terça-feira, 2 de abril de 2013

Golias - Nova Raça para Tormenta RPG

De boa aqui com o meu machado grande grande enorme...
Ola, leitores, como vão? Hoje vou lhes apresentar uma nova raça para apelar aumentar suas opções no Tormenta RPG, que tal? São os Golias, direto do race of stones ou do livro do jogador 2 do D&D 4 para o Tormentão. Ficou interessado? Continue lendo!

Golias são criaturas poderosas e destemidas, que não arredam o pé de uma boa luta ou desafio. Esses malditos nômades competitivos são fortes como ninguém e assustadores, mas são companheiros sinceros. Nenhum grupo deveria negar a presença de um membro da raça, ou vai estar perdendo um aliado único.

Personalidade. Golias são muito conhecidos por sua ousadia, quase estúpida na opinião de muitas raças. Nas regiões montanhosas, onde costumam habitar, é totalmente comum ver um membro dessa raça saltando entre pedras sem medo nenhum. Suas comunidades são baseadas em clãs; onde desde a infância são ensinados a confiar nos outros membros de sua raça. Como muitos Golias são caçadores, é comum a procura por novas regiões de caça, novas fontes de água, ou novas regiões para estabelecer sua comunidade.

O povo Golias trata com completo descaso aqueles entre os seus que não conseguem contribuir para o bem estar da tribo, seja por doenças, idade, ou qualquer tipo de enfermo. Essa atitude é reforçada pelas estruturas sociais vigentes, o que gera o exílio, que é a pior sentença para esse povo. Golias exilados são expulsos a força e proibidos de retornar, para sempre.
Golias Druida, força primeiro
Aparência. Os Golias são humanoides muito altos e fortes, sua altura sempre é extrema, algo em torno de 2,10-2,40 metros, enquanto seu corpo é maciço como um golem: 120 kg 150 kg é a média da raça. Enquanto outras raças tem diferenças entre o peso e tamanho, as Golias fêmeas são tão pesadas e altas como os machos vai encarar?


A pele dos membros da raça possui sons acinzentados ou marrons, cheios de marcas - cujo os xamãs acreditam dizer o destino daquele ser. Todos os Golias possuem litodermes, que são protuberâncias osseas do tamanho de moedas que crescem no torso, cabeça, braços e ombros dos membros da raça. Graças ao simbolismo aderido a pele dos Golias, é comum que membros da raça deixem ela o mais exposto possível. Muitos tatuam-se para demonstrar que podem mudar o seu destino. Os olhos dos Golias são grande e florescentes, como grandes globos que brilham quando o grandalhão franze o cenho, as cores mais comuns são verde e azul.


Relações. Muitas comunidades Golias são desconhecidas, permanecendo apenas como canções sobre "os gigantes com pele de pedra". Mas, sempre há um ou outro tipo aventureiro, que se aventura e encontra a terra dos "gigantes de pedra" e, se fizer algo de útil, pode ganhar até uma comida boa e uma cama quente.

Anões, são vistos como pequeninos e extraordinários pelos membros da raça. Suas armas são muito apreciadas e existem contos sobre Golias que foram viver em Doherimm, ou no reino debaixo das montanhas. Raças menores, como goblins e Halflings chamam atenção dos Golias, pela sua agilidade e muitas vezes ganham sua admiração (principalmente através de desafios). Elfos são vistos como arquivos ambulantes, é sempre bom conhecer alguém que pode ter conhecido seu tataravô!


Nas regiões montanhosas próximo de Tapista é comum encontrar lutas entre tribos de Golias e exércitos Minotauros, sua força é muito apreciada para trabalhos e suas mulheres "aguentam o tranco" dos homens touro. As outras raças não são vistas como perigo, nem como empatia.


Tendência. A tendência caótica é a mais comum entre os membros da raça, isso se deve a seu estilo de vida semi nômade, banhado em disputas e escaramuças. Entretanto, toda comunidade tem um líder forte e imponente que resolve os conflitos internos, estes indivíduos costumam ser Leais. Golias tendem para o bem, afinal, é sempre melhor explorar um lugar sabendo que pode contar com (todos) os seus companheiros.

Terra dos Golias. Graças a sua cultura que evita agricultura em larga escala, os Golias vivem em culturas nômades. Geralmente, uma comunidade se mantém por um par de meses numa região, vivendo numa vila temporária, e então se movem para lugares com melhores recursos. Tribos grandes costumam seguir uma trilha todo ano, se movendo para regiões mais baixas durante o inverno ou quando precisam fazer comércio.


Estranhamente, hoje em dia, é comum achar comunidades em Arton de membros dessa raça que vivem no nível do mar. Isso se deve aos exílios em massa que andaram ocorrendo, mas o motivo ainda é um mistério e parece que nenhum membro da raça gosta de tocar no assunto...


Religião. Kavaki (uma faceta de Tauron, assim como a divina serpente) é o deus mais cultuado entre os membros da Raça. Diz-se que ele criou a raça com base em jóias vindas da maior montanha do mundo na época, delas nasceram os 4 primeiros e eles foram os responsáveis pela propagação da raça. Allihanna é outra deusa muito cultuada, sempre é bom quando a mãe natureza ajuda um nômade.

Nomes. Golias seguem o idioma Terran (além do comum), e possuem uma estrutura nominal que os liga a sua família (pai ou mãe), a sua função ou feitos e a seu clã. O primeiro nome é sempre curto, o segundo é mutável, quase todo golias muda de nome durante sua vida e o terceiro é grande com cinco ou mais silabas e sempre termina com uma vogal. Vou dar uns exemplos (e copiar uma tabela do D&D aqui xD):

Male Names: Aukan, Eglath, Gauthak, Ilikan, Keothi, Lo-Kag, Maveith, Meavoi, Thotham, Vimak.
Female Names: Gae-Al, Kuori, Manneo, Nalla, Orilo, Paavu, Pethani, Thalai, Uthal, Vaunea.
Honorifics: Bearkiller, Dawncaller, Fearless, Flintfinder, Horncarver, Keeneye, Lonehunter, Longleaper, Rootsmasher, Skywatcher, Steadyhand, Threadtwister, Twice-Orphaned, Twistedlimb, Wordpainter.
Family Names: Anakalathai, Elanithino, Gathakanathi, Kalagiano, Katho-Olavi, Kolae-Gileana, Ogolakanu, Thuliaga, Thunukalathi, Vaimei-Laga.

Aventuras. Os Golias aventureiros são tradicionalmente aqueles exilados, seja por vontade própria ou por imposição. Estes quase sempre seguem o caminho da espada, se tornando guerreiros mercenários, rangers ou até ladinos (por mais improvável que pareça). Entretanto,  comunidades que tem maior interação com outras raças possuem muitos aventureiros de todos os tipos.

Traços Raciais
  • +4 em for, +2 em con, -2 em dex. Golias são brutamontes fortes e resistentes, mas não são conhecidos pela sua delicadeza. 
  • Tamanho médio, deslocamento 9 metros. 
  • Golias recebem o talento Grandão como talento adicional, sem precisar satisfazer seus pré-requisitos. 
  • Terreno Familiar (montanhas). Recebem o talento de mesmo nome (Tormenta RPG pag. 110). 
  • +4 em Atletismo, Intuição  e Sobrevivência. Golias são atenciosos, ótimos caçadores e tremendos esportistas. 
Exemplo de Personagem

Barbaro, né? Dã
Vou terminar o post com um exemplo bem simples para um membro da raça, ok?

Nome, Golias Bárbaro 1, ND 1, CN, Médio, Desl. 12 m, PV 27; CA 14 (+1 des, +1 gibão); Corpo-a-corpo: Espada grande +3 (4d6+4); Físico Poderoso, Terreno familiar (montanhas), Analfabetismo, Fúria, Movimento Rápido; Fort +5, Ref +2, Von +1; For 18, Des 12, Con 16, Int 10, Sab 12, Car 12

Pericias e talentos: Atletismo +8, Iniciativa +5, Intimidação +5, Sobrevivência +5. Empunhadura poderosa.

Equipamento: Espada grande enorme, Gibão de Peles.

E então, leitores, o que acharam do Golias? Eu acho que já deve ter vários jogadores enchendo o saco do mestre para jogar com um haha Aproveitem!

Abraços ou beijos

16 comentários:

  1. Nenhuma fraqueza? Desse jeito acho difícil alguém querer voltar a jogar de Minotauro. Mas quem sou pra reclamar? Nunca nem sequer tentaria fazer uma adaptação como essa. De qualquer forma, parabéns e continue com o excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaron, você é um leitor e tem todo o direito de expressar sua opinião. Se não gostou você pode fazer modificações na sua mesa, mas deixe eu colocar alguns argumentos que (a meu ver) equilibram as duas raças:

      Modificadores: Ambos, Golias e Minotauros, ganham nas mesmas habilidades, mas perdem em habilidades diferentes. Golias são menos ágeis e Minotauros menos carismáticos e, convenhamos, o que é mais importante para um combatente des ou car?

      Minotauros são mais difíceis de acertar (ca +1) e Golias usam armas maiores (Físico Poderoso). Ambos são fáceis de possuir, principalmente para um humano que pode pegar o talento Grandão (que basicamente funciona como a habilidade do Golias) e Esquiva, que daria na mesma.

      Minotauros ganham um ataque extra, enquanto Golias ganham um talento muito situacional. Seria perfeito um Golias ranger numa montanha, mas para um golias feiticeiro lutando numa floresta comum não faria diferença. Certo?

      Por fim o Golias ganha bônus de +4 em duas pericias simples. Enquanto o Minotauro detecta qualquer criatura a 9 metros além de ganhar um bonus de +4, +8 ou até +12 em sobrevivência dependendo da situação. Da pra perceber que o minotauro é ligeiramente mais poderoso que o Golias não é, e é por isso que ele tem uma fraqueza, para não ser apelão, eu não vejo necessidade do golias possuir tal coisa.

      Bem, espero que tenha mudado de ideia haha se não mudou é só fazer as alterações que achar necessárias, enquanto isso continue lendo, ok? haha Abraços

      Excluir
    2. Pode crê, concordo com você. Acho que acabei me deixando levar pelo trauma que tenho (como mestre), de jogadores apelões e seus minotauros malditos, hauhauahuahuaa!!! Abraço aê, e (novamente) continue com o excelente trabalho.

      Excluir
    3. é só questão do tipo de persoangem que você quer. Mas, qualquer coisa, veta a raça na mesa. Ou usa de NPC quando for mestrar e faz um bem forte para acabar com os minotauros haha

      abç

      Excluir
  2. Muito boa a adaptação, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. raças grandes ou quase de tamanho grande são uma dor de cabeça pra mim, tipo, acho que dá pra deixar de uma forma que não pareçam apelonas... O centauro do TRPG eu ainda estou me acostumando, mas esse golias aí realmente eu acho que ofusca o minotauro, e as raças que estão no livro básico devem ser justamente as que devem estar nos holofortes, por serem mais comuns, mais representativas no cenário, etc...

    achei legal o conceito da raça e ela se encaixa bem em Arton, até, mas joguei no google pra saber como eram os traços raciais em outros d20 e o que eu poderia fazer em relação a isso. Na 4e e na 3e eles realmente são de tamanho médio, com a ressalva que achei a maior parte das adaptações para pathfinder do tipo:

    Goliath
    Goliath Racial Traits
    +2 Strength, +2 Constitution, -2 Charisma:
    Goliaths are strong and tough, but standoffish.
    Medium : Goliaths are medium creatures and have no bonuses or penlties because of their size.
    Normal Speed: Base speed for a goliath is 30 ft.
    Mountain Folk: Goliaths recieve a +2 bonus on Climb and Knowledge (Nature) checks.
    Stone's Endurance: Goliaths recieve a +1 natural armor bonus to Armor Class.
    Tenacity: Goliaths recieve a +2 bonus to Willpower saves.

    e:

    Goliath
    +2 Strength, +2 Wisdom, -2 Dexterity: Goliath are strong and in tune with the natural world, but are not very agile.
    Medium: Goliaths are Medium creatures and have no bonuses or penalties due to size.
    Normal Speed: Goliaths have a base speed of 30 feet.
    Mountain-born: Goliaths gain a +2 racial bonus on Acrobatics checks to cross narrow ledges
    Mountaineer: Goliaths are immune to altitude sickness and do not lose their Dexterity bonus to AC when making Climb or Acrobatics checks to cross narrow or slippery surfaces.
    Natural Armor: Goliaths gain a +1 natural armor bonus to the Armor Class.
    Stonecunning: Goliaths receive a +2 bonus on Perception checks to notice unusual stonework, such as traps or hidden doors in stone walls or floors. They receive a check to notice such features whenever they pass within ten feet of them, whether or not they are actively looking for them.
    Weapon Familiarity: Goliaths are proficient with picks and axes.


    Achei essas duas ótimas, só precisando aumentar a força e alguns números nos outros bônus para ficar compatível com o TRPG. Particularmente a segunda é ainda mais interessante, não só pela perda de Dex fazer mais sentido e o Stonecunning, mas pela raça ser imune ao enjoo por altura, ou seja, enquanto um minotauro se borraria de medo na borda de um penhasco e outros personagens sofreriam vertigens, o golias chamaria todos eles de viadinhos e faria tudo com uma mão nas costas rsrs

    Encontrei também discussões quanto ao físico poderoso (inclusive, acho melhor me ater na dicussão quanto ao d20 porque não sei como funciona o golias na 4e), inclusive algumas que falavam que o bônus de força já supriria o bônus das manobras, além de que a raça teria o peso, mas não o tamanho para ser considerada Grande e ponto final... Mas isso aí é de cada um também, achei as versões que postei aqui mais balanceadas, só que cada um fica ou faz uma conforme achar melhor para suas mesas, claro. Quero só ver também quando adaptarem o ogro para TRPG: em d20 já é uma porrada de atributos que eles ganham e perdem, parece que seria o mesmo pelo que foi apresentado na aventura Expedição a Alianaça Negra. Penso que essas raças são uma festa pra personagens apelões de histórico vazio xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, os golias que você apresentou são bons e totalmente usuais. Na verdade, concordo com sua opinião e esse tipo de raça da muita dor de cabeça mesmo xD mas a questão do físico poderoso é simples de resolver, ele funciona como o talento grandão:

      Grandão
      Você é muito maior que o normal para sua raça.
      Pré-requisito: Con 15.
      Benefício: você conta como uma categoria de tamanho maior para propósitos de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar armas Grandes sem penalidades, ou armas Enormes com uma penalidade de -4). Entretanto, você sofre uma penalidade de -1 nas jogadas de ataque e na classe de armadura, e uma penalidade de -4 nos testes de Furtividade.
      Especial: este talento só pode ser escolhido no 1º nível

      A diferença é que o Golias não ganha as desvantagens desse talento, mas em troca também não pode compra-lo. Ou seja, todos os membros da raça são "grandões" e não tem como um jogador apelão virar e usar uma arma duas categorias acima dele sem penalidade no primeiro nível. O golias não precisa comprar grandão, isso é uma vantagem, mas tbm não pode compra-lo como todas as outras raças podem, entendeu?

      A questão do terreno familiar foi a minha escolha para equilibrar as coisas com o lado "montanhês" do Golias, é um talento situacional que lhe garante bonus em ca, testes de acrobacia, entre outros, mas apenas nas montanhas. Acho que equilibra com os outros, não é?

      Continue acompanhando e se possível não post como anônimo da próxima vez, ta?

      Abraço

      Excluir
  4. Bem interessante, mas trocaria o Terreno Predileto por um traço defensivo que igualasse aos minos: ou CA +1 ou alguma RD (cumulativa com fúria, claro). Ou talvez deixasse terreno predileto, mas desse as desvantagens de Grandão também.

    Não pareceu que o bônus de intuição tinha haver com a raça. Percepção ou Sobrevivência não seriam melhores?

    No mais, ficou bem legal, incluindo a descrição. Eu tava pensando em adaptar a raça, mas vc (de novo) tirou mais na iniciativa :-P Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahha perdão Edu, peguei o talento iniciativa aprimorada xD
      No livro "Race of stones" existem alguns paragrafos que falam como a raça é sincera e consegue distinguir mentiras facilmente, achei interessante colocar como traço racial, é algo bem útil. "Vou enganar aquele golias ali... vish, não conseguir" ahah
      Preferi não dar os redutores do talento grandão, isso torna a habilidade mais sobrenatural, fica mais poderosa também, tenho q admitir, mas impedir a raça de pegar o talento grandão já evita exageros. Imagina um golias guerreiro 1 usando armas 3 categorias acima de médio o.O

      É bom saber que gostou do post Edu, e desculpa por "roubar" a sua ideia. Abraço

      Excluir
  5. Que talento é esse Grandão?
    Como funciona?
    Quais especificações?
    Amei a raça, fazer um barbaro com ele seria muito bom!
    Cansei de jogar de Ranger e Ladino, agora quero bater com um machado de duas laminas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandão

      Você é muito maior que o normal para sua raça.

      Pré-requisito: For 19, Con 19.

      Benefício: você conta como uma categoria de tamanho maior para propósitos de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar armas Grandes sem penalidades, ou armas Enormes com uma penalidade de -4). Entretanto, você sofre uma penalidade de -1 nas jogadas de ataque e na classe de armadura, e uma penalidade de -4 nos testes de Furtividade.

      Especial: este talento só pode ser escolhido no 1º nível.

      ---------

      Que bom que gostou.

      Bom jogo e boa sorte com seu bárbaro. ;-)

      Excluir
  6. Opa, meio atrasado, mas poderiam fazer uma complementação ao post com talentos de raça para os Goliaths? Curti muito a raça e a ideia em geral, só senti falta dos talentos raciais mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vou anotar aqui ahha ando meio sem tempo, mas a ideia é bem boa sim. Vlw!

      Excluir
  7. O Golias não tem nenhuma fraqueza?

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)