quinta-feira, 28 de maio de 2020

Nova Classe — Império de Jade: Gueixa (com pdf)


 
GUEIXA 芸者
Antes da era Akumushi, artistas sequer eram considerados shimin, ou cidadãos, em Tamura. Agora tudo mudou! Depois que a Tormenta quase dizimou a ilha e seu povo, toda vida e profissão cresceu enormemente em valor. E dentre todas, a das gueixas, cujo nome significa “pessoa das artes”, cresceu ainda mais. Pois hoje essas lindas, talentosas e versáteis artistas não apenas mantêm viva a tradição artística tamuraniana, como se tornaram elas mesmas um de seus maiores ícones culturais.
Gueixas são treinadas em okiya, casas de gueixas, das quais fazem parte e através das quais atuam, fornecendo seu entretenimento artístico à sociedade em que vivem. São facilmente reconhecidas por sua aparência chamativa, cuja marca registrada é o shironuri, a maquiagem branca tamuraniana que lhes cobre a face.
Entre seu povo, são na verdade chamadas de geiko, que quer dizer “mulher da arte”, mas a palavra que define também homens foi popularizada pelos povos do Reinado, no isolamento causado pela fuga da Tormenta, pois estes em sua inocência as confundiam com as “oiran”, cortesãs que se apresentavam como “garotas gueixa” para atrair clientes.

AVENTURAS. Quando se aventuram, gueixas muitas vezes o fazem parar entreter sentai (grupos de aventureiros) famosos ou companhias de expedição em aventuras na ilha em recolonização. Mas muitos as procuram por mais que isso, pois gueixas poderosas são capazes de criar magia através de sua arte. Ter uma por perto pode ser tão útil quanto é agradável. Entre um perigo e outro, após ser salvo por suas canções mágicas, o membro de um sentai pode relaxar tomando um chá tradicional ou ouvindo poesia.
 
HONRA. No passado, ser artista em Tamura não era honrado, mas hoje a gueixa é vista com bons olhos. As pessoas param pra vê-la passar, encantadas com seus trajes deslumbrantes, maquiagem exótica e penteados elaborados. Sua arte, sempre ligada às tradições, mesmo quando ocasionalmente as reinventa, é muito apreciada e por tudo isso sua presença traz grande honra a um estabelecimento. Um izakaya (taverna) ou casa de chá frequentada por uma gueixa famosa alcança status e atrai muitos clientes.
RELIGIÃO. Gueixas harmonizam bem com qualquer religião, vendo todas como tradições diferentes do mesmo povo. Dedicar-se a uma delas ou não é uma escolha pessoal que cada uma faz a seu próprio modo. Mesmos as que dão atenção meramente simbólica ao assunto não desprezam qualquer fé, ao menos em público, por sua empatia e sociabilidade.
HISTÓRICO. A partir da reconstrução, muitas jovens têm se interessado em tornar-se gueixas para resgatar e elevar a arte tamuraniana. Antigamente, meninas ingressavam em okiya ainda crianças, mas hoje muitas adultas também o fazem. A forma como tornam-se gueixas sempre passa por um okiya, mesmo que de forma indireta, e até isso é muito raro.
RAÇAS. De tradição humana, hoje gueixas de outras raças carismáticas, como os hanyô, são também vistas. Henge nekomimi são admiradas por seu exotismo. Mashin de face branca às vezes figuram entre a nobreza. Até raças sisudas ou com dificuldades anatômicas, como ryuujin, nezumi e vanara, às vezes se interessam pela carreira.
OUTRAS CLASSES. Ser gueixa é entreter e ser afável, provendo sempre uma conversa agradável e boa companhia, por isso elas se dão bem com qualquer classe. As mais rudes, elas compreendem e contornam, as mais sisudas, administram com empatia, e as menos honradas, sabem levar com leveza. Ser gueixa é contornar tudo com graça, mesmo que às vezes seja preciso dissimular.
 
CARACTERÍSTICAS DE CLASSE
MODIFICADOR DE HONRA. +1.
PONTOS DE VIDA: uma gueixa começa com 12 pontos de vida (+ modificador de Constituição) e ganha 3 PV (+ mod. Con) por nível seguinte.
PONTOS DE MAGIA: uma gueixa começa com 4 pontos de magia e ganha 2 PM por nível seguinte.
PERÍCIAS TREINADAS: 8 + modificador de Inteligência.
PERÍCIAS DE CLASSE: Atuação (Car), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Enganação (Car), Intuição (Sab), Obter Informação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab).
TALENTOS INICIAIS: Usar Armas (simples), Usar Arma Exótica (leque), Vontade de Ferro.
Gueixa

Nível   BBA    Habilidades de Classe
        +0       Artista nata, flor de Tamura, instrumental, quimono ancestral +1.
        +1       Canções mágicas, danças mágicas.
        +2       Quimono ancestral +2
        +3       Cerimônia do chá, poética (inspirar).
        +3       Canções mágicas, danças mágicas, quimono ancestral +3.
        +4       Falante de Litas, onee-chan (iniciante).
        +5       Poética (jutsus), quimono ancestral +4.
        +6       Canções mágicas, danças mágicas.
        +6       Onee-chan (veterana), quimono ancestral +5.
10º      +7       Poética (reserva da força)
11º      +8       Canções mágicas, danças mágicas, quimono ancestral +6.
12º      +9       Onee-chan (mestre).
13º      +9       Poética (jutsus), quimono ancestral +7.
14º      +10     Canções mágicas, danças mágicas.
15º      +11     Quimono ancestral +8.
16º      +12     Poética (reserva da força).
17º      +12     Canções mágicas, danças mágicas, quimono ancestral +9.
18º      +13     Dana dos sonhos
19º      +14     Poética (jutsus), quimono ancestral + 10.
20º      +15     Canções mágicas, danças mágicas.
HABILIDADES DE CLASSE
ARTISTA NATA: no 1º nível, a gueixa recebe um bônus de +1 em sua classe de armadura e adiciona +1d10 ao valor ganho ao usar Ganhar Dinheiro (Atuação) para cada perícia de Atuação treinada que possua. (Por exemplo, se treinar música, dança e dramaturgia, recebe +3 de CA e rola +3d10).
FLOR DE TAMURA: no 1º nível, a gueixa recebe um bônus de +2 em Diplomacia e Intuição, e passagem livre para qualquer estabelecimento ou evento social em Tamura, mesmo particulares, se atuar no entretenimento dos presentes parte do tempo (se apresentando artisticamente ou lhes fazendo companhia). Ela nunca precisa negociar sua entrada por nenhum motivo.
Além disso, deve estar sempre a caráter quando aparecer em público (usando maquiagem branca, quimonos e penteados charmosos) além de se comportar de forma condizente com sua profissão (elegante e cortês, nunca rude e bárbara). Se descumprir estas obrigações, perde seu encanto e todas as suas habilidades pelo resto do dia.
INSTRUMENTAL: no 1º nível, você recebe um instrumento musical obra-prima, sem custo. Ele fornece um bônus de +2 em testes de Atuação (música) para Ganhar Dinheiro ou Entreter Plateia.
Cada um deles também fornece um benefício que requer um teste de Atuação (música) CD 15 ao usar uma de suas Canções Mágicas (recebidas a partir do 2º nível).
Os instrumentos disponíveis estão descritos na caixa INSTRUMENTOS ESPECIAIS e você pode comprar outros normalmente, mas somente versões obra-prima (que custam 100 Yan de ouro) fornecem o benefício especial.
QUIMONO ANCESTRAL: no 1º nível, a gueixa recebe um quimono obra-prima, sem custo. Ele fornece um bônus de +2 em uma perícia de Carisma à sua escolha em situações sociais.
No 1º nível, e a cada dois níveis seguintes, ele recebe um bônus mágico de +1. Esse bônus pode ser usado para aumentar o bônus de melhoria ou comprar poderes especiais (veja o CAPÍTULO 8: RECOMPENSAS). Por exemplo, uma gueixa de 9º nível pode ter um quimono ilusório +4.
Para qualquer outra pessoa, o quimono se comporta como uma vestimenta comum. Perdê-lo é uma violação de honra severa (mesmo que seja recuperado mais tarde).


INSTRUMENTOS especiais
Gayageum: um grande instrumento com 12 cordas, apreciado em canções líricas nas cortes. Requer ambas as mãos e um apoio (uma base ou o chão), impedindo o uso de jutsus. Ao usar uma Canção Mágica, você e seus nakama (companheiros) recebem um bônus de +4 em perícias de Carisma (exceto Atuação) numa cena social.
Shakuhachi: uma prática flauta de bambu, cujo som é associado à iluminação e meditação. Ao usar uma Canção Mágica, você e seus nakama recebem +2 de Intuição e Vontade pela cena.
Shamisen: um instrumento de três cordas tradicional, usado a tiracolo, muito popular. Você recebe +1 em suas perícias de Atuação (este benefício não requer o teste de Atuação ou usar uma Canção Mágica).
Tsuzumi: um pequeno tambor tocado com a mão, de som estridente e comum no teatro. Ao usar uma Canção Mágica, você ou um aliado recebe +4 de Iniciativa (cumulativo). Isso pode alterar a ordem de combate.
Wadaiko: um tambor grande e pesado, cujo som poderoso é capaz de estremecer plateias. Há diversos tipos, usados a tiracolo, no chão ou em bases. Requer ambas as mãos, impedindo o uso de jutsus. Aumenta em +1 o bônus fornecido por suas Canções Mágicas (total +3).
CANÇÕES MÁGICAS: no 2º nível, e a cada 3 seguintes, a gueixa aprende uma destas canções, que afeta os alvos descritos a até 9m e dura uma cena, salvo se dito o contrário. Usá-las requer uma ação padrão e 1 PM e elas só afetam criaturas inteligentes (Int 3+) que possam ouvir a gueixa (ver é indiferente).
Canção da Celeridade: esta canção deixa as pessoas empolgadas para agir. Você e seus nakama recebem +4 de Iniciativa. Isso pode alterar a ordem de combate.
Canção da Empatia: esta canção faz com que as pessoas se coloquem no lugar dos outros. Por uma rodada, um aliado alvo pode usar seu valor de Honra ao invés de seu próprio para determinar efeitos (por exemplo, se tem Honra muito baixa para isso, pode usar o seu valor para usar Reserva da Força).
Canção da Coragem: esta canção suscita a superação. Um aliado à sua escolha aumenta de nível, apenas por uma rodada (por exemplo, um aliado veterano se torna mestre). 
Canção do Lavor: lavoro, lavoro, lavoro! Esta canção instiga o trabalho. Você e seus nakama recebem um bônus de +2 em testes de perícia.
Canção do Lavor Aprimorado: o bônus fornecido por Canção do Lavor aumenta para +4. Pré-requisito: Canção do Lavor.
Canção da Luta: esta canção redobra suas forças. Você e seus nakama recebem um bônus de +2 em jogadas de dano.
Canção da Luta Aprimorada: o bônus fornecido por Canção da Luta aumenta para +4. Pré-requisito: Canção da Luta.
Canção da Perseverança: esta canção é sobre o quanto você aguenta levar espadada e seguir em frente. Você e seus nakama recuperam 1 PV imediatamente e no início de seus turnos, somente em cenas de combate. Pré-requisito: 5º nível.
Canção da Magia: esta canção toca o fundo da alma e reaviva a força espiritual. Você e seus nakama recuperam 1 PM imediatamente e no início de seus turnos, até um limite diário igual ao seu modificador de Carisma. Pré-requisito: 8º nível.
Canção da Urgência: esta canção faz entender que quem sabe faz a hora, não espera acontecer. O alvo ganha um turno extra na rodada, imediatamente após o seu. Pré-requisito: Canção da Celeridade, 11º nível.
DANÇAS MÁGICAS: no 2º nível, e a cada 3 seguintes, a gueixa aprende uma destas danças, que afeta os alvos descritos a até 9m e dura uma cena, salvo se dito o contrário. Usá-las requer uma ação padrão, 1 PM e um teste de Atuação (dança) oposto pela Intuição ou Vontade do alvo, o que for maior. Elas só afetam criaturas inteligentes (Int 3+) que possam ver a gueixa (ouvir é indiferente).
Dai’Gun-Odori: durante esta dança, a gueixa fere seu inimigo com o que tiver à mão (papel cortante, talheres...) O alvo sofre 1d4+1 pontos de dano por rodada, sem testes.
Dai’Gun-Odori em Massa: como Dai’Gun-Odori, mas afeta todos os alvos, à sua escolha, no alcance. Pré-requisito: Dai’Gun-Odori.
Dança Alienante: esta dança tira o foco da gente. Pela cena, o alvo esquece a ação que pretendia fazer. Ele ainda pode fazer outra coisa (buscar ajuda a pé, ao invés de soar o alarme). Esta habilidade não tem efeito em combate.
Dança Cansativa: essa dança cansa só de ver. O alvo sofre uma penalidade de -10 em Iniciativa. Isso pode alterar a ordem de combate. Se zerá-la, perde seu próximo turno (só na primeira vez em que isto ocorre).
Dança Extenuante: a penalidade de Dança Cansativa se torna -20. Pré-requisito: Dança Cansativa.
Dança Envolvente: um convite para esta dança é irresistível. Você pode entrar no espaço ocupado pelo alvo (caso se desloque). Enquanto dançar com ele, ele fica pasmo (não pode fazer ações). Caso se mova, ele se move junto. Ações alheias têm 50% de chance de atingir o outro, ao invés do alvo original. Ele tem direito a um novo teste no início de seus turnos. Pré-requisito: 5º nível.
Dança Sedutora: esta dança arrebata corações. Até o fim da cena, o inimigo se torna seu aliado. Seu tipo e nível de aliado é definido pelo mestre e você só pode ter um aliado por esta habilidade por vez (mas ele não conta em outros limites). Se seduzir outro, perde este aliado devido aos ciúmes. Pré-requisito: Dança Envolvente, 11º nível.
Kazuko-Odori: esta dança amolece os corações mais duros. O alvo não pode te atacar. Ele tem direito a um novo teste sempre que você lhe fizer uma ação prejudicial.
Kazuko-Odori em Massa: como Kazuko-Odori, mas afeta todos os alvos, à sua escolha, no alcance. Pré-requisito: Kazuko-Odori.
Wynaibus: no princípio, esta dança fazia outra coisa, mas seu nome correto se perdeu no tempo e hoje ela sela a magia. O alvo perde 1 PM por rodada, sem testes.
CERIMÔNIA DO C: no 4º nível, a gueixa aprende a realizar tão bem essa tradicional cerimônia que aqueles que bebem seu chá passam por uma experiência transcendental, como se tivessem meditado. Os participantes recuperam 2 PV e 1 PM por nível de personagem para cada 2 horas de cerimônia (que leva 4 horas). Encurtar a duração da cerimônia é desonra leve para você, mas um teste de Atuação (arte tradicional) CD 20 evita o dano.
POÉTICA: no 4º nível, a gueixa pode criar haikais, pequenos poemas de três versos, com um teste de Atuação (oratória) CD 5 + 5 para cada tentativa adicional. Ela pode declamá-los para inspirar um personagem e lhe dar um bônus de +2 numa habilidade à sua escolha pelo resto do dia. Isto só funciona uma vez por haikai e apenas uma vez num mesmo personagem em um mesmo dia.
A partir do 7º nível, um personagem inspirado pelo haikai também pode escolher um jutsu básico para usar uma vez até o fim do dia.
A partir do 10º nível, um personagem inspirado pelo haikai pode usar Reserva da Força uma 2ª vez na sessão.
A partir do 13º nível, o jutsu escolhido pelo personagem inspirado pode ser um jutsu mediano ou menor.
A partir do 16º nível, um personagem inspirado pelo haikai pode usar Reserva da Força uma 3ª vez na sessão.
A partir do 19º nível, o jutsu escolhido pelo personagem inspirado pode ser um jutsu avançado ou menor.
 
FALANTE DE LITAS: no 6º nível, a gueixa aprende a comunicar mais pela arte do que os outros. Com um teste de Atuação (dramaturgia) CD 20, ela consegue falar por mímica e ser entendida pelos alvos à escolha, por uma cena.
ONEE-CHAN: no 6º nível, chega sua vez de passar a tradição adiante. Você recebe uma maiko, uma gueixa aprendiz, que se torna sua pupila. De início, seu treinamento é simples, apenas trabalhar e te observar em ação.
Em regras, você recebe o talento Liderança — Parceiro como um talento bônus. Seu parceiro é a maiko, um aliado especial exclusivo da gueixa, de nível iniciante. Sua habilidade é “a maiko realiza pequenas tarefas para você, da melhor forma possível”.
No 9º nível, ela se torna um aliado veterano e ganha “a maiko fornece um bônus de +1 em testes de perícias e no início do turno escolha um inimigo; a maiko lhe causa uma penalidade de -2 em qualquer rolagem realizada contra você (incluindo rolagens para resistir às suas ações) ”.
 No 12º nível, ela se torna um aliado mestre e ganha “o bônus fornecido pela maiko aumenta para +2 e a penalidade para -4”.
DANA DOS SONHOS: no 18º nível, a gueixa recebe um segundo aliado especial exclusivo, de nível mestre. Ele fornece os mesmos benefícios de um aliado do tipo curandeiro, guardião, lutador e destruidor desse nível. No passado, elas tinham dana (patronos) humanos, mas agora...
 


BATE-PAPO SOBRE A GUEIXA
Olá. Depois de nem sei mais quanto tempo, cá estou eu de novo com uma classe nova e bora falar um pouquinho sobre o porquê de tê-la criado e o que isso tem de interessante.  
Quando Império de Jade foi lançado, duas coisas logo me chamaram atenção. A primeira foi que o atributo Carisma foi bastante enfraquecido, o que me pareceu uma decisão adequada, já que ele é roubadaço bem fortinho em Tormenta RPG, jogo do qual Império de Jade se originou. A segunda, foi que isso não serviu pra é, porra nenhuma bem dizer nada, porque nenhuma das classes do jogo usa Carisma como atributo primário.  Só uma delas "pode", se quiser, usá-lo como atributo secundário. E só se você fizer questão que alguém faça algo social no grupo.
Este foi um dos motivos que deram inicio à gestação da Gueixa. Outro motivo foi que eu gosto do conceito mesmo e falou em Carisma e oriente, é a primeira coisa que me vem à cabeça. Além disso, desde que li Memórias de Uma Gueixa, uns dez anos atrás, acreditava que com alguma pesquisa adicional e algum tempo para conhecer melhor o sistema poderia elaborar uma classe bem legal. O resultado está aí e espero que vocês gostem dela tanto quanto eu, pois fiquei bem satisfeito. 
Quem não conhece Império de Jade, o que é sem dúvida desonra pra tua vaca, mas se interessou por ela, talvez estranhe alguns termos usados, como "nakama". Um nakama é um aliado, alguém do seu grupo, mas em Império de Jade a palavra Aliado é usada para outros fins (uma regra específica do sistema, que talvez você já conheça da revista Dragão Brasil). Outros termos "tamuranianos" eu busquei traduzir ao longo dos textos, o que espero tenha ajudado na leitura.
Antes de finalizar, quero fazer alguns comentários sobre as referências da classe em suas habilidades. A Gueixa, como uma artista bem especial, se tornou em parte um misto de Bard e Dancer. Não exatamente o bardo que você está acostumado, mas sim o de Final Fantasy Tactics. Quem conhece bem o jogo certamente notará que várias canções, além das danças, têm efeitos e até nomes inspirados no jogo. Há outras referências nelas também, mas essas vou deixar pra vocês pegarem sozinhos. E fiquem espertos também que diversas canções e danças combam marotamente sinergizam muito bem entre e si e com outras habilidades.
Os instrumentos musicais e o quimono ancestral foram feitos levando em conta os instrumentos do Manual do Malandro (afinal nada mais adequado para uma classe que é bem malandrinha) e a arma do Samurai. Como o quimono é um ponto importantíssimo da Gueixa, achei que seria legal ela ter algo bem especial pra ele e esse foi o caminho (o que também é herança da Peixeira Ancestral, do Cangaceiro da Tormenta. Pegou a moda, sabe. O próximo vai ser a chinela ancestral).
Poética, o BURB certamente vai saber, quando ler, que é diretamente inspirada no seu Poeta de Haiko, classe de prestígio criada por ele e cuja análise eu fiz fórum da Jambô. A classe, inicialmente aparentemente simples, me surpreendeu por algumas coisas bem únicas que ela faz, e como poesia também é algo de que eu gosto bastante, eu não poderia deixar de prestar essa homenagem a ele aqui na Gueixa, tornando ela também uma poeteira poetiza de haiko.
Onee-Chan e Dana dos Sonhos são habilidades em que mais Memórias de Uma Gueixa me vieram à mente. Não pela parte jogo da coisa, mas pelo conceito, embora eu tenha buscado que Onee-Chan proporcione ao jogador uma experiência mais social da vida das Gueixas mesmo, por "ter que cuidar" de uma aprendiz. E isso tem tudo a ver com a vida da Sayuri, do livro, que se fodeu a rodo sofreu muito sem alguém pra cuidar dela. Mas é possível jogar sem a maiko se você comprar Liderança antes do 6º nível, pois neste caso a regra de IdJ te fará trocar ela por outro talento. Isso foi intencional e visa dar liberdade quem desejar. Ah, e é claro o Dana dos Sonhos é total referência ao objetivo de vida da Sayuri. Inclusive, se quiser inspiração para interpretar, veja o filme e leia o livro . São ambos maravilhosos!
Com Cerimônia do Chá, a ideia foi facilitar e popularizar mais o uso de Meditação, habilidade de algumas classes de Império de Jade, aqui em versão especial. E também deixar o Talude feliz, pois sempre que vou tomar um chazinho, lembro dele falando "Primeiro um chá". Achei que seria uma boa ter umas cenas sobre isso nas histórias. E se você preparar um chá de verdade durante a sessão ao usar a habilidade, seu mestre deveria honrá-lo com muito XP, se não é um nai'nin fedido insensato insensível!
Artista Nata foi onde eu quis dar o toque de originalidade total da classe. Gueixas são artistas até no nome, então nada mais justo do que ter algo marcante que trabalhe com suas perícias de Atuação. A ideia da CA é algo que me fez sorrir, na hora, e espero que vocês apreciem também. Inicialmente, eu tinha dúvidas sobre quais e quantas perícias ela teria, mas isso definiu as coisas. Não precisa ser bidu pra perceber que todo mundo vai treinar as 5 Atuações existentes e terá só 3 outras perícias pra escolher, mas a ideia é essa aí mesmo.
Flor de Tamura, as parte sobre entrar em qualquer lugar entre os citados é isso aí mesmo também. Ela só vai entrando e cabou, dá licença. Enquanto está lá, ela tem todo um código de conduta para seguir, sua imagem e carreira para zelar, mas que entra em qualquer bodega e evento de chefão da campanha, ela entra, ah se entra! Essa ideia eu adaptei da Piriguete, uma classe de prestígio muito bem humorada e que tira onda pra caramba que eu criei aqui pro blog, certa vez. Se não conhece, sugiro ler depois. É outra classe bastante social e bem divertida. Eu até imagino como seria uma mesa com uma Gueixa e uma Piriguete. Com certeza, iram causar muito! XD
Ah, e Falante de Litas, que significa Língua Tamuraniana de Sinais, é uma referência a Libras, a língua brasileira de sinais (me fascina saber que países diferentes falam com sinais diferentes e eu não podia perder a chance de usar isso). Mas habilidade não tem só a intenção de permitir a você se comunicar em silêncio com os outros, mas também de fazer apresentações artísticas de mímica, coisa comum no teatro noh, do Japão. E como eu não queria entrar muito na parte de atriz da perícia Dramaturgia, que tem menos a ver com a Gueixa, a ideia da mímica que surgiu aos 58 minutos do segundo tempo me deixou feliz. Mas note que só Gueixa fala por sinais, belezinha? Todo mundo (que ela quer) entende, mas os outros não conseguem responder por mímica. Tá escrito lá, mas achei melhor reforçar isso para evitar qualquer confusão. Um uso legal disso é falar por trás das pessoas sem ser notada, só nos gestos. O cara olha pra trás, você faz cara de paisagem. XD
Só vou mencionar ainda que a parte descritiva da classe está, creio eu, bastante inserida no cenário de Império de Jade. Obviamente eu li, reli, considerei e reconsiderei todo o  lore do livro que podia para bolar essa parte. Muita coisa dita ali fui eu interpretando o cenário e imaginando como a gueixa que eu conheço de minhas leituras e pesquisas se inseriria nele, mas nada foi tirado do rabo só inventado, fique tranquilo. Tudo ao menos tangencia o que o livro nos dá.
Bom, acho que é isso... Abaixo segue o link para baixar o PDF da classe. Imprima em tamanho real para deixar com o mesmo aspecto do livro. A parte branca no pé da página é pra recortar mesmo, daí fica do tamanho certo.
E hum... "MAAAIS UMA COISA!" Como diria o tio do Jacky Chan: se quer saber de onde vieram as imagens, coisa que nem eu sei direito mais, faça um favor a si mesmo e aprenda a fazer busca reversa. No PC é só dois cliques né (no Chrome, mas tem extensão pra outros navegadores) e aí você mesmo já encontra tudo e muito mais nos resultados . Celular é meio meh, mas faça mesmo assim que é bem útil, especialmente na era da desinformação.

Dúvidas nos comentários, curta nossa página no Facebook e さようなら pra vocês.


LINK do PDF: Gueixa - Império de Jade



5 comentários:

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)