quarta-feira, 8 de julho de 2020

Pré-Venda Alien RPG: O espaço é o inferno (Review)


Esse Review é uma variação do quadro #Financia, afinal, Alien RPG está vindo para o Brasil na forma de uma Pré-Venda e não de um Financiamento, o que é muito positivo da perspectiva de que o seu lançamento, juntamente de seus materiais suplementares é 100% confirmado! Para quem não sabe, a série #financia visa expor uma resenha sobre algum RPG em processo de lançamento, especialmente em campanha de arrecadação. 

Alien RPG está sendo trazido ao Brasil pela Editora New Order e a pré-venda vai até o dia 24/07. A Editora original é a sueca Free League.

Você pode encontrar informações sobre todos os itens disponíveis na pré-venda na loja online da editora clicando aqui!




O que é Alien RPG?


Uma pergunta fácil de responder, mesmo para quem nunca viu os filmes. Se você se encaixa nesse grupo, saiba que este é um jogo de suspense, ação, horror e sobrevivência em um cenário com toques de retrofuturismo, uma ramificação da ficção científica que representa as concepções de futuro que eram comuns antes da década de 90. Lembre-se que o primeiro filme, Alien (Conhecido aqui no Brasil como "O Oitavo Passageiro"), é um filme de 1979 sobre um universo de ficção científica com tecnologia da década de 1970 como teclados de botões grandes, computadores enormes e monitores CRT. Esses elementos foram um pouco postos de lado pelos novos filmes da franquia, mas o livro básico afirma que esses elementos são importantes características do cenário.

Cozinha da nave Nostromo, a nave clássica do primeiro filme - Por Kimberly Wagner - Artstation
Alien RPG leva em consideração a cronologia dos filmes com a promessa de transmiti-los à experiência do jogo de mesa, desde a trilogia original aos novos filmes Prometheus e Covenant, então espere encontrar elementos desses filmes no livro básico! As abordagens são variadas: Você pode ser um dos futuros colonos de um planeta a ser terraformado, ou um fuzileiro que vai para uma missão de resgate em outro sistema solar, ou talvez você seja um pirata espacial com sua própria nave... A grande questão é que o jogo geralmente vai girar em torno da sobrevivência e do horror em um ambiente hostil tanto pela sua natureza política e ambiental quanto dos indivíduos e criaturas que você poderá encontrar no caminho.

Perigos à espreita.


Sementes de Aventura


Um bom jeito para os iniciantes começarem é ter em vista qualquer filme da franquia. O RPG possui plena capacidade de emular completamente qualquer uma dessas histórias, então imagine como você acha que uma delas poderia ser contada de um jeito diferente ou simplesmente as use como inspiração para contar histórias inéditas. Converse com os outros jogadores sobre o tipo de aventura que pode ser interessante e pense em como inserir os perigos (especialmente os aliens) de forma  surpreendente! Para campanhas mais longas, pense em jogos de horror/sobrevivência, pense em grandes tramas inter-planetárias sobre conspirações envolvendo megacorps ou grupos fanáticos. Abaixo seguem algumas ideias gerais:

  • Você é parte de uma equipe de colonos de um planeta minerador. A colônia crescia e tudo ia bem, até que finalmente conseguiram escavar o setor 5 e encontram lá mais do que minérios: Ruínas cujos mistérios podem representar o fim da vida pacífica na colônia. 
  • Você é parte de um grupo de fuzileiros coloniais que recebeu uma missão simples e misteriosa: Ir até um planeta e descobrir por que perderam contato com a colônia. Talvez você tenha muitas perguntas sobre a natureza da missão, mas o fato é que você não é pago pra fazer perguntas.
  • Você é membro de um grupo de mercenários espaciais, sua última carga envolve a entrega  de uma carga misteriosa a um grupo de fanáticos religiosos em outro setor planetário. Qual o conteúdo da carga? Por que eles a querem? 
  • Talvez você queira uma história diferente... Adaptando outro tipo de história, você quer a experiência da fuga de uma nave mineradora onde as pessoas começaram a se tornar uma espécie de zumbis alienígenas ensandecidas, enquanto os jogadores descobrem pouco a pouco os segredos obscuros por trás dessa infecção.
Dead Space - Produzido pela Visceral Games e publicado pela Electronic Arts


E o Sistema?

Ficha de personagem para Alien RPG

Alien RPG utiliza a Engine Ano Zero, oriunda do RPG Mutant: Ano Zero, lançado no Brasil pela Editora Pensamento Coletivo (Shadow of the Demonlord, Symbaroum, Interface Zero). Esse sistema é focado em rolagens simples e decisivas, onde os elementos narrativos e de sobrevivência como o gerenciamento de recursos ganham destaque. Segundo a SRD da Engine Ano Zero, ela se estabelece em 6 princípios:

ACESSÍVEL. O sistema utiliza uma mecânica de rolagens bem simples com pilhas de D6 formadas pela soma do seu Atributo + Habilidade relacionada e geralmente você precisará de apenas um sucesso (Um 6 em 1d6) para conseguir ser bem-sucedido no que você quer fazer.

RÁPIDO E DECISIVO. O sistema visa rapidez, sem travar o jogo com muitos cálculos e complexidades. Como cada rolagem pode acompanhar uma consequência, estas são estimuladas para ocorrerem apenas em situações de risco real e os combates visam ser mortais, colocando cada conflito como decisivo, de modo que os jogadores raramente estarão totalmente seguros do perigo, por mais experientes que sejam.

SEM DOR SEM GANHO. Conseguir 6 em 1d6 parece difícil a primeira vista, mas é possível aumentar suas chances com a mecânica de Forçar Rolagens, permitindo re-rolar o teste pagando um custo. Em Alien RPG essa mecânica aumenta seu medidor de estresse, que te garante dados adicionais para suas rolagens, ao mesmo tempo que te expõe aos riscos de entrar em pânico e perder parcial ou totalmente o controle sobre suas ações.

CENTRADO NO JOGADOR. A proposta de jogos que utilizem a Engine Ano Zero é de que os jogadores sejam o coração da narrativa, por isso as regras tem foco nos Personagens dos Jogadores e nas suas ações, enquanto NPCs são controlados de forma rápida e efetiva pelo Narrador (Ou a Mãe do Jogo, em Alien RPG). O sistema se apresenta como "projetado para sempre apresentar aos jogadores escolhas significativas".

HISTÓRIAS DRAMÁTICAS. A Engine leva em consideração que interpretar personagens é criar histórias e momentos memoráveis. Por isso o design do sistema valoriza a produção de efeitos dramáticos.

ADAPTÁVEL. Desenhado para ser bem adaptado a diferentes modos de jogo, temas e configurações, o sistema usa uma criação e progressão de personagem mais modular. Podemos citar como outras obras que utilizam a Engine Ano Zero os RPGs de ficção científica Coriolis, Tales from the Loop (Que será lançado no brasil em uma parceria da Editora Sagen com a Editora Galápagos) e também a fantasia medieval de Forbidden Lands, financiado no Brasil pela Editora Sagen.



Mecânicas de Alien RPG


ESTRESSE. O seu medidor de estresse representa a pressão e adrenalina no corpo do seu personagem enquanto encara os horrores e desafios que o colocam em risco. Cada caixa marcada no seu medidor de estresse te garante 1 dado extra para suas rolagens (Quanto mais pressão e adrenalina, mais nervoso você fica, mas também mais atento e responsivo). Esses dados, que devem ser marcados separadamente da sua pilha normal (podem ser de cores diferentes, por exemplo), possuem uma característica especial: Se você tirar 1 em um dado de estresse, você deve fazer uma Rolagem de Pânico, que pode culminar em várias situações como atacar um amigo sem querer, congelar diante do perigo, fugir ou descarregar sua arma.

É possível jogar com Andróides em Alien RPG, eles não possuem medidores de estresse, mantendo perfeito controle em situações de risco, portanto, eles não podem forçar rolagens, mas também nunca ficam sem munição em combate, pois sempre possuem pleno controle de suas ações. Eles compensam a falta de capacidade de Forçar Rolagens com maiores valores de atributos iniciais.

GERENCIANDO RECURSOS. Você estará sujeito à perigos maiores do que simplesmente aliens. Outros humanos, andróides, radiação e o mundo ao seu redor na fome, a sede e o ar, podem representar ameaças terríveis. Para isso, o jogo estimula o gerenciamento de recursos de maneira bem simples: Seus recursos possuem um valor numérico, que aumenta quando você adquire mais recursos. Toda vez que utilizar um recurso você deve fazer uma Rolagem de Abastecimento, que nada mais é do que rolar uma quantidade de D6 igual ao recurso que você está utilizando e para cada 1 que você rolar você diminuirá aquele recurso em 1 também.

INTRIGAS E METAS PESSOAIS. Em Alien RPG existem duas mecânicas importantes: Metas Pessoais e Parceiros/ Rivais. Segundo a primeira, cada personagem possui seus objetivos próprios. Pode ser que o agente da companhia esteja buscando a oportunidade perfeita de conseguir aquela promoção, enquanto o colono só quer uma chance de relaxar um pouco em meio ao caos. Perseguir suas metas pode ser perigoso, talvez conflituoso com os demais membros do grupo, mas te recompensará com um ponto de experiência ao final da sessão. Já a outra mecânica estabelece que personagens definam quais as relações entre si (Parceria ou Rivalidade), quando você se arrisca para proteger um camarada ou enfrenta o personagem que é seu Rival você também recebe um ponto de experiência ao final da sessão.

JOGOS CINEMATOGRÁFICOS E DE CAMPANHA. Em Alien RPG existem dois modos de jogo, cada um deles com suas particularidades. Jogos cinematográficos tem como proposta emular a experiência mortal e fulminante de um filme de Alien RPG em uma sessão de jogo, em um cenário pré-montados como o suplemento Carruagem dos Deuses. Os jogadores terão várias fichas à sua disposição, cada um com suas metas pessoais e parceiros/ Rivais definidos. Caso perca um personagem, você pode pegar outra ficha e continuar a história, não espere que todos sobrevivam.

Os jogos de Campanha seguem uma progressão mais pessoal, onde os jogadores montam seus personagens únicos e jogam suas própria campanha como grupo, explorando livremente o universo. Como este ultimo visa histórias mais longas, existem algumas mudanças mecânicas e dicas narrativas pontuais para favorecer uma ou outra forma de vivenciar cada experiência, no modo de jogo cinematográfico, por exemplo, existem os Pontos de História, ganhos quando um personagem consegue cumprir sua meta pessoal e que você pode gastar para garantir 1 sucesso em qualquer rolagem. Já para o cenário de campanha, é possível encontrar no livro básico tabelas aleatórias e outras ferramentas para criar rapidamente sistemas estelares, colônias, missões, encontros e PNJs.



Os aliens


Você encontrará mais do que apenas xenomorfos aqui. No livro básico se encontram disponíveis informações sobre os Engenheiros, Neomorfos (De Prometheus e Alien Covenant) e Xenomorfos em seus diferentes estágios de crescimento e tipos, conforme o papel que desempenham para sua colônia. Existem facehuggers, ovomorphs, chestbusters, a temível Rainha da colônia, além de outras espécies alienígenas únicas. Mais do que conceitos mecânicos, o livro acompanha vários detalhes sobre os hábitos e organização dessas criaturas.

A mecânica de combate contra as espécies aliens é mortal e surpreendente a cada turno, que faz com que o combate vá muito além de uma simples rolagem de ataque e ao mesmo tempo torna cada combate aleatório e perigoso de forma única. Além das estatísticas básicas, sempre que um Alien for agir, você rola 1d6 e compara com uma tabela de ações de criatura para saber qual ação ele irá tomar. Os facehuggers podem fazer muito mais do que pular para agarrar a cabeça dos personagens e os xenomorfos podem pular em cima de suas presas, fazer um ataque de captura ou o clássico ataque de mordida na cabeça com sua boca interna. Quando alguns aliens finalmente resolvem morrer, tenha certeza de que o perigo ainda não acabou: Ao receber ferimentos críticos, a Mãe do Jogo rolará numa tabela especial para decidir o que acontecerá. Prepare-se: O alien poderá se fingir de morto ou até mesmo se levantar novamente para um último ataque desesperado.


O Material


Na pré-venda todos os materiais se encontram com preço promocional. Foram confirmados todos os materiais oficiais de Alien RPG lançados até o momento pela Free League, são eles:


  • Livro Básico 
Regras completas para jogar, criar campanhas e gerenciar combates. Contém também o mini-cenário cinematográfico "O Último Dia de Hope".

Preço: De R$229.90 por R$169.90.


  • Cenário Cinematográfico "Carruagem dos Deuses" 
Escrito pelo romancista de ficção científica Andrew E. C. Gaska. Possui 48 páginas de terror pelo espaço profundo em uma partida de 4 a 5 horas.

Preço: De R$70.00 por R$50.00.


  • Escudo da Mãe do Jogo
Possui as tabelas mais importantes para se ter à frente em uma partida de Alien RPG.

Preço: De R$90.00 por R$65.00.


  • kit de dados Base
Conjunto de 10 dados pretos de 16x16mm (Produto importado)

Preço: De R$90.00 por R$70.00.


  • Kit de dados de estresse
Conjunto de 10 dados amarelos de 16x16mm (produto Importado)

Preço: De R$90.00 por R$70.00.


  • Conjunto de Baralhos customizados
Caixa com 55 cartas ilustradas, sendo 22 cartas de armas, 20 cartas de personagens, 3 cartas de veículo e 10 cartas de Iniciativa.

Preço: De R$90.00 por R$65.00.


  • Kit de Mapas e Marcadores
Contém um mapa grande e colorido, em frente e verso, com um lado representando o espaço mapeado no ano de 2183 e no outro, as plantas de andares para o cenário cinematográfico Último dia de Hope, presente também no Livro Básico e marcadores de jogo para monitorar personagens, pontos de localização de rastreadores de movimento, naves e ações de combate espacial.

Preço: De R$90.00 por R$65.00.

  • Combo com todos os itens acima:

Preço: De R$554.90 (Considerando o preço promocional da pré-venda) por  R$490.00.

Cerca de 35% de desconto considerando o valor dos produtos sem o desconto de pré-venda

Considerações finais


Recebi o RPG antecipadamente da Editora New Order através de uma parceria com o Grupo NPCs e a minha experiência com o sistema foi bem intuitiva, mesmo nunca tendo contato antes com o sistema de Ano Zero.

O livro foca em apresentar as mecânicas rápidas e atrozes que um bom jogo de horror precisa sem tornar as mecânicas de gerenciamento de recursos e rolagens algo muito cansativo.

Precisa contar munição? Conte apenas quantas recargas você possui, você só irá utilizá-las quando tirar 1 em um dado de estresse para atira.

Precisa gerenciar quanto de ar resta para terminar sua caminhada espacial? Apenas faça sua rolagem de abastecimento. Cada 1 vai diminuir sua carga. 

O sistema dá mais destaque para o desenvolvimento da narrativa, inclusive entre os jogadores, alimentada pela perseguição de suas metas e a interação com seus parceiros e rivais. Na aventura que estou narrando isso gerou cenas interessantes para o grupo, em uma em particular, o fuzileiro de passado trágico arriscou a vida para que o grupo se salvasse e sua atitude foi reconhecida até mesmo pelo seu rival, outro personagem, uma garota cujo pai provavelmente morreu numa batalha contra os aliens. Naquele momento a interação entre o fuzileiro, que havia perdido a filha em um acidente e a garota, que havia perdido o pai fuzileiro recentemente, foi forte o suficiente para deixar suas relações de rivalidade de lado e isso além de tensionar a narrativa também promoveu que as relações de rivalidade x parceria do grupo sofressem uma mudança: As visões que os personagens tinham um do outro mudaram.

A criação de personagens é muito tranquila, sendo possível fazer fichas em apenas alguns minutos e ao mesmo tempo criar personagens bem diversificados. Para o mestre, também não há muito trabalho, o livro conta com orientações diversas para preparar suas aventuras e gerenciar encontros de forma rápida e dinâmica, sendo bem fácil focar no desenvolvimento da trama e ter menos tempo gasto com o preparo mecânico.

As opiniões do meu grupo também foram positivas e todos concordaram que para um sistema de horror com foco no desenvolvimento da narrativa e gerenciamento de recursos, Alien RPG teve um ótimo desempenho com seu dinamismo e praticidade.

Ficamos por aqui pessoal! Espero que tenham gostado e sintam-se a vontade para deixar um comentário.

Lembre que a pré-venda vai até o dia 24/07 na loja online da editora New Order! Confira clicando aqui!

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