quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os Livros do Mestre: A Batalha do Apocalipse


Eae leitores, todos prontos para mais um incrível livro resenhado aqui na coluna Os livros do mestre? Hoje vamos falar do livro A Batalha do Apocalipse! Escrito por Eduardo Spohr, um livro que se auto define no seu título: o mundo esta acabando, o crepusculo dos tempos! O que os anjos vão fazer sobre isso?

Pra quem nunca ouviu falar do livro vou fazer um resumo da obra: D&D em níveis épicos, com anjos e varias mitologias combinadas. Brincadeiras a parte, o autor é jogador de RPG (como nós), e ávido leitor de outros livros épicos, e é impossível não ler e se identificar com os personagens e suas aventuras em varios planos e épocas diferentes.


Personagens do livro
"Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante." Essa é a oração que inicia o livro, que em poucos capítulos já mostra a que veio, no segundo capítulo já temos um combate entre dois arcanjos! Também conhecidos como cavaleiros de hoje.

Seguindo pela história conhecemos Ablon, um anjo renegado, expulso do céu e forçado a viver na terra, onde já reside há 5 mil anos. Começamos na cidade do Rio de Janeiro, nos braços do cristo redentor, onde Ablon encontra um antigo amigo acompanhado de um rival, de la seguimos para uma batalha épica em tempos imemoriais. Ablon, o herói, começa a perceber os sinais do apocalipse e, junto de outros anjos, parte numa jornada de volta para o lugar que foi expulso, para salvar o mundo.

A grande sacada de A Batalha do Apocalipse é o seu universo coeso, cheio de deuses, anjos, arcanjos, demônios... O próprio tempo é diferente para os seres transcendentais, o sétimo dia começou a milhões de anos e ainda não terminou, por exemplo. Os próprios personagens, mesmo no auge de seu poder quase deístico (to cheio de palavras bonitas hoje), tem convicções e personalidades próprias e bem definidas.

Resumindo, o livro é foda, com um verdadeiro universo criado por seu autor, pronto para ser usado em vários livros futuros e, quem sabe, quadrinhos ou filmes, um dia. A é, o final é muito bom! Leiam!

Ablon por Fabrício Moraes
E no RPG?

É difícil ler A batalha sem ter nem uma ideia de aventura, ou ideias para deixar o seu universo de campanha mais crível. O livro, como já disse, é um manual de personagens épicos, todos são poderosos, com habilidades próprias, como a fúria de deus - o ki dos querubins - ou as habilidades de controle de elementos de alguns demônios ou anjos. Falando desse jeito o livro parece uma salada, mas o que EU acho mais foda é como mistura de elementos vindos de varias fontes de uma forma tão boa.

Um jogo no universo do livro pode ser sobre explorações em vários universos, sobre humanos com poderes de feitiçaria já esquecidos pelo mundo, anjos evitando guerras, diplomacia no inferno (?), entre outras grandes sagas, tudo bem comum para jogadores acostumados com campanhas do D&D.

O livro é um exemplo de épico e grande nível de poder, mas se preferir porradas mais mundanas, você pode procurar outro livro do autor que se passa no mesmo universo: Filhos do Éden Os herdeiros de Atlantida. Se tiver interessado, da uma olhada na adaptação para 3D&T la nos defensores. E, se já leu o livro, tem alguns capítulos extras aqui.

Se ainda tiver com duvidas sobre ler ou não vou dar só um exemplo de cena que acontece: Parede de fogo do tamanho de uma montanha!!! Fim

Contra capa da edição de colecionador
Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)