quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tiroteio no RPG Quest

Cá estava eu pensando sobre a vida quando me deparei com esses trailer


Explosões *-*

... Então.. Resolvi adaptar a idéia de jogos e filmes cheios de caras parrudos com armas e explosões pro RPG Quest, já existem algumas habilidades e classes nos netbooks que já postei aqui, como o RPG Quest Supers, Anime Quest e o Defensores e destruidores. Mas agora as regras vão ser um pouco mais especificas.


Take cover!!!

Posso garantir para você, não importa o quanto o seu personagem seja machão, tenha cheiro de polvora e queixo quadrado, uma hora ou outra ele vai ter que usar coberturas.

Coberturas são qualquer objeto no cenário que o personagem pode usar para se proteger dos tiros, além disso personagens agachados ou deitados no chão recebem bonus para não serem acertados, além de um bonus em furtividade em determinadas ocasiões.

Alguns exemplos de cobertura são:
  • 1/4 coberto - personagem em pé atras de um pequeno muro, bonus de +1 D dependendo da ocasião.
  •  1/2 coberto - personagem atrás de um post ou arvore, bonus de +2 D.
  • 3/4 coberto - agachado atrás de um muro, +3 D.
  • 9/10 coberto - atirando por um buraco numa parede ou pequena fresta, +5 D quem acerta um cara assim merece até um xp extra haha.
  • Deitado - +1 em Defesa e -3 m no deslocamento, pode ganhar bonus em furtividade dependendo da situação.

O cenário é um de seus maiores aliados, junto de criatividade e pericias como furtividade, armadilhas, etc. seus inimigos jamais terão certeza de onde você está. Quem já viu o filme O Patriota sabe do que estou falando.

Outro grande amigo seu será o seu colete e as suas granadas, o colete pode seguir uma regra parecida com as armaduras medievais só que todos ganham +1 em IP-P por serem melhores contra armas de fogo. As granadas, não saia de casa sem elas, podem ser simuladas com a magia bola de fogo, cada uma produz efeito parecido, para outros tipos use magias como cegar ou algo parecido.

Mudando as táticas
Quando um helicóptero vigia o inimigo você ta fudido precisa de estratégia
Não importa a abordagem que você vai usar, seja a mais cinematográfica ou a mais realista, veículos inimigos sempre serão uma dor de cabeça.

Para não ferrar os seus jogadores o mestre pode dar a eles algumas utilidades de um bombardeio por dia (para o grupo, não individual). Ele não deve ser gasto para matar um transeunte ou derrubar uma casa outro motivo estúpido, os jogadores devem pensar bem a hora que o usarão e onde vão mirar, tudo isso adiciona uma dose de estratégia a partida. Se tudo falhar jogue uma moto ou um taxi explosivo no helicóptero.
Novo item Bombardeio:
  • Bombardeio é o nome carinhoso que os soldados chamam um binóculo laser ligado a um satélite, ele está diretamente ligado as comunicações de alguém ou algum lugar com um caça que bombardeara uma área específica mirada. Sua area de acerto é de 15x15 m e seu dano (opicional) é de 10d6+4 de dano.
Improvisar e adaptar são palavras chafes num tiroteio de enormes proporções, se divertir explodindo aviões é legal, mas matar aquele atirador de elite com uma facada furtiva pode ser tão (ou mais) legal.
Só para terem um idéia de como as guerras mudam muito de estratégia.

É preciso saber a hora de ser sorrateiro e a hora de chegar quebrando tudo, economizar munição é uma boa pedida, mas você sempre pode roubar do soldado caido ao lado.

Porém, algumas situações vão precisar de um pensamento rápido. O seu amigo de pelotão está preso num camelo cercado de inimigos, ele tem que correr até você para se salvar, e bem rápido.

  • Nessa situação um dos jogadores daria cobertura - como regra extra ele gastaria um pente de munição para atirar cegamente em area ou poderia dar o maximo de tiros que consegue numa rodada - para ajudar o amigo a voltar para o local seguro, este tem que passar por alguns testes de pericia ou atributo.


E para completar...


Mission start
Metal slug sempre me deu ótimas idéias

Onde situar a minha próxima missão? Quem joga jogos de tiro sabe que suas missões são bem variadas, uma hora você está no Brasil depois na Austria, tudo na base da animação entre uma fase e outra.

Não importa se seu jogo é realista ou não, no geral cada aventura tem que trazer algo novo e inesperado. O tiroteio numa favela, uma zona urbana, caótica e pequena, cujos inimigos tem todas as vantagens de conhecer a milhares de vielas que circulam o lugar é bem diferente de uma missão de invadir uma antiga base nuclear russa que foi invadida por terroristas que querem usar armamento de lá para dominar cidades, esqueci de dizer, a neve no lugar é bem densa.


Já nos cinemas esse gênero de filme tem muitos clichês que podem ser usados durante uma aventura de RPG. Sempre chega uma hora no filme que o personagem vai ter que se virar com apenas uma faca, mãos nuas ou alguma arma sem munição; alguma situação da muito errado e os personagens tem que fugir ou se esconder, alguém se machuca gravemente, entre outras coisas comuns dos filmes que podem ir parar na sua mesa de jogo.

Tentar inovar o gênero também pode ser uma boa pedida, quem já viu filmes como G.I JOE ou Capitão américa pode se inspirar para tentar algo mais misto na sua mesa. Eu não ia reclamar de ter o Batman no BOPE...

Não importa o quanto o grupo é diferente
Mission all over


Abraços ou beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)