quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mega City


Ola leitores, tudo bom? Recentemente terminei de ler o excelente Mega City, cenário para 3D&T excelente criado por Gustavo Brauner. Bem, como é de se esperar, fiquei louco para fazer uma resenha do material logo, mas fuçando o arquivo do blog eis que me deparo com um post quase pronto do Mugetsu sobre uma aventura nossa em megacity e pensei, por que não aproveitar isso no meu review? Bem, é isso que estou fazendo agora.

O post de hoje vai ser um review misturado com um diario da aventura, bem no estilo daquele nosso post sobre as aventuras do Bob Marley no D&D 4E. A aventura mestrada foi O Beijo que se passa num dos cenários do livro. Ai você me pergunta "Um dos cenários?" Sim, o livro conta a história de uma cidade fictícia, a maior cidade do mundo, mas o livro é dividido em capítulos que explicam os cenários de jogo dentro da cidade das cidades. Quer saber mais? Continue lendo!

Os Cenários


Opala Negra, uma das melhores ilustrações do livro
Mega City é um livro de 142 páginas cheio de conteúdo e história. O livro começa com uma introdução que explica como surgiu a idéia do cenário e logo em seguida partimos para Bem-Vindo a Mega City. é nesse capítulo que conhecemos a organização da cidade e sua história, desde a época que foi descoberta por Giuseppe Polo até os dias atuais. É legal notar que o autor é fã de quadrinhos e de tantas outras mídias, seus NPCs tem nomes que um Nerd mais atento reconheceria na hora e chamam atenção para sua história e motivações muitos bem colocadas. Só no primeiro capítulo já tive ideia para meia dúzia de aventuras, isso na primeira vez que li...

A seguir, somos apresentados aos cenários dentro da cidade das cidades, são eles: Super Mega City (Cenário de Super heróis, mutantes, etc.), O Torneio das Sombras (Ta afim de jogar uma campanha meio street fighter meio mortal kombat? Aqui é o lugar), Megadroide ( Megaman mandando um Oi), Nova Memphis (ótimo para quem gosta do clima do mundo das trevas, mas não nega uma chance de cair na porrada) e Mega City Contra-Ataca (que tecnicamente não é só um cenário, mas é tão bom quanto os outros; trata dos humanos comuns que sambam na cara do perigo, não temendo nenhum desafio que a cidade possa vos dar).

A grande sacada do livro é a história da megalópole e como ela se relaciona com cada tipo de cenário. O mestre tem a opção de usar apenas o(s) cenário(s) que preferir, ou - o que, pra mim, é a melhor opção - misturar tudo numa salada foda e ver no que vai dar. Foi isso que a gente fez quando jogou.

As Regras
O manual é um prato cheio para aqueles jogadores que sentiam falta de vantagens mais específicas no 3D&T, ou os combeiros. Cada regra nova é apresentada no cenário que é mais útil e todas são muito simples e fáceis de usar.

Os super poderes dos heróis são bem parecidos com magias, assim como as Técnicas de Luta do torneio das sombras, melhor vantagem do livro, na minha opinião. Temos também regras para uso de equipamentos, verdadeiros complementos para a ficha dos personagens, já apareceram na DS que fala de High School of Dead, lembra? Temos também as dádivas e poderes das castas sobrenaturais de Mega City (Vampiros, Lobisomens, Demônios e Anjos), são um prato cheio para quem gosta desse tipo de personagem e dão um toque único comparado com os personagens mais "comuns" do cenário.

Por último, mas não menos importante, vem as regras para os personagens "comuns" da cidade. Vantagens e Desvantagens únicas para personagens bem parecidos com os nossos heróis do dia a dia, ou de filmes como Duro de Matar ou jogos, como Uncharted. Uma regra excelente é apresentada pouco antes das aventuras introdutórias do livro - sim mestre, o Gustavo poupou um trabalhão que você ia ter - estou falando dos Pontos de Destino. São esses pontos que tornaram Mega City ainda mais interessante, eles servem para o jogador ter mais poder sobre a cena, ele que faz aqueles soldados comuns do filme Transformers enfrentar máquinas de várias toneladas guerreiras, eles são o trunfo dos personagens.

Agora, vamos ver os personagens montados lá na mesa: (Detalhe: grande parte do conteúdo abaixo foi inscrito pelo Mugetsu).

Os Personagens

Claws [Pepé, o cara que colocou a lista de magias no lugar do background/tem o Código de Honra do Caçador mas não tem Sobrevivência/quem é Rachel?/ganhou um arco mágico bolado na primeira aventura/aposto que vai perder ele na próxima]

Um elfo com mais de 200 anos, jovem para os padrões de sua raça, nascido e criado em sua tribo na floresta amazônica. Sua vila sempre foi pacífica, tendo uma boa relação com o governo, permitindo a entrada de fiscais em suas terras, e recebendo auxílio médico e outros serviços, convivendo bem com o "homem-branco". Os motivos que levaram Claws a deixar sua tranquila e pacata tribo e rumar para Mega City são desconhecidos até pelo jogador, que não os inventou ainda.

Claws desenvolveu as habilidades inerentes a sua espécie, dominando o poder mágico dos elementos, além de habilidoso com espadas e outros tipos de armas cortantes. Utiliza de varinhas para invocar suas magias, tendo seu poder mágico diminuído consideravelmente se não tiver uma em mãos. Acostumado a viver na mata, aprendeu a não abusar da natureza e da vida dos animais, caçando apenas por sobrevivência. Evita matar crias ainda filhotes, e fêmeas de qualquer espécie, preservando a vida e linhagem desses.

Claws (7 Pontos): F1 (corte), H2, R1, A0, PdF0; 5 PVs, 5 PMs; Elfo (2 pts); Magia Elemental (1 pt), Regeneração (3 pts) e Sentido Especial: visão aguçada (racial); Código de Honra do Caçador (-1 pt) e Fetiche: varinha (-1 pt).

Ximbinha [Mudo, saporra queria ser mudo de verdade!/ele colocou esse nome por que quis, não foi culpa minha/prevejo ele adquirindo o kit monge logo, logo/ih, se ferrou! Vi aqui que monge precisa ter Ataque Múltiplo e Telepatia/fez um desenho lindo do personagem na ficha]

Ximbinha veio de Mossoró no Rio Grande do Norte, é forte devido aos anos trabalhando como pedreiro. Aprendeu a lutar sozinho e não acha necessário o auxilio de grandes mestres, isso é coisa de gente frouxa. Sozinho também aprendeu a dominar algumas disciplinas da força treva, seus grandes trunfos em combate.

Ximbinha (7 Pontos): F1 (esmagamento), H2, R2, A1, PdF0; 10 PVs, 10 PMs; Ataque Especial (1 pt), Sobrevida da Força Treva (1 pt) e Técnicas de Luta: direto, makiwara, joelhada e golpe de judô (2 pts); Insano: histérico (-2 pts) e Ponto Fraco (-1 pt).


Shane/Ass [Pedro (Eu), tem dois Códigos de Honra, muleke honrado!/tem o Código de Honra do Caçador mas não tem Sobrevivência²/o maldito reciclou esse personagem de outro RPG/deitou duas vezes na primeira aventura/eu ri!]

Bunda Shane acredita ter vindo de outra realidade, outra dimensão, um mundo paralelo a esse existente em outro tempo-espaço. Não sabe como nem porque veio parar nesse mundo, estava prestes a começar a faculdade em Mega City (da sua realidade), mas quando chegou na cidade não estava mais entre a lista dos que passaram, na verdade, nada parecia mostrar que ele existia.

Ass é experiente em combate contra várias criaturas e já salvou o mundo até, ou não. Esse universo é tão diferente de seu antigo lar que muitos fatos históricos são diferentes, até as regras o que ele acha que é verdade pode não ser e isso é sua maior fraqueza. Ele também não parece nem um pouco poderoso comparado a outros grandes heróis da cidade. Pelo visto ele tem que começar de baixo para conseguir voltar pro seu mundo.

Shane (7 Pontos): F0 (esmagamento), H2, R1, A0, PdF0; 5 PVs, 5 PMs; Nanomorfo (3 pts); Imitação (2 pts), Membros Elásticos (racial), Pontos de Magia Extras (1 pts) e Regeneração (racial); Código de Honra do Caçador e da Redenção (-2 pts) e Insano: fantasia (-1 pt); condução, disfarce e furtividade (1 pt).

Também foram criados: Um humano comum Soldado Russo, um Lobisomen ultra porradeiro e um Yokai mago e lutador, mas eles não participaram da primeira aventura.

A Aventura

O Beijo

Bom, eu li essa aventura inteira apenas uma vez, e logo depois tive de emprestar o livro para que o grupo fizessem as fichas, então não tive tempo para reler nada. Eu lia o que precisava durante o jogo para os jogadores, e fomos levando assim, meio nas coxas xD  Essa aventura foi preparada para grupos de qualquer tamanho, mas os personagens deveriam ser de 10 Pontos (são de 7). Eu diminui bastante a pontuação dos inimigos, menos da chefe, e isso meio que equilibrou as coisas, deu pra rolar uma boa aventura. Só estava preocupado com a dúvida que a maioria dos jogadores tiveram com relação às Técnicas de Combate do cenário de Torneio das Sombras: podem ou não combar com Ataque Especial? Em todo caso resolvi deixar, por que estou testando possibilidades, mas o resultado foi o que eu já esperava, uma sucessão de Ataques Especiais + Joelhadas ou Diretos. E acreditem, o dano é alto! Contra inimigos mais poderosos isso pode ficar um pouco equilibrado, mas continuo com um pé atrás. Vou deixar o jogador fazer isso por mais algumas aventuras, para avaliar melhor. Existem magias que causam dano parecido pela mesma quantidade de PMs, pode ser que ainda esteja equilibrado sim.

Introdução

Essa parte narra como se encontra o mundo sobrenatural depois de passada mais de uma década desde o Milênio. Não achei importante narrar para os jogadores, pois estava mais interessado na aventura, e como nenhum dos personagens foi construído usando as regras para seres sobrenaturais ou sequer tem grande conhecimento sobre o oculto, eu pulei isso. Porém, mais para frente será necessário que conheçam, pois essa campanha será uma mistura de todos os cenários disponíveis, com direito a crossovers e tudo que animes/gibis/cinema/games tem direito!

O Chamado

Todos os personagens começam tendo o mesmo sonho. Estão andando pelas ruas de Mega City à noite, de mãos dadas com uma pequena menininha loira. Olhando para eles, diz sempre que "Estão quase chegando." a algum lugar que os personagens não sabem onde é. Mas por algum motivo todos os personagens sabem o nome da menina: Rachel.

Enquanto isso, continuam caminhando pela calçada bem iluminada, com pessoas preenchendo os cafés, barzinhos e restaurantes locais, saindo de shoppings, conversando em grupos e rindo alto. De repente Rachel aponta para um dos enormes prédios da rua, e então alguns andares acima uma das janelas explode, quando um homem cai por ela e se estatela no chão, seguido por quatro lobisomens que saltam atrás dele, aparentemente caçando-o.

Rachel diz ser seu pai, e pede ajuda dos heróis, que então resolvem intervir, colocando-se entre o homem e as lobisomens. Há luta, e o combate termina com a vitória dos personagens, quando as lobisomens fogem. Esse embate serviu para os jogadores testarem seus poderes, foi o primeiro combate com seus personagens. Ninguém deitou. Logo após a vitória, os personagens acordam do sonho.

Comentário do Pedro: A luta inicial foi bem divertida, geral com sorte nos dados e testando os sistemas e os personagens. A melhor parte foi quando falei que abri um buraco no meu peito pra esquivar e os outros jogadores arregalaram os olhos (sim, eu vou puxar saco do meu personagem).

O Despertar

Despertando, eles ainda se lembram vividamente do sonho. Pedi testes de Habilidade pra que se recordassem de maiores detalhes. Nessa parte aproveitei pra saber como é mais ou menos a rotina dos personagens dos jogadores. No que trabalham, onde moram, seus afazeres diários, como são pobres devedores e se prostituem pra ganhar o pão de cada dia, etc. Alguns tentaram encontrar o personagem dos outros, que lutaram ao seu lado no sonho, mas sem sucesso.

Chuva de Vidro

Usando das pistas que obtiveram relembrando seus sonhos, os personagens conseguiram chegar na rua exata em que estavam com Rachel. Como em um déjà vu, percebem que tudo passa a acontecer exatamente como no sonho. São as mesmas pessoas lotando barzinhos, lanchonetes e lojas, conversando em grupos, indo e vindo na rua. Então acontece novamente, uma janela de um prédio próximo estoura, quando um homem pula por ela, caindo no chão com força, seguido por quatro lobisomens. Os personagens iniciam outra batalha para proteger o rapaz. Também saem vitoriosos dessa vez, mas Shane deita no meio da treta!

Comentários do Pedro: A luta foi mais difícil "na vida real", demoramos bem mais para derrotar os inimigos e toda porrada doia a alma, principalmente pro elfo e o alien que tinham R1.

A História de Leonard

Depois da batalha, os personagens podem conversar com o rapaz. Ao socorrê-lo, notam que seus ferimentos cicatrizaram, e que não se trata de uma pessoa comum, é um vampiro. Ele se apresenta como Leonard, e durante a conversa, revela sua história aos personagens.

A algumas semanas, Leonard e Amanda, sua noiva, começaram a sofrer ameaças e persuasões de um estranho grupo de mulheres chamado Filhas de Diana, que queriam que Amanda se unisse a elas. Assustada, a jovem recusou, mas as ameaças continuaram, até que um dia Amanda desapareceu.

Leonard contratou um detetive particular, que em dois dias entregou um endereço onde afirmou que se encontrava amanda. O jovem foi verificar, era em um andar térreo de um grande prédio, onde funcionava a Academia Diana. Se deparou com o grupo de mulheres que atormentavam sua mulher, e foi tirar satisfação. Foi surrado e jogado na rua. Acionou a polícia, mas só puderam conversar com as agressoras, que disseram que o rapaz entrou na academia e começou a molestar as clientes.

Desde então Leonard vem tentando encontrar um meio de entrar escondido na academia para procurar por Amanda. Dois dias atrás, enquanto rondava o local, foi atacado por um homem. Não entendeu bem o que aconteceu, mas o desconhecido possuía uma força descomunal, o dominou facilmente e o mordeu. Depois disso suas lembranças divagam, mas agora sente-se estranho. Ficou muito pálido, e sua pele está muito sensível, queimando em contato com a luz do sol....

Hoje Leonard rondava a academia novamente, mas foi percebido e perseguido pelo grupo de mulheres. Enquanto fugia, entrou em um prédio, e para escapar de suas perseguidoras pulou pela janela. Foi o momento em que cruzou seu caminho com os personagens. Desesperado, pede que o ajudem a salvar sua mulher. Os personagens aceitam, mas também querem saber do paradeiro de Rachel. O rapaz afirma não conhecer nenhuma garotinha, e que Rachel é o nome que escolheram para sua filha que ainda estava para nascer. Amanda engravidou pouco depois de seu noivado.

Comentários do Pedro: A aventura tinha a história bem legal, a parte da filha não existir me surpreendeu muito.

Academia Diana
Estou sentindo uma treta
Leonard os guia até o prédio. Aqui houveram algumas confusões. Existiam meios para entrar no prédio, como destrancar alguma porta, ou desligar os alarmes e entrar pela frente mesmo, dutos de ventilação, etc. Mas eu dei uma solução mais fácil, pois ninguém no grupo pegou Perícias ou especializações que ajudassem nisso. Eu disse que existia uma janela aberta no segundo andar. Só que um dos personagens possui a vantagem Membros Elásticos, eu tinha esquecido disso. Normalmente puxar ou mover algo é um teste de Força, mesmo com Membros Elásticos isso não muda.

A História de Amanda

Nessa cena descobrimos quem Amanda realmente é, uma enorme reviravolta acontece ao descobrir isso, mas os personagens ainda enfrentam as Filhas de Diana com toda a força possível.

Comentários do Pedro: Essa foi a luta mais difícil que já enfrentei jogando 3D&T. Lobisomens por todos os lados, armas mágicas nas mãos do inimigo, PMs zerados, mas foi muito divertida também. Tivemos algumas discussões sobre técnica de luta combar com ataque especial, mas, para nossa alegria, combava xD

As próximas cenas da Aventura contém fortes revelações, por isso  não posso falar aqui para não dar Spoiler para quem não fez a aventura ainda, mas posso dizer uma coisa: O ultimo inimigo é muito difícil.

E é isso leitores, para você que não teve chance de jogar ainda, compre um Mega City e se divirta deixando a imaginação rolar e a lógica ir pro espaço! Hahah

Abraços ou beijos

4 comentários:

  1. Muito boa a descrição...adorei o blog...continuem assim

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela resenha! Gostei do relato da aventura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, Gustavo. Foda foi o mestre largar a campanha que prometia tanto na segunda sessão :/

      Abç

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)