sábado, 28 de abril de 2012

Tormenta RPG - Resenha

Logotipo do cenário

Ola leitores, hoje vou fazer a resenha de um livro que adquiri recentemente, o Tormenta RPG e do Bestiário de Arton. Esses dois livros são, atualmente, o mínimo necessário para se jogar no cenário, mas apenas com o livro básico você consegue, e muito, se divertir.

A capa mamilos polêmica do livro é muito bonita

O livro tem as primeiras páginas coloridas, apresentando algumas imagens que situam o leitor no conceito histórico e social de Arton, reino onde se passara o RPG. A linha de tempo é boa, dando idéias, mas sem esclarecer tudo, mas, pra quem leu os romances, vai reconhecer muitos eventos.

A história atual se situa 4 anos após dois enormes eventos acontecerem, as guerras táuricas e a queda do mestre Arsenal. O mundo ainda está tenso, devido a esses acontecimentos, e a vida de aventuras está um pouco menos reconhecida como antes.
Mestre Arsenal, vilão antigo que ainda pode estar a solta.

Além disso, o livro dá dicas para quem está começando a jogar no cenário agora, exemplo de uma partida de RPG (não no estilo do rebelde) e todo capítulo começa com um conto muito bom escrito pelo Leonel Caldela, como sempre, seus finais são impressionantes.

Começando a ficha
Personagens de Tormenta RPG

Os três capítulos seguintes seguem o básico da criação de personagens, são eles: Habilidades, Raças e classes. Todos os três estão muitos bem escritos e com ótimas imagens, cada imagem dá vontade de criar um personagem naquele estilo, a minha preferida foi o Druida xD.


Falando primeiro das raças, o capítulo começa explicando o que elas são, o que personagens de raças pequenas ganham e uma lista de idiomas e quem os fala. Depois somos introduzidos a elas, que são: Anão (modificado para ser mais útil, porém clássico), Elfo (continuam clássicos, ótimos Rangers ou Magos), Goblin (feios, ladinos e engenhosos), Humano (o faça você mesmo das classes), Lefou (básico e poderoso, mas pouco carismático), Minotauro (perfeito para personagens combativos) e Qareen (meio gênios, mestres da magia). Dentre as raças opcionais estão os Gnomos (não existem no cenário), Meio-elfos (básico como humano, destro como elfo) e Meio orcs (forte e editável).  E no Bestiário temos os Orcs (inimigos clássicos), Nagahs (metade cobra metade gente e possíveis grandes vilões, sera?), Sprites (fadinhas bem pequenas), Centauros (a metade cavalo da umas vantagens interessantes), Gnolls (homens hiena) e Elfos-do-mar (ótimos em campanhas piratas).

As classes são as mesmas de D&D 3.5 (Bárbaros, Bardos, Clérigos, Druidas, Feiticeiros, Guerreiros, Ladinos, Magos, Monges, Paladinos e Rangers), mas elas estão muito mais equilibradas, todas tem poderes que as tornam interessantes, mesmo com uma apelação aqui e acola. A classes básicas de tormenta, os Samurais e os Swachbluckers estão mais legais e atrativas. Um defeito do livro é o fato dele não possuir classes de prestígio, porem é fácil acha-las no forum jambô ou na tormenta wiki.

Todos os personagens começam mais fortes do que nos antigos livros, porém eles possuem menos itens mágicos, o que acaba igualando os personagens de tormenta com os personagens de sua antiga mesa de D&D.

Começando o Jogo

Os capítulos seguintes apresentam explicações para o uso de perícias e de talentos, os jogadores combatentes vão gostar muito dessa parte. Além da lista de magia que, infelizmente, é igual a do D&D, ou seja, ordem alfabética, você vai ter que ficar procurando durante muito tempo as magias para o seu nível, mas, pelo menos, a jambo disponibiliza no site uma lista por ordem de poder.

As tendências são bem explicadas, além de um paragrafo definindo a personalidade de quem possui a tendência tem um paragrafo de exemplo muito legal, que explica o que cada tendência faria vendo um garoto roubando um pão. Os deuses são bem explicados, porém suas restrições estão menos visíveis.

O capítulo sobre Malpetrin, junto do capítulo de monstros e do Bestiário já nos dão material para uma campanha enorme e muito variada, mal posso esperar para botar meus jogadores contra os demônios da tormenta *-*. As fichas de monstros estão simples e resumidas, muito fácil usá-los em combate e já com todos os bônus e redutores adicionados.
O grande vilão do cenário não são os monstros, é a tempestade rubra.

Ambos os livros me agradaram muito, mais do que recomendo que vocês comprem. Agora é só pedir a ajuda de Tauron e partir para a luta contra a tormenta o/

Abraços ou beijos

3 comentários:

  1. Olá, faço parte da administração da loja de rpg Taberna do Dragão. A loja é uma das maiores distribuidoras de dados rpg do país, venha conferir nossas opções e preços.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas está muito simples rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postagem bem antiga, hj em dia seria bem diferente haha Ta simples msm

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)