quinta-feira, 9 de maio de 2019



Entrevista com Rogerio Saladino
  
Esta semana, tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas a Rogério Saladino, o conhecido autor/criador do cenário de Tormenta, num momento em que a campanha de Tormenta 20 chega a um ponto bastante esperado pelos fãs.

Bora ler o que rolou?

1) Num projeto grande como Tormenta 20, normalmente o trabalho é bastante dividido. Quem será o responsável por quais partes do livro? Que parte cabe a você, especialmente, e o que pode detalhar sobre ela? Como vocês fazem para coordenar os trabalhos, garantindo que partes diferentes não entrem em conflito?

Rogerio Saladino: essa é uma coisa que eu sempre gostei muito na forma como a gente trabalha, que é não exatamente assim cartesiano, como uma divisão de pizza, sabe? A gente não faz assim. Conversamos tudo sobre cada parte e cada aspecto do jogo, pra ficar coerente e coeso, mesmo quando é alguém que escreve especificamente uma parte, ainda faz parte do que a gente conversou, e mesmo depois de escrito, a gente lê, revisa, opina, muda, sugere outras coisas e outra versão ou outra forma. Assim, todos dão sua colaboração no todo. Dito isso, fica difícil dizer qual é a parte de cada um, porque não tem exatamente um responsável por isso ou por aquilo. A gente acaba escrevendo de tudo um pouco, e eu realmente acho que isso é parte do que deixa Tormenta legal, porque tem um pouco de cada autor no livro.


2) Na última década, houve uma certa tendência ao desenvolvimento de jogos com participação de suas comunidades de fãs, tanto em RPGs, como em jogos eletrônicos. Isso costuma ser bem visto pelos consumidores e parece empresta ao produtor uma imagem de que seu desenvolvimento foi mais trabalhado, eu diria. O que você pensa sobre isto e como e em que grau Tormenta 20 deverá lidar com isto?

Rogerio Saladino: Esse tipo de tendência é absolutamente acertada, porque a melhor coisa em um produto cultural é conseguir falar com o seu público, conseguir estar em contato com seu consumidor. Isso foi muito reforçado nos últimos anos com a ajuda das mídias sociais, que permitem um contato e uma resposta mais direta e rápida. A gente sempre fez isso com Tormenta, desde a época da Dragão Brasil, quando levávamos em consideração o contato dos leitores e fãs via cartas e eventos, e sempre integramos esse retorno e participação no cenário e nas regras. Agora estamos podendo fazer isso mais ainda, graças a mídias sociais, grupos, fóruns, os leitores e apoiadores da Dragão Brasil e várias outras formas. E como a gente já fazia isso antes, já ouvia o leitor antes, nada mais justo que continuar e abrir as porta para o fã opinar no novo Tormenta20. Teremos formas de apoio no projeto que permitirão que o apoiador opine e vote em opções para o livro, fazendo que ele participe ativamente da produção do livro. Acreditamos que é natural que tenha esse tipo de participação no Tormenta20, já que os fãs são parte do cenário, para a gente.


3) Um sistema novo é um tempo de ruptura, onde muitos fãs abandonam o material antigo por opção ou por sentirem que ele não lhes será mais útil, mas vimos matérias na Dragão Brasil onde o assunto foi debatido e agora foi divulgado que para Tormenta 20 será feito um sistema de conversão de Tormenta RPG para ele. Quem são os responsáveis por seu desenvolvimento e o que pode nos detalhar sobre ele? O que vocês estão fazendo para aumentar garantir que ele seja prático ou funcional o suficiente para ser realmente bastante usado, não apenas ignorado?

Rogerio Saladino: Nossa ideia era justamente fazer uma evolução do sistema de regras, deixando ele mais rápido, agilizando a criação de personagens e o próprio jogo, para que os fãs não demorem muito tempo para jogar de verdade, que chegue logo na parte da aventura, de fazer a história com os personagens e com seus amigos. A ideia não é romper totalmente com o sistema atual, mas fazer uma evolução natural dele, acertar ou afinar algumas mecânicas, usar outras mais ágeis e simples, tirar coisas que poderiam atrasar ou tornar o jogo arrastado. Uma de nossas preocupações é a compatibilidade com o material que já saiu. Desde o início, colocamos como um ponto importante na nova edição que ela seria compatível com os livros anteriores, o que daria um certo trabalho, mas era essencial. Vamos mudar as regras, mas de forma que ainda dê para usar com a edição anterior, mas isso não quer dizer que as regras serão iguais, serão compatíveis, que pode ser usadas com um pouco de adaptação (um pouco, não reescrever tudo!), para isso, nós mesmos vamos fazer um guia ou manual de conversão e vamos disponibilizá-lo gratuitamente.


4) Tormenta 20 prometeu um novo avanço na história e temos um novo romance que trouxe mudanças bastante profundas no cenário. Em Tormenta RPG, o mesmo aconteceu com a trilogia da Tormenta, mas sempre senti falta da menção de muitos fatos, ocorridos nela, nos livros de jogo. Sempre me pareceu uma estratégia para evitar que spoilers pesados dos romances entrassem nos livros de jogo, o que é compreensível, mas confesso que isso também sempre me deixou com uma sensação de falta, de que coisas importantes eram simplesmente deixadas de lado e por isso não eram trabalhadas para além de onde já estavam. Como você vê esse assunto e Tormenta 20 deve ser mais revelador, explorando melhor o novo romance e desenvolvendo para além dele, ou adotar a mesma linha de proteção da história?

Rogerio Saladino: Em alguns momentos, evitamos citar os eventos revelados nos romances justamente para não estragar a leitura dos mesmos. É muito chato você começar a ler um romance muito esperado e já ter jogado na sua cara o tchãns megalegal do final por algum comentário em redes sociais, ou em alguma dúvida de fã em grupos ou algo assim. Claro que em alguns casos, dá para não revelar acontecimentos importantes dos romances, mas quando a coisa que acontece afeta o mundo todo, fica um pouco mais difícil para a gente e temos que mencionar esses acontecimentos. No caso do Tormenta20, como ele será um novo livro básico, um livro essencial, ele já vai considerar (e descrever) alguns acontecimentos dos romances, mas acreditamos que já deu tempo de muita, mas muita gente, ler os livros e saber do que estamos falando. Se não for, explicaremos o que for necessário e recomendaremos ler o livro onde aconteceu para mais detalhes.


5) Saladino é conhecido por trazer os elementos de horror de Tormenta, de suas influências, as quais agradam muitos fãs. O que você está fazendo nesse sentido para o futuro de Arton? O futuro será de paladinos brilhantes ou aberrações devorando-os?

Rogerio Saladino: Olha... eu trouxe bem menos elementos de horror no cenário quanto muita gente deve acreditar... o Leonel Caldela acabou trazendo bem mais elementos de horror e escatologia do que eu! Eu fico feliz de saber que eu ajudei a construir um jogo que dá inúmeras ferramentas e oportunidades para os jogadores e mestres, que permite que eles façam qualquer tipo de campanha e aventuras, que coloquem o seu estilo de jogo em suas campanhas. Mais do que ser um cenário de terror, eu gosto de ver que Tormenta é um mundo de aventuras para todos, e é isso que queremos com o Tormenta20!



Nota: agradecimentos a Karen Soarele, a Cobradora, que fez essa entrevista acontecer, e a Rogério Saladino, é claro, por sua atenção. ;-)

2 comentários:

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)