e se o mago passar só nas magias que ele não queria aprender?<br />Salguodhttps://www.blogger.com/profile/02849635256227810496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-30830373811074075222013-11-20T00:34:44.980-02:002013-11-20T00:34:44.980-02:00Limita por um lado e facilita por outro. Troca equ...Limita por um lado e facilita por outro. Troca equivalente. :-) <br />Khrjstjanonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4206548539233348501.post-79196537609420851642013-11-20T00:31:16.995-02:002013-11-20T00:31:16.995-02:00Voce nao entendeu. Voce faz o teste para TODAS as ...Voce nao entendeu. Voce faz o teste para TODAS as magias da lista <br />e pode escolher estas duas entre as quais o teste foi bem sucedido. E voce faz o teste soh no nivel em que ganha "acesso" a um novo grupo de magias, nao toda santa vez que passa de nivel.Khrjstjanonoreply@blogger.com