quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Darksun para Tormenta RPG: Jogando em Darksun


Eu sei que estou meio atrasado para esse post... Mas espero que entendam que final de período de faculdade é FODA. O post hoje é para os jogadores, como funciona a criação de personagens, além de habilidades psiônicas latentes, pericias, talentos, profanação entre outros detalhes que tornam os personagens de Athas tão diferentes de outros cenários, como Arton.

Este é um post importante para o mestre também, caso ache alguma regra aqui esquisita ou apelona demais peço que tenha paciência, tudo vai ser resolvido no post do mestre e no futuro bestiário que será postado aqui no blog (pra fechar a adaptação com chave de ouro). Clique aqui para ler sobre Raças e aqui para Classes.

Agora bora pro post!

Criação de Personagens


Então você resolveu criar um Thri-kreen guerreiro, mas ainda não distribuiu seus 20 pontos ou usou a pontuação elite, sorte sua. Desde a era do AD&D, os personagens de Darksun são mais poderosos que os dos demais cenários, isso serve para justificar a dificuldade elevada de jogar neste mundo.

Personagens de Darksun devem ser criados pelo método Heroico de sorteio, ou pela distribuição de 85 pontos individualmente. Além disso, personagens iniciantes podem, a critério do mestre, possuir um dos seguintes talentos psiônicos abaixo. Eles não são poderosos demais e podem ser sorteados através da rolagem de 1d10, todas as habilidades não tem limite de vezes por dia.
  • Equilíbrio Corporal: Quando se move você recebe um bônus de +5 em acrobacia para se equilibrar e não afundar (ou cair) em terrenos, como lama, gelo, areia, etc. Ação livre.
  • Ouvido distante: Escolha um ponto a até 15 metros de sua posição, até a próxima rodada você ouve como se estivesse naquele ponto. Ação livre.
  • Saber direção: Você sempre sabe para qual direção é o norte, além disso, quando usa esse poder ganha um bônus de +2 em sobrevivência e percepção para se guiar. Ação Livre.
  • Ferramentas Mentais: Você cria um objeto na sua mão ou nos seus pés de até 1 kg feito de pura energia psiquica. Esse objeto não pode ser utilizado para lutar ou causar nenhum problema direto a ninguém, o objeto dura até a próxima rodada ou até você criar outro. Ação Livre.
  • Projeção de Objeto: Você foca sua mente e consegue teletransportar um objeto que caiba na sua mão a até 15 metros de você, este objeto pode parar num local desocupado ou nas mãos de uma criatura que esteja de acordo com o teletransporte. Ação Livre.
  • Imagem Psiônica: Você cria uma imagem ilusória a até 9 metros de você, esta imagem pode enganar até 5 criaturas ao mesmo tempo. Criaturas podem fazer um teste de percepção contra um seu de enganação para desacreditar a ilusão. Ação Livre.
  • Faísca Psiônica: Você pode incendiar um objeto inflamável que não esteja sendo carregado por outra criatura, contanto que ele esteja a até 9 metros de distância de você. Ação Livre.
  • Olho sensitivo: Escolha um ponto a até 9 metros de você, até a próxima rodada você enxerga como se estivesse naquele lugar. Ação Livre.
  • Movimento telecnético: Você pode Mover um objeto de até 1,5 kg que não esteja sendo carregado por outra criatura com uma velocidade de 7,5 m por rodada. Ação Livre.
  • Projeção de pensamento: Você pode enviar uma imagem ou mensagem de até 10 palavras para cada alvo que desejar num raio de 6 metros.
Além destes detalhes mecânicos, há também os detalhes visuais dos personagens. Athas é um mundo com pouco metal e até os personagens mais poderosos vão possuir poucos objetos deste tipo de material. Monstros poderosos possuem RD que só é ultrapassada por este tipo de material, entre outras coisas. Por esse motivo athas usa moedas de cerâmica e armaduras feitas mais com couro e carcaça de criaturas, essa opção não muda a mecânica de equipamentos (a não ser que o mestre queira usar regras alternativas), só modifica o visual e o roleplay do personagem.

Pericias


Personagens de Athas são mais poderosos que de outros cenários, porém sofrem grandes desvantagens também. Todos os heróis de Athas não sabem nadar, aqueles que querem ganhar esta habilidade precisam compra-la como um talento. Além disso, apenas aqueles personagens treinados em pelo menos uma perícia conhecimento sabem ler, sendo essa uma habilidade das mais raras entre 
aventureiros.

Novo Talento: Natação (Pericia)

Pré-requisito: Treinado em Atletismo, ter encontrado uma grande fonte de água pelo menos uma vez.

Benefício: Seu personagem sabe nadar e lida bem com a água, além disso ganha um bônus de +2 em testes para aguentar a sede.

Magia

Magia sempre foi e sempre vai ser um recurso de extremo poder em qualquer cenário de campanha e sistema de jogo, mas em darksun o buraco é mais em baixo. Num mundo onde a magia arcana é tão rara e fora da lei e onde uma mago aprende a usar a magia tirando a energia do ambiente, matando plantas, animais e apodrecendo tudo em volta é difícil pensa-la como em outros cenários.

Em Athas a magia arcana vem do ambiente em volta, conjuradores aprendem a retirar essa energia e aplica-las nos seus encantos. Porém, enquanto alguns tiram a energia de forma rápida (podendo tornar o solo permanentemente estéril ou pior), estes que são chamados Profanadores, outros retiram apenas o necessário, que são os Preservadores.

Qualquer conjurador pode Profanar quando acha necessário, ao fazer isso ele cria uma área de de cinzas e podridão de raio igual aos PMs gastos naquela magia (mais regras no próximo post). Além disso, o profanador tem a opção de re-rolar qualquer dado da magia invocada, ou aumentar a CD de seu teste de resistência em +3. O problema é que ao profanar um ambiente o ambiente revida.

Cada PM gasto ao profanar durante um dia é importante. De 0 a 10 PMs, o conjurador recebe um redutor de -2 para todos os testes  e rolagens envolvendo o ambiente. A cada 5 PMs a mais gastos profanando o jogador recebe -1 a mais de penalidade e isso vai se acumulando até o fim do dia. Além disso tudo, qualquer conjurador (exceto xamãs de tribos isoladas) são vistos com antipatia, então é bom fazer um teste de Enganação e fingir que é um psiônico para não ser visto com maus olhos.


Outra grande diferença nas magias são as magias de sobrevivência. Magias capazes de criar recursos como água e comida só conseguem gerar metade da quantidade que aparece em sua descrição (arredondado para cima). Magias que dão bônus em testes contra efeitos ambientais sofrem penalidade em seus efeitos, ou seja, seus bônus só funcionam até a metade (arredondado para cima também).

Darksun é um mundo de sobrevivência, onde trabalhar em equipe é necessário e é bom se preparar para viagens com mais cautela, pois um mago ou druida não vai poder te salvar sempre.

Enfim...

Athas é um mundo perigoso, onde conjuradores tem seus poderes quase deísticos diminuídos. Onde sobreviver é perigoso e onde os maiores inimigos são mais poderosos que qualquer coisa que você jamais viu. Porém o grupo é forte como ninguém e pronto para enfrentar qualquer perigo, contanto que trabalhe junto.

No próximo post falarei de como mestrar num mundo tão apelão e tão diferente, com dicas de filmes, jogos e pesquisas que podem te ajudar a sua visão desse mundo tão diferente.

Abraços ou beijos

PS: um obrigado especial ao amigo Natan pela ideia da regra para profanação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)