domingo, 27 de maio de 2012

Percy Jackson e os Olimpianos

Capas dos livros principais


Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros centrada no personagem Perseu (Percy) Jackson (dã), um garoto com dislexia e transtorno de deficit de atenção que vive arranjando problemas e sendo expulso de colégios. Percy descobre que é um semideus e é mandado para um acampamento onde outros meio-sangue são mandados, lá descobre ser filho de Poseidon e vive muitas aventuras com o passar dos anos.

Não gente, essa adaptação não é focada naquela merda de filme de 2010, ela é focada na série de livros (O ladrão de raios, mar de monstros, A maldição do titã, A Batalha do labirinto e O ultimo olimpiano) além do livro extra Os Arquivos dos Semideus.

O mundo

Mapa do acampamento

Os livros da série se passam nos dias atuais, ou talvez a alguns anos atrás. Para os humanos normais o mundo é exatamente igual ao nosso, mas para os semideuses tudo é diferente. Andando pelas ruas um semideus pode ver um homem com apenas um olho no centro do rosto, ou olhar para o céu e ter medo do que falar sobre Zeus.

A grande sacada do livro é a mistura de temas atuais com os personagens do olimpo, não como cavaleiros do zodíaco (nada de meteoro de pegasus, entendeu jogador?), mas com um toque de humor. Todas as grandes lendas são adaptadas para o tempo atual. O filme O ladrão de raios da uma idéia de como é, embora seja uma péssima adaptação, jogar nesse mundo, por isso, tente pelo menos ler o primeiro livro da série. Você vai gostar.

Os deuses são como eram descritos nas lendas: Muito invejosos, cheios de intrigas, brigas e tensões entre si. Se você deixou Zeus puto, mesmo que depois você prove que não foi culpa sua, é melhor não ficar usando aviões por ai, o céu é meio que a areá dele, tome cuidado.

Para quem já jogou god of war o mundo de Percy é bem interessante, aproveite a imagem que você tem dos monstros e coloque uma idéia moderna neles. Como centauros usando roupa de futebol americano, sátiros dançando lady gaga (esse filme é muito escroto), hidras com uma coroa do burger king ou qualquer coisa bizarra e engraçada. O perigo dos inimigos não é menos real por causa desses detalhes, a parte cômica é muito importante nesse tipo de história e quando um inimigo realmente poderoso aparecer, use o mistério sobre ele, o autor Rick Riordan usa essa jogada o tempo todo e não fica cansativo.

Jogando no Mundo de Percy



Semideuses são desiguais entre si. Os três grandes, como são chamados o 3 deuses principais: Zeus, Poseidon e Hades; são tão poderosos que são proibidos de ter filhos (não que eles não tenham). Os outros deuses tem filhos mais constantemente, exceto alguns (para saber mais leia os livros, sem spoiler aqui u.u).

Por mais que um filho de Afrodite não tenha tanto poder combativo, como mestre você pode dar momentos para esse tipo de personagem brilhar. Um detalhe interessante da série é justamente esse, até personagens mais fracos tem os seus momentos. Grover, o sátiro, consegue fazer músicas com a sua flauta e seu contato com a natureza o rende vantagens.
Imaginação pode ser uma arma no mundo do Percy

Todos os personagens vão começar no acampamento meio sangue, ou em outros grupos semelhantes descritos ou não nos livros. Por isso a maioria dos personagens tem que ser jovem, entre 8 a 17 anos de idade. A maturidade pode até ser diferente, mas os poderes em ficha serão parecidos então não se preocupe com as diferenças que podem aparecer na sua mesa.

Dois detalhe importantes para se mestrar no mundo dos olimpianos são a névoa e os monstros. A névoa é o que cobre o mundo, o que impede que os humanos percebam os monstros e os acontecimentos ao redor deles, a névoa adapta as cenas a uma visão mais realista, como um dragão cuspindo fogo pode ser tornar vários bandidos com lança chamas ou algo parecido. A névoa também pode ser manipulada, o que pode render momentos de roleplay interessantes. Os monstros da série são imortais, eles são destruídos, somem e voltam em outro lugar, em outro tempo. Pode-se passar dois dias ou anos até o monstro voltar, mas ele volta. Por isso, é interessante reaproveitar monstros e usar o desejo de vingança deles contra os personagens.

Os Personagens

Personagens nos livros

Os personagens jogadores num jogo no mundo de Percy podem ser semideuses, sátiros, centauros, caçadoras (explicados no 3º livro), ciclopes ou qualquer outra criatura que o mestre quiser deixar. Cada uma dessas "raças" tem vantagens particulares que não devem ser totalmente banidas para não desequilibrar o grupo.

Num jogo de 3D&T os personagens de Percy Jackson podem ser contruídos com entre 7 a 12 pontos, a escolha do mestre, vantagens únicas são permitidas, mas poderes muito milaborantes, como invisibilidade ou coisas parecidas, vem de itens mágicos. O mestre pode deixar que os jogadores, em situações importantes, façam coisas que fazem sentido com o seu Deus pai (ou mãe), como Percy ser capaz  de respirar debaixo d'água mesmo que, por exemplo, seu jogador não tenha escolhido essa vantagem.

No RPG Quest o mestre tem muitas opções de como fazer a ficha dos personagens. O mestre pode usar apenas o módulo básico e dar algumas magias para os meios sangues de Poseidon, resistência ao fogo para os ciclopes ou coisas desse tipo. Para personagens mais poderosos, ele pode permitir o uso do netbook de super heróis,  assim como a mistura de ambos (ou mais netbooks).

O mestre, em ambos os casos, deve ser o maior entendedor da franquia dos livros, para sugerir aos outros como montar a ficha. Não se prenda apenas numa saga igual ao do livro, use outras lendas gregas para basear as suas aventuras e ajude cada jogador a ter suas próprias vantagens e uma melhor utilidade no grupo, de itens mágicos aos jogadores e deixe eles se virarem para resolver os problemas. Lembre-se: meio sangues são afetados por armas do mundo dos deuses e do mundo humano, mas eles podem influenciar ambos com suas ações.

Para quem quer ter mais inspiração, jogue a série God of War, veja 300, Fúria de Titãs (só vale pelas lutas) e Imortais (não sei se é essa a tradução). Além disso, entre no site oficial da série.

Abraços ou beijos

2 comentários:

  1. Eles vão fazer os mangas do percy jackson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei direito julia, mas pelo que eu sei já tem o primeiro volume. Deve haver planos de continuar a versão mangá, eu cheguei a ler e é muito boa, da vontade até de ler tudo de novo haha

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)