O que é RPG?

Não gente, eu não estou falando nem de Final Fantasy, nem de MMORPGS e muito menos de um lança foguetes. Eu estou falando do bom e velho RPG de mesa ou "de papel" como alguns chamam.

O RPG na sua forma mais simples (e antiga) foi criado por Gary Gigax e Dave Arneson, como um jogo de interpretação de papéis baseado em wargames. Com o passar dos anos o jogo mudou mas a essência continua a mesma: Um jogo onde você interpreta um personagem, enfrenta desafios e cria uma boa história junto dos seus amigos.

Quem joga RPG?
personagens de um RPG medieval

O RPG é jogado em grupo, por isso, antes de qualquer coisa você tem que reunir alguns amigos. Podem ser poucos, o ideal é um numero entre 4 e 6, não que seja uma regra já que existem grupos com 2 ou até 20 pessoas (ou mais ainda). Um dos membros do grupo será o mestre e os outros serão os jogadores.

Pense no mestre como o video game ou o autor de um livro, enquanto os jogadores são os personagens principais da trama. O mestre é quem prepara os desafios e quem interpreta todos os outros personagens (heróis ou vilões) que os jogadores não controlam, é uma tarefa difícil, mas também é divertido ser o responsável pelos desafios que o grupo irá enfrentar.

Os jogadores criam os personagens que serão os protagonistas do jogo e os interpretam, reagindo aos desafios e situações narradas pelo mestre. Em momento nenhum o mestre e o jogador devem competir um com o outro, pois a graça do RPG é criar juntos o mundo e a história do jogo, não existem perdedores nem ganhadores no jogo, apenas jogadores e mestres.

O que preciso pra jogar?

Os RPG's são jogados com regras que delimitam o poder dos personagens, afinal, se você pudesse escolher, você nunca iria querer falhar. Os vários sistemas que existem possibilitam jogos de vários estilos, como medieval, anime, supers heróis, terror, ficção ciêntífica, etc.

Alguns exemplos de sistemas:
  • D&D 5 Edição- a quinta edição do primeiro RPG do mundo, sobre fantasia medieval num mundo equilibrado cheio de feitiçaria e monstros.
  • Vampiro - o mais popular livro do sistema storyteller, um jogo muito dramático sobre clãs de vampiros e sua semi vida dentro da sociedade humana.
  • 3D&T Alpha - Sistema super simples feito para jogar no estilo dos grandes animes que passam na televisão ou que já acabaram.
  • Tormenta20 - Mais nova edição do RPG medieval brasileiro cujas inspirações misturam anime e fantasia clássica num mundo cheio de intrigas políticas e uma ameaça além da realidade. 
Todo sistema de RPG possui livros próprios e regras próprias, alguns utilizam apenas dados comuns, chamados pelos rpgistas de d6 (como 3D&T), outros utilizam dados mais complicados de se achar com 4, 8, 10, 12 e até 20 lados (Como o D20 ou o Tormenta RPG, Império de Jade ou T20). Para quem nunca jogou sugiro começar com um sistema mais simples, como 3D&T Alpha disponibilizado gratuitamente na loja da Jambô.

Além disso e do grupo de amigos é bom possuir alguns lápis, borrachas e canetas para todos. De resto a imaginação faz o serviço. Óbvio que existem jogos que precisam de mais, mas você vai tentando eles aos poucos.

Onde eu jogo isso?

O rpg pode ser jogado em qualquer lugar, como num shopping, numa praça e em outros lugares públicos, mas a maioria das pessoas prefere um lugar mais calmo, como a casa de um amigo. Para facilitar o lugar deve ser conhecido por todos, ou quase todos do grupo, assim não havendo problemas na hora de ir jogar.
"Nos meus anos de D&D,já joguei em classes da faculdade,
escolas e bibliotecas públicas, no porão e na sala de jantar da
casa dos meus pais, com o grupo espalhado sobre almofadas
ou sentado em torno de pequenas mesas, tanto na minha
casa, como na casa de amigos e até na sala de reunião de diversas
empresas. As lousas (como o quadro negro das salas
de aula) são muito úteis. Em geral, eu prefiro um local com
um pouco mais de privacidade, onde é possível celebrar um
sucesso decisivo importante no volume adequado."
- James Wyatt, um dos principais responsáveis pela 4ª edição de D&D

Quando ao mundo do jogo, bem, esse pode ser qualquer ou quaisquer lugares. Se o mestre quiser o grupo pode viver num mundo como o do anime Naruto e viajar numa nave espacial para marte. Ou o grupo pode ser menos viajantes e apenas se manter em alguns pequenos países de um continente medieval.

O que é mais importante no RPG?

O Rpg é um jogo jogado em grupo em que não existem vencedores nem perdedores, apenas uma história a ser contada. Não existe um jeito certo ou errado de ser jogar. Se o seu grupo se diverte destruindo inimigos depois de inimigos, ta valendo tanto quanto um grupo que joga interpretando uma intriga de governo como Game of Thrones.

O importante do RPG é se divertir com os seus amigos.

PS: se vocês passarem boa parte do jogo conversando coisas aleatórias é normal, ok?

Links para os interessados:

Nerdcast 251: Especial RPG - uma partida de RPG da sua forma mais simples e divertida.
Daemon Wiki - sistema RPG Quest e Daemon disponível de graça para todos.
Loja jambo - melhor loja de RPG do Brasil, quando tiver coragem de comprar um livro, compre um deles.

Abraços ou beijos novos jogadores e jogadoras

4 comentários:

  1. Olá, ótimo post parabéns. A loja de rpg Taberna do Dragão é a maior distribuidora de dados rpg do país, com os melhores preços e a melhor qualidade. Venha conferir nossos produtos.

    Equipe Taberna do Dragão.

    ResponderExcluir
  2. Post muito bom!
    Com certeza vai despertar o interesse de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. oi, tenho muito interesse em jogar rpg principalmente o D&D 3.5, ja possuo todos os diversos dados e os livros necessários, porém eu e meus amigos encontramos muitas dificuldades nas diversas variações dos modificadores e como usa-los na construção das fichas e tbm em questao aos itens inicias e etc, basicamente ja possuímos tudo o q é precisso para jogar mas nao sabemos como iniciar. Como ja venho pesquisando a muito tempo percebi q nao existe tal material para consulta ou mesmo videos, por isso se souber algum post, etc, ou mesmo se puder explicar como se monta uma ficha de personagem passo a passo seria incrivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, basicamente, cada jogador escolher raça e classe e distribui os valores de habilidade sorteados.

      O dinheiro depende de cada classe, vai ter a tabela na área da classe. Tirando isso, acho que não tem segredo. Vá no capítulo de equipamentos do livro do jogador e deixe os jogadores comprarem o que querem. Personagens magos tem que escolher magias tbm.

      Abraço

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)