sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Nova Raça para Tormenta RPG, nova arma e novo Deus Menor

Vai Encarar?

Introdução

Esta é uma adaptação de uma de minhas raças favoritas do MMORPG World of Warcraft e, como jogador de RPG, sempre tive a vontade de interpretar um desses seres estranhos azuis milenares que apenas querem encontrar um planeta que não seja logo em seguida destruído por forças demoníacas extraplanares.

História

Não se sabe ao certo sobre como os Draenei chegaram em Arton, pois os mesmos não gostam muito de compartilhar esse fato. Alguns um pouco mais faladores mencionaram algo sobre uma legião de demônios que os perseguem por milênios e devido a isso eles fizeram uma viagem extraplanar, levando os mesmos a Arton.

Sociedade

Pouco modestos eles não?

Os pouco mais de 2300 Draenei vivem em uma Teocracia, vivendo sob rígidas leis religiosas que abominam qualquer ato que considerem maligno ou desonroso. A grande maioria dos Draenei vivem em Nova Argus, uma cidade que mais parece um monumento, feita com cristais brilhantes e aço-rubi, no extremo leste de Lamnor. Nessa cidade vive uma entidade extraplanar poderosa, U'ran, o Deus Menor da Luz, que dá pessoalmente conselhos para Asha'lan, o governante de Nova Argus e de todos os Draenei, um homem sábio e bondoso. Asha'lan abomina a forma como Tauron chegou à liderança do panteão, pois nada que venha de um ato de traição deve ser respeitado pelos Draenei, e é um feroz inimigo da Aliança Negra, devido a divergências históricas com Orcs e goblinóides em geral. Devido a sabedoria natural dos Draenei e o comprometimento natural com rígidos códigos morais, existe uma ordem de guerreiros chamada Armada da Luz, que atua como uma espécie de exército, mesmo com apenas 400 membros, que passam por um rígido código de conduta aliado à um treinamento intenso, muito parecido com o treinamento dos samurais de tamu-ra e possuem até uma arma própria, o Martelo de Guerra Draenei, que é um grande malho de duas mãos que serve como a arma principal dessa armada.

Aparência Física

Chifres? Não vejo chifre algum.

Todos os Draenei possuem coloração de pele que variam do azul-cinzento até o lilás. Eles possuem cascos no lugar de pés e caudas curtas, inúteis em um combate real, porém tradicionalmente decorada com anéis.

Os homens da raça possuem tentáculos que crescem no lugar da barba e placas ósseas que crescem na testa, como uma espécie de escudo, enquanto nas mulheres crescem grandes chifres porém, ao crescerem tendendo para trás, são inúteis em combate.

Os homens da raça são muito maiores que as mulheres da raça, chegando a pesar duas vezes mais e ser uns 30-40 cm mais altos. Os homens medem em torno de 2,20 a 2,50m, pesando em torno de 135 a 150 Kg, enquanto as mulheres medem de 1,85 a 2,10, pesando em torno de 68 a 75 Kg. Os homens são altos e musculosos enquanto as mulheres são extremamente belas, mesmo com uma aparência tão exótica.

Draenei normalmente vivem 20 vezes mais que humanos, porém existem relatos de que seu líder, Asha'lan, possua mais de 20 mil anos de idade.

Relações

Os Draenei são uma raça pacífica, porém devido à causas históricas em outros planos, possuem ódio mortal por Orcs, Meio-Orcs e goblinóides, e pode ser difícil ganhar a confiança de um Draenei quando se pertence à alguma dessas raças. Simpatizam com a cultura dos anões e vêem minotauros com um pé atrás, pois consideram As Guerras Táuricas um ato desonroso. Não toleram de forma alguma qualquer um que recorra a métodos malignos e sujos em sua presença.

Tendência

Os rígidos ensinamentos passados por gerações moldaram completamente a linha de pensamento dos Draenei. A grande maioria segue as tendências Leal e Bondosa e Leal e Neutra. Alguns aventureiros que sentiram um pouco o sabor da liberdade podem ser Neutros e Bondosos ou só Neutros, porém nenhum Draenei é Maligno ou Caótico.

Religião

A maioria esmagadora dos Draenei venera U'ran, pois foi o Deus Menor da Luz que os salvou da destruição total nas mãos dos demônios. Os Draenei que tiveram mais contato com Arton ao todo são simpatizantes de deuses como Azgher e Khalmyr, porém jamais veneram entidades caóticas ou malignas, e repudiam Tauron.

Linguagem

Os Draenei falam o Valkar como toda raça civilizada de Arton, porém eles também falam fluentemente o abissal, por causas desconhecidas; porém sua lingua natural é uma variação do élfico,

Nomes

Draenei normalmente não possuem sobrenome, e é bem comum a repetição de vogais em seus nomes.

Nomes Masculinos: Velen, Karsius, Nemuraan, Akama.
Nomes Femininos: Ishanah, Iridi, Dorna, Tamuura

Características Raciais

Mais roxo, por favor.

Homens: +4 Sabedoria, +2 Força, -2 de Inteligência. Draenei homens são atléticos e ponderados, porém suas mentes são um tanto fechadas.

Mulheres: +4 Carisma, +2 Sabedoria, -2 Força. Draenei mulheres possuem uma beleza indescritível e são bem sábias, porém possuem força física abaixo da média.

Visão na Penumbra: Draenei ignoram camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão, e enxergam duas vezes mais que o normal em condições de pouca iluminação.

Tamanho Médio, Deslocamento 9m

Bondade Inabalável: Anos de ensinamentos éticos e morais estão enraizados na cultura Draenei. Um Draenei jamais pode pertencer às tendências Caótico ou Maligno.

Sacerdócio: Draenei recebem um bônus de +4 em testes de Conhecimento (Religião).

Dom de U'ran: Os Draenei podem utilizar a magia Curar Ferimentos Leves uma vez por dia caso possua 10 de Sabedoria ou mais. Caso possua 16 ou mais de Sabedoria, o Draenei pode também utilizar uma vez por dia a magia Curar Ferimentos Moderados.

Todos os tipos de martelos são considerados armas simples para os Draenei.

Nova Arma Exótica: Martelo de Guerra Draenei

Quanto será que vale uma dessas?




Martelo de Guerra Draenei. Preço: 350 TO, Dano: 2d6, Crítico: x3, Corpo a Corpo, Peso: 15 Kg, Tipo: Esmagamento.

Arma padrão dos Draenei, o Martelo de Guerra Draenei é um grande martelo de duas mãos. Devido a raridade dos mesmos e às técnicas de criação da arma, existem apenas versões obra-prima dessa arma.
Devido ao tamanho da cabeça do martelo e no formato elíptico da mesma, um golpe dessa arma é sempre letal. Caso você obtiver um resultado 1 na rolagem de dados da arma, role novamente o dado até obter 2 ou mais, ou seja, o dano mínimo dessa arma é sempre 4.

U'ran: Deus Menor da Luz

Nada melhor do que ser uma criatura divina psicodélica, não?
Tendência: Leal e Bondosa
Domínios: Cura, Bem, Ordem, Proteção
Arma Preferida: Martelo de Guerra Draenei


Existem muitos rumores sobre a origem desse ser, mas o mais comentado é que ele pertence à uma raça de seres extraplanares extremamente poderosos, que podem atuar como deuses em alguns planos. Para os Draenei, essa ultima parte não é diferente.

U'ran é a divindade máxima dos Draenei, cultuado por grande parte dos membros dessa raça, o que elevou seu status ao de um Deus Menor em Arton. Devido a guerra travada em seu nome contra a Aliança Negra e a sua antipatia por Tauron, há um crescente aumento de seu culto entre elfos e humanos. Não seria loucura pensar que no dia em que a Aliança Negra ou o Império de Tauron cair U'ran possa ascender ao status de Deus Maior, tendo Asha'lan como seu Sumo-Sacerdote.

O que se sabe é que U'ran é uma divindade extremamente benevolente e faz de tudo para proteger aqueles que dependem de sua ajuda.



Considerações Finais

Bem, esse é meu segundo post no blog. Espero que gostem e que esteja balanceado o suficiente para ter lugar em várias mesas de RPG por aí =D.

Eu não possuo direitos sobre as imagens nem sobre a raça citada acima. As imagens foram retiradas do Google Imagens e os Draenei pertencem à empresa Blizzard.

12 comentários:

  1. Não jogo WOW, mas achei a raça interessante. Entretanto, me parece que sua adaptação está mais fraca que as demais raças de TRPG:

    Comparando com elfos, por exemplo, ambos têm os modificadores de habilidade de praxe, visão na penumbra e podem usar um tipo de arma. No entanto, enquanto os elfos possuem (b)+4 em 2 perícias (a) +4 contra encantamentos, , (c) magias arcanas CD +2 e (d) talento Foco em Arma; os Draenei possuem apenas (a) +4 em uma única perícia (e num conhecimento, perícia bastante específica) e (b) 1 uso diário de magia de nível 1 (ou nível 2 se vc tiver Sab alta, o que limita a raça em algumas poucas classes).

    Como nunca joguei WOW, não posso te sugerir muita coisa para balancear isso, mas espero ter ajudado ;-) Luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Edu, beleza? Não fui eu quem fez o post, mas acho que as suas considerações são muito boas. O bonus em pericia poderia aumentar e o uso da cura também podia ser aumentado, mas temos que pensar que qualquer martelo é considerado armas simples para os mebros da raça, inclusive o martelo acima que é bem forte. Conversarei com o Helio e vamos ver o que podemos mudar.

      Abç e continue acompanhando

      Excluir
    2. Tranks Pedro! Quanto ao martelo, os anões tem algo semelhante que lhes permite acesso ao Machado Anão (1d10, 19-20, uma mão). Pensando agora esta habilidade igualaria com o Foco em Arma dos elfos tb.

      Como falei, não conheço a raça, então fica difícil sugerir coisas, mas acho que poderia adicionar um bônus numa perícia mais ampla (Diplomacia ou Cura, talvez?), além do bônus em Religião. Quanto ao poder de cura, talvez seja + interessante optar pela mecânica do Cura pelas Mãos dos paladinos (ou algo semelhante).

      Abração!

      Excluir
    3. Valeu a dica edu, vamos pensar em algo para melhorar aqui.

      Abç

      Excluir
    4. Agradeço sua sugestão Edu, vou dar uma olhada com carinho na raça e analisar melhor os bônus dela, principalmente o de perícia pois parei pra pensar e conhecimento de religião é algo mais situacional mesmo. Sobre a cura é só parar pra pensar: um draenei vai ter no mínimo 10 de sabedoria, portanto até um bárbaro terá acesso à uma cura, o que já é excelente, e o elfo mesmo como você falou possui habilidades específicas para algumas classes só, assim como quase todas as raças do TRPG. Obrigado pelo toque e vou ver com carinho a raça.

      Excluir
  2. Só faltou colocar em arquivo .pdf

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria muito caso as próximas raças que vocês adaptassem para Tormenta RPG fossem ou os Charr ou os Sylvari de Guild Wars 2 para variar um pouco de só usar raças de Final Fantasy ou World of Warcraft ...

    ResponderExcluir
  4. Sei q e difícil lerem meu comentário, mas pensei em mestrar em azeroth TRPG, e queria umas dicas de como adaptar as outras raças ou se vcs tem já prontas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, aqui a gente sempre lê os comentários hahah Só tem um problema, o cara que postou isso parou de psotar no blog a tempos, e agora sou só eu e mais um que não manjamos muito do cenário.

      Pra dar uma dica, vou sugerir que vc procure o livro do Warcraft d20 e tente ver as raças que deseja jogar, compare elas com as versões do Tormenta e veja qual vai usar. Aacho que já da uma ajuda

      Abraços!

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)