quarta-feira, 20 de maio de 2020

Mestres de Zansara: Um novo cenário para Pathfinder 2e


A New Order Editora disponibilizou recentemente em sua loja o Download Gratuito do Guia para o Cenário de "Mestres de Zansara", o mais novo cenário brasileiro de fantasia medieval, que utiliza a licença aberta de Pathfinder 2e, também lançado pela Editora. Mas o que há de novo nesse material? Bora ver!

De onde isso veio?




Zansara já era conhecido entre aqueles que acompanhavam a Editora New Order de perto. Na edição de Fevereiro da New Order Magazine (Antiga New Order Warriors), a revista digital da Editora, eles lançaram um capítulo contendo um suplemento regional apresentando a logo de "Mestres de Zansara" e com o título de "Borealis: Das Províncias Livres ao Grande Gelado". O suplemento escrito por Alessandro Franzen, Carlos “Ximu” Fernandes, Jefferson Neves e Jorge Caffe conta com uma nova Herança para Elfos chamada "Elfo do Amanhecer"


O Capítulo de apresentação da Região de Borealis é riquíssimo em detalhes e conta sobre como os diferentes povos se organizaram após um período de grandes conflitos. Essas regiões apresentam uma grande vastidão de modos de vivência e cultura, o que é muito positivo para emular diferentes modos de jogo.

O suplemento continua em um capítulo chamado "A mais longa das Primaveras: Guia de Personagens" contendo a introdução para primeira aventura oficial, com novas biografias e apresentando pela primeira vez a proposta do sistema de Signos. Usando a combinação das duas fases da lua do cenário, o signo do seu personagem libera novas formas de utilizar pontos heroicos no dia em que a combinação de fases estiver no céu.

A aventura começa a se desenrolar nas edições de março e abril da revista e haverão mais 4 episódios confirmados, podendo levar os personagens ao nível 10. 


E o Guia de Cenário?



Contendo 90 páginas, com diagramação e ilustrações maravilhosas que misturam belíssimas artes coloridas com gravuras em preto e branco, conforme a tonalidade do que quer transmitir, o livro possui 7 capítulos, apresentando em sequência:


1. A era dos Deuses Antigos.

Nesse capítulo conhecemos a criação do continente de Zansara, as criaturas que nele habitam e como as forças que outrora a moldaram, ameaçaram sua existência na primeira guerra divina.

2. A Era das Incertezas.

Aqui temos um capítulo muito interessante para todos os narradores. A Era das incertezas sucede a Era dos Deuses e é caracterizada por haverem poucos registros sobre esse período conturbado. É a principal faixa cinza que Narradores (e jogadores também, por que não?) podem se utilizar para incorporar suas próprias ideias ao cenário. O capítulo termina com a apresentação dos Lumiares, Humanos que ascenderam como deuses ao final dessa Era e marcaram o início da Era Heróica.

3. Religião e Signos.

Com uma coleção de Deuses e domínios novos, essa parte é totalmente independente do Livro Básico de Pathfinder 2e. As regras daqui te oferecem suporte para integrar totalmente seu personagem devoto ao cenário, ou não devoto também, através das três principais fés e filosofias existentes apresentadas nesse capítulo e que são em adição às já apresentadas no Livro Básico de Pathfinder 2e. O Capítulo também trata do exclusivo sistema de Signos com as regras de  usos únicos de Pontos Heróicos para cada Signo como remoção de condições específicas.

4. Conhecendo Zansara.

Esse capítulo apresenta mapas (Com qualidade que é um show a parte) e descrições de 16 regiões do continente e de seus povos, organização políticas, localização e a respeito de suas principais cidades. O capítulo apresenta muito bem o potencial da diversidade no cenário. Ao mostrar a quantidade de campanhas diferentes que você é capaz de emular.

5. Morte Branca e a Mortalha.

O capítulo inicia com a história da queda da Terceira Lua e as mudanças que ela causou para sempre no cenário como um todo. Das ruínas da cidade onde a lua caiu surgiu a entidade "Morte Branca", que viria a ser derrotado pelos Lumiares, mas que ainda continuaria a assombrar a todos. O capítulo então apresenta outra novidade: A "Mortalha", uma espécie de tempestade de Neve maculada que causa caos e destruição por onde passa (Com mecânicas próprias para inclui-la em suas aventuras!

6. Vivendo em Zansara.

Esse capítulo é um excelente complemento às regras de Ancestralidade do Livro Básico de Pathfinder 2e, pois também apresenta algumas novas Heranças e Talentos de Ancestralidade. Informações ricas sobre hábitos e costumes das diferentes ancestralidades preenchem esse capítulo e além disso, também temos um novo arquétipo: O Gnomo Sussurrante. O capítulo segue falando sobre diferentes organizações do cenário e se encerra apresentando novas biografias

7. O coração do Pântano.


O Coração do Pântano é uma aventura introdutória para Mestres de Zansara, desenvolvida para ser um prequel da série de aventuras "A Mais Longa das Primaveras”, publicada na Revista digital New Order Magazine. A proposta inicial é de que ela é para um grupo de 4 jogadores de Nìvel 1.

Ta... Mas e aí?


"The Dungeon Master" - © 2013 - 2020 by MoulinBleu
Mestres de Zansara soa interessante pelas mecânicas únicas, amarrada à reimaginação de conceitos já conhecidos com outros inteiramente novos. Misturando diferentes conceitos e ligando-os a uma narrativa que pode prosseguir conforme os gostos do seu próprio grupo. 

A proposta principal é o de RPG de espada e feitiçaria heróica, mas se é algo mais voltado a sobrevivência em terras inóspitas como Mad Max ou Dark Sun que você procura, tudo bem, existem regiões desoladas no cenário que você pode fazer adaptações para sua campanha. Procura algo mais selvagem? Terras com bestas misteriosas e monstros gigantes? Tudo bem, você pode fazer isso no cenário. Procura intrigas políticas? Tudo bem, você pode encontrar bastante disso também. Quer algo com mais mistério, algo mais horror? Tudo bem também...

A proposta de amplitude do cenário é muito boa, até mesmo para alcançar diferentes públicos, claro, apresentando também as próprias particularidades do cenário, e, à priori, ele parece ser mesmo capaz de saciar os jogadores de diferentes gostos. A era das Incertezas também é um excelente gancho para soltar sua imaginação e inserir sua própria proposta de trama ao cenário.

Os sistemas únicos como os signos e a Mortalha parecem excelentes para se aplicar na narrativa. Primeiramente o guia vem com um calendário lunar, para você ter controle de quais são as fases das luas na sua aventura e em segundo lugar, ainda que alguns usos pareçam muito específicos para uma habilidade a se usar somente em certos dias do calendário lunar soa muito positivo ver novas aplicações para os Pontos Heroicos além dos propostos pelo Livro Básico

Já a Mortalha... Bem, se em um primeiro momento você tem o reflexo de compará-la com a Tormenta de Arton, essa sensação começa e termina junto da sua apresentação. A mortalha  também possui aspectos únicos e regras bem definidas, com uma tabela para rolar quais os efeitos mecânicos às criaturas afetadas. Ela pode enlouquecer criaturas e tornar o terreno mais hostil, seja através de mudanças perigosas na temperatura e causando chuvas ácidas, como  também transformando a vegetação em grandes plantas carnívoras e animais em bestas sedentas de sangue!

Mas e aí, curtiu? Comenta ai o que você acha!

Faça o download GRATUITO do Guia de Cenário de Mestres de Zansara clicando AQUI!



Um comentário:

  1. Não consegui ir com a cara do cenário,sério,não vi nada de mais,aliás,mais do mesmo,nenhum grande atrativo,ou mesmo algo único,enfim,apenas mais um cenário em meio há tantos outros,alguns,nacionais,inclusive,bem melhores.De qualquer forma isso não significa que é um cenário ruim,(na minha opinião existe um cenário nacional que já atormenta ocupando este posto...),é apenas um cenário...simples.Pessoalmente me sinto inclinado a adaptar algum outro cenário ou em último caso,usar o próprio Golarion,que independente da quantidade de material,é melhor que Zansara,mas tbm não é nenhuma obra-prima.Mas ainda estou lendo e tentando achar algum atrativo no cenário,que depois de tanto tempo esperando,me mostrou uma decepção,(cujo sentimento já vinha aflorando depois de ler a primeira parte da trilha de aventura na revista...),mas espero que seja apenas no início,e apesar de tudo torço para uma evolução.Pelo menos,esta é a minha opinião sobre o cenário.

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