domingo, 10 de outubro de 2021

Adaptação Darksun para T20 (Versão 1.2)

 

Alguns meses atrás estava conversando com uns amigos sobre a época que narrei uma campanha de Darksun. Todo o papo me animou de organizar uma mini-campanha no cenário, narrando novamente uma aventura clássica chamada Um Pouco de Conhecimento. Enquanto ia narrando, fui lendo conteúdo do cenário, assistindo streams e acabei iniciando uma adaptação para T20.

Sobre Darksun

Athas é o nome do mundo de Darksun. Um planeta desértico pós-apocalíptico, reflexo do uso indiscriminado de magia. Aqui, a magia conjura poderes do ambiente ao redor para se fortificar, chamada de profanar. É possível usar a magia de forma limpa, mas demanda esforço do usuário. Deuses estão mortos e até os outros planos foram destruídos pela profanação, em troca temos uma presença grande de poderes psiônicos, que podem surgir espontaneamente em quaisquer seres vivos.

Esse mundo possui poucas cidades-estado isoladas, governadas por poderosos feiticeiros-rei. Discípulos daqueles que aprenderam a arte da magia no passado, responsáveis por salvar o mundo antigo, mas que desde então se tornaram tiranos em suas próprias terras, sacrificando milhares de escravos por ano para o único Dragão do mundo manter o inimigo que derrotaram banido.

As Regras

A intenção foi criar uma adaptação boa, mas sem criar grandes conjuntos de regras que já não existam no T20. Toda a questão de sobrevivência e escassez de recurso foi adaptada com regras alternativas, além de banir certas raças e classes e colocar outras opções no lugar.

Para simular os poderes psiônicos latentes, além de poderes de classes, temos a chance do personagem jogador ter um poder psiônico aleatório na criação, além de abrir a mente para liberar magias de até 3º círculo que poderá conjurar como poderes psiônicos. Indo pelo padrão do D&D 5 de colocar o psionismo como um outro tipo de magia.

Além das classes e raças novas, você encontra regras para equipamentos e outras para deixar o jogo com mais cara de uma campanha em Athas, espero que gostem!


Adaptação por Pedro Henrique e Janus
 
Abraços ou beijos

6 comentários:

  1. achei super bacana!! a ideia é super atrativa e o manual ficou muito bem organizado. parabéns. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po brigadão! Aproveite o manual e não pegue leve com os jogadores ahhaha

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a adaptação. Junto com Rokugan é um dos melhores cenários de D&D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o manual, tomara que receba atualizações um dia

    ResponderExcluir
  5. Puxa, que massa esse trabalho. Eu também fiz um trabalho de adaptação de Dark Sun, mas para D&D 5e. Fiz alguns materiais mas no momento estou "descansando" (me consumiu pouco mais de 3 anos produzir o material). Eu o disponibilizei no site Sol Carmesim, um site simples que criei para colocar o material de Dark Sun adaptado. Se alguém se interessar no material, só ir lá e baixar, ele é totalmente gratuito.

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)