Arte por Sumerky |
Responda rápido: Qual o maior medo na nossa sociedade? Não, não to falando da morte, nem da AIDS, Câncer ou violência urbana. O maior medo de todo mundo é envelhecer. Olhe aqueles produtos de beleza na TV, aqueles atores e atrizes, olha o Stallone! As pessoas tem medo de envelhecer, de deixar aquilo que são, de se cansar, de desperdiçar a vida.... "Ta bom, Pedro, mas o que isso tem a ver com RPG?" Bem, seu apressado, é isso que vou falar nos próximos paragrafos.
Preferi focar numa passagem de tempo mais pessoal: O herói envelhecendo. Pense comigo, a maioria dos NPC's poderosos de qualquer cenário de RPG são mais velhos, posso citar vários exemplos, como Elmister, Talude, Sir Orion Drake, entre outros. Isso é comum também em filmes e livros, como Dumbledore, Gandalf, Ablon.... A lista é infinita.
O grande motivo é o fato da experiência: você não chega numa posição importante em pouco tempo. A maioria dos grandes arquimagos, sumo-sacerdotes e líderes de guilda; demoraram anos para alcançar esse posto, então por que fazer diferente na sua mesa? Demoramos anos para adquirir novos conhecimentos, conseguir superar novos limites físicos, nossos personagens também passam por isso.
Ficar velho não é deixar de se aventurar |
Com o tempo, um aventureiro vai perceber que não adianta continuar explorando criptas abandonadas, ele vai encontrar alguém, vai criar uma família e viver outro lado de sua vida. Isso não o impede de se aventurar, só o torna um aventureiro diferente. Imagina quantas possibilidades de roleplay aparecem quando você decide criar um guerreiro já com filhos, como ele se sentirá ao partir numa aventura longinqua?
Um herói mais velho vai ser mais seletivo em suas aventuras, se tornando um mentor de vários aventureiros mais jovens e menos experientes, se tornando um comandante de tropas, ou até um Rei. Chegara a hora de terminar sua vida de aventuras, mas isso não é nem um pouco ruim. Pense agora como seriam interessantes ver as aventuras de um discípulo de um homem aranha (já com seus 50 anos), vendo a liga da justiça com uma formação totalmente diferente, ou começar uma campanha com discípulos de antigos personagens dos jogadores (Algo que o Saint Seya Omega tenta mostrar). São só alguns exemplos que podem acontecer na sua mesa.
Então, leitor, aprenda que um herói envelhece. Ele deve seguir seu rumo, suas aventuras mudam de foco. Ele pode ser um puta mentor para um herói mais novo com mais recursos (Batman do futuro, alguém?), pode se tornar um rei com grande experiência, viver feliz numa propriedade pequena com os seus espolios e lembranças de aventuras. Pode escrever um livro, deixe o seu personagem viver, ele vai se tornar muito mais real.
E, quanto chegar a hora, deixe-o morrer. Só por que uma jornada acabou, não quer dizer que não existam outras milhares prestes a começar.
Abraços ou beijos
Homem-aranha na liga da justiça?
ResponderExcluirHahaha nem tinha percebido o fail. Pensei em falar do batman e depois do homem aranha, misturei os dois ahah Enfim, vc entendeu o que quis dizer? Valeu o toque, abraço
Excluir