terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lista de Magias de Suplementos – TRPG (descritores e resumo)

Cansado de folhear páginas e mais páginas atrás de magias?
Seus problemas se acabaram-se!

          Oi galera, passando aqui pra compartilhar mais um material de apoio com vocês. Especialmente depois de usar por um tempo a lista de magias contida na versão revisada no Módulo Básico de TRPG, comecei a sentir mais e mais falta de um material com a mesma qualidade para as magias do Manual do Arcano.

          Até hoje, dependíamos de uma lista bem simplificada, embora bastante útil, que ronda pela internet. Com muita calma, fui então escrevendo uma lista para este e outros suplementos, nos moldes daquela presente no revisado. E algumas pequenas melhorias.

          O resultado, vocês podem conferir no link abaixo, e também nas imagens para mais fácil visualização. No entanto, quero deixar algumas considerações para seu uso, mas abaixo.







          Antes de mais nada, quero dizer que este trabalho foi um pé no saco bom tanto mais penoso e maçante do que eu esperava. Ler mais de 150 magias, uma por uma, e resumi-las a uma ou duas linhas (e os textos originais não são nada concisos), e tendo que dar atenção a uma miríade de detalhes, acabou me fazendo perder o foco um sem número de vezes. Eu dei uma revisada geral em coisas mais grosseiras, mas é bem provável que vocês encontrem erros ou problemas na lista. E na verdade eu estou contando com isto.


          Se eu fosse revisar tudo sozinho, iria levar pra sempre um bom tempo até publicar a lista. Ao invés disto, eu preferi colocar ela à disposição logo de uma vez (se tem, é pra usar né, haha), e contar com o feedback de vocês nos comentários. Qualquer problema que encontrarem, desde erros de digitação e ordem, até estatísticas ou descrições incorretas, é só postar aqui no artigo que eu atualizo na lista tão logo quanto possível.


          Também já vou avisar que há pelo menos uma magia que é incerta na lista: Emanações da Paz, do Guia da Trilogia. Esta magia aparece no livro como sendo Divina 1, mas na ficha da personagem Nichaela ela está listada como Divina 2. Pelo poder do efeito eu acredito que o correto seja Divina 2, e foi assim que a listei. Enviei a pergunta ao Guilherme Dei Svaldi para confirmar o caso, mas ainda não recebi resposta, então até lá vai ficar assim.

"Anexe esta lista ao Tomo dos Mais de Mil Dados, aprendiz, e vamos praticar um pouco."

          No mais, por enquanto é isso. Qualquer coisa, conforme houverem mudanças ou novidades nos textos, eu vou atualizando aqui. Tudo de bom e espero que possam aproveitar essa lista para facilitar o trabalho de criação de personagens.

          Até mais galera. ;-)

         Adicionei as magias do Manual do Devoto à lista. Algumas peculiaridades fazem esta lista ser útil mesmo sobre a do próprio manual. Ele tem algumas magias arcanas nele, que eu listei nas arcanas desta lista. Inclusive, há uma magia no manual que nem mesmo tem versão divina...

        Também há 2 magias nele cuja versão divina e arcana diferem em nível. E no manual a lista só lista um dos níveis, inclusive de forma mal escolhida, pois foi colocada no seu nível de arcana na lista... E observem que a listagem por cores foi alterada nesta lista. ;-)


         30 de maio de 2016: Adicionei os descritores das magias Raio Gosmento, Portal para o Saber e Expandir Domínio, que consegui descobrir com o Guilherme Dei Svaldi. Além disto, as magias Clarão do Esquecimento, Coração de Galinha e Sonho de Dor continham erros que foram corrigidas graças ao Gabriel Reis, nos comentários.

         14 de outubro de 2017 terminei de adicionar as magias de livros novos e as magias absolutas, que ainda não estavam na lista.

40 comentários:

  1. Rapaz, mas aqui só ta com material bom ultimamente eim ahhaha Foda-se a humildade haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma aí cara, você tá muito exaltado. E zoeiro também. XD

      Excluir
  2. Realmente, que belo trabalho. Meus parabéns!
    Ainda separou por cores as magias dos outros suplementos :)

    Muito obrigado, senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Quem bom que gostou. =)

      P.S: Lendo aqui nos momentos vagos, com a lista impressa, eu detectei alguns probleminhas menores que devo corrigir logo. Mas não é nada que atrapalhe o uso.

      Excluir
  3. CARA EXCELENTE, como todos os outros materiais de suporte, tu tem a inteção de ampliar elas com a chegado do MdD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for necessário, sim. Só não posso prometer uma data ou prazo. ;-)

      Excluir
  4. Cara, ja nao é de hoje que eu monto meus códices de Tormenta RPG. Recentemente finalizei o meu códice das magias e me veio a seguinte questão. Como agrupar magias nessa lista que possuem mais de um descritor? Como Arma Elemental, que é eletricidade, fogo e frio, e Desmetamorfosear, que é abjuração e necromancia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há N formas, mas o que nós devemos pensar sempre é: "qual a necessidade do jogador?"

      Quando o jogador procura por uma lista, ele está montando seu personagem. Ele tem que escolher X magias de nível 0 e Y magias de nível 1. Podem ser quaisquer umas, ele só quer uma lista com resumos simples, que dêem uma ideia sobre sua aplicação. Ele quer saber quantas magias de dano pode ter, e quantas proteção, etc. Para isto, a ordem alfabética é suficiente, mas a divisão pode descritores ajuda um bom tanto. Ter todas as magias de fogo num só local, é melhor.

      Mas há também os magos especialistas, os quais vão, primeiramente, buscar por magias de sua escola. Estes só querem encontrar todas as magias de encantamento juntas, ou todas as de necromancia, e por aí vai.

      Para atender ambos os casos, magias como Arma Elemental TEM QUE estar listadas mais de uma vez. Elas tem que aparecer na sessão fogo, e na sessão frio de novo, e também na sessão elétrico. Para descritores como ordem... Num primeiro momento, inguém liga, pois não há necessidade de saber este descritor. Não que eu conheça. Mas preferi listar todos da mesma forma, pois sempre pode surgir uma nova classe que precise desta informação. E pode haver gente que queira magias assim por motivos mais específicos, que não me cabe julgar.

      Excluir
    2. Pensando bem, de fato é o melhor a se fazer. Vou arrumar o meu agora mesmo.
      Abraço ai cara, e sucesso.

      Excluir
    3. Obrigado. Tudo de bom pra ti também. ;-)

      Excluir
    4. Já existe uma classe que depende dessa informação. A linhagem Caótica de feiticeiro impede aprender e conjurar magias com o descritor (ordem).

      Excluir
    5. Bem lembrado! Por essas e outras que eu prefiro prevenir. =D

      Excluir
  5. Uma dica que deixo é inserir nessa lista as duas novas magias do Manual de Raças: Criar Zumbi Vegetal e Criar Fera Vegetal (divinas), pois elas podem passar despercebidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Cara, se você não tivesse falado, eu não iria lembrar destas magias tão cedo. Nem lembrava que existiam. XD

      Vou adicionar e já upo a lista atualizada.

      Excluir
    2. Agora sim. A lista ficou bala!

      Excluir
  6. Nossa, que trabalho incrível!
    Muito obrigado. Listas assim dão uma ideia de horizontes descobertos muito manera, uma sugestão seria lista pra Talentos e Classes também :).
    Paraéns cra o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Espero que possa aproveitar ela bastante. A sugestão foi anotada, e quem sabe no futuro não acabe gerando algum resultado? Só o tempo dirá. =D

      Excluir
  7. Olá novamente!

    Estava olhando os artigos publicados no site da Jambô e encontrei algumas magias que não foram publicadas nos livros da linha Tormenta RPG. Para falar a verdade, nem sei ao certo se seria o caso de inserir nesta lista de magias de suplementos que vocês do Mais de Mil Dados prepararam, mas o fato é que lembrei do blog ao ler as magias e acho que elas não fazem parte da lista.

    Para auxiliar, seguem os dois links contendo novas magias:
    http://jamboeditora.com.br/1992/magia-da-sorte-e-azar/

    http://jamboeditora.com.br/2610/selo-leonard-kaldon-de-escatologia-e-sadismo/

    Resta a vocês avaliarem se seria o caso de entrar na lista ou não.

    Abraço e continuem com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo toque.

      Vou avaliar o caso para a próxima atualização. ;-)

      Excluir
  8. Muito legal Cristiano, acabei juntando sua lista com a do módulo básico, assim fica tudo em um lugar só. A turma da mesa de domingo agradece :) . Mas o que sinto falta mesmo é de uma lista tabulada no excel Com uma coluna para cada característica incluindo uma para descrição completa e outra para resumida. Assim seria possível usar a ferramenta filtro/ordem em cada atributo da magia e formatar uma lista de acordo com a necessidade. exemplo: ordenar as magias por tempo de execução, descritores, nível ou uma combinação de vários. Mas só de pensar no número de Ctrl -Cs e Ctrl -Vs pra fazer isso já me dá arrepios. Fico imaginando se alguma alma boa já fez isso? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levou sorte que a lista foi atualizada há pouco tempo. Espero que vocês se divirtam. =)

      A ideia não é má. Esta lista já ajudaria bastante quem fosse realizar o trabalho, visto que não terá que escrever ou pesquisar nada... Bom, na verdade a pessoa teria que pesquisar pelos descritores do Módulo Básico, que não estão todos em sua lista. Entre outros detalhes. Mas são ossos do ofício.

      Bom jogo pra vocẽs. ;-)

      Excluir
    2. É sim, até já comecei um esboço em excel num momento de inspiração.
      Atualmente está só com o nome, resumo, nível, tipo(arcana ou divina) , origem(TRPG ou Suplementos) e tempo de execução. E já esta ajudando muito na hora de fazer os personagens e alguns combinhos : ) .
      Ainda faltam descritores, descrição completa, área/alvo, duração, componentes materiais, alcance, efeito e teste de resistência. Provavelmente vou fazer tudo menos a descrição completa. Não tenho paciência para digitar. Talvez coloque a página do livro onde se encontra.

      Quando estiver pronto (ou quando eu desistir) posto aqui.

      Abraço

      Excluir
    3. Uma coisa que eu posso te dizer é que qualquer trabalho deste tipo, por mais simples que pareça ou realmente seja, dá muito trabalho em termos de horas gastas e esforço. Pra fazer uma lista como esta que compartilhei aqui foram muitas dezenas de horas de trabalho de leitura, pesquisa e execução. E muitas vezes de retrabalho também, com reedição, reformulação, reformatação, etc.

      Por estas coisas que é raro encontrar algo assim já feito. Eu mesmo só faço essas coisas porque meu objetivo primário é o "meu" próprio uso. Isto acaba ajudando bastante a não desistir na metade. Nunca pense em termos de "fazer para as pessoas usarem", ou quando você perceber que já gastou dezenas de horas e ainda não fez quase nada, provavelmente vai deixar pra lá.

      (:v)

      Excluir
    4. É, vou colocar uns amigos para ajudar. Assim um vai lendo e o outro digitando. Deve agilizar um pouco. Mas vlw pela dica. Penso assim tb.

      Excluir
  9. cara escelente e vlw pela atualização, mas como funciona essa questao de uma cor pra ambos suplementos o q qr dizer?
    por exemplo:
    as em azul escuro a
    ambos os Manuais do Arcano e do Devoto, as em azul claro ao Manual do Devoto e as em preto ao Manual do Arcano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que as magias em questão aparecem em ambos os livros citados. ;)

      Excluir
  10. Onde eu encontro essa magia chamada megalon? No texto diz estar no "o mundo de arton", mas li o livro de cabo a rabo e não achei em lugar nenhum. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista não diz "no livro O Mundo de Arton". Diz "na caixa O Mundo de Arton". Quando isto ocorrer, poderá estar em qualquer dos livros da caixa. Mas pelo que me recordo está no O Panteão, em uma caixa de texto junto à ficha do sumo sacerdote de Megalokk.

      Excluir
  11. Gente o link para baixar não tá pegando, não tenho essa versão atualizada T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testei aqui e baixei normalmente. O arquivo está ok.

      O 4shared precisa que você esteja logado nele para permitir downloads (logar com conta nele; também é possível logar com o facebook, etc).

      Também é preciso não ter ou desabilitar o AdBlock, ou o tempo de download se torna gigantesco.

      Em último caso, clique nas imagens da tabela e quando elas abrirem, clique com o botão direito do mouse e escolha "Ver Imagem" (Firefox) ou o que aparecer (outros navegadores). Você verá a imagem em alta resolução e pode então fazer o download dela. Repita para cada imagem.

      Excluir
  12. Juntei sua lista com a de TRPG para meu compilado e, nesse processo, detectei algumas coisinhas que podem melhorar esse ótimo suplemento que você fez:

    1. A magia Clarão do Esquecimento possui os descritores Encantamento e Luz, e não Abjuração.

    2. A magia Coração de Galinha possui dois descritores e, no descritor Necro, está também com o descritor Necro dentro dos parênteses. Acho que o certo era (medo).

    3. A magia Emanações de Paz é uma magia divina de 1º nível, e não de 2º.

    4. A magia Sonho de Dor é magia arcana de 8º nível, e não de 7º.

    Mais uma vez obrigado pelo suplemento, ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu ver...

      1. Realmente. Gozado que eu já usei essa magia várias vezes e não percebi. Obrigado.

      2. Essa eu tinha visto faz umas duas semanas, mas já tinha esquecido de novo (não tive tempo de arrumar). Obrigado de novo.

      3. Essa eu comentei na matéria. O livro está errado, na parte da descrição da magia. Mas está correto na ficha da Nichaela, onde esta magia consta como 2º nível. Como mencionei na matéria, eu soube que descrição da magia está errada e a ficha certa ao levar a questão ao Guilherme Dei Svaldi, autor de TRPG e editor chefe da Jambô. Você pode conferir a resposta dele neste link: http://www.jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?p=34723#p34723

      4. Verdade também.

      Estou corrigindo e logo atualizarei o link pra download. Novamente, obrigado por dividir as informações.

      Já aproveitei para adicionar os descritores das magias Raio Gosmento, Portal para o Saber e Expandir Domínio, que consegui descobrir também com o Guilherme. Gozado que eu jurava que já tinha feito isso na lista do download (já faz um tempo que descobri os descritores e modifiquei a lista, mas ao que parece esqueci de upá-la.)

      Bom, tudo feito, por hora. Bom jogo.

      Excluir
  13. Muito legal saber dessas alterações que você levantou do Guilherme. Eu não teria como saber até que saísse uma atualização da Errata. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Vai colocar as Magias do Mundo dos Deuses também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou. Provavelmente durante as férias de janeiro. Também vou colocar os descritores das magias divinas e as munições novas do novos livros na matéria Manual do Chumbo Grosso. Tinha mais alguma coisa pra fazer também, mas não lembro agora. Quando tiver feito eu divulgo pelo face da página. ;-)

      Excluir
  15. parabens pela atualizacao cara mas ta faltando varias magias, inclusive as de lvl 0 tem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é para as magias de suplementos, como o nome indica.

      Para outras magias, use a lista do Módulo Básico revisado ou a disponível para download no site da editora.

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)