Talvez você já tenha jogado Chamado ou Rastro de Cthulhu, ouviu falar ou tenha lido as histórias de H.P. Lovecraft ou tenha jogado o jogo digital "Chamado de Cthulhu". Então te faço a pergunta: O que faz uma pessoa, abandonar sua vida mundana e sua sanidade para seguir um culto nefasto aos segredos dos Mitos? Com uma proposta bem singular, Cultos Inomináveis poderá revolucionar sua forma de encarar cultos e cultistas.
Este, pode ser definido como um RPG de intriga, ação, investigação e horror contemporâneo onde você estará na pele não de um investigador, mas de um cultista que fará de tudo para alcançar seus objetivos pessoais, até mesmo abandonar sua humanidade.
O link para o Late Pledge é: https://www.catarse.me/cultos_inominaveis_LP, e você só tem até o dia 13/08 para apoiar. A campanha original arrecadou 258% da Meta Base e você pode conferi-la clicando aqui!
O jogo está sendo trazido ao Brasil pela Editora Buró, a antiga Redbox. Para quem não sabe, a mudança ocorreu em 2019 quando a editora fundiu-se com a editora argentina Bureau de Juegos.
O Culto e o Cultista
Em Cultos Inomináveis você é membro de um culto, onde talvez nem sempre as reais intenções de seus lideres estarão às claras para você. O Jogo começará definindo por que você faz parte dele. Será você um assassino frio, buscando uma forma de extravasar ou um pai dedicado, buscando pela cura da terrível doença que acomete sua filha? Talvez você já tenha perdido tudo e experimentado o inferno na Terra: Agora você deseja o poder para fazer os outros pagarem pelo que fizeram a você.
da mesma forma, o culto também possui sua própria ficha. Você pode criar seus próprios cultos ou usar alguns já prontos, e ele pode ter diferentes papéis dentro da história. O culto que você faz parte possui o poder para punir outros que estejam saindo do controle? Ou talvez ele pareça apenas uma sociedade mundana, onde os membros de escalão mais baixo nem fazem ideia do seu real objetivo, que é invocar um dos Grandes Antigos? Enquanto isso, os antagonistas de uma história de Cultos Inomináveis podem ser os mais diversos... Investigadores, outros cultos, membros do culto que os próprios jogadores fazem parte e criaturas extra-cósmicas (Por que nem todas vão estar dispostas a te ajudar).
da mesma forma, o culto também possui sua própria ficha. Você pode criar seus próprios cultos ou usar alguns já prontos, e ele pode ter diferentes papéis dentro da história. O culto que você faz parte possui o poder para punir outros que estejam saindo do controle? Ou talvez ele pareça apenas uma sociedade mundana, onde os membros de escalão mais baixo nem fazem ideia do seu real objetivo, que é invocar um dos Grandes Antigos? Enquanto isso, os antagonistas de uma história de Cultos Inomináveis podem ser os mais diversos... Investigadores, outros cultos, membros do culto que os próprios jogadores fazem parte e criaturas extra-cósmicas (Por que nem todas vão estar dispostas a te ajudar).
A proposta de cenário para o jogo se afasta da ideia de Investigador do século XX de outros jogos sobre os Mitos e abraça a de conspiração e intriga na era contemporânea. Ninguém mais precisa de Tomos gigantescos quando você pode armazenar todos esses dados em um Tablet. Quem sabe uma cópia digital do necronomicon não esteja perdida em algum lugar da Internet? E que segredos os fóruns da Deep Web escondem? Para os cultistas do século XXI tudo está ao alcance de um clique.
Ocultismo e Tecnologia andam lado a lado na era digital. |
Sementes de Aventura
Como sempre, eu tento colocar as mais diversas sementes de aventura possíveis e aqui não será diferente:
- Recentemente um youtuber que possui um canal sensacionalista de investigação sobrenatural descobriu que, o que parecia ser uma reunião semanal de um grupo de religiosos é na verdade algum tipo de culto místico. Agora os cultistas devem apagar quaisquer evidências sobre o que ele descobriu antes que as informações que ele já começou a espalhar atraiam atenções indesejadas.
- O Clube de ocultismo da Universidade mais respeitada da região nunca foi levado à sério pelos demais, mas a verdade é que seus membros sabem de uma verdade macabra: O sobrenatural existe. Por anos os membros desse clube foram treinados com as artes místicas para combater as forças ocultas que se escondem na região.
- O grupo de jogadores se conhece apenas pela internet. Todos membros de um fórum sobre o oculto e o sobrenatural. Tudo muda quando um dos principais usuários do fórum convida a todos para uma reunião off-line.
- Um amigo querido do grupo desaparece, mas estranhos indícios apontam de que ele voltou para as terras de sua isolada família. Chegando lá tudo não passa de uma terra abandonada e uma casa em ruínas. Que segredos essa família esconde, afinal? Talvez uma estranha reunião de família se aproxime, ou talvez o grupo esteja no lado oposto, como membros dessa família que devem "receber adequadamente" os novos visitantes.
Você vai se juntar à família? |
E o sistema?
Exemplo de uma ficha pronta de Cultos Inomináveis |
O Sistema de Cultos Inomináveis é o Hitos. Para entender seus conceitos fundamentais, confira a descrição de cada competente de uma ficha de Cultos Inomináveis:
Tudo começa com o Conceito do seu Personagem, uma frase que o defina. O Conceito pode ser invocado durante o jogo para te conceder um benefício, segundo uma mecânica de Invocação de Aspectos do personagem. Essa mecânica vai abordar qualquer tipo de descrição subjetiva que você vai conceder ao seu personagem durante o processo de criação, como você verá a seguir.
Em seguida temos os Atributos Força, Reflexos, Vontade e Intelecto, que podem ter valor variável de 1 a 10 e que você deve atribuir um traço descritivo a cada um deles, que funciona como um aspecto a ser invocado. No exemplo da ficha de cima, temos como descrição do valor de força da personagem que ela é "Atlética" e como representação de seu baixo valor de intelecto que ela é "Maníaca".
As Habilidades são divididas em 9 e podem variar conforme seu valor e descrição atribuídos pelo jogador, assim como nos atributos.
Os Marcos são 4 descrições de diferentes facetas da personalidade do personagem, e que também informam seus talentos e experiências anteriores.
A Citação é uma frase que representa a forma de pensar e agir do seu personagem. Mecanicamente ela é um aspecto ativado com a condição de que o personagem tenha que dizer a frase em questão.
A pontuação de Drama é usada para influenciar na narrativa por meio da ativação e também impedimento da ativação de aspectos pelo Mestre do jogo. Na criação de personagem você pode trocar seus Pontos de Drama iniciais por mais pontos de Características ou Habilidades.
Existem Características Derivadas, como Vigor e Estabilidade Mental, que usam outros atributos como base para sua construção (iniciativa por exemplo, é a soma de Reflexos + Metade do seu Intelecto). Degeneração é uma importante característica derivada que mostra o quanto você já foi corrompido pelas forças cósmicas dos Mitos.
A Complicação pode ser descrita como um aspeto negativo dos seus personagens e cada personagem ganha um Ponto de Drama para cada cena que sua complicação entrar em jogo.
A Rolagem de Dados utiliza 3d10. Basicamente, você terá de rolar e separar os valores de cada um segundo o menor (m), o Maior (M) e o do meio como o valor Central (C). geralmente você usará o valor Central para suas rolagens e irá somar com o seu valor de atributo ou habilidade em questão para comparar com uma dificuldade base (Se o resultado final for igual ou maior à dificuldade você é bem sucedido). Um duplo ou triplo 10 é um acerto crítico e um duplo ou triplo 1 é uma falha crítica. Se você possuir um aspecto aplicável à cena da rolagem você pode gastar um ponto dramático para re-rolar os dados que você quiser e terá mais benefícios, como usar o valor de seu Dado Maior (M) ao invés do Central e somar resultados duplos ou triplos da rolagem para usar no seu resultado final.
Material e recompensas
Sobre os níveis de apoio temos:
- O Menor apoio para conseguir o Livro de regras é o Assecla Digital, no valor de R$59,00 e que tem como recompensas as versões digitais do Livro Básico e a Divisória do Mestre, assim como os suplementos Postnomicon, Oculto no Vazio, Filhos de Nyarlathotep e a Revistas de Aventuras.
- O Menor apoio para conseguir o Livro de Regras físico é o Cultista, no valor de R$209,00 e que tem como recompensas além do Livro Físico, a sua versão digital e a revista de Aventuras.
- O Maior apoio é o Mestre, no valor de R$389,00 e que tem como recompensas físicas o Livro Básico, a Divisória do Mestre e os suplementos Postnomicon, Oculto no Vazio, Filhos de Nyarlathotep e o Baralho de Jogo (Monstros e PdMs) exclusivo da versão brasileira. Como recompensas digitais temos para além dos suplementos já mencionados a revista de Aventuras.
E o melhor: Você já recebe o Livro Básico digital assim que confirmar o seu apoio!
- Tamanho: 215 x 275 mm (fechado),
- Páginas: 292 (aproximadamente)
- Capa: Dura
- Miolo: Couché Colorido
Na página do Financiamento, você poderá conferir os detalhes de outros materiais. Inclusive, uma demo do Livro Básico!
Esse financiamento é para você se:
- Você for um fã das histórias de Lovecraft, ou dos RPGs baseados nelas.
- Gostaria de experimentar um jogo com proposta diferente do que geralmente se encontra em jogos que abordam a temática dos Mitos.
- Gosta de Jogos onde aspectos mecânicos duros e subjetivos se encaixam para tornar seu personagem ainda mais singular em uma narrativa de horror pessoal.
- Gosta de jogos que envolvam intriga e temas maduros, onde os jogadores são muitas vezes colocados na pele dos monstros, ao invés dos heróis.
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