terça-feira, 28 de maio de 2013

Saindo da mesmice


Resolvi fazer algo diferente hoje, ao invés de ideias de aventuras, adaptações, diários de campanha, chefes... pensei em escrever um post sobre dicas de leituras para mestres e (por que não?) para jogadores que leem o nosso blog. Isso é mais uma descrição de como eu faço para ter ideias do que um post de listas de sugestões, esteja preparado, ok?

Com o tempo que passei consumindo RPG, eu aprendi muita coisa. Falhas e limitações de sistemas, assim como ideias fantásticas, como a mecânica x de um sistema y servia para adaptar tal anime que eu gostava, ou como usar regras genéricas para jogar super heróis. Percebi que, por mais que eu tentasse, não conseguia aprender a jogar um sistema lendo-o no computador (pdf, word, wiki, etc.), mas isso nunca me impediu de tirar ideias.

Sempre volto pro básico
Sou viciado em ler livros (ou guias, ou capítulos) dedicados ao Mestre, de todos os sistemas que encontro. Sempre é bom dar uma lida, e é impressionante a quantidade de dicas que você encontra nesses livros, como Dungeon World, cheios de ideias como chamar o jogador pelo nome do personagem, ou o Dragon Age, com suas dicas de evitar testes desnecessários para a história fluir.

Nunca joguei o D&D 3.5 direito, mas, de uns tempos pra cá, peguei vários de seus livros e li alguns capítulos - dependendo da necessidade do momento, como ideias para aventuras, armadilhas, etc. - é incrível as ideias que o livro dos níveis épicos tem para deixar a aventura mais difícil e parece que tem mestre que esquece. O Guia do mestre do D&D 4 é excelente, também, principalmente no começo, onde ensina sobre os tipos de jogadores e como fazer para divertir a todos (na medida do possível).

Pathfinder
Todos os livros que baixei do Pathfinder RPG são excelentes, imensos e cheiros de conteúdo. A arte é linda e da pra pensar em aventuras (ou até, campanhas), só de olhar para o começo dos seus capítulos. Pathfinder foi a minha maior inspiração para montar o meu Ninja, além de dar base para vários personagens que tenho bolado.

AD&D, o grande clássico, é o melhor sistema para você pegar ideias para aventuras, tem todo o papo de old school por ai, e é verdade, eu acho totalmente sensacional o modo foda-se de suas aventuras. Fazendo tanto o mestre, quanto os jogadores terem que se virar para sobreviver e conseguir passar de nível/ganhar recompensas.

Eberron
Existem muitos cenários fantásticos por ai, eu (como você já deve ter percebido) sou muito fã de Tormenta e compro tudo que eles lançam atualmente. Mas é sempre bom conhecer novos lugares, recentemente comecei a ler vários cenários clássicos de D&D, depois vou caçar os cenários do Pathfinder. Sabe por que? Se você gosta, você não deve se prender a uma coisa só. Quanto mais você conhece, mais ideias de cenários, personagens, aventuras, combos (sim, também faz parte desses jogos), desafios, e milhões de coisas vão passar pela sua cabeça.

Procure ler sobre Darksun, Ravenloft, Eberron e Forgotten Realms; apenas os clássicos para aqueles que não conhecem tanto desses cenários, como eu. Depois me conta o que achou, quais ideias você tirou, que tal? Espero que tenha ajudado, comente qual dica você tem pra me dar!

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)