sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Básicos do Pathfinder 2e: Neutralização (Contramágica e similares)


Depois de uma longa ausência estou postando novamente! Esse último semestre têm sido muito agitado, mas agora as coisas estão um pouco melhores e posso dar mais de atenção às minhas postagens do blog. 

Lamento muito que durante esse tempo houveram financiamentos tão bacanas que não pude dar atenção, mas ainda tenho planos de escrever sobre eles logo que conseguir me estabilizar um pouco mais. Nem todo mundo sabe, mas a série #Financia ou outros reviews demandam tempo para estudar um financiamento e seu produto (muitas vezes leio o sistema de RPG todo e narro umas mesas para ter uma ideia clara dele), então passar da maneira mais transparente possível do que ele trata e qual sua proposta.

Mas bem, vamos ao que interessa! Hoje estou começando uma série mais leve, motivada pelos meus estudos desse sistema que tenho curtido tanto e aliado a comentários da comunidade onde eu tenho percebido que muitos ainda tem dúvidas sobre as regras e acham o sistema difícil. Bom, eu definiria Pathfinder 2e como diferente, mas não difícil! Por outro lado eu entendo que o seu estilo crunch, rico em detalhes, consequentemente acaba influenciando na dificuldade de assimilação do conteúdo. 


Imagine a cena:

"O grupo está todo reunido para mais uma sessão de jogo! Ricardilson é o Narrador e ele faz com que o vilão da campanha erga seu cajado de Bolas de Fogo para dar cabo dos aventureiros. Antonildo, o mago do grupo, decide então usar o talento que guardou todo esse tempo. Determinado, ele grita: 'Contramágica!'

Após olhares arregalados e faces de espanto, todos riem e perguntam: 'Tá... Mas como funciona?' 

Dá-lhe tempo lendo o livro e puxando uma página aqui e ali..."

"Deixa pra lá, no meu turno eu uso fireball também"

Neutralização, ou Counteracting no original em inglês, é uma regra de Pathfinder 2e que se encontra na página 459 do Livro Básico. Vamos examiná-la:




Podemos concluir que:

  1.  Neutralização é o nome do processo que se dá para um teste de Contraposição onde uma força tenta anular um efeito produzido por outra, podendo ser aflições, condições, magias ou outros efeitos.
  2.  Para realizar uma Neutralização você precisa de uma Magia, Item ou Habilidade que te permita fazer isso.
  3.  É uma rolagem de d20+bônus contra uma CD Alvo, assim como todos os testes de Pathfinder 2e.
  4.  O Nível da Neutralização e do Efeito Alvo são relevantes, de modo que mesmo uma falha não é o fim: A sua Neutralização ainda pode ser bem sucedida se o Efeito Alvo for de um nível menor. Esse nível geralmente será o nível das magias em questão.


Uma comparação boa para entender como a Neutralização funciona é você imaginar que uma jogada de neutralização é a sua capacidade de apagar uma fogueira com um balde de água: Você depende tanto da sua capacidade de acertar o foco de incêndio quanto da quantidade de água que cabe no seu balde, mas você deve ter em mente que o tamanho da fogueira também influencia se você pode ser bem sucedido ou não!

As vezes a gente tem que aceitar quando é muito fogo pro nosso baldinho

Determinando Valores

Você só precisa de 3 coisas para seguir com sua Neutralização:

  • A CD para Neutralizar um efeito, que é igual a CD da Magia do "defensor" em questão (10 + Modificador de Conjuração + Proficiência).
  • O Modificador de Neutralização, igual ao Bônus de Ataque de Magia do "atacante" em questão (Modificador de Conjuração + Proficiência) 
  • O Nível de Neutralização, igual ao Nível da Magia ou Metade do Nível do Item ou Criatura arredondado para cima. Se a Magia for Elevada você usará o valor do nível que ela foi elevada. É necessário saber o nível da magia de ambos, "atacante" e "defensor"

Lembre-se: Truques são automaticamente elevados à Metade do seu nível arredondado para cima!


Exemplos de Neutralização


Caso 1: Contramágica



Polêmico! Muita gente não gostou de como a Contramágica funciona em Pathfinder 2e Mas você sabe como ela é de fato? Para usá-la você precisa atender a dois critérios: Primeiro você precisa possuir o Talento Contramágica e segundo,  você precisa Conhecer e ter preparado a mesma Magia Acionadora (Ou simplesmente tê-la disponível em seu repertório e espaço adequado, caso seja um conjurador espontâneo).

Vamos ao exemplo:

Reviraldo é um feiticeiro de 4º Nível conjurando Mísseis Mágicos como uma magia de 2º Nível
  • Atributo de Conjuração: 14 de Carisma
  • Proficiência com Magia: Treinado em Magias Arcanas

Antonildo é um mago de 5º Nível que gasta sua Reação para usar Contramágica, queimando os Mísseis Mágicos de 1º Nível que havia preparado.
  • Atributo de Conjuração: 19 de Inteligência
  • Proficiência com Magia: Treinado em Magias Arcanas

Como será o teste?

  • A CD de Neutralização de Reviraldo é igual à CD para resistir às suas Magias, ou seja: 18 (10 + Mod. de Carisma + Proficiência).
  • > O bônus de Neutralização de Antonildo é igual ao seu bônus de ataque com Magia, ou seja: +11 (Mod. de Inteligência + Proficiência)

(Esses valores geralmente estarão disponível nas fichas de criaturas e Personagens.)



Portanto:

Antonildo irá rolar 1d20+11 contra a CD 18 de Reviraldo. O Grau de Sucesso que ele precisa para ser bem sucedido na Neutralização é de Sucesso. Pois a Magia Alvo é 1 nível acima da que ele usou. 

Se fosse o contrário e Reviraldo estivesse tentando neutralizar os mísseis mágicos de Antonildo, ele conseguiria Neutralizar a Magia mesmo com uma Falha, pois o nível de seus mísseis mágicos é superior ao do adversário. Porém ele iria rolar 1d20+7 contra CD 21.


Simples né?


Caso 2: Magia vs Magia






Indetecção é uma Magia de 3º Nível que atua Neutralizando outras Magias de Detecção. 

Androvaldo, um bardo de 10º Nível vai usar Indetecção de 5º Nível para se infiltrar na reunião do culto maligno local. Como o Bônus de Neutralização é igual ao seu Bônus de Ataque com Magia, ele possui +19 para essa tarefa.

Firminona é uma clériga que vai conjurar Detectar Tendência como uma Magia de 2º Nível para ter certeza de que nenhuma pessoa "boazinha demais" entre na reunião. Para simplificar, vamos direto ao ponto e dizer que sua CD de Neutralização é 25. Lembre-se que a CD de Neutralização é igual à Dificuldade para resistir às suas Magias.


 


Androvaldo irá rolar 1d20+19 contra a CD 25 de Firminona e ele pode ficar mais tranquilo, pois como sua magia é 3 níveis maior que a da clériga, ele será mal sucedido apenas se obtiver uma falha crítica



Caso 3: Item x Item




Agora um caso que pode dar rasteira em muita gente! 

Bruxa foge voando em sua vassoura, mas Micaelson tem seu espetacular Bastão de Anulação em mãos!

Temos o Modificador de Neutralização do Dissipar Magia do Bastão (+23, um bônus pra lá de consistente!), além do nível exato de Dissipar Magia que ele conjura (). porém, como calcular a CD de Neutralização da Vassoura e seu nível? 

Simples:

1. Como dito na parte que fala sobre Neutralização, pág. 459 do livro básico: O Nível de Mágica de um item é igual à Metade do seu Nível de Item, ou seja: 6

Fica intuitivo se você imaginar que o nível de mágica de qualquer item é igual ao maior nível de Magia que um Mago do nível do Item poderia conjurar. 

Sim, caso você ainda não tenha percebido esse padrão, em Pathfinder 2e o nível máximo de magia que um conjurador padrão pode usar é de Metade do seu Nível arredondado para cima. Um mago de Nível 12 já possui acesso a magias de 6º nível desde o nível 11.

2. Para determinar a CD também é simples. Vamos pegar o Nível do Item e comparar com a Tabela 10-5: CDs por nível, na página 503, mais especificamente a parte de CDs por nível de Magia. 

Repare que temos uma mágica de 6º Nível e portanto, a CD será 28.


Importante notar que se o item possuir o traço Incomum, Raro ou Único, a dificuldade deve ser ajustada conforme a Tabela 10-6: Ajustes de CD, conforme página 504. mas esse não é o caso da nossa Vassoura.

Portanto:


Micaelson irá rolar 1d20+23 contra a CD 28. Como o seu Nível de Neutralização é igual ao Nível do efeito alvo, ele vai precisar de pelo menos o grau de Sucesso em sua rolagem. Mas pelo seu bônus me parece que a bruxa estará em maus lençóis...


Agora, perceba que você também pode usar um Bastão da Anulação contra outro Bastão da Anulação! 

Nesse caso, porém, perceba que o nível do Bastão "atacante" é 6 (Dissipar Magia de  6º Nível), enquanto que o Bastão defensor será considerado Nível 7, metade do nível do Item que é 14. 

1d20+23 contra CD 31 e precisando de pelo menos o grau de Sucesso para ser bem sucedido.





E aí curtiu? Rolou dúvida? Quer ver mais dessa série? Deixa sua opinião nos comentários!










7 comentários:

  1. Joguei pouco o pf2 então não passei por situações como estas. Mas pelo menos agora tenho onde investigar se precisar hahaha

    ResponderExcluir
  2. Os nomes dos NPCs parecem os nomes que os gatos nos dão quando nos tornamos seus súditos. XD

    ResponderExcluir
  3. Só por motivo de dúvida mesmo, sei que foi somente um exemplo. Mas, no exemplo da magia mísseis mágicos o conjurador não poderia conjurar ela de segundo nível, pois o escalonamento da magia mísseis mágicos é de 2 em 2 niveis. Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo! Muito obrigado pela observação Leonam, agora está corrigido! ;)

      Excluir
  4. Agradeço pela explicação, ajudou muito aqui :)

    Mas tem um porém: Bastão de Anulação conjura Dissipar Magia. Dissipar magia tem como alvo:
    Alvos 1 efeito de magia ou item mágico desapossado

    Logo, não pode ser usado contra uma vassoura mágica nem contra um bastão anulador caso eles estejam sendo usados/estejam em posse de alguém :\

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)