Logotipo do cenário |
Ola leitores, hoje vou fazer a resenha de um livro que adquiri recentemente, o Tormenta RPG e do Bestiário de Arton. Esses dois livros são, atualmente, o mínimo necessário para se jogar no cenário, mas apenas com o livro básico você consegue, e muito, se divertir.
A capa |
O livro tem as primeiras páginas coloridas, apresentando algumas imagens que situam o leitor no conceito histórico e social de Arton, reino onde se passara o RPG. A linha de tempo é boa, dando idéias, mas sem esclarecer tudo, mas, pra quem leu os romances, vai reconhecer muitos eventos.
A história atual se situa 4 anos após dois enormes eventos acontecerem, as guerras táuricas e a queda do mestre Arsenal. O mundo ainda está tenso, devido a esses acontecimentos, e a vida de aventuras está um pouco menos reconhecida como antes.
Mestre Arsenal, vilão antigo que ainda pode estar a solta. |
Além disso, o livro dá dicas para quem está começando a jogar no cenário agora, exemplo de uma partida de RPG (não no estilo do rebelde) e todo capítulo começa com um conto muito bom escrito pelo Leonel Caldela, como sempre, seus finais são impressionantes.
Começando a ficha
Personagens de Tormenta RPG |
Os três capítulos seguintes seguem o básico da criação de personagens, são eles: Habilidades, Raças e classes. Todos os três estão muitos bem escritos e com ótimas imagens, cada imagem dá vontade de criar um personagem naquele estilo, a minha preferida foi o Druida xD.
Falando primeiro das raças, o capítulo começa explicando o que elas são, o que personagens de raças pequenas ganham e uma lista de idiomas e quem os fala. Depois somos introduzidos a elas, que são: Anão (modificado para ser mais útil, porém clássico), Elfo (continuam clássicos, ótimos Rangers ou Magos), Goblin (feios, ladinos e engenhosos), Humano (o faça você mesmo das classes), Lefou (básico e poderoso, mas pouco carismático), Minotauro (perfeito para personagens combativos) e Qareen (meio gênios, mestres da magia). Dentre as raças opcionais estão os Gnomos (não existem no cenário), Meio-elfos (básico como humano, destro como elfo) e Meio orcs (forte e editável). E no Bestiário temos os Orcs (inimigos clássicos), Nagahs (metade cobra metade gente e possíveis grandes vilões, sera?), Sprites (fadinhas bem pequenas), Centauros (a metade cavalo da umas vantagens interessantes), Gnolls (homens hiena) e Elfos-do-mar (ótimos em campanhas piratas).
As classes são as mesmas de D&D 3.5 (Bárbaros, Bardos, Clérigos, Druidas, Feiticeiros, Guerreiros, Ladinos, Magos, Monges, Paladinos e Rangers), mas elas estão muito mais equilibradas, todas tem poderes que as tornam interessantes, mesmo com uma apelação aqui e acola. A classes básicas de tormenta, os Samurais e os Swachbluckers estão mais legais e atrativas. Um defeito do livro é o fato dele não possuir classes de prestígio, porem é fácil acha-las no forum jambô ou na tormenta wiki.
Todos os personagens começam mais fortes do que nos antigos livros, porém eles possuem menos itens mágicos, o que acaba igualando os personagens de tormenta com os personagens de sua antiga mesa de D&D.
Começando o Jogo
Os capítulos seguintes apresentam explicações para o uso de perícias e de talentos, os jogadores combatentes vão gostar muito dessa parte. Além da lista de magia que, infelizmente, é igual a do D&D, ou seja, ordem alfabética, você vai ter que ficar procurando durante muito tempo as magias para o seu nível, mas, pelo menos, a jambo disponibiliza no site uma lista por ordem de poder.
As tendências são bem explicadas, além de um paragrafo definindo a personalidade de quem possui a tendência tem um paragrafo de exemplo muito legal, que explica o que cada tendência faria vendo um garoto roubando um pão. Os deuses são bem explicados, porém suas restrições estão menos visíveis.
O capítulo sobre Malpetrin, junto do capítulo de monstros e do Bestiário já nos dão material para uma campanha enorme e muito variada, mal posso esperar para botar meus jogadores contra os demônios da tormenta *-*. As fichas de monstros estão simples e resumidas, muito fácil usá-los em combate e já com todos os bônus e redutores adicionados.
O grande vilão do cenário não são os monstros, é a tempestade rubra. |
Ambos os livros me agradaram muito, mais do que recomendo que vocês comprem. Agora é só pedir a ajuda de Tauron e partir para a luta contra a tormenta o/
Abraços ou beijos
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ResponderExcluirGostei da resenha, mas está muito simples rsrsrs
ResponderExcluirPostagem bem antiga, hj em dia seria bem diferente haha Ta simples msm
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