Campanhas iniciais sempre tem relação com a mudança do status quo dos personagens: um cultista maligno tenta usar as ruínas próximo a cidade para invocar um deus antigo, o grupo precisa de dinheiro para viajar até uma cidade maior, pessoas que aparentemente não tem anda em comum se unem para tornar viagens mais seguras, etc. Isso tudo implica no sentimento de empolgação, somado com o cagaço de perder o seu novo personagem, o que é muito ruim, principalmente quando você passa horas imaginando como ele será no futuro.
Um bom ataque é igual a morte no primeiro nível |
É esse espírito de salve-se quem puder que tanto atrai jogadores ao oldschool, muitos sistemas começam com um nível de desafio alto, mas depois ficam extremamente fáceis e rápidos, seguindo a regra de um ataque mata o vilão, ou toda rodada morre um jogador. Esse é um tipo de equilíbrio que busco em minhas campanhas, sempre tem que haver desafios.
no começo da campanha o estilo é mais importante que o combo |
Para terminar, vou bater mais uma vez na tecla do trabalho em equipe. O grupo de RPG é mais do que aqueles personagens no mundo fictício, são aqueles amigos reunidos em volta de uma mesa tomando refrigerante e aumentando o colesterol, por isso a comunicação é sempre importante. Desafie os seus jogadores, mestre; e jogadores, deixem-se ser desafiados pelo mestre. Bem, não vou terminar o post sem algumas dicas de como desafiar os jogadores:
- Livros de aventuras de AD&D ou D&D 1 são cheios de ideias, principalmente a parte sobre monstros, confie em mim, seus jogadores nunca vão desconfiar que um Beholder desprevenido é uma armadilha!
- Procurar desafios de lógica na internet pode ajudar a criar puzzles para o seu jogo, eles tornam tudo mais interessante.
- O típico portal cuspindo monstros é uma ideia muito boa, já usei uma fábrica de monstros bem escondida numa aventura (quem acompanha o diário do TRPG sabe), funcionou basicamente do mesmo jeito.
- Armadilhas, venenos, roubos, áreas anti-magia ou de magia caótica, inimigos com vulnerabilidades específicas, etc. Jogos de video game, filmes, hqs, animes, livros, lendas, notícias, tudo pode te dar ideias, leia!
Abraços ou beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)