domingo, 21 de outubro de 2012

Shogi, um Jogo de Estratégia



Saudações, meus filhos!
Aqui vos fala Assamita, vosso amigo, e assassino...
Venho hoje apresentar a vocês um novo jogo, que talvez vocês já conheçam: Shogi.
Então, peguem os tabuleiros, as peças, as facas, e vamos nessa!



Eu estava assistindo Naruto com minha namorada (é, RPGistas também namoram...), e nós vimos vários episódios onde Nara Shikamaru joga este jogo com Sarutobi Asuma e com Nara Shikaku, seu pai. Eu achei o jogo interessante, e resolvi pesquisar sobre ele. Descobri coisas legais a respeito dele. Quer conhecê-lo, então vamos!
Vocês poderão saber mais sobre a história do jogo nestelink.


Mas, vamos falar sobre a contemporaneidade:
“Uma pesquisa feita no Japão em 1995 mostrou que 70% dos adolescentes de 16-17 anos jogavam shogi às vezes ou frequentemente enquanto que apenas 15% jogavam xadrez e somente 7% jogavam go. Entre as garotas, 61% possuíam um conjunto de shogi. Shogi é o jogo de tabuleiro estratégico mais popular do Japão.”


Mas, vamos falar sobre as regras e aplicações de jogo.
O shogi é parecido com o xadrez convencional, porém, há algumas peças novas:
  • 1 rei
  • 2 generais de ouro
  • 2 generais de prata
  • 2 cavalos
  • 2 lanceiros
  • 1 bispo
  • 1 torre
  • 9 peões
O tabuleiro é 9X9, totalizando 81 casas no total. As casas são retangulares, e não há diferenciação de cores. Cada jogador começa com 20 peças, e o objetivo é o Xeque-Mate, atacar o Rei adversário. Quando a peça chega na "sétima linha", ela se torna uma Peça Promovida, e recebe uma nova forma de movimentar.

Mas, algumas peças podem ser promovidas também, e veremos isso depois.

O shogi é um jogo de estratégia, e, em minha opinião, é um dos jogos mais complexos que há, e que, embora eu tenha estudado um pouco, ainda não entendi nem o fundamental. Se você acha difícil ler os Kanjis, bem, colocaremos uma legenda para vocês. Mas, vamos ao que importa: o jogo!

Vamos falar um pouco detalhadamente sobre cada peça, na medida que podemos.

Rei
Preto: 玉将(gyokushō
Branco: 王将(ōshō
Um rei move-se uma casa vertical, horizontal ou diagonalmente. Como no xadrez tradicional, um rei não pode jogar para uma posição que esteja a ser ameaçada por uma peça adversária. Se um rei estiver a ser atacado (estiver em cheque), esse jogador tem de cancelar o cheque imediatamente. Se tal não for possível, o jogador perde o jogo.





Torre
飛車(hisha
 Uma torre move-se um qualquer número de casas vertical ou horizontalmente. Uma torre promovida combina os movimentos da torre com os do rei.

Bispo
角行(kakugyō


 Um bispo move-se um qualquer número de casas na diagonal. Um bispo promovido combina os movimentos de um bispo e de um rei.


 General de ouro
金将(kinshō
 Um general de ouro move-se uma casa horizontal, vertical ou diagonalmente para a frente.

 General de prata
銀将(ginshō
 Um general de prata move-se uma casa na diagonal ou para a frente. Um general prateado promovido move-se como um general dourado.

Cavalo (Cavaleiro)
桂馬(keima

 Um cavaleiro move-se uma casa para a frente, seguido de um movimento na diagonal para a frente (o famoso "andar em L"), podendo saltar sobre casas ocupadas por outras peças. Um cavaleiro promovido move-se como um general dourado.
  
Lanceiro
香車(kyōsha

 Uma lança move-se um qualquer número de casas em frente. Uma lança promovida movimenta-se como um general dourado.


 Peão
歩兵(fuhyō
Um peão move-se apenas uma casa para a frente. Um peão promovido comporta-se como um general dourado.


 Bem, galera, essa é a movimentação básica do jogo. Complexo, sim, mas não impossível. Crianças japonesas aprendem, então, porque onanista RPGistas inteligentes não conseguirão?

 Uma outra coisa que precisa ser avaliada em relação ao Shogi: as peças não são mortas, e sim capturadas. Diferentemente do Xadrez ocidental, no Shogi, as peças capturadas podem ser recolocadas no jogo, mas elas precisam atender alguns requisitos:


  • Em vez de fazer uma jogada normal, um jogador pode escolher uma das peças capturadas (no seu lado) e colocá-la em qualquer casa vazia do tabuleiro como sua peça (semelhante ao que ocorre no Xadrez Cíclico).
  • Um peão não pode ser colocado numa coluna que já contenha outro peão não promovido do mesmo jogador.
  • Uma peça não pode ser colocada numa casa donde não poderia fazer uma jogada legal (peões, lanças e cavaleiros na última linha, nem cavaleiros na penúltima).
  • Não é permitido fazer chequemate por reintroduzir um peão. 

E aí, galera, gostaram? Bem, esse foi um post em que eu pensei: jogadores de RPG deveriam aprender isso. O Shogi poderá ajudar o jogador a melhorar sua estratégia, e afins.

Quanto a sequencia de jogadas, não irei postar; não entendo do jogo suficientemente bem para fazer algo assim. Mas, aqui vai o grosso do jogo. O resto, vocês aprenderão jogando. Aqui embaixo irá alguns links interessantes.

http://shogiemportugal.blogspot.com.br/
http://shogibrasil.wordpress.com/
http://brainking.com/pt/GameRules?tp=69
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shogi

Bem, meus filhos, este é meu presente para vocês hoje. Espero que vocês tenham gostado do jogo, assim como eu gostei. Um abraço para quem fica, e uma apunhalada para quem foge.

Love is the Law, Love under Will!

2 comentários:

  1. Você nem estuda mais na UFRJ. Você já se formou como farmacêutica. Enquanto você ainda estudava na UFRJ, você nunca fez uma disciplina junto comigo, você nem me conhece, nem sabe quem eu sou e fica fazendo as coisas para me prejudicar. Você fez algo para prejudicar alguém que você nem conhece e nem nunca viu na vida.

    Eu estou falando do link da página do meu Google Drive pessoal, que alguém da coordenação da farmácia enviou para você sem a minha autorização.

    Eu faço a vontade da coordenação da farmácia e ainda sou prejudicado por uma pessoa, que nem mais estuda na UFRJ. Eu acho que eles pensaram que eu não iria descobrir o que eles fizeram comigo, mas eu descubro tudo.

    Alguém da coordenação da farmácia da UFRJ VAZOU as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece.

    Eu acho que eles VAZARAM as minhas informações pessoais, porque acharam que eu iria ficar com medo, eles acharam que eles iriam me calar. Só que não funcionou.

    Pode avisar ao FDP da coordenação da farmácia que eu não tenho medo de nada, medo é para quem tem algo a perder, eu não tenho nada a perder, não sobrou mais nada para mim.

    Pode falar para a pessoa da coordenação da farmácia que VAZOU as minhas informações pessoais para você, que a maldade que essa pessoa fez comigo vai ter volta.

    Nada fica impune.


    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)