quinta-feira, 5 de julho de 2012

Opa! Vou Mestrar um RPG! Mas, e agora?


Eis uma grande dúvida que reina entre as seguintes pessoas:
  • ·         Aqueles que só eram jogadores;
  • ·         Aqueles que nunca jogaram RPG;
  • ·         Aqueles que já jogaram, já mestraram, mas ainda se sentem inseguros.
Essas pessoas têm condições de Mestrar? Sim. Essas pessoas têm condições de serem ótimos Mestres? Também sim! E, o melhor: você pode ser ainda melhor do que qualquer Mestre que conheça!
Como, Assamita? Por Allah, como? A resposta é simples: sendo natural!
Podemos começar?



Um bom Mestre é aquele cara que vive buscando novos horizontes. Ele precisa estar sempre se informando, sempre lendo. Se você lê, ainda que seja pela internet, já é um bom começo. Mas, vamos seguir alguns passos primeiros?


ESCOLHA UM SISTEMA


O primeiro passo é escolher um sistema. Nós conhecemos inúmeros sistemas, e muitos deles são complexos em suas minuciosidades, enquanto outros são flexíveis, permitindo mudanças sutis ou bruscas.
Podemos citar alguns exemplos aqui:
E vários outros. O Mestre pode escolher o que ele desejar. Ele está livre para isso. Mas, ele também pode consultar os jogadores, para ver qual eles preferem mais.
Existem sistemas mais simples, como o D6 e o D20, e outros mais complexos, como o Storyteller e o Daemon. Mas, isso dependerá de cada Mestre. Escolha qual te faz se sentir mais seguro. Eu sou amante dos sistemas D20 e Storyteller, mas ao lado do Mugetsu e do Capitão Cueca, vivi várias aventuras engraçadíssimas, e épicas, nos sistemas D6 e no Daemon (RPG Quest).
Mas, lembrem-se: existem as regras, mas nem sempre você precisa seguí-las. Você pode quebrá-las hora ou outra: afinal, você é o Mestre! Você quem decide.
Esse passo é crucial. Se você já escolheu o sistema, vamos para o próximo passo.


ESCOLHA UMA IDEIA


Esse passo é o que eu considero mais difícil. Várias aventuras de RPG acabam sendo como a série Lost: tem um início incrível, mas depois a história se perde. Isso acontece muito com alguns Mestres, inclusive aconteceu comigo, e a aventura ficou pela metade...
A  primeira atitude é uma inspiração para a campanha. Como dissemos na introdução do post, precisamos ter hábitos de leitura. Jogar RPG não é só rolar dados. Todos os caras mais inteligentes que eu conheci eram jogadores de RPG, mas nem todos os jogadores de RPG eram inteligentes...
Mas, vamos raciocinar como Mestre: o que eu quero narrar? Uma aventura de Ação e Aventura, cheia de perigos e emoções, ou uma aventura épica, onde os personagens serão o foco da história, e eles penarão muito para descobrir?
Eu separei algumas ideias que poderão ajudá-los. Algumas poucas, mais conhecidas, mas espero que muitos Mestres possam tirar um bom proveito, ou escolher uma ideia ainda melhor.

Que tal em livros como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)











Ou em filmes como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)







Ou em jogos como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)






O que acham, Mestres? Temos aqui 12 ideias interessantíssimas, que poderiam ser boas ideias para campanhas, não acham?
Quando tiverem uma ideia inspirada, aqui vai uma dica: não plagie. Faça sua própria!
Ao invés dos jogadores terem que levar o Um Anel para Amon Amarth, a Montanha da Perdição, eles podem ser aqueles que lutarão na Guerra. Que tal no Abismo de Helm, como no AsDuas Torres, da saga de O Senhor dos Anéis? Não seria algo fascinante?
Ou então, por que não reinventar a história? Ao invés dos jogadores irem atacar Ares como Kratos o fez, por que eles não sejam enviados por Atena numa missão, onde acabam se cruzando com o Fantasma de Esparta? É uma boa ideia, não acham?
Escolheram a ideia? Perfeito! Agora, vamos ambientar um clímax. Um mundo.


ESCOLHA UM MUNDO


Escolher um mundo. Não digo em escolher se jogarão na Terra, na Lua, ou em Marte, ou num outro planeta. Digo em relação ao clímax. Como será o mundo em que os jogadores estão? Será um mundo tranquilo, ou pós-apocalíptico? Será que eles viverão em um lugar após a Terceira Guerra Mundial, ou será no início de uma? Como será que está o mundo agora? Será que estamos no ano 3075 da Era Cristã?
Mmm... Precisamos pensar nisso também. Se você utilizou uma das ideias acima, você pode ambientar na época em que se passa, ou adiantar o relógio, ou regressar... Fica ao teu encargo. E, lembre-se: criatividade sempre!


ESCOLHA PERSONAGENS CATIVANTES




NPC’s para o jogo. No meu último post, De NPC..., falamos sobre a criação de NPC’s. Ali, falamos de uma forma mais abrangente, mas podemos relembrar aqui algumas coisas.
Os NPC’s devem ser personagens cuja função é ajudar ou atrapalhar a vida dos jogadores. Mas, lembre-se: nunca fazer por eles. Os NPC’s podem ajudar mostrando um caminho, dando uma ideia, ou até mesmo entregando alguma coisa para eles, como Galadriel fez com Frodo em O Senhor dos Anéis. Mas, os NPC’s também podem atrapalhá-los. Eu gosto de NPC’s que confundem os personagens. NPC’s que sejam falsos com eles.
Os NPC’s precisam ser cativantes ao seu modo; os jogadores podem amá-los, ou amar odiá-los... Isso fica ao teu critério, Mestre. Mas, lembre-se: NPC’s bons de verdade jamais devem roubar a cena. Jamais! Independente do poder!


MESTRES E JOGADORES FAZENDO A HISTÓRIA


Conhecer os outros jogadores é uma tarefa difícil. Você precisa ser psicólogo, ou ainda melhor: amigo deles. Você, como Mestre, precisa saber do que os jogadores gostam. Eles gostam de matar? Gostam de diplomacia? Gostam de barganhar? Gostam de viajar? Coloque tua história nesta linha.
Você pode simplesmente perguntar algo como “Que tipo de aventura vocês querem jogar?”, ou então, dar a introdução da campanha, deixando os personagens seguir uma direção.


Quando começar uma campanha, nunca faça isso:
“Vocês chegam num bar, e vão fazer o quê? (os personagens sentam, óbvio) Um homem aparece, e oferece um trabalho e muito dinheiro.”
Está bem, beleza. Mas, e se os personagens não quiserem esse trabalho? Eles são obrigados a aceitar? Quando começarem a narrar uma aventura, comecem narrando a história.
“Estamos em um mundo completamente diferente do nosso. Há homens, elfos, anões, e toda a sorte de seres fantasiosos. É um mundo diferente. Mas, esse mundo está abalado. (Coloque um nome aqui), um terrível tirano, começou a devastar todas as regiões, em busca de comida e riquezas. Ele assola as regiões, rouba, pilha, queima, mata...” e prossigam.
O segredo da narrativa é saber que você é o Mestre, e você dá o destino. Mas, lembre-se: cada um escolhe o destino que quer. Cada um escolhe o caminho que quer seguir.




É isso aí, pessoal! Abusem da criatividade! Assistam filmes, desenhos, leiam livros, blogs, revistas... Façam de tudo para que a aventura seja um sucesso. Ler melhora a fala e aumenta o vocabulário, além de dar ótimas ideias! Espero que vocês aproveitem todas.

8 comentários:

  1. muito bom!!!!!
    façam mais posts com esse tema!!!!!!

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  2. Obrigado, amigo! Estaremos sempre nos reformulando, sempre nos melhorando, para atender a todos os pedidos! Tua opinião é muito bem vinda, e como simples postador do blog, teu pedido foi aceito! Acompanhe sempre a programação de nosso blog, e não deixe de opinar!

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  3. Olá, faço parte da administração da loja de rpg Taberna do Dragão. A Taberna é a maior distribuidora de dados rpg do país, garantindo os melhores preços. Venha conferir nossos produtos.

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  4. Valeu pelas dicas
    Só vou ter problema para lidar com os dados agora XD

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    Respostas
    1. Opa, bom saber que um post antigo te ajudou. Qualquer duvida pode falar ocm a gnt pelo facebook, abraços!

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    2. Só queria uma dica, tem algum jeito de tornar o sistema de dados mais simples? Quais seriam os mais recomendados para iniciantes? Valeu

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    3. (não sou iniciante de RPG, mas nunca mestrei antes e talvez tenha algum jogador iniciante no meio)

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    4. Olha, eu gosto de usar o 3D&T. A campanha atual que tenho postado usa o sistema e tem todas as sessões até agora pra baixar como aventuras prontas. Acho que sistemas como Storrytelling são mais complexos pros iniciantes pq tem muito dado pra cada resoolução.

      Outro que acho legal é o Dungeon World, que vc pega a manhã fácil de jogar e mestrar. Procure fazer uma aventura com poucos encontros e vá explicando como as coisas funcionam enquanto mestra, depois vai aumentando a complexidade. Como vc já joga, seria legal vc tentar um sistema que já conhece pra começar, pra te ajudar na preparação. Como já conhece deve ser fácil de explicar

      Abraço!

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