Eis uma grande dúvida que reina entre as seguintes pessoas:
- · Aqueles que só eram jogadores;
- · Aqueles que nunca jogaram RPG;
- · Aqueles que já jogaram, já mestraram, mas ainda se sentem inseguros.
Essas pessoas têm condições de Mestrar? Sim. Essas pessoas têm condições de serem ótimos Mestres? Também
sim! E, o melhor: você pode ser ainda melhor do que qualquer Mestre que
conheça!
Como, Assamita? Por Allah, como? A resposta é simples: sendo natural!
Podemos começar?
Um bom Mestre é aquele cara que vive buscando novos
horizontes. Ele precisa estar sempre se informando, sempre lendo. Se você lê,
ainda que seja pela internet, já é um bom começo. Mas, vamos seguir alguns
passos primeiros?
ESCOLHA UM SISTEMA
O primeiro passo é escolher um sistema. Nós conhecemos
inúmeros sistemas, e muitos deles são complexos em suas minuciosidades,
enquanto outros são flexíveis, permitindo mudanças sutis ou bruscas.
Podemos citar alguns exemplos aqui:
E vários outros. O Mestre pode escolher o que ele desejar.
Ele está livre para isso. Mas, ele também pode consultar os jogadores,
para ver qual eles preferem mais.
Existem sistemas mais simples, como o D6 e o D20, e outros
mais complexos, como o Storyteller e o Daemon. Mas, isso dependerá de cada
Mestre. Escolha qual te faz se sentir mais seguro. Eu sou amante dos sistemas
D20 e Storyteller, mas ao lado do Mugetsu
e do Capitão Cueca, vivi várias
aventuras engraçadíssimas, e épicas, nos sistemas D6 e no Daemon (RPG Quest).
Mas, lembrem-se: existem as regras, mas nem sempre você precisa seguí-las. Você pode quebrá-las hora ou outra: afinal, você é o Mestre! Você quem decide.
Esse passo é crucial. Se você já escolheu o sistema, vamos
para o próximo passo.
ESCOLHA UMA IDEIA
Esse passo é o que eu considero mais difícil. Várias
aventuras de RPG acabam sendo como a série Lost:
tem um início incrível, mas depois a história se perde. Isso acontece muito com
alguns Mestres, inclusive aconteceu comigo, e a aventura ficou pela metade...
A primeira atitude é
uma inspiração para a campanha. Como dissemos na introdução do post, precisamos
ter hábitos de leitura. Jogar RPG não é só rolar dados. Todos os caras mais
inteligentes que eu conheci eram jogadores de RPG, mas nem todos os jogadores
de RPG eram inteligentes...
Mas, vamos raciocinar como Mestre: o que eu quero narrar? Uma
aventura de Ação e Aventura, cheia de perigos e emoções, ou uma aventura épica,
onde os personagens serão o foco da história, e eles penarão muito para
descobrir?
Eu separei algumas ideias que poderão ajudá-los. Algumas
poucas, mais conhecidas, mas espero que muitos Mestres possam tirar um bom
proveito, ou escolher uma ideia ainda melhor.
Que tal em livros como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)
Ou em filmes como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)
Ou em jogos como: (basta clicar na imagem que será remetido a um link)
O que acham, Mestres? Temos aqui 12 ideias interessantíssimas,
que poderiam ser boas ideias para campanhas, não acham?
Quando tiverem uma ideia inspirada, aqui vai uma dica: não
plagie. Faça sua própria!
Ao invés dos jogadores terem que levar o Um Anel para Amon Amarth, a Montanha da Perdição,
eles podem ser aqueles que lutarão na Guerra. Que tal no Abismo de Helm, como no AsDuas Torres, da saga de O Senhor dos Anéis? Não seria algo fascinante?
Ou então, por que não reinventar a história? Ao invés dos
jogadores irem atacar Ares como Kratos o fez, por que eles não sejam
enviados por Atena numa missão, onde
acabam se cruzando com o Fantasma de Esparta? É uma boa ideia, não acham?
Escolheram a ideia? Perfeito! Agora, vamos ambientar um
clímax. Um mundo.
ESCOLHA UM MUNDO
Escolher um mundo. Não digo em escolher se jogarão na Terra,
na Lua, ou em Marte, ou num outro planeta. Digo em relação ao clímax. Como será
o mundo em que os jogadores estão? Será um mundo tranquilo, ou
pós-apocalíptico? Será que eles viverão em um lugar após a Terceira Guerra
Mundial, ou será no início de uma? Como será que está o mundo agora? Será que
estamos no ano 3075 da Era Cristã?
Mmm... Precisamos pensar nisso também. Se você utilizou uma
das ideias acima, você pode ambientar na época em que se passa, ou adiantar o
relógio, ou regressar... Fica ao teu encargo. E, lembre-se: criatividade
sempre!
ESCOLHA PERSONAGENS CATIVANTES
NPC’s para o jogo. No meu último post, De NPC..., falamos sobre a criação de NPC’s. Ali, falamos de uma
forma mais abrangente, mas podemos relembrar aqui algumas coisas.
Os NPC’s devem ser personagens cuja função é ajudar ou
atrapalhar a vida dos jogadores. Mas, lembre-se: nunca fazer por eles. Os NPC’s
podem ajudar mostrando um caminho, dando uma ideia, ou até mesmo entregando
alguma coisa para eles, como Galadriel
fez com Frodo em O Senhor dos Anéis.
Mas, os NPC’s também podem atrapalhá-los. Eu gosto de NPC’s que confundem os
personagens. NPC’s que sejam falsos com eles.
Os NPC’s precisam ser cativantes ao seu modo; os jogadores
podem amá-los, ou amar odiá-los... Isso fica ao teu critério, Mestre. Mas,
lembre-se: NPC’s bons de verdade jamais devem roubar a cena. Jamais!
Independente do poder!
MESTRES E JOGADORES FAZENDO A HISTÓRIA
Conhecer os outros jogadores é uma tarefa difícil. Você
precisa ser psicólogo, ou ainda melhor: amigo deles. Você, como Mestre, precisa
saber do que os jogadores gostam. Eles gostam de matar? Gostam de diplomacia?
Gostam de barganhar? Gostam de viajar? Coloque tua história nesta linha.
Você pode simplesmente perguntar algo como “Que tipo de
aventura vocês querem jogar?”, ou então, dar a introdução da campanha, deixando
os personagens seguir uma direção.
Quando começar uma campanha, nunca faça isso:
“Vocês chegam num bar, e vão fazer o quê? (os personagens sentam, óbvio) Um homem aparece, e oferece um trabalho e muito dinheiro.”
Está bem, beleza. Mas, e se os personagens não quiserem esse
trabalho? Eles são obrigados a aceitar? Quando começarem a narrar uma aventura,
comecem narrando a história.
“Estamos em um mundo completamente diferente do nosso. Há homens, elfos, anões, e toda a sorte de seres fantasiosos. É um mundo diferente. Mas, esse mundo está abalado. (Coloque um nome aqui), um terrível tirano, começou a devastar todas as regiões, em busca de comida e riquezas. Ele assola as regiões, rouba, pilha, queima, mata...” e prossigam.
O segredo da narrativa é saber que você é o Mestre, e você
dá o destino. Mas, lembre-se: cada um escolhe o destino que quer. Cada um
escolhe o caminho que quer seguir.
É isso aí, pessoal! Abusem da criatividade! Assistam filmes,
desenhos, leiam livros, blogs, revistas... Façam de tudo para que a aventura
seja um sucesso. Ler melhora a fala e aumenta o vocabulário, além de dar ótimas
ideias! Espero que vocês aproveitem todas.
muito bom!!!!!
ResponderExcluirfaçam mais posts com esse tema!!!!!!
Obrigado, amigo! Estaremos sempre nos reformulando, sempre nos melhorando, para atender a todos os pedidos! Tua opinião é muito bem vinda, e como simples postador do blog, teu pedido foi aceito! Acompanhe sempre a programação de nosso blog, e não deixe de opinar!
ResponderExcluirOlá, faço parte da administração da loja de rpg Taberna do Dragão. A Taberna é a maior distribuidora de dados rpg do país, garantindo os melhores preços. Venha conferir nossos produtos.
ResponderExcluirValeu pelas dicas
ResponderExcluirSó vou ter problema para lidar com os dados agora XD
Opa, bom saber que um post antigo te ajudou. Qualquer duvida pode falar ocm a gnt pelo facebook, abraços!
ExcluirSó queria uma dica, tem algum jeito de tornar o sistema de dados mais simples? Quais seriam os mais recomendados para iniciantes? Valeu
Excluir(não sou iniciante de RPG, mas nunca mestrei antes e talvez tenha algum jogador iniciante no meio)
ExcluirOlha, eu gosto de usar o 3D&T. A campanha atual que tenho postado usa o sistema e tem todas as sessões até agora pra baixar como aventuras prontas. Acho que sistemas como Storrytelling são mais complexos pros iniciantes pq tem muito dado pra cada resoolução.
ExcluirOutro que acho legal é o Dungeon World, que vc pega a manhã fácil de jogar e mestrar. Procure fazer uma aventura com poucos encontros e vá explicando como as coisas funcionam enquanto mestra, depois vai aumentando a complexidade. Como vc já joga, seria legal vc tentar um sistema que já conhece pra começar, pra te ajudar na preparação. Como já conhece deve ser fácil de explicar
Abraço!