quinta-feira, 26 de julho de 2012

Labirinto Dimensional (ou, como deixar seus jogadores malucos)



Numa mistura de tédio, preguiça, sorte e um surto absurdo de imaginação eu criei um labirinto dimensional que usei numa das ultimas missões da temporada de tormenta RPG, mais precisamente essa aqui. Eu havia prometido postar o meu labirinto, mas ao invés disso vou postar um série de idéias para você fazer o seu na sua mesa, porque é bem mais legal pensar em algo especialmente para o seu grupo.
O Motivo

Alguém precisa de resgate
O motivo para se aventurar num labirinto desse porte pode ser dos mais variados, na minha mesa os jogadores foram abordados por um NPC famoso do cenário que pediu para o grupo resgatar sacerdotisas de sua deusa. É importante dizer para o grupo o tipo de perigo que eles vão se meter, não precisa dizer "po, lá dentro tem 25 armadilhas, 1 tarrasque e 92 salas", não, você só precisa dizer que o labirinto não é comum, que ele é feito de portais que levam para diversas salas e que você não sabe em qual sala estará o objetivo (mais detalhes abaixo).

Pense num motivo coerente e garanta que tem muitos perigos, mas as recompensas são imensas e veja seus jogadores pensando se vale ou não a pena algo assim. Após decidido isso é hora de entrar na aventura.

Montando o Labirinto


Antes de começar a jogar a aventura é importante pensar nas salas, esse não é um labirinto comum. Cada sala do labirinto possui um ou mais portais que levam a outras salas, as únicas regras são: nenhuma sala faz os personagens voltar a uma sala anterior e os portais tem que ser definidos de forma aleatória, se preferir jogue um dado para definir as postar antes da aventura, ou até deixe algumas com alguma marcação, indicando um portal que pode mandar para qualquer sala. Não use essa opção em todos os portais ou sua sessão de jogo nunca vai acabar.

O meu labirinto possuía 20 salas, contando com a entrada, algumas possuíam apenas um ou até 5 portais, enquanto outras davam em lugares sem nenhum portal, totalmente longe da entrada do labirinto - não o suficiente para ser mandado para outro pais, mas alguns quilômetros de distância da cidade.

Depois de preparar isso é só deixar a imaginação fluir. Vou dar algumas ideias de salas, e de seus perigos, mas lembre-se dos tesouros e até podem existir salas com desafios não mortais, mas que podem impedir os jogadores.
  • Uma sala (ou mais) leva os personagens a um lugar distante, talvez outra cidade ou até país. Eles podem surgir numa sala dentro de uma torre com um portal atrás dele, mas ele conseguem ver que em outra torre próxima a outro portal e tesouros.
  • O labirinto pode levar a locais estranhos dimensionalmente, como lugares com quedas infinitas (apenas um portal disfarçado), ou até um portal flutuando a alguns metros de distancia do chão perto a um desfiladeiro, quem teria coragem de testa-lo.
  • Um labirinto comum dentro do próprio labirinto é uma boa idéia e pode esconder vários perigos.
  • Uma "sala" que é na verdade uma caverna, possui 3 portais e uma saída com luz do sol, ao chegar lá descobrem estar numa ilha a pelo menos 100 km de distância da entrada.
Mestrando o Labirinto

 
A entrada do labirinto já deve causar confusão, como uma sala com 3 entradas ou até uma única entrada com aleatoriedade de salas, não deixe que seus jogadores morram atoa, de a eles algum item ou encantamento capaz de leva-los a entrada. No meu grupo todos receberam uma moeda capaz de levar ele e alguém que esteja tocando para a entrada, mas apenas uma pessoa. Muitos usaram para salvar as sacerdotisas ou até para se salvar de uma armadilha, mas é um item de uso único. Você pode ser mais cruel e dar um item capaz de levar todos com um uso único, ao invés de um para cada membro do grupo.

Os inimigos devem ser bem planejados, os jogadores vão perceber que nem todos os combates podem ser ganhos lá dentro, alguns são feitos para se fugir e outros para nem pensar em atacar. Fugir de um dragão negro imenso ou tentar pegar um pouco do tesouro que guarda? E se forem dois dragões? Deixe os jogadores decidir.

Exemplos de salas

Pra terminar vou colocar 3 imagens com alguns portais, vocês podem usa-los como salas ou se basear para criar outra totalmente diferente.

*Use os lugares marcados para posicionar os monstros
Uma sala de emboscada com inimigos perigosos
A sala possui grandes tesouros mas 4 inimigos muito poderosos, o poço no meio é capaz de curar.

Essa sala pode ser usada facilmente como estrada do labirinto, ela esta cercada. Sera que bandidos estão tentando entrar e pegar os tesouros para si?
Espero que tenham gostado da idéia leitores.


Abraços ou beijos

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