quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A Benedita Regra de Slots (por Janus)

Olá meus jovens mancebos. Bem vindos ao T20.5.

Uma das mudanças que o T20.5 trouxe para o sistema foi a alteração na mecânica de equipamentos. Antes, estes eram contabilizados por peso, porém o novo sistema alterou isso para espaços de itens. Ou também conhecida como a famigerada regra de slots!

Algumas pessoas gostaram pois simplifica o sistema, outras odiaram pois não podem mais carregar todo o estoque de poções de um reino inteiro na mochila.



SLOT QUER CHOCOLATE


Se você não conhece essa referência, não perca seu tempo me dirigindo a palavra. Para falarmos dessa regra, precisamos estabelecer dois limites. O de uso e o de carga.
São regras já estabelecidas no próprio livro, mas parece que algumas pessoas tem preguiça de ler sobre elas (ou "esquecem" propositalmente"), então vamos falar aqui.

Limite de Uso

Todo equipamento que você utiliza (armas, armaduras, itens mágicos, especiais, etc.) ocupa um espaço no seu corpo. Aquilo que você carrega nas mãos são itens *empunhados*. Você pode empunhar um item em cada mão, pode largá-los como uma ação livre ou guardá-los (na mochila, bainha, bandoleira, etc) como uma ação de movimento. Porém, itens no seu corpo são itens vestidos. Isso representa armaduras, braceletes, sapatos, chapéus, anéis, colares, pulseiras e outras bugigangas vendidas por estudantes de faculdade de áreas específicas na praia. A regra permite você administrar 4 desses sem problemas.

Player NPC: "Mas Janus, eu tranquilamente consigo usar 18 brincos, 9 colares, 2 camisas, 2 blusas, 3 pares de meias e 2 calças. Tudo depende do frio que está fazendo." Sim meu caro filhote de chocadeira, quase todo mundo consegue (exceto se estiver calor). Como diria o Luba: "Você não é especial!"

O simulacionismo do sistema que limita você receber o benefícios de apenas quatro destes ao mesmo tempo. Veja o exemplo abaixo:

Vemos aqui o exemplo: Menino X está vestindo botas, armadura, capacete e braceletes para melhorar seu desempenho. Capcom, também conhecida como Judas em Pessoa, já usava essa mecânica desde os anos 90. Agora vamos ao:

Limite de Carga

Todo objeto ocupa um lugar no espaço e ele também possui peso e volume. Voltemos às aulas de Física básica. Porém para dar um toque de praticidade o sistema ele prevê um limite de itens que podem serem carregados, os chamados espaços de itens. Essa mecânica engloba peso e volume, condensando para uma melhor praticidade (e evitar que jogadores saiam de casa com 50 poções de mana na cintura). O peso/volume influencia na quantidade de espaços que o item ocupa.
E como eu odeio a denominação espaços de itens, vou usar o termo slots pois é o nome da matéria e me identifico melhor.
Itens muito pequenos (poções, pergaminhos, etc) ocupam meio slot (ou seja, dois ocupam um slot).
Itens pequenos como armas pequenas, escudos leves, etc ocupam um slot.
Armas grandes e armaduras leves ocupam dois.
Armaduras pesadas ocupam cinco slots. Carregar uma criatura pequena também.
Carregar uma criatura média são dez slots, assim como itens muito volumosos.
Cada mil moedas ocupam um slot. (mas acredito que todos preferimos ignorar).

Como jogadores pensam que se carregavam poções e elixires na idade média


Como realmente era.
E cheia de panos e feno ali no meio pra não quebrar.

E quanto podemos carregar? Quantos slots temos?
Você tem uma quantidade de slots igual a 10 + 2 por ponto de força (ou -1 por cada ponto negativo). Se ultrapassar isso, fica sobrecarregado (penalidade de armadura –5 e seu deslocamento é reduzido em –3m). Você não pode carregar mais que o dobro do seu limite.
Esse sistema também prevê que itens feito para carregar coisas não ocupam slots (mochila por exemplo, inclusive já é previsto que todo personagem já começa com uma). Porém esses itens devem ter a ÚNICA função de carregar coisas. Caso o item carregue coisas porém dê alguma outra vantagem, ele passa a contar no seu limite. Irreal? Sim. Mas estamos falando de um mundo onde pessoas voam e criaturas fantásticas existem em todos os lugares, agora não é hora de estar procurando realidade.


Player NPC: "Mas Janus, até minha roupa de aldeão está ocupando slot!"


Dá uma lida nela. Ela dá bônus em uma perícia e em um poder. Exceto se você for o Cellbit.




Como melhorar?


Existem algumas maneiras para te ajudar nisso. 



Para conjuradores e personagens que querem carregar muitas poções de mana (ou poções de qualquer tipo), existe o poder Inventário Organizado que vai permitir carregar o dobro dessas coisinhas


Inventário bonito, inventário formoso, inventário bem feito.



Agora para personagens um pouco mais parrudos, existe o poder Costas Largas que, além de aumentar 5 slots, te permite vestir um item a mais. 


Tanguinha do poder

Veja novamente o exemplo do Menino X. Ele já estava com os 4 equipamentos vestidos, porém ele é razoavelmente fortinho, então pegou Costas Largas e achou uma geladeira nova especial. Então ele pode usar seu 5° item vestido, ficando com a Golden Armor completa!



Player NPC: "Mas Janus, eu não quero gastar um poder para poder carregar mais coisas."

Então meu caro, você também pode gastar uns tibares e comprar uma:

Montaria: você pode comprar uma montaria (ou ganhar de alguma maneira) e colocar alforges nela. Além do bônus que a própria montaria lhe daria, ela pode carregar 10 slots pra você (ou um companheiro desfalecido por exemplo).

Interessante que, se levarmos a regra ao pé da letra: seu companheiro de força 5, portando uma armadura completa, uns 20 itens na mochila, etc etc etc, que se move a 1,5m por turno por excesso de peso. Ele desmaiou na missão. Se você conseguir colocar ele no seu cavalo, ele ocupa apenas 10 slots e pode ser carregado tranquilamente
Itens feitos de Mitral também reduzem os slots ocupados (mínimo 1), então uma armadura leve desse material ocupa apenas 1 slot. 

A magia Convocação Instantânea também permite ter um baú para deixar seus itens lá e chamá-lo quando necessário.


Clique na imagem para ler

E para finalizar, vamos dar um último destaque ao Menino X novamente. Já portando seus 5 itens vestidos, ele encontra seu amigo Zero morrendo (de novo), porém este lhe dá o Z-Saber. Mas ele já está no limite de seus itens vestidos. Sim, eu sei que o sabre é uma arma e seria empunhado, mas em Megamen ele não empunha nada, então para fins didáticos ele será um item vestido. 


Conselho de RPGista típico.

Mas então o que fazer? X se lembra que é um Golem (a escolha do X foi proposital para os exemplos) e está com sua armadura equipada. Isso faz com que ela não conte no limite de itens vestidos, permitindo assim que o Menino X tenha 6!!! itens vestidos. E digo, isso faz MUITA diferença pro jogo.




Então por hoje é só amigos.


See you Space Cowboy

3 comentários:

  1. Cara, muito bom o post, bem descontraído e com informações que complementam o tema com exemplos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Os memes e ilustrações estão bem divertidos, porém os que tem texto inglês não consegui entender (I do not speak English :()

    ResponderExcluir
  3. Esta matéria traz honra a este blog. Hon +2 pra você.

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)