sexta-feira, 5 de julho de 2013

Chefe de Fase — O Cavaleiro sem Cabeça

"Eae, blz lekão?"
Todas as minhas campanhas seguem a premissa dos jogos clássicos de ação e aventura daqueles video games que todos nós tivemos na infância. Sempre vai ter uma aventura no gelo/água, uma na lava, uma na floresta, uma numa cidade e uma na caverna. Essa fórmula se repete com a temática das aventuras e dos vilões que os personagens vão enfrentar nelas, por isso, sempre vai ter uma aventura com aberrações (demônios da tormenta?, mutantes), demônios (seres infernais no geral), animais (e criaturas da natureza), elementais, humanóides... Hoje, o post é sobre um Morto-vivo.

O Cavaleiro sem Cabeça é fruto de diversas lendas da Escócia, nelas era comum se ouvir falar de um jovem que fora herdeiro de um chefe de clã, mas que, por inveja, resolveu armar um conflito com os seguidores de seu pai, para tomar o controle de seu clã e de suas terras. Mas ele foi assassinato em campo de batalha, teve sua cabeça arrancada e agora é um cavaleiro errante que só aparece como prenúncio de morte para aqueles de sua região.

História legal, não? Mas ainda acho que da pra dar uma melhorada, continue lendo.




"A maldade possui várias mascaras, mas nenhuma é tão perigosa quanto a máscara da virtude." — A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
A História desse jovem pode ser contada em vários lugares, vou dar alguns exemplos em reinos do próprio Tormenta abaixo, adapte para o seu mundo de jogo e para sua mesa.

Será que o garoto da lenda estava errado? Use-o como um antigo cavaleiro, leal, justo e com honra. Ele percebeu que seu pai se tornar um tirano depois dos anos que passou em viagem, até que, quando voltou a sua terra, resolveu organizar uma pequena revolução para tirar seu pai do poder. Mas ele foi traído por aliados importantes, morto. Apunhalado pelas costas e tendo sua cabeça decepada, agora ele vaga matando todos que o trairam e quem quer que esteja junto.

Aprendam: Nunca mexam com uma pessoa boazinha.

Samburdia: Samburdia é o reino do Tormenta baseado no Brasil (Samba+balburdia), ler o livro Hy-Brazil da Daemon ajuda a dar ideias de como conduzir o jogo nesse reino, fica a dica. Na minha mesa, Samburdia foi um dos ultimos reinos a abolir a escravidão, sendo que era uma escravidão étnica, focada em humanos negros, não racial. O cavaleiro podia ser um libertador de escravos que lutou o máximo que pode para libertar o povo da tirania e/ou os escravos de seu reino. Agora ele ataca a todos, mas nunca ataca um escravo ou ex-escravo.

Bielefield: O reino mais medieval clássico do Tormenta, use-o como as crônicas do Rei Arthur, cheio de cavaleiros e bravatas. Num lugar com tanta honra e heroísmo, o Cavaleiro fora um rebelde, alguém que negou-se a cumprir ordens quando percebeu que seu pai e senhor estava fazendo algo errado e foi traído ao movimentar uma pequena revolução.

Yuden: Um reino militarista, talvez muito parecido com o império Russo, mas sem a neve e os seres humanos super poderosos. Num reino como esse, um cavaleiro que resolveu trair seu senhor é caçado como um demônio, agora um rebelde, um líder de movimento? Ele seria um exemplo: Sua cabeça é um prêmio na estante de seu pai, uma lembrança para todos que pensaram em se rebelar.

Ficha

O Cavaleiro sem Cabeça  -  ND 6

Humano, Morto-Vivo 3/Guerreiro 4  Neutro Mal

Iniciativa +12

Sentidos: Percepção +11, Visão no escuro.

Classe de Armadura: 21 (2 des + 6 meia armadura +3 nível)

Pontos de Vida: 50

Resistências: Fort -, Ref +5, Vont +6, imunidade a atordoamento, dano de habilidade (for, des e con), não precisa respirar, se alimentar e dormir, sofre dano de magia de cura e recupera com magias de necromância, imunidade a crítico (perdeu a cabeça e o coração em combate, o que você vai acertar?).

Deslocamento: 9 m

Ataques Corpo-a-Corpo: Chicote +11 (1d3+9), ou Chicote +7 e Machadinha +7 (1d6+9, x3)

Habilidades: For 22, Des 15, Con - , Int 14, Sab 12, Car 8.

Talentos: Usar arma exótica (chicote), Combater com duas armas, Especialização em Combate, Derrubar aprimorado, Desarmar aprimorado, Combate Montado, Reflexos de combate.

Perícias: Percepção +11, Cavalgar +12, Iniciativa +12, Conhecimento (estratégia) +12, Acrobacia +12, Intimidação +9.

Montaria Fantasmagórica: o cavaleiro sempre é visto cavalgando, ou os relatos contam isso, como uma lenda. O mestre pode escolher dar essa magia como uma habilidade sobrenatural do cavaleiro, sem limites de usos por dia. Caso não use, considere trocar o talento Combate Montado por algum talento mais útil, como Conhecimento de Golpes, Conhecimento de Posturas, Duro de Matar ou de Ferir, etc.


Tesouro: Padrão

Táticas: O cavaleiro sem Cabeça é uma criatura única e poderosa, para um grupo iniciante seria um perigo temível, para um grupo mediano seria um atacante poderoso, mas precisaria de ajuda (escolha inimigos que combinem com a sua aventura). Lembre-se de usar os ataques do chicote como as manobras derrubar e desarmar, ele ganha um total de +8 para realizar cada uma delas e se prepare para distribuir ataques de oportunidade. Use acrobacia para evitar ficar cercado e prefira usar a machadinha para tirar dano só em situações propicias, nada de chefe que derrota só no dano aqui.

E então, o que acharam do chefe dessa semana? Comentem!

Abraços ou beijos

2 comentários:

  1. Meia-Armadura só tem +1 de bonus de destreza, man.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os equipamentos estão modificados com dinheiro, só deixei simples pra facilitar a ficha

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)