domingo, 25 de março de 2012

A reputação dos personagens

"Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social." Wikipédia
A reputação é tudo na vida das pessoas, mesmo que você diga que não se importa com o que falam de você. Todo mundo quer ser bem visto, até por que, se não for, terá problemas para arranjar emprego, amigos, amores, etc. Por isso muitos evitam dizer ou fazer certas coisas, diferente do cara no video abaixo:

Mas agora você vai se perguntar "o que a Adriane Galisteu tem a ver com RPG?". Eu respondo: Nada ou não. Isso foi só para situar você, te ensinar um conceito que vamos discutir no resto do post, algo parecido com o que fiz nesse post.



Num grupo de RPG, cada membro se diverte do jeito que prefere. Alguns gostam de combate, outro de Roleplay, enigmas, ou até discutir regras. Isso se torna diferente também de acordo com o cenário.

Num jogo de RPG medieval as aventuras são menos bondosas porque o grupo é mais variado. Num mesmo grupo temos um ladino neutro, que só pensa em dinheiro; um paladino que só quer ajudar os outros; um bárbaro que nem consegue falar; um feiticeiro que usa artes das trevas. É muito mais comum, nesse tipo de cenário, que os personagens enganem o rei, roubem o templo, arranjem brigas na taverna e matem desnecessariamente guardas de castelo que só tão fazendo o trabalho deles.

Todo mundo gosta de você...
Mesmo com as diferenças do que é moral e amoral em cada cenário os personagens costumam conseguir uma boa reputação, salvam vilas, cidades, continentes, planetas, universos, o infinito e além. Mas o problema com a reputação é que você passara a viver com base nela, e qualquer ação duvidosa pode acabar com essa reputação.

Nenhum personagem de RPG segue todas as leis (as vezes não seguem nenhuma). Seja por um bem maior ou para ganho pessoal, o problema é que muitos mestres esquecem dos crimes que seu jogadores cometem. Qualquer herói de quadrinho já foi caçado pelas autoridades, mesmo salvando o mundo bilhões de vezes.

...Mas faz uma coisa errada...
As vezes um vilão pode fazer coisas ruins e colocar a culpa nos personagens, isso é um tremendo plot pra aventuras, já usei algumas vezes xD. A lei vai atrás dos personagens, eles podem se defender, matando ou não. Mas no fim apenas provas podem comprovar a inocência, ou não, deles.

Pense comigo, um jogador só troca de personagem quando este morre, não é? Mas se o personagem dele faz tanta merda e é preso, ele pode ser aproveitado como um futuro vilão. Não é uma boa idéia?

...E acaba preso.

Não deixe de punir os personagens pelas ações que fizeram, não precisa lembrar de tudo, mas, com certeza, alguma ação vai marcar o seu jogo. Anote e lembre de usar depois, o resultado é sempre muito bom.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)