Quem nunca teve um amigo que resolveu criar uma personagem mulher num rpg ou já mestrou e percebeu que é difícil ser uma garota?
Desde os tempos mais remotos existe uma sina que domina as mesas de RPG, a falta de jogadoras mulheres do sexo feminino. Muitas mesas de RPG ao redor do Brasil e até do mundo não possuem nem uma garota jogando, talvez por isso o nosso hobby pareça algo feito parar nerds granudos...
Não!
Rpg pode ser jogado por qualquer um e por que há tão poucas mulheres jogando por ai? As únicas garotas q já jogaram comigo foram as minhas primas, mas a gente jogava desde os 7 anos de idade, elas devem ter parado de jogar antes dos 10, ou seja, não contam u.u
Mulheres que jogam RPG, eu sei que vocês estão por ai, eu sei também que existem muitas que tem curiosidade e tem vontade de conhecer o hábito então, por favor, mostrem-se. Vocês vão evitar isso:
Quando um homem joga com uma personagem mulher é assim que ele parece em mesa |
O grande problema quando um homem joga como um mulher é
Outro cliché é que toda personagem feminina que aparece no jogo, seja ela NPC ou até jogadora/jogador (travesti) acaba virando alvo dos PJs. Mestres, vamos concordar, não é muito legal quando você está interpretando uma mulher e um amigo seu começa a dar em cima de você, é simplesmente BIZARRO. O pior é que você acaba se achando um fdp que colocou os seus jogadores num mundo onde nenhuma mulher vai quere-los, a não ser que eles paguem $$$.
Num RPG de 3D&T que eu mestrei (que durou apenas 2 ou 3 sessões, mas isso é outra história) o Assamita jogou como uma mulher pirata e foi um grande problema, ele até foi uma mulher normal, interagia com os outros, mas eu liberei ele de ter que falar com a vós fina, ver o Assamita com os seus 3 m de altura e 200 kg falando fino não é algo muito agradável.
Durante as 3 aventuras o grupo estava num barco, então um dos jogadores que usava um elfo do céu deu em cima da pirata, adivinha o que aconteceu? Ele levou um fora e quis sair voando como se o mundo fosse cheio de fodas, mas acontece que sua desvantagem de depressivo aconteceu na hora, ele voou chorando muito achando que nenhuma mulher no mundo iria quere-lo nunca mais.... Conclusão: Escolha bem suas desvantagens no defensores de Tóquio.
Mas o jogador que fez uma personagem mulher que mais gostei até hoje foi o meu primo, ele jogou com algo beeem feminino (e otaku)
Sim... Meu primo jogou como uma garota mágica, ele pegou a classe desse netbook e criou uma garotinha japonesa treinada para usar magia por um membro da família Havaianas (sim, igual a que deve estar no seu pé). Ele foi ultra recatado, mas a galera evitou piadas sobre ele ser mulher, depois de um tempo todos riram com a sua interpretação e com a oração que a sua personagem fazia sempre que iria usar um ataque especial.
Olha, eu não tenho nada contra você que gosta de jogar com personagens de outro sexo ou até homo, bi ou até adepto a zoofilia (centauros?), o importante no RPG é se divertir com os amigos. Coloque o seu personagem como uma critica aos esteriótipos mesmo, mas sempre torne o personagem mais do que algo programado a certas situações. Crie uma garota fútil que da fora em todo mundo, mas sonha com um príncipe num cavalo branco. Crie um cara que não liga pra ninguém, mas porque ele sofreu com a perda da esposa.
Torne seus personagens mais profundos e livre-se do cliché em mesa, você vai se divertir. E continue zoando os seus amigos, porque RPG serve pra isso também.
Abraços ou beijos
É quase sempre complicado na maioria das mesas. Mas consegui interpretar mulheres sem muitos problemas nas mesas que participei. Não posso dizer o mesmo de alguns dos meus jogadores.
ResponderExcluirNão acho que seja impossível, mas sempre fica meio complicado e até comico. Mas acho legal quando alguém resolve fazer uma mulher no jogo
ExcluirJa interpretei inumeras mulheres. Se bem q na maioria eu era o MESTRE e ai é inevitavel rsrs
ResponderExcluirQuando você é o mestre sempre da problema, na ultima aventura que mestrei eu tentei narrar e interpretar uma mulher provocando o jogador, me arrependo disso xD
ExcluirQuando um PDM vai flertar com alguém eu narro em terceira pessoa; fica bem mais agradável assim. É bem melhor dizer pro jogador que a personagem está olhando ele com cara de eu te quero do que tentar interpretar isso. XD
ExcluirMuita verdade isso... interpretar personagem mulher é difícil!
ResponderExcluirDeve ser legal quando você joga com uma mulher e uma mulher de homem... ai um da em cima de outro! xD UAHSUAHSUAHSUAHS ok deixa pra lá
ahhahaaha seria algo engraçado de se ver xD
ExcluirExatamente por isso exposto no post que eu quis fazer um personagem homem, mesmo sendo mulher.
ExcluirDecidi jogar de homem (soa até irônico falar assim) porque quase sempre que há uma mulher no grupo, puxam em algum lado para a sensualização. Seja ela feia ou bonita: ou usam isso como vantagem, ou isso se torna uma desvantagem. É decepcionante. Ser mulher não é só falar fino e ficar indo (ou fugindo!) procurar macho, e eu nem estou discutindo opção sexual.
É muito improvável criar um homem tendo como grande preocupação as mulheres que podem estuprá-lo, as piadinhas do tamanho da sua saúde, e até mesmo em como ser objeto/arma [!] de sedução. No outro lado da história, isso acontece 90% das vezes com as personagens femininas. Só tentar se lembrar, os exemplos vêm fácil, vide Niele. Vice-versa, também: se a mulher foge desse arquétipo, é taxada como a Brienne de GoT.
A maioria dos jogadores esquece que mulheres são apenas pessoas, com um corpo diferente. De resto, elas variam tanto quanto um homem poderia variar.
Enfim, finalizando, acho que isso é falta de convívio dos jogadores com mulheres, no geral. Jogo com um personagem humano meio-dragão. Pelo convívio com meus amigos, não sinto dificuldade em interpretar pelo fato de ele ser homem. Talvez pela minha inexperiência... Mas não por isso.
E é isso aí.
Muito legal ver que um post de humor fez tanto sucesso e tem tantos comentários. Até que enfim uma presença feminina pra falar o outro lado! Eu mesmo não estou acostumado a presença feminina na mesa, joguei poucas vezes com mulheres (comentei no post), mas não vejo o problema de jogar.
ExcluirA grande questão é rolar uma interpretação franca, ver-se no mundo de jogo e "roleplayar" o seu personagem. Seja ele homem, mulher, transexual ou até um construto sem desejos sexuais. A interpretação acaba sendo caricata em ambos os lados, mas isso deve acabar mudando com o tempo.
Apareça mais por aqui, bjos
Por aqui tem "algumas" garotas que jogam, mesmo embora a maioria seja homem, e isso é até bem comum. Minha mesa atual tem duas mulheres entre os personagens, e uma delas o jogador é mesmo uma garota. É bem legal jogar com ela e o interessante é ver que a personagem dela age de forma menos "mulher estereotipada" do que a do outro cara, simplesmente porque ele acaba forçando a barra às vezes para tentar interpretar.
ResponderExcluirMeu primeiro personagem de D&D e RPG's em geral foi uma mulher também, uma Cavaleira. No começo dava algum trabalho pois eu estava sempre me perguntando "o que uma mulher diria nesta situação" ou "como ela reagiria", mesmo embora ela fosse uma militar, e portanto, bem mais rude que a mulher típica. Hoje em dia não tenho dificuldade e usos muitos PDM's femininos, sempre seguindo algumas das premissas abaixo:
_Mulheres podem ser muito geniosas e agir conforme o que dá na telha, bem mais que os homens em eral.
_Homens tendem a dividir bem os assuntos, já mulheres tendem a ver a ligação entre as coisas.
_Mulheres espertas e experientes tendem a manipular os homens com seus encantos.
_Mulheres tendem a ser mais emotivas e companheiras, e a demonstrar um certo instinto maternal de cuidar das coisas e dos outros.
_Quando uma mulher fica puta, ela fica PUTA mano! Então se tirarem com a cara da sua personagem, não exite em destruir a taverna inteira numa briga. Ninguém mandou cutucar a onça, kkk.
_Esqueça essas merdas de romance e relacionamentos. Uma mulher aventureira não é uma garota que você encontra na balada e que está afim de paquerar. Ela é independente e de personalidade forte.
_Saiba a diferença entre uma mulher e uma menina. A garota mágica citada na matéria é uma menina, e uma mulher adulta ser assim é quase impossível.
Dicas muito boas cara, é meio complicado jogar com personagens diferentes, mas sair da zona de conforto é foda, deixa os personagens mais desafiadores e os jogadores mais satisfeitos.
ExcluirValeu o comentário, mano. Abç