quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Perigo que Enfrentamos

Olha o perigo ai
Esse post vai ser sobre desafios, dificuldades, vilões, monstros e todas as coisas que atrapalham nossos jogadores, ou como vou falar nesse post, o perigo que enfrentamos. Também vou dar uma idéia de condições para combates, história e background, tudo bem simples para usar em vários cenários e sistemas e poder ser imcrementado pela sua imaginação.

Um perigo de verdade
Monstros
Fudeuuuu
Monstros são os inimigos mais comuns nos RPG de fantasia, eles são criaturas fantásticas e estranhas que não existem no nosso mundo. Os mestres não tem pudor em usa-los e vivem enfiando um dragão, um beholder, um lefou, um demônio minotauro em várias de suas aventuras. Não que isso seja problema, todo mestre sabe que é dificil ficar pensando em desafios diferentes toda semana, mas vamos pensar em como aproveitar os monstros que já usamos.

Convenhamos, enfretar um dragão é algo muito cliché, assim como enfrentar um beholder. Mas e se a aventura do grupo não for essa? O grupo precisa recuperar uma jóia, importante para curar a doença que aflige um vilarejo da região, para isso eles precisam ir até um antigo forte, derrubado pela guerra anos atrás.

Após enfrentarem perigos menores chegam a uma sala e (surpresa) um beholder e um dragão estão lutando, disputando o domínio daquele local. A luta acontece na sala do tesouro, e a jóia deve estar ali em algum lugar. Não é todo grupo que enfrenta dois inimigos desse porte de uma vez, não é? Como eles vão conseguir a jóia é um mistério, mas todo mundo vai perceber que lutar não é a melhor opção aqui.

Monstros são inteligentes a sua própria maneira, mas eles podem ser usados como instrumentos de poder por alguém esperto o bastante...

Vilões
Um baita vilão
Vilões são o principal perigo de qualquer história. O vilão é forte, mas nem sempre é o mais poderoso, muitas vezes o poder é atribuido aos monstros. Um exemplo, você está jogando uma campanha de cthulhu, os eu objetivo é impedir que um culto traga o grande cthulhu para a terra. O monstro é o cthulhu, mas ele é apenas um instrumento que pode ser usado pelo líder do culto, ou seja, o vilão. Outro exemplo é o desenho Caverna do Dragão, Vingador morre de medo do Tiamat, mas ambos são perigosos.

A função do vilão é dar trabalho aos heróis, eles podem acabar se ajudando em determinadas situações, mas o bom vilão é aquele que arquiteta contra os heróis mesmo que indiretamente. O vilão planeja ser mais forte, o bom vilão é inteligente, muitos não são grandes ameaças sozinhos, mas sua influência já é o grande perigo. O coringa no filme Batman cavaleiro das trevas é um exemplo disso.

Muitos vilões importantes do cinema (ou outras mídias) tem relação com os heróis. Não precisa fazer todo pai de aventureiro um Darth Vader, o vilão pode ser um antigo amigo ou aliado. Alguém que conheceu o herói em circunstancias comuns e eles podem até já terem conversado sem saberem - ou, pelo menos, não tendo certeza - o que o outro faz.

Ambiente
Tempestade de areia
O meio ambiente é perigoso, as vezes ficamos presos numa grande chuva ou enchente dentro de nossa própria cidade, agora imagina enfrentar isso tudo enquanto pessoas tentam arrancar sua cabeça, tacar fogo no seu amigo e atirar um flecha entre os olhos de uma amiga sua? É galera, caso não tenham percebido, isso é o que uma vida de aventuras significa.

A fauna pode ser um perigo interessante, quem não lembra de quando a gente jogava Tomb Raider e lutava contra tigres usando duas pistolas? Até os menores animais podem ser perigosos, como sapos coloridos e venenosos ou uma cascavel, parece pra quem já matou um dragão, mas e se for um fosso cheio delas? A flora é outro quesito importante, seja normal ou fantástica a arvores e a vegetação podem ajudar ou atrapalhar aventureiros. É difícil ser furtivo numa planície cheia de grama, mas no meio de uma floresta ninguém vai esperar um ataque vindo de cima da copa das arvores.

Rochedos, declives, rampas naturais são outros detalhes importantes do cenário. Quem está num lugar mais alto tem facilidade em mirar contra os inimigos e pode até considera-los deprevinidos em alguns casos (muahaha). Use o relevo como parte da aventura, você não vai ser arrepender.

O clima pode ajudar e atrapalhar os jogadores, como atirar uma flecha num vendaval. Um terreno cheio de redemoinhos é estranho, e se um elemental do Ar atacar? Ele estara encondido entre aqueles redemoinhos, como ataca-lo sem apenas brincar de acerta o ar?

E o resto?

O resto é com vocês meus amigos, deixe um personagem doente, faça eles ficarem fadigados antes de uma luta, sequestre personagens... todo herói tem que se dar mal ou sua história não teria a menor graça.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)