Algumas semanas depois de terminarmos a segunda temporada o Mugetsu começou a mestrar 3D&T para a gente. Era um jogo em Megacity e basicamente qualquer personagem era permitido. Não sei vocês, mas depois de passar tanto tempo mestrando direto (mais de 3 anos) a sensação de jogar foi ótima. Eu tinha um personagem legal, fraco, mas extremamente divertido de jogar.
Alguém lembra dele? (clique para ler o post) |
Continuando...
No total o grupo jogou apenas duas vezes em Megacity, eu joguei até menos porque faltei
Jogar depois de tanto tempo me fez perceber meus erros como mestre e como podia incrementar detalhes que tornam o jogo mais interessante. Em jogo como D&D, ou o Tormenta, combates são extremamente importantes e até necessários a narrativa, eu já estava cansado de combates extremamente mecânicos e sem descrições, por isso não espero mais esse tipo de coisa dos jogadores.
Sempre que alguém narra um ataque ou ação de forma diferente recebe um ponto de ação, ou quando inova o modo de jogar e de usar suas habilidades (vou fazer um post só sobre isso num futuro próximo). O importante é manter o combate dinâmico e divertido, isso acaba influenciando meus jogadores a diferenciar suas ações, nem que seja algo apenas estético.
Dois exemplos:
O Ex-paladino do meu grupo tentou dar uma rasteira num gigante, algo que não causaria muito dano, mas ia melhorar a chance de acerta-lo. Infelizmente não deu certo.
O ladino do grupo mirou o tiro de sua arma de fogo numa estalactite para que ela caísse em cima de um gigante que tentava atacá-lo, ele acertou. Foi algo mais estético, mas mesmo assim foi legal de se imaginar.
Agora vou falar da parte de regras:
Personagens de Tormenta são épicos |
No final da primeira temporada do meu RPG eu estava com o saco cheio de ficar contando XP pros personagens e resolvi seguir a regra: uma aventura, um nível. Até que deu certo, mas na última aventura tive cenas ridículas, como um combate que o Ranger deitou e se ergue 3 vezes praticamente seguidas! Isso tinha que parar, o medo da morte é importante, RPG não é um jogo de video game.
Pra segunda temporada eu voltei ao método de XP e agora se o jogador morre durante o combate ele não ganha o XP do mesmo. Além disso, a interpretação rende experiência e pontos de ação agora, ela é muito mais importante e recompensada.
RPG Vale |
Espero que essa segunda temporada esteja cheia de cenas épicas, porque ela já começou muito bem e ta dando gosto de mestrar.
Alguma sugestão? Espero que esse post te ajude a repensar alguns detalhes da sua mesa.
Abraços ou beijos.
Esse ex Paladino é muito legal, lia os post's e sempre gostei mais dele. como vi na ultima aventura ele está tentando retomar os poderes, tomara que consiga. Abraços
ResponderExcluirta bom Mateus, você teve um erro crítico no teste de furtividade haha
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