segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Formulário para Campanhas de RPG

 

Você já respondeu um Formulário do Google? É muito comum esse tipo de recurso ser usado para pesquisas universitárias ou de outros tipos, como organização de eventos, etc. Recentemente, acho que por ouvir algumas críticas a questões que ocorreram numa mesa, pensei em usar esse recurso para conhecer mais meus jogadores.

Minha intenção foi criar um formulário para saber preferências e problemas que eles vem na mesa, também escolhi manter anônimo pra galera poder falar sem medo. Esse tipo de prática tem se tornado bem comum para evitar gatilhos na mesa, eu sou psicólogo e concordo que esse tipo de assunto deve ser discutido, mas tenho minhas ressalvas ao modelo americano, com culturas muito diferentes é legal se discutir de maneira diferente. Por isso quis montar um formulário que fala sobre o que incomoda, mas também e principalmente, se falar do que gosta e de interesses.

Hoje vou ensinar vocês a criarem os seus próprios formulários.

Eu imagino que seja difícil viver no planeta terra e não ter uma conta no google, mas vamos lá. Primeiro crie uma conta e procure o site do forms, lá você vai selecionar a opção com um símbolo de "+" para criar um novo e vai ver esse janela acima.

A opção com o círculo e o + a direita é a que mais vai usar, para adicionar questões. Essa aba de opções que deixei aberta podem indicar o tipo de resposta que você espera. As opções que eu sugiro são: paragraph, para respostas escritas em que quer ouvir opinião; checkboxes, para listas de opções; linear scales para gráficos como "de 1 a 5 quanto você gosta de interpretar?".

 

Sugestões de Perguntas

 

Aqui eu acho interessante adicionar qualquer questões que você fica curioso e podem ajudar a preparar suas próximas sessões, como por exemplo:
  • Listas com possíveis tipos de ameaças para futuras aventuras
  • Lista de outras situações, como charadas, armadilhas e tal para saber o quanto o grupo gosta disso.
  • Preferência dos jogadores com alguns assuntos, como Horror, temas políticos, etc.
  • Perguntas abertas sobre situações que gostaram e/ou não gostaram que já vivenciaram jogando.
  • Questões específicas sobre o sistema escolhido.

Sugestões de Gráficos

Nesse tipo de questões, é interessante colocar valores numéricos para mensurar o quanto o grupo gosta de um tipo de coisa, tirando a média das notas. Coisas que eu sugiro como perguntas são:
  • O quanto você gosta de Interpretação/Combate/Exploração.
  • Você tem gostado da campanha.
  • Qual o nível de dificuldade das interações que deseja? Por exemplo, alguém que vote num valor alto para roleplay pode preferir uma mesa que só joga em On super dedicada.
 Esses valores ajudam o mestre a se dedicar mais aquilo que seus jogadores gostam, sem acabar perdendo muito tempo para criar uma situação que eles não preferem tanto.

Espaço Seguro

Esse PdF aqui é ótimo sobre o assunto. Eu sou psicólogo e psicanalista, acho importante colocar isso aqui antes de falar minha opinião sobre. O estilo trigger warning americano é muito danoso e exagerado em muitos casos, na minha área a gente costuma levar em consideração como a angústia pode ser fundante do sujeito e de seus sentimentos, então é importante dizer que alguém se sentir desconfortável com alguma cena de uma sessão, não quer dizer que ela vai sair traumatizada.

Só buscar recompensa e sensações boas o tempo todo podem deixar a narrativa meio boba, sem graça. Se fosse por isso,não haveriam tantas histórias de terror e horror aí, não iríamos chorar vendo filmes ou lendo, etc. Esse tipo de preocupação serve para não entrar demais no desconforto dos atores na mesa - mestres e jogadores - além disso não garantem sessões perfeitas, por isso a importância de outras perguntas acima e de conversar com quem participa acima de tudo.

No geral uma opção também é apresentar esse formulário antes de iniciar uma mesa, falando o que pretende com aquele jogo, já evitando que alguém incompatível com o estilo entre e acabe sendo um motivo para travar a graça no jogo dos outros. 

E, no geral, evitar descrições de violência extrema ou de situações violentas próximas a realidade, como assédio, por exemplo, é sempre uma boa.

Divertimento do Mestre

Continuando um pouco o assunto da sessão de cima, as vezes a proposta do narrador é baseada em cenas muito violentas e nojentas, exigindo uma certa seriedade e desprendimento dos jogadores com os seus personagens. Ele deve estar ciente e pensar no que gosta, talvez respondendo seu próprio questionário primeiro e apresentando aos jogadores suas conclusões.

Um mestre também pode mudar sua vibe durante a campanha. Eu, por exemplo, costumo cortar off ou ficar quieto ao invés de disputar atenção, mas na pandemia tenho entrado na onda, aproveitando o momento como uma reunião entre amigos além de focar só no jogo.

Se as partes envolvidas estiverem informadas e cientes de algumas questões - sem estragar surpresas - isso pode gerar uma experiência bem melhor pra todos os envolvidos, permitindo que aquela campanha seja a primeira de muitas.

Abraços ou beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)