quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Darksun para Tormenta RPG: Raças



Conheço Darksun a pouco tempo, porém já posso dizer que é um dos meus cenários favoritos. Toda sua atmosfera alienígena, sua quebra de padrões de raça, classes, poderes, magias, etc. só torna ele mais e mais divertido para mim. Conheci ele através do Campaigh Guide do 4ª edição (um livro que recomendo com todas as minhas forças!), a partir daí eu não pude aguentar e comecei a adaptar tudo que eu vinha pela frente e comecei a ler os livros do AD&D, além do ótimo site Darksun Brasil.

Esta é a primeira de uma série de postagens sobre o cenário. Começaremos falando sobre as raças, depois sobre as classes e assim vamos seguindo até chegar a algumas criaturas típicas do cenário. Não espere nada tão denso como um pdf (exceto na parte das criaturas), aqui a ideia é seguir a típica adaptação de mesa de um DM. Mas, podem ficar tranquilos, que é tudo feito com qualidade.

Anão

Anões de Athas tem o corpo parecido com a sua contraparte de outros mundos – baixos, troncudos e robustos. Porém as semelhanças físicas acabam por ai, pois não possuem cabelo ou barba, poucos possuem pelos no corpo. Sua cor de pele é morena de sol com mãos e pés calosos com músculos rígidos.

São um povo inteligente e dedicado, é difícil achar um Anão que desista de uma tarefa, seja ela a sobrevivência, um desafio da engenharia ou um combate. Possuem uma cultura muito rica passada de pai para filho através de lendas e histórias de dormir, contos sobre um antigo império que já foi a maravilha do mundo, heróis da raça ou histórias de grandes feitos e perigos. Hoje em dia, no entanto, não possuem terras próprias e vivem entre os outros povos, ou em vilas de fazendeiros, mineiros ou nômades.

Background: Artesão habilidoso; Mineiro do deserto.
Traços Raciais: Nenhuma alteração.

Draconato (Dray)

Criados séculos atrás pelo feiticeiro rei de Giustenal para servir como uma raça de guerreiros mágicos, os draconatos – ou Dray, como costumam se chamar – são fortes e resilientes, como uma raça de humanóides dracônicos deve ser. A maior parte dos Dray foi expulsa de sua casa pelo seu criador, Dregoth, e vários outros quando Giustenal foi destruída. Deles surgiu uma raça conhecida pelos seus mercenários, arcanos e escravistas calculistas e perigosos.

Ao longo dos anos, os Dray se tornaram um povo que vive do comércio de escravos e de outras barganhas; muitos são os nobres que procuram seu conhecimento em magia ou que contratam seus serviços como mercenários. Um bom Dray é amoral e dúbio, mas sabe que é importante manter uma boa reputação com os seus contratos, por isso analisa cada um, confiando apenas nos seus e em mais ninguém.

Background: Lâmina de Clã; Escama Arcana
Traços Raciais: Neutro e Mau é sua tendência mais comum. Você pode usar a versão do MMD ou do Área de Tormenta, escolha a que preferir.

Eladrin

Eladrins são um povo que vive nos limites de nosso mundo, suas terras são chamadas de Através dos ventos, pois só podem ser vistas em miragens. Esse povo usa de grandes poderes para manter seu mundo de palácios (inundados de poderes psiônicos e mágicos) longe dos olhos, infelizmente, esses mesmos poderes estão destruindo o seu mundo aos poucos.

Quase nenhum povo é capaz de reconhecer (ou já viu) um Eladrin, são confundidos com elfos, mas um elfo os acha estranho demais. São um povo furtivo e desconfiado, sempre protegendo suas coisas; praticamente abandonaram o arcanismo, hoje em dia preferem seguir o caminho do psiônismo. Alias, nunca mexa com um Psiônico capaz de sumir ao piscar dos olhos, não diga que eu não avisei.

Background: Sobrevivente caçado; Guerreiro Velado.
Traços Raciais: Use os Eladrins aqui do blog sem medo.

Elfo

Elfos são povos do deserto de pernas longas e corpos atléticos. São mercadores, charlatões, ladrões e nômades, é raro encontrar um elfo vivendo a muito tempo no mesmo lugar. Seu povo é capaz de viajar muitos km por dia sem se cansar e sem usar montarias – consideram isso uma desonra, usando animais apenas para carregar carga.

A maioria dos Athasianos consideram elfos preguiçosos e desonrados. É verdade que a maior parte da raça prefere um caminho alternativo a ter que trabalhar duro. Além disso, eles não tem quase nenhuma consideração por aqueles que não são de sua tribo. Eles pegam, roubam, mentem e fazem tudo de possível para pegar algo que tem valor, não costumam machucar sem razão, porém usam o que podem para roubar os pertences dos outros. Quando é necessário manter um acordo, elfos agem com honra, só não espere que esta parceria vá durar muito, pois qualquer acordo melhor pode mudar um elfo de lado.

Background: Mercador ladrão; Explorador do deserto.
Traços Raciais: Tendência típica é Neutro. Trocar CD+2 por deslocamento 12 metros e +4 em identificar magia por acrobacia.

Golias (Meio-gigantes)
Séculos atrás, os feiticeiros reis combinaram humanos e gigantes para criar uma raça de poderosos lacaios; foi assim que surgiram os Golias (meio-gigantes). Todos os feiticeiros rei tem centenas de Golias entre seus exércitos, que servem com fervor em troca de um pouco de luxuria. Outros Golias tornam-se bandidos ou mercenários, embora não possuam cultura própria seguem as tendências de sua terra ou formam tribos no deserto.

Golias vivem se desafiando, gostando de esportes ou combates, sempre querendo mostrar-se melhor que outros, seja qual for o caminho que resolva seguir. Parecem montes de violência a ponto de explodir, poucos entendem seu temperamento intenso, aproveitando cada sensação da melhor forma possível, seja com uma risada ou um golpe bem pesado na cabeça de um wyvern.

Background: Ladrão Selvagem; Meio-gigante trabalhador; Guarda-costas.
Traços Raciais: O Golias daqui do blog serve bem ao propósito desta raça.

Halfling

Halflings são um povo selvagem, pequeno e de hábitos incomuns vindos da Floresta de Ridge, embora possuam grandes diferenças em relação as outras raças é impossível negar a bravura e resiliência da raça. A selvageria que os faz temidos só os aproxima dos espíritos da terra, segundo as lendas, os povos pequeninos estão entre os primeiros a dominar esse mundo à incontáveis eras.

A raça é tão ligada aos espíritos antigos que sua relação com outros povos se mostra difícil, cada Halfling se vê como parte de um todo, não se focam no que o indivíduo deseja, mas no que o povo deseja como um todo. Além disso, os pequenos vem todas as criaturas como fonte de energia, sendo assim, não veem problema em comer seus inimigos, afinal isto só lhe assegura a sua sobrevivência, certo?

Background: Protetor da Natureza; Caçador; Mercenário Renegado.
Traços Raciais: Tendência comum é Caótico Neutro. Por incrível que pareça, não há nenhuma alteração nos traços raciais desses Halflings.

Humano

Uma raça poderosa, variada e ambiciosa, estes são os humanos, o povo mais numeroso de Athas. É impossível achar um ser humano igual a outro, seus traços físicos, personalidade, tons de pele olhos, cabelo... Tudo é sempre diferente e mutável, seguindo padrões por região q podem mudar drasticamente a apenas alguns km de distância. São o povo que mais comumente se encontra vivendo nas cidade-estado, onde encontram abrigo, comida e água. Não são naturalmente poderosos como as outras raças, por isso são raros nas regiões selvagens. Fique tranquilo, um humano destinado é tão bom (ou até melhor) que qualquer membro de outra raça que você vai encontrar, só não conte isto pra eles.

Background: Nobre adepto; Comerciante; Pirata.
Traços Raciais: Nenhuma modificação, humanos são humanos em todos os lugares.

Meio-Elfo

Nascido de dois mundos, mas bem vindos em nenhum; meio-elfos lutam para achar seu lugar em Athas. Embora humanos e elfos não tenham tantas relações, as vezes um romance (talvez forçado) aparece. Meio-elfos são tratados com intolerância, aprendendo a viver com o pior do mundo, elfos deixam uma mãe com um filho de meio sangue no meio do deserto, deixando a natureza cuidar de seu destino; enquanto humanos tratam com desconfiança. Afinal, um meio-elfo deve ser no mínimo tão inteligente e tão desonesto quanto os elfos.

A vida ensinou os membro dessa raça a se virar sozinhos, por isso é difícil vê-los pedindo ajuda seja qual for a situação, mas fique ciente: um amigo meio-elfo jamais vai te trair.

Background: Charlatão; Sobrevivente Exilado; Mercenário sem coração.
Traços raciais: trocar +2 em identificar magia por acrobacia.

Minotauro

Séculos atrás, minotauros eram derivados dos gigantes com rosto de fera, criados por padres elementais que queriam enfrentar os feiticeiros rei. O culto criador acabou, mas, eventualmente, as criaturas criadas sobreviveram e se espalharam por Athas. Hoje em dia minotauros se tornaram uma raça selvagem e violenta que vive nas regiões mais perigosas de Athas. Ocasionalmente, membros menos brutais da raça procuram trabalho nas sete cidades.

Background: Mercenário Selvagem.
Traços Raciais: Leal e Neutro é a tendência mais comum na raça. Não há modificações nos traços da raça.

Mul

Mul são uma sub-raça vinda do cruzamento de Humano e anões escravos (em Athas, escravidão é muito comum). Possuem pouco ou quase nenhum cabelo, assim como os anões daquele mundo, são todos fortes e troncudos, mulheres são atléticas e fortes. São muito conhecidos pela sua força e capacidade de adaptabilidade - características que herdaram de seus "pais" - por essas características, são ótimos gladiadores de arenas ao redor do mundo.

Um Mul aventureiro busca por liberdade e pela sensação de poder controlar sua própria vida, são tremendamente honestos e duros quando necessário, a vida como escravo endureceu a personalidade dessa raça que não gosta de levar desaforo. A escravidão também ensinou o seu tipo a saber em quem confiar, preferindo deixar claro quem são seus aliados e inimigos, sempre trabalhando em equipe para conseguir seus objetivos.

Background: Gladiador híbrido; ex-escravo.
Traços Raciais: É só dar uma olhada nesse post aqui que tem tudo certinho.

Thri-kreen
Thri-kreen's são um povo do deserto, vivem em sociedade tribais chefiadas por um Druida e psiônicos. Seu idioma é muito característico, baseado em estalos na garganta; isso e sua aparência insectóide fazem a raça parecer alienígena comparada as outras raças de Athas.

São um povo nômade e bem variado, gostam de caçar e proteger o seu território temporário, costumam atacar viajantes desavisados para pequenos saques ou apenas para se proteger. É impossível não se impressionar com os quatro braços da raça e a incrível destreza que possuem com estes. Piratas, nômades, comerciantes e aventureiros, sabem que é melhor evitar uma tribo desse povo.

Background: Assaltante do deserto; Guerreiro nômade.
Traços Raciais: Vai dizer que ainda não eu esse post?


Tiefling

 
Tieflings são conhecidos como monstros demoniacos que surgem do deserto para atacar caravanas e destruir vilarejos, sem deixar sobreviventes ou escravizar ninguém. Descendentes de humanos que a eras atrás barganharam sua alma em troca de poder para sobreviver ao deserto, raros são os encontrados hoje em dia, vivendo como mercenários, gladiadores ou assassinos nas cidades estado, ou como nômades no deserto.

A maior parte dos tieflings acredita que carrega uma divida de sangue e que devem paga-la – o preço da barganha de seus ancestrais – ou então uma eternidade de tormento os espera. Para “pagar” esse débito muitos seguem dogmas rígidos que lhe indicam o caminho para redenção, existem membros da raça que vivem de caridade, outros libertam escravos e outros (os mais perigosos) acreditam que devem pagar em sangue. Cada alma que levam a morte reduz sua sentença, será?

Background: Salteador Demôniaco; Gladiador diabólico.
Traços Raciais: Neutro é a tendência base da raça. Use o Tiefling aqui do blog, ou use Sulfure do Manual de raças do tormenta (ainda não saiu).

Essas são as raças de Darksun, acharam boas escolhas? Quem quiser outras raças, como os Lefou e os Qareen (ou qualquer uma do futuro Manual de Raças) não deve ter muitos problemas para adaptá-las ao tom do cenário. Por exemplo, Lefou podem ser sunwarped, que são criaturas afetadas por regiões profanadas que possuem deformações físicas, enquanto os Qareen podem ser uma raça capaz de usar magia como nenhum outro, ou seres híbridos vindos direto dos planos elementais. Qualquer dúvida a gente discute aqui no post, ok?

A próxima postagem vai ser sobre as classes que podem ser usadas no cenário, preparem-se para uma grande variedade de classes "novas" enquanto outras são chutadas para fora sem perdão! E lembrem de ler o site Darksun Brasil para conhecer o cenário.

Abraços ou beijos

6 comentários:

  1. Uma mão na roda para quem quer se encontrar fácil. Esperando pelas próximas matérias. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio, mano. Próximo vão ser as classes

      Excluir
    2. Prometo que esse fim semana vou tirar um tempo pra ajudar no que puder. =_)

      Excluir
  2. Olá,

    Como vocês adaptariam os aarakocras para D20?

    Senti falta dessa classe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, vamos ver por aqui. Tenho q pesquisar a raça e as raças do tormenta parecidas pra ver como deixar equilibrado.

      Flw

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)