Resolvi fazer algo diferente hoje, ao invés de ideias de aventuras, adaptações, diários de campanha, chefes... pensei em escrever um post sobre dicas de leituras para mestres e (por que não?) para jogadores que leem o nosso blog. Isso é mais uma descrição de como eu faço para ter ideias do que um post de listas de sugestões, esteja preparado, ok?
Com o tempo que passei consumindo RPG, eu aprendi muita coisa. Falhas e limitações de sistemas, assim como ideias fantásticas, como a mecânica x de um sistema y servia para adaptar tal anime que eu gostava, ou como usar regras genéricas para jogar super heróis. Percebi que, por mais que eu tentasse, não conseguia aprender a jogar um sistema lendo-o no computador (pdf, word, wiki, etc.), mas isso nunca me impediu de tirar ideias.
Sempre volto pro básico |
Sou viciado em ler livros (ou guias, ou capítulos) dedicados ao Mestre, de todos os sistemas que encontro. Sempre é bom dar uma lida, e é impressionante a quantidade de dicas que você encontra nesses livros, como Dungeon World, cheios de ideias como chamar o jogador pelo nome do personagem, ou o Dragon Age, com suas dicas de evitar testes desnecessários para a história fluir.
Nunca joguei o D&D 3.5 direito, mas, de uns tempos pra cá, peguei vários de seus livros e li alguns capítulos - dependendo da necessidade do momento, como ideias para aventuras, armadilhas, etc. - é incrível as ideias que o livro dos níveis épicos tem para deixar a aventura mais difícil e parece que tem mestre que esquece. O Guia do mestre do D&D 4 é excelente, também, principalmente no começo, onde ensina sobre os tipos de jogadores e como fazer para divertir a todos (na medida do possível).
Pathfinder |
Todos os livros que baixei do Pathfinder RPG são excelentes, imensos e cheiros de conteúdo. A arte é linda e da pra pensar em aventuras (ou até, campanhas), só de olhar para o começo dos seus capítulos. Pathfinder foi a minha maior inspiração para montar o meu Ninja, além de dar base para vários personagens que tenho bolado.
AD&D, o grande clássico, é o melhor sistema para você pegar ideias para aventuras, tem todo o papo de old school por ai, e é verdade, eu acho totalmente sensacional o modo foda-se de suas aventuras. Fazendo tanto o mestre, quanto os jogadores terem que se virar para sobreviver e conseguir passar de nível/ganhar recompensas.
Eberron |
Existem muitos cenários fantásticos por ai, eu (como você já deve ter percebido) sou muito fã de Tormenta e compro tudo que eles lançam atualmente. Mas é sempre bom conhecer novos lugares, recentemente comecei a ler vários cenários clássicos de D&D, depois vou caçar os cenários do Pathfinder. Sabe por que? Se você gosta, você não deve se prender a uma coisa só. Quanto mais você conhece, mais ideias de cenários, personagens, aventuras, combos (sim, também faz parte desses jogos), desafios, e milhões de coisas vão passar pela sua cabeça.
Procure ler sobre Darksun, Ravenloft, Eberron e Forgotten Realms; apenas os clássicos para aqueles que não conhecem tanto desses cenários, como eu. Depois me conta o que achou, quais ideias você tirou, que tal? Espero que tenha ajudado, comente qual dica você tem pra me dar!
Abraços ou beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)