quarta-feira, 4 de julho de 2012

Desabafo de um rpgista: Quando o mestre resolve jogar

Ola meus queridos leitores e visitantes, hoje o blog vai estreiar uma nova coluna, a coluna desabafo de um rpgista. Essa coluna vai ser sobre todos os tipos de coisa que me vier na cabeça, tudo relacionado ao nosso hábito de fazer rituais satânicos, como minha mãe achava que era.

Esse tipo de post é bem diferente dos outros que costumo fazer, aqui vai ter muito mais humor, palavrões e pouca seriedade, tomara que acabe sevindo para alguma coisa, pra quem quer me ver falando merda continue lendo.




Mestrar é uma tarefa dificil não é? Você tem o trabalho todo de preparar a aventura, interpretar um sem número de monstros, vilões, brucutus, falar linguas que não existem, tudo para deixar o jogo mais legal para todo mundo.Sem falar que alguns mestre ainda separam imagens para mostrar para os jogadores, buscam livros novos para variar mais a sua sessão de jogo e até procuram música, mas isso muitas vezes passa depercebido pelos filhos da puta jogadores.

Ta bem gente, eu sei que mestre sofre, mas o papo de hoje é outro. Sabe quando o mestre resolve jogar? Esse é o momento que fode tudo. As vezes os jogadores não sabem o lugar deles, são contratados por alguém mais poderoso como ajuda e ainda assim querem mostrar que são fodões e saem peitando todo mundo por ai. Como na minha campanha de TRPG, o jogador encontrou com Vectorius, simplesmente um mago que criou a PORRA DE UMA CIDADE VOADORA e quando o mago não deu atenção para ele, ele simplesmente o puxou pelo ombro....

Entendam, eu não sou um mestre mau, gosto de dificultar de vez em quando porque jogo muitos jogos de video game difíceis, tento sempre me desafiar nesse tipo de coisa, porque quanto mais dificil mais legal de conseguir, não é? Para e lembra cara, quantas vezes você já tentou pegar uma garota que já te deu um toco?

É a ordem da vida, simples assim. Mas no RPG a galera devia agir com mais cautela pelo menos, parar de se achar fodão e agir como pessoas, o mestre já tem trabalho demais. O pior é quando o mestre quer estravassar e acaba criando um NPC que ele usa para jogar, é a chamada sindrome de NPC apelão - eu faço faculdade de psicologia (primeiro periodo de greve o/) e posso dizer que ela existe.


PUUUTA QUE PARIU

Não, eu não ligo para npcs apelões. Eu mestro a 3 anos sem parar, então já tive a minha cota de NPC's apelões criados para enfrentar ou dar inveja aos jogadores. O problema é quando o cara mestra e define que tudo que os personagens fazem é uma merda, apenas o NPC dele consegue resolver os problemas.

Eu lembro de duas aventuras específicas que me deixaram puto, duas do mesmo mestre (Cara, se você ta lendo isso entenda, você é meu amigo, mas pare de mestrar assim). Numa delas o grupo estava enfrentando um vampiro, o cara era tão super rápido que nós não conseguiamos agir, só de empunhar estacas de madeira na mão ele simplesmente foi correndo e em um milésimo de segundo todas as nossas armas tinham sumido, adivinha a solução? Depois de muito tempo pensando o mestre ficou puto e soltou:

"Você são muito burros, liga pro NPC fodão pra pegar ele pelas costas furtivamente (o cara tinha ido pra outro estado) enquanto vocês distraem ele conversando" Ele não falou isso, mas foi isso que eu ouvi, jogador frustrado é foda né?

Então conseguimos derrotar o vampiro, pera la, quem derrotou foi o NPC que ainda quis tirar onda com a gente, fdp.


Outro exemplo foi quando o grupo enfrentou o Aquaman controlado por uma vilã bruxa da DC (não lembro o nome dela). O Aquaman já era um herói mais forte que nosso grupo sem precisar de nenhuma ajuda, junto da mulher ele ficou impossível, mas, como disse antes, naõ ligo pro desafio, vamos jogar.

Aquaman usava o tridente para nos atacar de longe, a bruxa fazia ele voltar para suas mão logo depois, até ai tudo bem, mas a bruxa fez um campo de força impenetrável protegendo os dois de QUALQUER FORMA DE ATAQUE, eu e uns amigos meus apenas nos unimos e ficamos desviando dos ataques enquanto pensavamos em algo, eis que surge o mais poderoso herói de todos para ajudar

O Poderoso NPC

Aqualad apareceu pra gente dizendo pro velocista correr em volta dos inimigos para deixar eles sem ar, enquanto ele fazia um vortex de água e os outros...... blablablablabla sério cara nessa hora eu perdi o saco para jogar, porra pensa um minuto a mais antes de preparar a aventura, ou até pensa antes de improvisar.

Mestres, vou ser sincero com vocês, não custa nada dizer aos jogadores para esperar 5 minutos para você pensar em algo, ninguém vai te bater por causa disso, ta bom?

Então, o que aprendemos hoje? Se for pra usar um NPC pra jogar com ele, não apele, jogue de verdade, de a ele a mesma chance de morte que os jogadores e você vai se divertir como um grupo, uma equipe. Se não fizer isso vai parecer o desenho mais recente do homem aranha (ultimate spider-man, gosto muito) onde apenas ele é importante, o resto é apenas gancho narrativo.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)