terça-feira, 3 de março de 2020

Adaptação das Aventuras de TRPG para T20



Um tempo atrás, ainda quando o playtest de Tormenta 20 era jovem e estava iniciando eu comecei um projeto de adaptar aventuras de nível mediano (por volta do 10º) para o sistema, com o objetivo de facilitar o trabalho de mestres do Brasil todo que queriam testar o sistema e poder dar o devido feedback de suas experiência a editora Jambô.

Recentemente, tive a ideia de aproveitar que já narrei várias dessas aventuras e iniciar uma empreitada: fornecer adaptações de todas as aventuras lançadas do TRPG. As listas a seguir correspondem a dicas simples do que mudar para levar a aventura para sua mesa, ainda indicamos que leia o material original. Mas fichas e outras mudanças vão aparecer abaixo.

Considerações Gerais


É preciso considerar que entre o TRPG e o T20 a principal diferença é o ritmo de jogo. Como os PMs controlam todas as habilidades especiais e tem uma recuperação mais lenta que no sistema anterior, os jogadores tendem a procurar maneiras de ter descansos que recuperam mais, isso também influencia a evitar combates desnecessários (ou outra situação que se gaste PMs demais). Além disso, com o gasto de PMs é possível superar dificuldades altíssimas em testes ou causar danos cabulosos, o que deixa um pouco a aleatoriedade na mão do jogador.

A preparação para as aventuras é mais valorizado, é preciso saber o que vão enfrentar para saber como gastar e poder comer as receitas certas para as missões. Permitir mais tempo para se preparar ou mais testes para investigar as missões pode ser uma boa, além de lembrar os jogadores dessa regra (principalmente se não jogaram o sistema ainda).

Uma outra dica é ler o capítulo de perícias e as condições para saber como trocar os testes antigos pelos novos, muitas perícias mudaram, englobam outras e agora tem diversas utilidades. Como regra geral em exploração, lembre-se que Investigação serve para armadilhas; Percepção para passagens secretas; e Intuição para ilusões.

Por fim, adapte a quantidade de dinheiro para T$ (Tibares), é uma forma simples de adaptar os tesouros.

Aventuras Cobertas:
  • Externas: Covil do Terceiro, Expedição a Aliança Negra e Dia da Tormenta.
  • Dragão Brasil: Expedição a Ilha do Umbral de Fogo e o Resgate da Lança Dourada.
  • Só aventuras volume 1: Sob os céus de Vectora, Briga em Família e a Expedição de Darvos.
  • Só aventuras volume 2: O Teste, a Invasão de Lamnor e Mergulho no Passado.
  • Só aventuras volume 3: O Disco dos Três, Vingança de Slashcalliber,  Espada Morkh Amhor e a Rebelião dos Insetos.
  • Só aventuras volume 4: Ar Molhado, Casamento Sombrio, Entre o Céu e a Terra e o Espelho de Karahmir. 



Não deixem de comentar e divulgar para os seus amigos!

Me paga uma coca?

Abraços ou beijos

7 comentários:

  1. Bicho, trabalho fantástico!
    Eu tava adaptando o Covil do Terceiro por conta própria e acabei esbarrando nesse post, vai me salvar quantias monstruosas de tempo e esforço. Merece um beijo.
    Mas me surgiu uma dúvida, o arquivo no docs já tá com as regras atualizadas segundo a última versão do livro? E você pretende continuar atualizando de acordo com as mudanças futuras?

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)