Depois de uma longa ausência estou postando novamente! Esse último semestre têm sido muito agitado, mas agora as coisas estão um pouco melhores e posso dar mais de atenção às minhas postagens do blog.
Lamento muito que durante esse tempo houveram financiamentos tão bacanas que não pude dar atenção, mas ainda tenho planos de escrever sobre eles logo que conseguir me estabilizar um pouco mais. Nem todo mundo sabe, mas a série #Financia ou outros reviews demandam tempo para estudar um financiamento e seu produto (muitas vezes leio o sistema de RPG todo e narro umas mesas para ter uma ideia clara dele), então passar da maneira mais transparente possível do que ele trata e qual sua proposta.
Mas bem, vamos ao que interessa! Hoje estou começando uma série mais leve, motivada pelos meus estudos desse sistema que tenho curtido tanto e aliado a comentários da comunidade onde eu tenho percebido que muitos ainda tem dúvidas sobre as regras e acham o sistema difícil. Bom, eu definiria Pathfinder 2e como diferente, mas não difícil! Por outro lado eu entendo que o seu estilo crunch, rico em detalhes, consequentemente acaba influenciando na dificuldade de assimilação do conteúdo.
Imagine a cena:"O grupo está todo reunido para mais uma sessão de jogo! Ricardilson é o Narrador e ele faz com que o vilão da campanha erga seu cajado de Bolas de Fogo para dar cabo dos aventureiros. Antonildo, o mago do grupo, decide então usar o talento que guardou todo esse tempo. Determinado, ele grita: 'Contramágica!'
Após olhares arregalados e faces de espanto, todos riem e perguntam: 'Tá... Mas como funciona?'
Dá-lhe tempo lendo o livro e puxando uma página aqui e ali..."
![]() |
"Deixa pra lá, no meu turno eu uso fireball também" |
Neutralização, ou Counteracting no original em inglês, é uma regra de Pathfinder 2e que se encontra na página 459 do Livro Básico. Vamos examiná-la:
- Neutralização é o nome do processo que se dá para um teste de Contraposição onde uma força tenta anular um efeito produzido por outra, podendo ser aflições, condições, magias ou outros efeitos.
- Para realizar uma Neutralização você precisa de uma Magia, Item ou Habilidade que te permita fazer isso.
- É uma rolagem de d20+bônus contra uma CD Alvo, assim como todos os testes de Pathfinder 2e.
- O Nível da Neutralização e do Efeito Alvo são relevantes, de modo que mesmo uma falha não é o fim: A sua Neutralização ainda pode ser bem sucedida se o Efeito Alvo for de um nível menor. Esse nível geralmente será o nível das magias em questão.
![]() |
As vezes a gente tem que aceitar quando é muito fogo pro nosso baldinho |
Determinando Valores
Você só precisa de 3 coisas para seguir com sua Neutralização:
- A CD para Neutralizar um efeito, que é igual a CD da Magia do "defensor" em questão (10 + Modificador de Conjuração + Proficiência).
- O Modificador de Neutralização, igual ao Bônus de Ataque de Magia do "atacante" em questão (Modificador de Conjuração + Proficiência)
- O Nível de Neutralização, igual ao Nível da Magia ou Metade do Nível do Item ou Criatura arredondado para cima. Se a Magia for Elevada você usará o valor do nível que ela foi elevada. É necessário saber o nível da magia de ambos, "atacante" e "defensor"
Lembre-se: Truques são automaticamente elevados à Metade do seu nível arredondado para cima!
Exemplos de Neutralização
Caso 1: Contramágica
- Atributo de Conjuração: 14 de Carisma
- Proficiência com Magia: Treinado em Magias Arcanas
- Atributo de Conjuração: 19 de Inteligência
- Proficiência com Magia: Treinado em Magias Arcanas
Como será o teste?
- A CD de Neutralização de Reviraldo é igual à CD para resistir às suas Magias, ou seja: 18 (10 + Mod. de Carisma + Proficiência).
- > O bônus de Neutralização de Antonildo é igual ao seu bônus de ataque com Magia, ou seja: +11 (Mod. de Inteligência + Proficiência)
(Esses valores geralmente estarão disponível nas fichas de criaturas e Personagens.)
Antonildo irá rolar 1d20+11 contra a CD 18 de Reviraldo. O Grau de Sucesso que ele precisa para ser bem sucedido na Neutralização é de Sucesso. Pois a Magia Alvo é 1 nível acima da que ele usou.
Se fosse o contrário e Reviraldo estivesse tentando neutralizar os mísseis mágicos de Antonildo, ele conseguiria Neutralizar a Magia mesmo com uma Falha, pois o nível de seus mísseis mágicos é superior ao do adversário. Porém ele iria rolar 1d20+7 contra CD 21.
Caso 2: Magia vs Magia
Androvaldo irá rolar 1d20+19 contra a CD 25 de Firminona e ele pode ficar mais tranquilo, pois como sua magia é 3 níveis maior que a da clériga, ele será mal sucedido apenas se obtiver uma falha crítica
Caso 3: Item x Item
1. Como dito na parte que fala sobre Neutralização, pág. 459 do livro básico: O Nível de Mágica de um item é igual à Metade do seu Nível de Item, ou seja: 6
2. Para determinar a CD também é simples. Vamos pegar o Nível do Item e comparar com a Tabela 10-5: CDs por nível, na página 503, mais especificamente a parte de CDs por nível de Magia.
Micaelson irá rolar 1d20+23 contra a CD 28. Como o seu Nível de Neutralização é igual ao Nível do efeito alvo, ele vai precisar de pelo menos o grau de Sucesso em sua rolagem. Mas pelo seu bônus me parece que a bruxa estará em maus lençóis...
1d20+23 contra CD 31 e precisando de pelo menos o grau de Sucesso para ser bem sucedido.
Joguei pouco o pf2 então não passei por situações como estas. Mas pelo menos agora tenho onde investigar se precisar hahaha
ResponderExcluir😉✌
ExcluirOs nomes dos NPCs parecem os nomes que os gatos nos dão quando nos tornamos seus súditos. XD
ResponderExcluirSocorro! uhauhauahahuhahua
ExcluirSó por motivo de dúvida mesmo, sei que foi somente um exemplo. Mas, no exemplo da magia mísseis mágicos o conjurador não poderia conjurar ela de segundo nível, pois o escalonamento da magia mísseis mágicos é de 2 em 2 niveis. Correto?
ResponderExcluirCorretíssimo! Muito obrigado pela observação Leonam, agora está corrigido! ;)
ExcluirAgradeço pela explicação, ajudou muito aqui :)
ResponderExcluirMas tem um porém: Bastão de Anulação conjura Dissipar Magia. Dissipar magia tem como alvo:
Alvos 1 efeito de magia ou item mágico desapossado
Logo, não pode ser usado contra uma vassoura mágica nem contra um bastão anulador caso eles estejam sendo usados/estejam em posse de alguém :\