quarta-feira, 28 de março de 2012

One shot

Não é só porque vou jogar só uma vez que vou morrer!

Oi leitores do blog, recentemente passamos dos 3 mil visitantes o/ ta bom, isso nem é grande coisa, mas, pra comemorar, hoje vou dar dicas para vocês (mestres e jogadores) que pretendem jogar um one shot.

One shot é um tipo de RPG em que se joga apenas uma aventura, durando ela um ou mais dias. A idéia do one shot é ser curto e garantir uma diversão sem compromisso, mas ele pode ser aproveitado para muito mais.



Test Drive
"Po cara, muito legal jogar de orc guerreiro!" (jogador viciado em magia).


Em one shot's os jogadores, e o mestre, arriscam mais. Aqui é o melhor lugar para testar aquela raça ou classe que você nunca jogou, aquele sistema obscuro (rule master ahah) ou aquele novo sistema de regras que você achou meio duvidoso.

Que tal jogar uma tarde, chamar os amigos e jogar eberron? Mesmo entre tantos fãs de forgottem realms? Tente uma conversa com seu grupo, convença o seu amigo bárbaro de carteirinha a jogar com um feiticeiro. Ao testar opções que nunca usamos passamos a ter mais imaginação em situações que acontecem nos nossos jogos principais.

Fichas
Muitos  personagens para escolher.

Pense comigo, jogar um sistema que nunca jogou e ainda ter que se preocupar com as fichas é complicado não é? Como mestre, prepare algumas fichas para serem usadas pelos jogadores no one shot, de preferência, o dobro do número de jogadores na sua mesa, assim, eles escolherão quais preferem sem ter brigas.

Se estiver querendo mostrar um novo sistema e acha uma mecânica dele interessante, converse com os jogadores ou anote atrás da ficha. Por exemplo, na minha antiga campanha um jogador podia aumentar a gravidade nos locais e diminuir a velocidade (e força) dos inimigos, sera que ele pensaria nisso sem eu avisá-lo?

História
Poucos caminhos  é diferente de poucas opções


Agora... qual será a história desse jogo? Em one shots é bem menos comum usar o estilo sandbox, pra quem não sabe, é um jogo como GTA ou semelhantes. Para não se perder durante o jogo, escreva um pequeno roteiro, com menos opções de caminhos paralelos do que geralmente acontece nas suas aventuras comuns.

Evite batalhas maçantes, torne toda luta divertida ou importante para conhecer o sistema ou habilidades da sua ficha, afinal, vai que você ta jogando com algo que não tá acostumado? Prepare um vilão importante, como um chefe, alguma masmorra ou o que a sua imaginação mandar, contanto que seja divertido para todo mundo.

Outra dica legal é tentar inovar no gênero, por exemplo, se você sempre mestra algo com muita ação, tente algo mais terror. Se sempre joga medieval, que tal tentar algo mais parecido com star wars? E talvez a maior inovação seja não mudar o gênero nem o cenário, apenas mostra-lo de outro jeito.

Exemplos


Numa campanha antiga minha eu fiz isso. O jogo se passava atualmente e um dos NPCs que era tutor dos personagens já tinha muito mais experiência que os outros, um dia eu mestrei um one shot em que ele era um dos personagens jogáveis, a diferença é que ele era bem mais novo.

Nesse dia usei todas as dicas que acabei de dar a vocês e acabou que foi "super" legal. O jogador que mais usava de seus poderes, acabou jogando com um soldado comum, enquanto o outro que era o porradeiro do grupo virou um teleporter, que mais fugia do que lutava.

Além disso, esse DLC do jogo infamous vai totalmente contra a história do jogo, mas é extremamente divertido.


É isso galera, espero que as dicas que eu dei aqui sejam uteis para vocês quando não tiverem nada pra fazer, ou quando quiserem inovar na sua campanha.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)