quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ficha de Personagem 2.31 para TRPG - Atualizada e Personalizada


"Cansado de rabiscar pelos cantos de sua ficha? Talvez nós possamos lhe ajudar..."

      Olá galera, estou aqui com uma postagem rápida pra vocês. Uma coisa que eu gosto bastante de fazer é customizar material de jogo, adaptando-o às minhas necessidades. Visto que Tormenta já lançou muitos suplementos com regras novas, comecei a sentir falta de algumas coisas na ficha, tendo que deixá-las todas sempre no quadro de anotações. Além disso, vez por outra noto que a galera das mesas que jogo ou mestro reclamam de alguns detalhes, como o pouco espaço destinado às magias. Por isso, resolvi dar uns retoques na nossa velha e boa ficha de personagem para deixar ela um pouco mais de acordo com as necessidades atuais dos jogadores de TRPG. Vamos dar uma olhada nestas mudanças?



Dica: não clique nas imagens. Abra-as em outra aba se quiser vê-las por inteiro.
      Abaixo vocês podem ver as imagens das páginas e uma descrição das mudanças que foram feitas e dos motivos para tal. Algumas coisas podem ser interessantes de se ler, mesmo se você é velho de guerra.
  • Na primeira página várias coisas mudaram de lugar para ficarem agrupadas conforme a similaridade entre elas.
  • Aumentado o espaço para marcar atuações, conhecimentos e ofícios. O novo layout facilita a visualização das perícias como um todo também.
  • Adicionados 5 grupos de 10 quadradinhos à seção Anotações para marcar o gasto de munições, usos diários de habilidades e coisas assim.
  • Ainda mais uma linha para marcar conhecimentos.
  • Mais uma linha para marcar seus ataques corpo-a-corpo, e também mais uma para ataques à distância.
  • Linhas semi-transparentes na sessão de anotações.
  • Um pouquinho mais de espaço para marcar reduções de dano.
  • Um pouco mais de espaço, além de generalização da área para marcar outras resistências (não apenas resistências a energias, mas também resistências a efeitos, magias, tipos de dano, evasões, esquiva sobrenatural, etc.)
  • Local mais naturalmente destacado para marcar pontos de ação.
  • Adicionado um local apropriado para marcar pontos de energia.
  • Pontos de magia da segunda página puxados para esta, para que ficassem junto com os PV e PE.
  • Dividida a área para armas em duas partes, uma para corpo-à-corpo e outra para à distância, para facilitar o visualização rápida do seu arsenal de ataques.
  • Tanto nos ataques, quanto nos testes de resistência e na CA foi colocado um quadradinho a mais para marcar os vários bônus que existem no jogo.
  • Removido o cabeçalho "outros" e adicionado espaço para vocês mesmos marcarem qual a fonte do bônus.
  • Adicionada uma coluna para marcar Dano de Habilidade ao lado dos modificadores, em um tom apagado para não confundir. Notei que jogadores novatos tem dificuldade de visualizar esse tipo de dano e eu mesmo acho um saco de controlar a recuperação disso, então tá lá. =)
  • Adicionada a perícia Jogatina, do Guia da Trilogia, perícia de classe para Bardos, Ladinos e Swashbuckers.
  • Adicionado um local para marcar Resistência à Energia, que se você usar um Qareen já está disponível logo de cara no jogo.
  • mais lógico e intuitivo. A ideia é você bater o olho e já achar o que procura.
  • Movida a sessão "anotações" da segunda para primeira página, e reformulada também. A ideia é usar este local para anotar coisas temporárias, como bônus e penalidades dados por magias, mas também é um bom lugar pra marcar suas magias preparadas. Eu mesmo costumo marcar ali todas as minhas opções executáveis, como talentos ao estilo Ataque Poderoso, pergaminhos e poções que tenho comigo e que pretendo usar em combate, manobras aprimoradas e etc. Não contém linhas para facilitar a visualização.
  • Adicionada a perícia Meditação à lista de perícias.
  • Aumentado o espaço para marcar reduções de dano e resistências.
  • Simplificada a área para marcar ataques, para facilitar quem tenha múltiplos ataques de apenas um tipo (só corpo-a-corpo ou só à distância) ou habilidades e talentos que mexam com os bônus de ataque, dano, etc, e queira listar mais de 4 possibilidades (limite anterior de linhas). 
      Infelizmente foi necessário retirar da ficha a parte que tratava do histórico e personalidade do personagem, mas graças a isso temos mais espaços para várias melhorias:
  • Um local para marcar seu reino de origem, e lembrar quais são os talentos regionais que você tem acesso.
  • Locais para marcar a CD das suas magias, sendo um local para cada nível de magia.
  • Mais espaço para magias, com 4 linhas para cada círculo de magia. Você não vai precisar necessariamente anotar mais que uma por linha, exceto nas magias de 1º círculo, provavelmente.
  • Mais espaço para talentos, para não congestionar sua ficha de Guerreiro nível 20. =D
  • Habilidades de classe e raça na segunda página, o que fica mais lógico ao meu ver, pois desta forma a primeira página tem praticamente só números, enquanto a segunda tem coisas com nome.
  • Adicionado um local específico pra a a carga leve e máxima, além do total de peso carregado.
  • Reorganizado o marcador de dinheiro de forma a ocupar menos espaço. Além disso, acho mais natural marcar a grana na horizontal, pois é nossa forma normal, (eu particularmente só uso Tíbar de ouro e de cobre em sessão, e chamamos Tíbar de Ouro de Tíbar, e o de cobre de "Merreca", haha).
  • Local na sessão Informações para anotar sua Desvantagem, nível de insanidade e/ou corrupção (do Guia da Trilogia ou Área de Tormenta). Não quis colocar um quadro para pontos de insanidade, pois acho mais prático marcar eles junto com o nível de insanidade, algo que eu coloco em personagem meu até na hora de criar ele, né Pedro ;)

      Então... É isto aí, pessoal. Espero que tenham gostado.

      Qualquer sugestão ou reclamação, deixem um comentário aí. É sempre bom ouvir o que vocês acham para a gente poder se guiar. No mais, até a próxima galera, sexta feira eu apareço aqui com o chefe de fase da semana, que tá ficando criminoso, haha.

      Abraços para todos e que vocês possam ter ótimas sessões com a nova ficha. ;-)

42 comentários:

  1. Gostei ficou muito mais organizado,tao de parabens,so axo q deveria ter uma terceira folha so pro background do personagem pois assim ficaria melhor e nesse background ter os npc da historia dele,historia,personalidade,uma parte para ilustrar com uma foto ou desenho,e por assim vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que não é uma má ideia, vou ver o que posso fazer com respeito a isso. ;)

      Excluir
    2. Cara, ótima iniciativa, mas, pra levar nota máxima, só falta conseguir fazer a zoeira de torná-la editável...aí, você acende ao posto de deus meneor (y)

      Excluir
    3. No momento não teria mesmo como trabalhar nisso. Mas pro futuro, a requisição está anotada. ; )

      Excluir
  2. Apesar de muito tempo sem jogar, não deixo de me interessar por rpg. Estou sempre lendo e me atualizando. Parabéns pelo blog, se puder dar uma olhada no meu, o endereço é http://www.soumaestoria.com.br.
    É sobre estórias de campanhas que mestrei a alguns anos atrás. Se não tenho tempo para jogar, pelo menos revivo as estórias contando-as para os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Luís; vou dar uma olhada em seu blog com certeza.

      Excluir
  3. Aparentemente muito bom o trabalho da ficha remodelada. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ótimo trabalho, gostei bastante das mudanças , pena q meu grupo se desfez junto com amizades ... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, que triste ouvir isso. Mas quem sabe não surge outro ainda? =)

      Excluir
  5. Cara muito ficou muito boa a ficha assim, principalmente por atualizar com todos as novas mecanicas extras (pontos de energia, jogatina e tal). Parabens :D

    ResponderExcluir
  6. Cara, ficou excelente! Usarei na minha próxima campanha, com certeza!

    Mas... Pontos de Energia? De onde vem isso que eu não vi o.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Manual do Combate (tem na Dragon Slayer 33 também), de um talento chamado Conhecimento de Golpes. Ele te dá 3 Pontos de Energia e 2 "Golpes" de uma lista; pode ser escolhido várias vezes e você recuperar 3 PE com uma ação completa. Golpes são manobras complexas e interessantes que gastam PE.

      Excluir
  7. Acho que um local específico para munições seria bom!
    De preferência ao lado das armas à distância.
    É chato ficar fazendo isso na parte de trás da ficha, poderíamos ter "quadradinhos" como contadores, já vi isso em algum lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real a ideia é usar a área de anotações pra todo esse tipo de coisas, porque na prática o que incomoda em munições não é a quantidade de munição comum, mas os tipos diferentes que você tem. Flechas do sono, com veneno disso, veneno daquilo e não sei o que mais. Mas vou ver um jeito de organizar uns quadradinhos genéricos na área de anotação, pra anotar usos do que quer que o jogador queira anotar. ;)

      Excluir
  8. Olá pessoal

    Christiano. Gostei muito da sua ficha, mas quero lhe dar duas sugestões/alterações.

    Primeiro, coloque mais espaço para opções de Atuação, Conhecimento e Oficios, pois algumas classes vão ter mais que dois Conhecimentos, por exemplo.

    Segundo, coloque linhas para Anotações, pois escrever sem linhas é bem chato.

    Fora isso você pretende salvar estas fichas somente como imagens OU vai fazer-las como OCR?

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o link para o download do PDF com a ficha lá no começo da matéria.

      Conhecimentos e Ofícios em especial são um problema. A maioria dos personagens nem tem nenhum, e deixar muitas linhas para eles só iria poluir a ficha para estas pessoas. Já Magos e personagens com o talento Faz-Tudo tendem a ter uma penca deles. E ainda há o problema é que itens, habilidade e talentos podem gerar valores finais diferentes entre eles. Mas vou tentar aumentar ao menos um pouco o espaço. ;)

      Excluir
  9. Quando sai a versão editável ?

    ResponderExcluir
  10. Uau, muito bom, já vou imprimir algumas pro meu grupo hahha. Parabéns ao realizador!

    ResponderExcluir
  11. Eu achei uma ficha ótima, mas vou ter que concordar com um dos primeiros comentários: falta uma sessão organizada para o background, já que aquela sessão no final da primeira página serve muito melhor para marcar números de usos de certas habilidades e outros recursos que podem ser gastos.
    Ficha incrivelmente completa, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu concordo com isso também. Nesta última atualização eu tentei colocar algumas coisas que foram pedidas. Infelizmente histórico e personalidade comem bastante espaço. Muitos personagens de nível 15+ já tendem a completar o espaço de talentos e habilidades de classe rapidamente, especialmente devido às multi-classes. Então acabei tendo que cortar essa parte da ficha. =(

      Excluir
  12. Uma coisa tipo vc poderia fazer uma versão com 3 paginas para aqueles que quiserem Background etc na ficha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou te prometer isso pra já, mas vou ver o que posso fazer nesse sentido.

      Excluir
  13. aonde eu acho regras como essas para estilo ded.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que regras? Esta matéria contém uma ficha, não regras...

      Se quer fichas customizadas para D&D, caso seja para 5e, há um grupo interessante no facebook.

      Se não for, então copie e cole os links abaixo no seu navegador:

      1. http://lmgtfy.com/?q=blog+D%26D+portugu%C3%AAs
      2. http://lmgtfy.com/?q=regras+D%26D
      3. http://lmgtfy.com/?q=material+para+D%26D

      =)

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que tocou no assunto, deixe-me comentar que eu já fiz uma versão editável desta ficha. No entanto, ainda não a disponibilizei porque ela está em processo de aperfeiçoamento. Não será apenas completável, mas também contará com inúmeras áreas auto-completáveis. Porém, para viabilizar isto, houve a necessidade de se fazer inúmeras reformulações e a finalização do trabalho ainda deve demorar um pouquinho.

      Excluir
    2. Haha legal. (Me pergunto porquê deletei meu comentário. ._.)
      Realmente dá um certo trabalho elaborar tudo isso. Mas espero que consiga porquê, como sempre, Tormenta está incompleto. Lançaram várias coisas novas e a ficha está desatualizada.
      Mas lançarei essa sua ficha atualizada no meu grupo de rpg. Vlw. :)

      Excluir
    3. Tive uns problemas no meio do processo que não consegui resolver. Mas a ideia tá no forno ainda, só sendo repensada. Bom jogo. ;-)

      Excluir
    4. Eu fiz a programação para essa ficha baseada na ficha editável oficial, mas estou tendo problemas com o layout (a versão disponibilizada aqui tem alguns problemas de pixelização, eu estava tentando resolver isso também). Eu posso disponibilizar os códigos, se ajudar no processo.

      Excluir
    5. Por já haver uma versão completável na ficha oficial na web e por alguns problemas que tive eu não dei mais bola pra isso, na época. Mas pra falar a verdade, eu não curto muito que essa versão que rola por aí mantém zeros nos campos não utilizados, por uma série de fatores. Você fez a coisa de forma a evitar isso? Só por curiosidade...

      Excluir
    6. A ficha completável já disponível não tem muitos dos aspectos que essa sua versão tem, como os pontos de energia, carga leve, carga máxima, etc.
      E não tem como remover os zeros dos campos não utilizados sem fazer um script muito mais complexo, pois eles funcionam como marcadores dos campos preenchíveis.

      Excluir
    7. Eu fiz uma versão editável desta ficha e com as especificações comentadas há pouco tempo. Estou testando conforme uso para identificar problemas, mas assim que estiver satisfeito, devo postá-la para download. Só pra informar.

      Excluir
  15. Como já disseram anteriormente esse novo modelo da ficha tava otima, só que para ganhar um 10/10 só disponibilizando ela editavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava trabalhando numa versão editável, mas muito mais completa. Mas tive problemas e tive que deixar de lado até segunda ordem.

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)