domingo, 14 de junho de 2020

Skyfall RPG: O que esperar do próximo cenário para Tormenta 20?

No dia 05/06 na Twitch da Revista Dragão Brasil, Felipe Della Corte entrevistou Pedro Coimbra (Mestre Pedrok) sobre o seu cenário, Skyfall RPG, que receberá um livro físico pela Jambô no próximo ano e uma série de RPG em Stream a partir de hoje (15/06) às 20h! Com esse artigo busco explicar sobre o que se trata Skyfall e tentar transmitir um pouco das minhas impressões, como jogador e mestre desse cenário a mais de 1 ano.

Anúncio do Elenco do Spin-off "3 Portas"


De onde isso surgiu?


Cerca de um ano atrás o cenário passou por um Financiamento Coletivo para uma mesa de RPG presencial gravada com qualidade de estúdio. O financiamento mais que dobrou a meta inicial de arrecadação, acumulando um total de R$64.885,00  O link para o catarse do projeto é https://www.catarse.me/skyfallrpg.

Vídeo de Apresentação do cenário no Catarse


De lá pra cá muita coisa aconteceu, dos vários "Boletins da Queda" que visavam apresentar detalhes sobre o cenário; aos 10 episódios da "Primeira Temporada" financiada pelo catarse e disponível para todos no Youtube; E os episódios Spin-offs feitos posteriormente, entre eles, destaque para o recém-finalizado "Entre a Espada e o Escudo" e o "3 Portas" que vai começar no dia 15/06 e que vai usar o sistema de regras de Tormenta 20!

O anúncio de que Skyfall seria lançado como um scenário 100% baseado nas regras de Tormenta 20 foi feito na Twitch em um bate-papo com Pedro Coimbra e J.M. Trevisan. Você pode encontrar o vídeo aqui!



Beleza... Mas do que se trata o cenário?


Como um cenário Trágico-Fantástico, influenciado pela tragédia e drama teatral principalmente grego e japonês, ele trata principalmente de aventuras épicas em um mundo à beira da destruição iminente, por isso, lembre-se que Skyfall é também uma história Pré-Apocalíptica e esse é um conceito importante para entender o tipo de história tida como proposta: Histórias fantásticas mas com um tom de melancolia e tragédia inexorável. 


Mas que tragédia é essa? Como o mundo vai acabar?


Ilhas gigantes e misteriosas caem do céu no continente de Opath. A primeira grande queda causou um maremoto que destruiu a capital dos elfos do outono, intimamente ligados com o oceano. A segunda destruiu a última Fortaleza dos anões.

O mundo então espera pela terceira grande queda, que provavelmente será a última antes de tudo ser destruído para sempre. Existem algumas quedas menores também, e o fato é que todas elas trazem mais do que destruição: Criaturas nunca antes vistas, uma flora totalmente diferente, um minério cristalizado chamado de Aetherium, e quem sabe também a ruína de uma civilização desconhecida... Esses são apenas alguns exemplos e para muitos, a resposta para a salvação do mundo reside na exploração delas.

Um mundo imerso em magia e Tecnologia


Magia e Tecnologia muitas vezes confundem-se no cenário. Os cristais de Aetherium são capazes de armazenar magias e serem usados como baterias, de modo que postes de iluminação podem conter cristais com uma magia permanente de luz ou eletricidade, da mesma forma que as mais variadas máquinas. Um grande baú também pode conter Aetherium carregado com magias de gelo e assim, formar uma geladeira. O fantástico, o mágico e o tecnológico se confundem e podem ser usados e adaptados das mais diversas formas.                                                                                                                                                                                                                                                  Em Opath as coisas também podem ser muito maiores por dentro do que por fora. Espaços extradimensionais ou acessos a outras partes do plano material (E até além) podem estar nos lugares mais inusitados. A casa de alguém pode ter uma Porta (Nesse caso com "P" maiúsculo) que leva a um laboratório dimensional, muito maior do que caberia em sua torre, e que assim, recebe o nome de Sala ou Saleta (Este último, caso seja um espaço não-registrado e portanto, ilegal). Uma taverna pode ser dentro de um navio naufragado em algum lugar desconhecido no plano material e cujo acesso (sua Porta) é na verdade um bueiro na capital Alberich, sendo assim também, uma Sala.

Portais são Portas para um outro plano ou para outro lugar do mapa. E de fato, a capital do continente, Alberich é conhecida pela sua Praça das Mil Portas, onde inúmeros Portais parecem levar a qualquer lugar do continente.


Um mundo de Guildas, Hansas e intrigas


Na história de Opath as guildas foram criadas inicialmente para explorar as inúmeras ruínas de civilizações antigas (e algumas também esquecidas) que existem em Opath. Com a chegada da Era das Quedas, a exploração das Quedas e o perigo crescente fez com que mais e mais guildas surgissem, para os mais diversos fins.

Mas no submundo de Opath também existe movimento, e aqui temos por exemplo os Hansas, sociedades altamente secretas, financiadas por alguém sombrio chamado de "Mecenas". Membros de Hansa são chamados de "Han", e são identificados apenas por uma tatuagem mágica na parte interior do lábio que só se revela na presença de sangue ou ferro. "Ovelhas", como são chamados as pessoas comuns, dificilmente irão saber sequer da existência dos Hansas, quem dirá de seus objetivos ou até mesmo de seus feitos. Mas o fato é que elas sempre estarão lá.

Muitas outras intrigas também pincelam o cenário. Nas cortes élficas, as disputas pelo poder podem ser mais recorrentes do que se imaginam, já que cada corte élfica representa uma estação do ano  e somente quando uma corte está no poder, a estação que ela representa se instaura no cenário. Ou seja: Só é primavera quando um elfo da corte da primavera está no poder.

Os dragões parecem ter algum plano misterioso sendo posto em prática. Os Maiyeten, Lichs divinos, parecem implacáveis com seus estratagemas, mas se dizem conduzidos por suas divindades. Os Kobolds fazem parte de uma organização altamente secreta conhecida como Kobo, e cuja origem remete à época em que os dragões metálicos ainda existiam, agindo nas sombras para proteger a paz.

A D.I.P.S. é mais uma organização, que vai aparecer na série "3 Portas" e que é responsável por investigar os espaços extra-dimensionais de Opath como as Salas e Saletas.

Por toda Opath coisas acontecem as vezes sem aparente sentido, mas será que na verdade não há alguma mente por trás? Que segredos se escondem na destruição repentina de uma pequena vila pesqueira?


Deusas, Titãs, Dragões... Quem são as principais forças do cenário?


representação das Divindades de Skyfall
As deusas representam forças da natureza e experiências mortais, nomeadas segundo seu aspecto como A Vida, A Morte, A Maré ou A Sombra (que falaremos de modo especial mais tarde). Porém, essas deusas são silenciosas e intangíveis. Muitos até dizem que elas talvez sejam entidades que  sequer existam (Talvez com uma exceção especial para a A Morte e A Sombra), mas se existem, pode ser que sequer sejam deusas. Afinal, um dos aspectos do cenário é que você não precisa acreditar na divindade para receber seus poderes como um clérigo ou paladino: Basta acreditar e se devotar ao aspecto da fé em questão. De forma que podem existir clérigos e paladinos de outras entidades como os Titãs e os Dragões.

Sa’al’lima, A Desejada. Titã dos Elfos

Titãs por outro lado são entidades cósmicas de grande poder e muito antigos, talvez até mesmo mais antigos do que o próprio tempo. Sendo ou não, eles são manifestações de desejos e vontades, na forma de ímpetos, de desejos intensos e as vezes ocultos também e suas formas são sempre representadas por misturas variadas de animais. A titã Sa’al’lima, A Desejada,  é representada como uma enorme criatura felina com chifres de cervo e pele coberta por uma penugem de pavão. Ela é a matrona dos Elfos e representa o ímpeto pela Beleza e a perfeição. existem outros titãs como Ruedim, O Protetor, patrono dos Urodelos e Warpinier, O Seco, o terrível criador dos Sanguir.

Representação da Atual Dragonesa Negra
Por fim temos os Dragões, criaturas imortais e de grande importância para o cenário não só pelo seu poder, mas pela sua participação. Para entendê-los você deve se desprender um pouco do conceito de dragão como normalmente conhecemos em outros temas comuns da fantasia em RPG. Sabe-se que  depois de uma grande guerra que envolveu os dragões cromáticos e os metálicos, culminando na morte desses últimos, os dragões restantes foram aprisionados em ovos pelos Kobolds e quando despertaram, começaram a colocar em prática planos misteriosos. Hoje sabe-se da existência pública de apenas 5 Dragões, todos cromáticos.

Algo curioso é que quando alguém mata o dragão, absorve seus poderes e memórias, tornando-se o dragão que ele abateu. E eles geralmente são encontrados (Quando encontrados) em sua forma original (na forma de quem matou o dragão), e isso é por que sua forma verdadeira causa pânico e loucura a todos que a vêem, de modo que ninguém que sobreviveu esse feito é capaz sequer de descrevê-la. Na cronologia do cenário, durante uma invasão extraplanar na cidade de Alberich os dragões assumiram sua forma verdadeira para lutar, como consequência quase metade da população morreu depois dos delírios causados por esse evento...

Uma história de Dádivas, Impulsos e Melancolias


Na primeira versão de Skyfall, ainda para D&D 5e, havia uma diferença nas raças entre Dádivas e Impulsos, na versão final para Tormenta 20 muito ainda está sendo discutido sobre essas nomenclaturas, mas o que interessa para nós é que: Existem as Dádivas, que são manifestações das vontades divinas, e também existem os Impulsos, manifestações dos desejos dos titãs.

Representação de um Halfling e sua fiel Alpaca
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Todas as dádivas são filhos da Vida, uma divindade cujo desaparecimento deixou marcas profundas nas criaturas e que para não morrerem com esse acontecimento, foram adotados por outras divindades, recebendo em troca as Melancolias. Os Orcs, por exemplo foram adotados pela Fúria e como melancolia eles podem perder o controle de si e entrar num acesso de raiva para destruir tudo e todos ao seu redor, incluindo as pessoas que mais ama. Também temos os Halflings, filhos da Sorte, (ou do Acaso, ou do Caos, a depender do ponto de vista) e sua melancolia é bem curiosa: Eles são incapazes de abrir uma porta pelo lado de dentro, sem sequer conceber a ideia de fazer tal ato.                                                               
                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Representação de um Urodelo de Fogo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Os Impulsos são filhos de Titãs e materializações de seus desejos e motivações. Os Urodelos, filhos do Titã Ruedim, O Protetor, foram criados inicialmente para proteger os 4 planos elementais, mas após uma guerra entre Ruedim e outra entidade cósmica, eles foram para a capital de Opath, Alberich e juraram proteger aquele local. Seu ímpeto é que de tempos em tempos eles precisam fazer um voto de proteção, caso contrário eles começam a secar até morrer. Os elfos por outro lado possuem o ímpeto de consumir tudo que eles julgam belo. Um elfo pode sentir o ímpeto de acumular pinturas, mas quem sabe seu desejo não o leve um dia  a desejar também o sangue de um pintor famoso? 
Representação de um Draconato
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Os draconatos são algo diferente, eles estão relacionados aos dragões e são fruto de um encontro entre seu progenitor e um Dragão no plano mágico e caótico conhecido como Arcanum. Quando uma criatura sonha, suas mentes são transportadas para o plano mágico conhecido como Arcanum, isso vale tanto para dádivas e impulsos como também para animais. Se por acaso alguma dessas criaturas encontrar no Arcanum um dragão que esteja dormindo e sonhando nesse momento, ela começa a gerar dentro de si um ovo de dragão que quando eclode mata a criatura e dá a luz ao draconato com a cor do dragão encontrado. 

Representação de um M'bo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Os Humani são um tipo variado. E que foi adotado por diferentes dádivas. Os M'bo por exemplo, foram adotados pela Morte e sua melancolia é de que eles já sabem quando vão morrer. Os Kia, por outro lado, foram adotados pela Maré e sua intimidade com o Mar está refletida em sua melancolia: Um Kia que começa a ficar muito estático começa a se transformar em Coral até morrer, por isso muitos Kias não se fixam por muito tempo nem a lugares, nem conceitos, ou grupos de pessoas, devendo sempre se mover, como as marés. Existem Humanis que também não foram adotados por nenhuma dádiva, a estes é reservado uma vida curta e e uma morte terrível, mas por isso também não possuem uma melancolia.


A Sombra no coração de todos


Representação de um Sombrio
A Sombra é uma divindade onipotente e onipresente. Mãe de todos os demônios e diabos, ela negocia favores em troca de pedaços da alma dos desesperados.

Durante um tempo ela esteve aprisionada no Vulcão Tief, localizado no Arquipélago de Uma, mas ela acabou sendo liberta e junto com ela vários demônios e diabos saíram do vulcão para aterrorizar os habitantes locais, que tiveram como única alternativa fechar um pacto com ela para aprisionar os Demônios e Diabos na Lua Vermelha do ceú de Op, Varmah.

Em troca, a Sombra transformou todos os habitantes da ilha em Sombrios. Criaturas de aparência nefasta e que estão dois passos mais próximos da morte. Como parte do acordo, qualquer criatura nascida nos arredores do Vulcão deveria passar por um ritual para se tornar um sombrio também. Mecanicamente qualquer criatura pode ser um sombrio e sua melancolia ou ímpeto é trocada pela melancolia e características únicas dos Sombrios quando isso acontece.

A ameaça dos demônios porém, não acabou, e uma vez por ano, no fim de ano, eles tem a chance de sair da Lua e ameaçar a paz de Opath, saindo de Qualquer objeto que possua a forma de um círculo dentro de um círculo. Conta-se que na outra lua de Opath, Lápis, criaturas celestiais conhecidas como Seraphs estão aprisionadas, e que um dia, elas já ameaçaram a existência das criaturas em Op. mas será que eles ainda exercem alguma influência em Opath hoje?

Varmah, a Luz Vermelha, e Lápis, A Lua Azul


Minha experiência e opinião como jogador e mestre no cenário de Skyfall


Representação de uma Humani Kia
Minha primeira experiência com Skyfall começou pouco depois da época do financiamento coletivo. Eu estava como jogador e fazíamos parte de uma grande guilda., tínhamos recebido a missão de caçar um Sanguir que havia enlouquecido e começado a se alimentar de forma descontrolada, o que era muito perigoso já que o ímpeto desse povo de ter de se alimentar de sangue deixa mais forte o seu maligno Titã criador: Warpinier, O Seco

Na segunda aventura, e também minha segunda experiência, narrei pela primeira vez no cenário, continuando com o enredo da primeira. Estávamos lidando com as consequências das escolhas da aventura anterior. e ela começava com uma investigação pois um dos personagens da primeira aventura havia sido sequestrado e usado de cobaia para experimentos malignos de um culto à Warpinier.

Em meio a essa trama, a experiência de tensionar Melancolias e Ímpetos, para dar mais camadas ao personagem e à narrativa foram muito boas. Tentamos explorar ao máximo os conceitos de aventura heroica e trágica, e sem dúvidas o tensionamento de melancolias e ímpetos era uma ótima ferramenta para isso. A mecânica de testes de morte também, dado que segundo as regras (que na época ainda eram conforme D&D 5e), Testes de Morte falhados eram marcados de forma permanente na ficha. Essa era uma mecânica central e terá sua própria versão para Tormenta 20.


Quando você cai morrendo, você se encontra no Corredor da Morte, onde diversas criaturas formam uma fila e A Morte chama um por um, pronunciando seu nome verdadeiro, inscrito em um idioma infernal em um livro com capa de couro de anjos. Em seguida, A Morte diz qual o grilhão que lhe prendia ao mundo material e por último, ela encontra no livro e pronuncia o horário e situação de morte da pessoa.

Outra mecânica que merece destaque é a da Sombra. A qualquer momento de necessidade (Uma morte iminente, um ataque falhado em um momento crucial, uma emboscada da qual não víamos escapatória) a sombra vinha cochichar nas nossas orelhas, oferecendo seus favores em troca de nossas almas. Cada momento em que ela aparece é digno de nota  e atenção. Qualquer coisa pode acontecer, de uma simples re-rolagem de dados a uma magia de teleporte para tirar todos dali. A questão é: Qual o valor da sua alma? Você estaria disposto a salvar quem ama às custas dela?

Os recursos mecânicos de Skyfall casam de uma forma muito boa e natural com a proposta do cenário, estimulando que a narrativa emerja desde a criação de personagens até a interação deles com o mundo, com a sutileza necessária para não se tornar forçado. Em uma mesa que narrei, um personagem Urodelo tinha feito um voto de proteção para o bárbaro do grupo, um draconato que nasceu de um lobo e que por ter crescido no meio selvagem era muito ingênuo, mas ao mesmo tempo muito feroz.

Certa vez resolvi tensionar o ímpeto do Urodelo: O bárbaro estava se mostrando muito forte e auto suficiente após alguns combates, de modo que seu voto de proteção estava começando a ficar abalado, afinal, ele não conseguia proteger alguém que não precisava de proteção. Como resultado, ele começou a secar como qualquer Urodelo e por ser um personagem preocupado em proteger os mais fracos, foi levado a mudar seu voto para o mago do grupo: Um Humani, que além do seu destino fatal inerente, sempre estava tendo dificuldades nos momentos de luta. Isso provocou algumas cenas inusitadas: Em alguns combates o bárbaro começou a ter problemas e quase chegar a morrer (parte pelos dados, parte pela própria dificuldade dos encontros), suas preocupações um com o outro tensionaram mais ímpetos e melancolias no grupo e a sombra entrou no meio também nesses momentos de dificuldade. E esse é apenas um exemplo, em outras campanhas venho tido experiências fantásticas e recebido também alguns feedbacks bastante positivos sobre a experiência, mesmo em grupos diferentes.

Representação de um Orc
Skyfall RPG leva as aventuras fantásticas e heróicas que estamos acostumados em cenários D20 para outro nível com mecânicas únicas de criação, interpretação e desenvolvimento dos personagens. Baseado em uma fantasia épica e ao mesmo tempo trágica, seus conceitos de desenvolvimento de trama e ambientação, podem ser familiares em alguns aspectos e únicos em outros, apresentando mecânicas inéditas para tornar até mesmo uma aventura genérica algo como você nunca viu, devido a todas as camadas de profundidade que o jogo lhe oferece para adicionar. 

Talvez aquele Mago louco que construiu uma masmorra gigante, só estava tentando fazer pesquisas para se livrar do seu trágico destino final como Humani e no fim, acabou encontrando sua própria loucura. Talvez também aquela trama sobre caça ao tesouro envolva um artefato novo e misterioso, descoberto dentro de uma queda e que vai atiçar a curiosidade de Guildas e Hansas. Pode ser também que um elfo ambicioso tenha tomado uma pequena queda onde haviam várias criaturas sáuricas, que apareceram com ela, para transformá-lo em um parque temático e você estava nele quando as coisas saíram de controle. Ou talvez você queira uma aventura estilo Homens de Preto, com investigação Noir do extraordinário em Portais dimensionais, como um agente da D.I.P.S..

Tanto faz sua escolha. Tanto faz se é capaz de se encaixar ou não. Desafie o cânone! Esse conceito é um dos principais para o cenário.

Se quiser conhecer mais sobre Skyfall não perca o lançamento do Spin-Off  "3 Portas", HOJE (15/06)  às 20h, ao vivo na twitch.tv/mestrepedrok.


Confira o trailer abaixo:


                                                                                                                                                                                                       
E você? O que achou do cenário? Deixe sua opinião nos comentários!

Não se esqueça de que a pré-venda de Tormenta 20 acaba amanhã (16/06)! Apoie no link catarse.me/tormenta20pre


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