quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Acorde Sublime



Lendo alguns livros do TRPG eu percebi que o Bardo é uma classe muito desfavorecida. É a menos “combável”, focada mais no roleplay e “não muito boa para porrada”. Além disso tudo, o acorde é a única classe sem uma Classe de prestígio própria, até agora. Depois de ver tamanha injustiça com o bardo, resolvi fazer algo para mudar esse quadro, por isso, está aqui o Acorde Sublime, direto do livro completo do arcano do D&D.


Acorde Sublime

A música não é só uma forma de arte, é uma forma de conhecimento. Acordes Sublimes são bardos que veem a música como um verdadeiro caminho para a compreensão e o conhecimento. A música e a magia são uma só, um bardo especial, capaz de decifrar os poderes arcanos e o ritmo correto, revela segredos incompreensíveis para outros.

Acordes Sublimes são estudiosos e músicos, que devem deixar seus sonetos de lado para estudar as estrelas, grandes tomos e livros. A troca garante uma maior poder mágico, poder fluindo por notar musicais.

Existem muitos membros dessa classe que desenvolvem suas habilidades sozinhas, principalmente quando acostumados com vários outros especialistas em diferentes áreas. Mas existem grandes liceus de especialistas membros dessa classe, que se unem para estudar as estrelas e a música, porém os membros desse liceus não costumam negar ajuda a ninguém interessado, mesmo bardos malignos não possuem problema em entrar no grupo, o que acaba gerando brigas entre os membros.

 Pré-requisitos

Para se tornar um Acorde Sublime, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios:
  • Perícias: Conhecimento (Arcano) 13 graduações,  Percepção 13 graduações, Atuação (Qualquer) 13 graduações, Identificar Magia 13 graduações, Ofício (astrólogo) 13 graduações.
  • Magias: Capacidade de lançar magias arcanas de 3º nível.
  • Especial:  Habilidade de classe música de bardo

Características de Classe

Pontos de Vida: um acorde sublime recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível



Habilidades de Classe

Magias: Você é capaz de conjurar magias. Seus PMs e magias conhecidas somam-se com os valores da classe Bardo, mas evoluem de maneira diferente.

Tipo e níveis de magia: você pode lançar magias arcanas e divinas de 5º nível (e anteriores, pelos níveis de bardo). A cada dois níveis de acorde sublime você aprende magias de um nível superior.

Habilidade Chave: Sua habilidade chave para lançar magias é Carisma.

Magias Conhecidas: Você conhece 1 magia de 4º e 1 magia de 5º nível. Cada vez que avança de nível, você aprende uma nova magia de qualquer nível que possa lançar.

Pontos de Magia: você recebe 2 PM no primeiro nível da classe e recebe esse valor novamente toda vez que passa de nível.

Preparação de Magia: Você não precisa preparar suas magias com antecedência. Você pode lançar qualquer magia que conheça desde que tenha PM suficientes.

Conhecimento de Bardo: Os níveis de acorde sublime são considerados níveis de bardo para calcular seu bônus nessa habilidade.

Música de Bardo: Acordes sublimes acreditam que a música é um caminho para o conhecimento, por isso, metade dos níveis nessa classe é somado aos níveis de bardo para calcular os usos da habilidade Música de Bardo. As músicas a seguir podem ser escolhidas por um acorde sublime nos níveis respectivos:

Canção do Poder Arcano: Como uma ação de movimento, o acorde sublime pode utilizar sua música para aumentar a potência de suas magias. O Acorde sublime faz um teste de Atuação e dependendo do resultado, sua magia fica mais difícil de resistir.

Para a habilidade funcionar, a magia deve ser conjurada até o próximo turno do personagem, se não conjurar perde o bônus.

Canção da Atemporalidade: O Acorde Sublime é capaz de congelar o seu alvo no tempo e no espaço. A partir do 6º nível dessa classe o personagem pode usar essa habilidade em qualquer criatura a até 18 metros de distância, gastando uma utilidade de música de bardo. O alvo tem direito a um teste de Vontade (CD 10+nível de Acorde Sublime+Car) para resistir ao efeito. Uma vez afetado pelo efeito o alvo não conseguirá realizar nenhuma ação ou teste, porém também não é afetado por ataques, magias ou mudança de ambiente (se estiver voando não cai, por exemplo). O Acorde sublime pode manter o alvo sobre o efeito por 1 minuto para cada nível de personagem, depois disso o alvo volta a agir normalmente, sem saber o que aconteceu no tempo que ficou paralisado.

Canção da Chama Cósmica: A canção da chama cósmica é a música na sua forma mais poderosa e destrutiva. Essa música cria um circulo de 6 metros de raio a até 30 m do personagem (desde que ele saiba onde esta mirando). As criaturas da área são afetadas por um poderoso ataca místico que causa dano de acordo com o resultado do teste de Atuação do Acorde Sublime. O dano é de essência e as criaturas na área tem direito a um teste de reflexos para diminuir o dano pela metade (CD 10+nível de acorde sublime+modificador de carisma), essa habilidade gasta dois usos diários de canção de bardo.

É isso galera, ta ai o Acorde Sublime. O que acharam da classe? Quem vai usa-la na mesa?

Abraços ou beijos

12 comentários:

  1. gostei, mas pq o bardo iria até nível 20 agora? Acho que você poderia engessar com muitos pré-requisitos (outras músicas) essa canção do bardo, para que fosse possível apenas uma build. Dessa forma acho que você teria uma classe especializada... Ou então fazer ele só poder aprender magias arcanas com níveis de acorde... Apenas sugestões. Bardo ralmente não tem nenhuma cdp pra ele e essa é muito boa. E o bardo é meio a mistura que sempre foi, juntando com um swash ou uns talentos de combate você já dá pra não ser tão inútil em combate, as magias também ajudam, mas o que ele faz muito bem agora é suporte, bardo pra sair na porrada acho difícil :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bem?
      Eu tbm achei isso meio apelão, na primeira vez que li a classe eu achei meio over ele poder pegar qualquer magia de qualquer lista, mas como ta escrito no D&D "escolher magias da lista do mago, feiticeiro ou bardo" eu deixei do jeito que ta. Bem, como sempre, se achar apelão demais é um jeito de diminuir o poder da classe, mas não muito, afinal ela conhece poucas magias e não tem grande quantidade de PMs. Valeu pelo comentário, abç

      Excluir
  2. Eu gostei muito do Acorde Sublime, sempre achei que os bardos eram desvalorizados, e são tão legais. Gostei bastante da ideia de aumentar os níveis de magia que ele pode lançar até o IX Círculo, mas pensei que teria mais opções pra músicas de bardo. Ainda assim, ficou excelente, gostei bastante!! :)
    Qualquer coisa: fill.seghetto@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em questão de equilíbrio é injusto aumentar as músicas e as magias na mesma proporção. Bardo já é um faz tudo e ótimo buffer, imagina com magias de 9º nível O.o

      Excluir
    2. É questão de quem e para o que é usado.

      Excluir
  3. Antigamente era uma tabela própria de magias , upar as magias com outras CdPs .
    Acho boa até o 2o nível , é uma pena ter que levar tudo de Acorde Sublime sendo tão importante as magias ...
    Sinceramente não sei o que dizer + .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorde Sublime dá a magia conhecida no nível , em relação a versão D&D era uma tabela separada que poderia ser upada com níveis de outras . É uma forma de forçar níveis máximos na Acorde Sublime mas (como disse antes) só presta até o 2o nível da CdP (não curto muito as outras duas) . Estou quase pegando níveis de Acorde Sublime numa mesa , já joguei com ela em tempos de D&D e resolvi postar o comentário .

      Excluir
    2. Entendi, se for jogar comenta aqui como está sendo usar a classe haha é bom ter feedback

      Excluir
    3. Será uma campanha (9o no momento) que não parará (20-30o) então será possível . Nessa questão a classe perdeu forças , mas está + equilibrada dando suas magias como benefícios puros e exclusivos da classe , alguns também já postaram os pontos negativos e positivos . Em uma visão + fim de jogo o acesso as magias é absurdamente + lerda que qualquer classe conjuradora , mas deixa o Bardo básico + forte que um Feiticeiro básico (usa armaduras leves e escudos , tem levemente + PVs e magias arcanas/divinas) mas ainda é + fraca que um Mago básico (talentos FAZEM diferença) .

      Excluir
    4. Bem observado, esse ano deve sair o manual do especialista, vamos ver se sai algo parecido por lá que leve esses fatores em consideração. Qualquer coisa, eu mesmo atualizo a classe

      Excluir
    5. "Teoricamente" é possível pegar os níveis extras de magias conhecidas do Acorde Sublime (está diretamente na descrição de "Magias" - conhecidas- do Acorde Sublime) , Mestre do Conhecimento por exemplo : "Magias : Níveis de mestre do conhecimento se acumulam com níveis numa classe conjuradora que o personagem já possua para propósitos de magia conhecidas e PM." Portanto se o personagem já tiver pelo menos um nível nesta classe já será capaz , afinal de contas é uma classe conjuradora já possui . Acorde Sublime é foda , mas quando se já tem magias de dano e controles as Canções da Atemporalidade e Chama Cósmica sempre serão bem "mais ou menos" ^^' Se minha interpretação estiver falha fique a vontade .

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)