segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escudo do Mestre – TRPG

"Atacar galera, agora que sabemos as regras ninguém pode nos deter!"

Lembro com se fosse hoje a primeira vez que peguei um livro de RPG nas mãos e tive aquela sensação de "vish-quanta-coisa!" Até por isso, nunca estranhei em nada o fato de mestres improvisarem formas de resolver situações com regras próprias, para evitar a consulta ou memorização daquela porra toda massa de informações. No entanto, prestava muita atenção aos problemas que surgiam por conta destas improvisações. Alguns para os próprios mestres, que se veem tendo que tirar uma regra da orelha (pra não dizer outra coisa) na hora, o que pode ser difícil. Outros para os jogadores, que são pegos de surpresa por uma regra com a qual não contavam, e que mexe com sua estratégia ou até com a forma como construíram seus personagens.

Por isso, quando me preparava para iniciar como mestre, fiz foi meu próprio escudo do mestre escrito a lápis. Eu não gostava da ideia de memorizar números e fórmulas, e queria dar atenção a narração da história. E me divertir. E mesmo ao improvisar resoluções, eu prefiro ter  as ferramentas originais para dar uma bizolhada referência rápida. Ao longo do tempo, fui digitalizando e aprimorando este escudo, e agora que está mais elaborado, vim dividi-lo com vocês. Espero que possa lhes ser útil como é para mim.

Vamos dar uma conferida?



Antes de Usar o Escudo

Antes de mais nada, preciso explicar algumas coisas bem importantes. Sem ler sobre isto, você pode não conseguir usar este escudo direito. Leia atentamente estas instruções, e mantenha-as em mente sempre que for usá-lo.
  • Este escudo não foi feito para quem não conhece as regras direito. Ele foi feito para mestres que conhecem as regras se lembrem delas.
  • Este escudo também não serve para aprender as regras. Você precisa ler sobre elas no módulo básico de Tormenta RPG, pois ele não contém explicações para você aprender nada.
  • Este escudo não contém todas as regras existentes. Contém apenas regras que contém fórmulas, valores numéricos e especificações difíceis de memorizar, além de algumas listas de regras pertencentes a determinados grupos (condições, desafios, etc).
  • Este escudo não foca em apresentar as regras mais usadas na prática. Ele foca em listar as mais chatas de lembrar.
  • Este escudo não segue a mesma organização das regras originais. Ao invés disto, ele agrupa informações semelhantes em áreas comuns. Farei citações sobre isto mais adiante, mas já aviso que reuni coisas em listas que não existem no módulo básico.
  • Este escudo não foi feito como uma opção ao escudo vendido pela Jambô. Ele é uma iniciativa própria, que busca listar coisas que eu considero pertinentes e que podem variar muito em relação ao escudo oficial. Em especial, a complexidade deste escudo é bem maior.
  • Este escudo foi feito para conter todo o possível em 4 páginas, nem mais, nem menos. Tem mais coisas que eu gostaria de ter num escudo, como regras para áreas de tormenta, listas de venenos, doenças e armadilhas, regras para terrenos do Manual do Combate, entre outros. Talvez eu faça mais uma página no futuro, mas  hoje não
  • Este escudo não contém somente textos retirados dos livros. Possuem também informações retiradas de esclarecimentos que o autor Guilherme Dei Svaldi forneceu no fórum da editora Jambô, como vocês poderão ver na tabela Destruindo Objetos, por exemplo.
  • Este escudo não necessariamente está 100% correto. Óbvio, afinal é coisa pra cacete. Se encontrar erros ou tiver dúvidas, deixe nos comentários que eu respondo o que souber e arrumo o que for preciso. ;-)

Usando o Escudo

Acima, vocês podem conferir as imagens do escudo mas de perto. E agora que você já sabe qual a proposta deste trabalho, vamos dar uma olhada em detalhes importantes sobre o que ele contém:
  • Fontes vermelhas representam perícias que só podem ser usadas com treino. (Note que Atuação e Ofícios tem seus nomes em preto, e só suas manobras em vermelho.)
  • Fontes azuis demarcam observações e casos importantes. Obervações  contém bônus e penalidades circunstanciais, mas também podem ser pequenas explicações.
  • Há símbolos e abreviações para facilitar o uso do escudo. Os significados destes símbolos e abreviações estão no fim do escudo.
  • Parêntesis contém explicações para o item de regras (perícia, ação, etc.). São usados somente quando o nome do item não deixa óbvio o que ele representa.
  • Chaves contém adendos finais para algumas partes dos itens de regras. Cada caso é um caso, mas as chaves sempre indicam algo mais naquele caso.
  • Colchetes são esporádicos, usados só pra diferenciar dos casos acima.
  • A perícia Cavalgar lista algumas coisas das regras para Combate Montado.
  • A perícia Jogatina contém também as regras para jogos de azar.
  • A perícia Percepção lista também a habilidade Encontrar Armadilhas dos Ladinos.
  • A perícia Sobrevivência lista também o talento Rastrear e opções como guiar-se.
  • Na seção Condições, em meio às explicações destas, algumas vezes são citados outras condições. Quando isto acontece, o nome da condição citada está em azul. Aplique ambas as penalidades.
  • Ainda em condições, algumas vezes aparecem condições citadas estão em azul E entre colchetes. Nestes casos, as penalidades da condição citada já estão descritos ali mesmo, antes do colchete. A fonte é citada para casos onde pode ser pertinente identificá-la.
  • A sequência de tipos de informações nas perícias é sempre a mesma. Primeiro a explicação, depois a CD, tipo de ação requerido, o acontece em caso de falha, etc.
  • Na sessão Condições estão reunidas as condições presentes no capítulo Combate com as do capítulo O Mestre, e mais algumas coisas de outros lugares.
  • Na sessão Clima também estão reunidas precipitações, vento e desafios climáticos (Guia da Trilogia).
  • Na sessão Desafios, estão reunidas vários itens que estão espalhadas pelo capítulo O Mestre, e detalhes de outros capítulos.
  • As sessões Viagens, Magias, Arremessando e Morrendo também reúnem itens de vários capítulos.
  • A sessão Quebrando Objetos contém informações não presentes nos livros, esclarecidas no tópico de dúvidas oficial do fórum da Jambô editora, por um dos autores.
  • Atualização: perícia Identificar Magia para Conjurar Com Armadura menciona efeito de Magia Sem Gestos.
  • Atualização: Adormecido e Nível Negativo adicionados à lista de Condições.
  • Correção: condição Desprevenido não concede Ataques de Oportunidade (tirei dúvida com autor no fórum da Jambô).
  • Atualização: condição Guarda Baixa removida (era fruto de um equívoco de interpretação resolvido no caso acima).
  • Atualização: Conhecimento (tormenta) adicionado à lista de perícias.
  • Atualização: bônus de tamanho para manobras adicionado à tabela de tamanho de criaturas.
  • Atualização: adicionadas perícias épicas.
  • Atualização: adicionadas perícias e usos de perícia novos (Meditação, Sedução, etc.)
  • Atualização: adicionadas regras de perícia novas do Manual das Raças.
  • Atualização: adicionadas tabela e regras de doenças.
  • Atualização: adicionadas tabela e regras de venenos.
  • Atualização: adicionadas tabela e regras de armadilhas.
  • Atualização: layout reorganizado para conter as novas informações e facilitar o uso.

"Ah, cambada! Agora não esqueço como quebrar coisas, vocês tão fodidos."


Montando o Escudo

Sobre como montar o escudo, isso é algo que eu deixo pra vocês, mas posso dar uma dicas. Vocês podem imprimir as páginas normalmente e fixá-las a um escudo já existente. Também é possível imprimir elas em um papel bastante grosso. Muitas lojas de impressão (lojas, não gráficas) imprimem sobre papel muito grosso, ou então sobre papel ou plástico adesivo, que você pode colar sobre uma superfície mais dura.

No meu caso, eu apenas uso duas pastas unidas por prendedores desses que você compra em qualquer papelaria, e mantenho elas dentro dos plásticos para folhas de papel. Mas uma coisa que eu acho legal de fazer isso em lojas de impressão é que dá pra fazer algo para por atrás também, e muita gente gosta de desenhos legais. Mas bem, isso é com vocês, a proposta aqui é fornecer as informações.

Bem, no mais a princípio é isso. Espero que possa ser útil, e se surgirem dúvidas de como usar ou encontrarem algo errado, é só deixar nos comentários que eu resolvo assim que possível. E se for pertinente, adiciono à matéria também.

Valeu, e bom jogo pra vocês. Até a próxima. ;-)

26 comentários:

  1. FANTÁSTICO!!! PARABÉNS! (Essa mereceu caixa alta!)
    Muito bem explicado, bem detalhado. O melhor escudo de mestre que já vi! Como eu jogo atualmente no RRPG Firecast, vai ser MUITO útil, vou deixar o link da página em todas as mesas de TRPG que eu participar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Obrigado mesmo pelos elogios, haha! =D

      Deu um trabalho do capeta pra finalizar ele, mas o resultado final também me agradou bastante. Espero que tenha muitos bons jogos usando ele. ;-)

      Excluir
  2. Parabéns pelo escudo. Ficou muito bom.

    Na página 3, em testes estendidos, existe um hífen que eu acho que está fora de posição em "com-plexidade".
    De resto, acho que tá redondo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, é mesmo. Foi nos últimos momentos, quando estava ajustando tudo pra caber em quatro páginas. Arrumo assim que chegar em casa. Valeu pelo elogio, e qualquer outro problema é só falar. =D

      Excluir
    2. Outro excelente trabalho da galera do "Mais de Mil Dados". Parabéns!

      Excluir
  3. CARA INCRIVELMENTE FODA^^
    parabens mesmo, mas faltou uma coisinha. O q vc falou q faltou colocar kkkkkkkkkkk (coisas que eu gostaria de ter num escudo, como regras para áreas de tormenta, listas de venenos, doenças e armadilhas, regras para terrenos do Manual do Combate, entre outros. )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Pois é, infelizmente não dá pra por todo mundo pra dentro desse ônibus, haha!

      Excluir
  4. Muito boa a atualização cara, mas seria legal se tu colocasse la no canto das regras de escalando criaturas o numero de testes para cada categorias tipo assim +-: Grande;1 enorme; 2 descomunal;3 Colossal;4 ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ficou faltando. Vou ver que encaixo isso lá.

      Excluir
    2. cara tava lendo outras partes ai tem um erro na pericia conhecimento nobreza ta com a descrição q tem q tar em natureza, e acho q faltou conhecimento local e da tormenta.

      Excluir
    3. - Conhecimento Local é só todos os conhecimentos, só que apenas para uma cidade, vila, etc, algo fácil de lembrar só de olhar pra ficha que contenha este conhecimento. Como eu já expliquei, não é a proposta deste escudo conter todas as informações existentes, em especial coisas simples e fáceis de lembrar. O escudo é para mestres que conhecem as regras lembrarem de coisas difíceis, como fórmulas e números, ou regras obscuras.

      - Conhecimento Tormenta nunca foi descrito em TRPG, e o escudo não contém material de Tormenta D20.

      - Conhecimento Nobreza fiquei até de cara por estar errado. Eu tenho uma versão desatualizada impressa aqui onde estava certo, sei lá que caca que eu fiz nesse meio tempo. Valeu por avisar. =D

      Excluir
    4. OK, mas sobre o conhecimento tormenta ta no modulo basico ue:

      Tormenta (fenômenos da Tempestade, características dos demônios e Lordes da Tormenta, simbiontes, cultos).

      Excluir
    5. No meu módulo básico de TRPG não tem não. O seu é o revisado, por acaso?

      Excluir
    6. kkkkkkkkkkkk fui ver em PDF do modulo normal, e comparei com o meu revisado e tem mesmo não, mas no revisado tem cara^^ ta do jeito q postei na msg anterior

      Excluir
    7. Resolvido o problema do Conhecimento (tormenta). Adicionei também bônus de manobras na tabela de tamanho.

      OBS: o número de testes para escalar já estava no texto. É a parte que fala em "1 para cada TAM > q médio".

      Excluir
  5. CARA JA BAIXEIIIIIIIIIIIIIIIIIII, fantastico no dia certo^^

    vlw

    ResponderExcluir
  6. que coisa linda kkkk quebrando maior galho^^ vai add a pericia meditação? se for e quando for atualiza o link do blog tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feito.

      Mas na verdade, tem várias outras coisa agora:

      -perícias épicas.
      -perícias e usos de perícia novos (Meditação, Sedução, etc.)
      -regras de perícia novas do Manual das Raças.
      -tabela e regras de doenças.
      -tabela e regras de venenos.
      -adicionadas tabela e regras de armadilhas.

      Excluir
    2. mas vc nao atualizou o link do seu blog :(

      Excluir
  7. Semana passada eu fiz um escudo do mestre com essas imagens na parte de dentro e a capa original. Para quem quiser fazer eu fiz o seguinte: peguei a foto da capa original do escudo do mestre na melhor resolução e dividivi a imagem e 4 partes iguais depois redimensionei as 4 imagens para o tamanho da folha A4 em pixels, na papelaria comprei o papel mair grosso q tinha la (é mais grosso q papel cartao esqueci o nome), como ele e mt grosso n dobra, entao fiz o seguinte, corte 4 folhas desse papel do tammanho de folha A4, entao onde as partes se encontravam eu colei um pedaço de cartolina dos dois lados para funcionar como a dobradiça de uma porta, enao de um lado colei as fotos da capa dps de cortar as margens e do outro lado essas imagens do site entao passei papel contac dos dois lados, ficou bem legal e eu so ficou ao bom graças a você, fica aqui meu Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber. Espero que as nova versão das informações lhe seja bem útil também. Bom jogo pra vocês. ^_^

      Excluir
  8. Eu usei muito esse escudo no TRPG queria saber se tem alguma chance de relançarem ele agora com o T20 por favor nunca te pedi nada <3

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)