segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Regra de Ouro


Quem nunca ouviu falar da regra de ouro? Não? Vou te explicar, sabe quando você joga Imagem em Ação com mímicas? Meu amigo, isso é uma regra de ouro. Quando você modifica as regras do jogo, ditando o que vai ser usado ou não no jogo (jogadores de gurps sabem do que estou falando), como o grupo vai jogar, qual o teor da mesa, etc.

Cada sistema de RPG tem suas próprias regras e todo um game design feito para tornar aquele tipo de aventura mais palpável, mais verossímil. A regra de ouro é toda e qualquer regra da mesa, ou o conjunto de regras alternativas que o grupo usa. Na minha mesa usamos regras para perda de membros, ataques de oportunidade, talentos regionais, entre outros. Quer saber por que isso é importante? Continue lendo!

Todo sistema de RPG que possui um pedaço sobre "O que é RPG?" fala da regra de ouro, como é importante que em cada mesa de jogo o grupo sinta-se livre para editar o sistema ao seu gosto. Livros como Unearthed Arcana do D&D 3.5, ou os manuais do combatente e arcano do TRPG, ou blogs com classes, raças, regras alternativas (esse que você lê, o AdT ou o RPGista) são um prato cheio para regras de ouro.

A ideia é justamente aproveitar as regras que lhe convém para manter o jogo n tom que você prefere. Eu, por exemplo, gosto de aventuras mais perigosas, por isso uso regras para erros críticos e de perda de membros (como falei acima), também deixo que meus jogadores usem qualquer coisa do blog como oficial e não permito certas classes de prestígio do tormenta RPG (um salve pro amador farsante e pro nobre de valkaria), além de materias de certos blogs que não vou citar aqui.

Isso cria todo um ambiente para a mesa, tornando ela única, quando um outro amigo meu mestrou, as suas regras de ouro deram um tom totalmente diferente e mais heróico pra aventura e todo mestre deixa a mesa mais com a sua cara depois de pensar no que vai e não vai usar.

House rule é usar a tabela de erros críticos de GoTRPG, as manobras de DW e as regras de D&D numa campanha de 3D&T
Lembre-se, respeite as regras, inclusive as regras de ouro! Seus jogadores não vão achar que você está modificando tudo para tornar pior pro lado deles, nem vão reclamar de falta de coerência, aproveite o sistema que você criou, mesmo que você tenha gasto uns 400 reais pra fazer isso.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)