segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Darksun para Tormenta RPG: Mestrando em Darksun

Agora é a vez do mestre
Depois de um post todo dedicado aos jogadores de Darksun, vamos a um post para os mestres desse cenário. O Tormenta RPG é um ótimo sistema para ser adaptado para este cenário, óbviamente o mestre deve estar aberto a regras alternativas e novos parâmetros para o seu mundo - como o uso extensivo de psiônismo - hoje o post vai abrir ainda mais sua cabeça, além de te dar as fórmulas necessárias para deixar tudo na dificuldade certa para os seus jogadores (ou seja, jogando no Hard).

Bora pro post!


Inspirações


Em primeiro lugar, o mestre deve buscar fontes de inspirações para a sua aventura. Darksun, assim como muitos cenários de D&D, possui romances ambientados em seu universo, além de várias aventuras prontas publicadas em várias edições diferentes. O campaign guide  do 4E é a melhor opção, com mais material sobre o cenário, também indico a aventura A Little Knowledge como ponto de partida para uma campanha (eu comecei a minha assim), por começar de um jeito bem inovador e ter todo o clima de sobrevivência e tons de cinza que Darksun precisa para funcionar.

Como já venho indicando também, o site Darksun Brasil tem toneladas de materiais para o D&D 3.5, como bestiário, talentos, classes, etc. Grande parte da mecânica deles já está sendo apresentada aqui, mas um bom mestre pode procurar ainda mais e criar novos desafios adaptando o material deste site.

Agora sobre transmídia. Filmes como 1000 A.C. possuem o exato clima de poucos recursos do cenário (mesmo não sendo um filme muito bom), jogos da série Prince of Persia também servem como inspiração para o teor do cenário. Pesquisas no google sobre beduínos, assim como a Mesopotâmia e até impérios Mais, Astecas e Incas serão úteis para criar o teor do seu cenário. E coloque uma pitada de areia em tudo isso, para finalizar.

Sobre regras de sobrevivência no deserto, usar as tabelas de encontros aleatórios do bestiário de Arton e do Mundo de Arton são opções para popular a fauna das duas de Athas. Sobre regras de sobrevivência no deserto sugiro que leia esse post do RPGista, eles me pouparam bastante trabalho postando isso esta semana haha.

 Aventuras



Athas é um vasto mundo dominado por um punhado de Feiticeiros-rei com poderes quase deísticos, seus domínios são pontos de luz num território de monstros hostis e humanoides mais hostis ainda. As cidades estado não são muito diferentes de qualquer cidade de mundos de fantasia, então as missões mais básicas vão sempre se manter parecidas. Sempre haverão ladrões para ser derrotados, cultos para ser destruídos e monstros para ser derrotados.

Esse tipo de aventura não precisa de muitas modificações (apenas as que vou citar mais a frente). Mas existem aventuras de sobrevivência pura no deserto, uma jornada pode e deve possuir Testes de Pericia Estendidos  (TRPG pág. 241), mas não resuma dias num deserto mortífero e alienígena, com um sol vermelho e duas luas num céu estrelado ser tão comum. Uma dica é transformar encontros aleatórios no deserto em mini-quests que introduzam elementos do cenário, por exemplo: um encontro aleatório com Thri-kreens mostrar que eles gostam de comer carne de elfos, ou que Halflings são selvagens e menos amigáveis.

Uma cultura de Athas que não pode faltar é o combate entre gladiadores, bem comum em qualquer Cidade-estado e em alguns vilarejos. Aproveite cada detalhe para introduzir a Aliança Velada e sua a favor dos preservadores, ou como os Templários mantém a ordem, mesmo com muita corrupção.

Athas também possui muitas casas de comercio que constantemente brigam entre si e possuem muitos recursos. Essas casas contratam muitos aventureiros para sabotar as casas rivais, ou até encontrar uma nova forma de lucrar. E, por ultimo e o meu preferido, missões de libertação de escravos é sempre uma boa pedida. Porém, se tudo isso falhar, abandone tudo e vire um pirata da areia!

Combates



Qualquer aventureiro em Athas sabe que um combate sobre o sol forte é perigoso e todo mestre deve lembrar seus jogadores disso. Combates longos sobre o sol podem deixar personagens fadigados, além de ser perigosos para seus recursos, como água. Um assaltante do deserto esperto sempre vai tentar fugir com a água do grupo aproveitando o combate como distração.

Athas não possui muitos dos típicos inimigos de grupos de aventureiros, como orcs, goblins, kobolds, trolls e dragões. Claro que você pode usa-los em sua mesa, mas uma dica simples é usar fichas modificando a descrição, hobgoblins podem ser assaltantes humanos, hobgoblins podem ser golias, etc. Mas é importante saber que as fichas básicas doTRPG estão mais fracas comparadas com os personagens do grupo, mas existem duas formas de se equilibrar isso: aumentar a quantidade de monstros por encontro, ou aumentar a pontuação dos inimigos para elite (no mínimo).

Também é possível usar os mesmos monstros mudando os temas, como transformando uma ninfa em uma espécie de sereia de areia, ou modificando ligeiramente a descrição das criaturas e adaptando seus poderes, como transformar tubarões em escavadores das dunas. Uma modificação mais complexa, mas que entra totalmente no clima do cenário é modificar habilidades similares a magia ou capacidade de conjurar magias por poderes psiônicos, acostumando os jogadores a lidar com esse novo tipo de poder.

Combates em arenas devem ser menos cruéis e mais estratégicos. Gladiadores vivem da arena, então eles estão acostumados a aproveitar qualquer brecha para dar ataques de oportunidade, ou encaixar manobras, ou até encurralar um inimigo. Lembre-se que qualquer conjurador deve ser prioridade em combate depois de mostrar suas habilidades (quem falou que ser arcano é fácil em darksun?).

A profanação também pode ser um gatilho para tornar o campo de batalha diferente e mudar o rumo de um combate. Além de um chão cheio de cinzas, a área pode possuir propriedades estranhas ou comuns, mas úteis. Pense: as cinzas podem servir para cegar um adversário temporariamente, matar alguém inocente com profanação pode criar uma área onde magias de cura são mais fracas, por exemplo. Deixe seu lado criativo viajar e seja feliz!

Equipamentos



Uma das principais características visuais de Darksun são as armas e vestimentas dos personagens. Pela falta de Metais, as armas são feitas de obsidiana, osso, pedra, vidro ou qualquer coisa capaz de machucar. Armaduras são feitas de carcaças de animais misturadas aos materiais acima. Isto pode ser apenas uma mudança estética do cenário, tornando-se algo mais importante descritivamente do que mecanicamente, ou não.

Em minha campanha eu aproveitei as regras extras sobre Equipamentos do Manual do combate para introduzir a mesa de Darksun. Armas de obsidiana são as mais queridas, sem praticamente nenhuma mudança em relação as armas de metal. Armas de osso e pedra possuem modificadores pela sua menor qualidade e armas de metal são automaticamente consideradas obras-prima. Dessa forma há uma identificação com o tipo de material. Armas e armaduras mágicas não sofrem nenhum redutor, não importando o material que são feitos. Assim você pode ter personagens com características marcantes e manter uma preocupação com equipamentos de boa qualidade constante.

Usar itens feitos de monstros (também no manual do combate) são uma ótima pedida para contrabalancear uma série de encontros com armas de qualidade ruim como tesouro. Na minha mesa os jogadores já possuíam espadas de vermes púrpura no 4º nível, mas começaram sem nada mesmo, pelados e fugindo para sobreviver desde o começo.

Além disso, é interessante a adição de alguns itens abaixo no arsenal de qualquer aventureiro que queira viajar pelo deserto:

Roupa do deserto. Roupa leve com cores variadas, reflete um pouco de calor e ajuda a absorver a água do corpo. Usar essa roupa garante um bônus de +1 em testes de fortitude contra perigos ambientais do deserto. Custo – 10 TO
Kit de destilar. Viajantes do deserto usam esse kit para tirar água de regiões áridas ou líquidos tóxicos. Usar um kit de destilar por 6 horas garante água suficiente para 1 dia, teste com CD variável. Custo – 50 TO
Mascara com filtro. Usar essa mascara permite que o personagem respire normalmente em condições adversas, como tempestade de areia. Custo – 1 TO
Protetor Solar. Viajantes com bastante dinheiro recorrem a esse item para se proteger do calor, sem se ater a roupas pesadas. Usar isso garante um bônus de +2 para resistir ao calor. Custo – 50 TO para cada 5 dias.
Kit de sobrevivência. Inclui comida e água para um dia de viagem. Custo – 5 TO por dia.


Enfim...

Darksun é um cenário cheio de peculiaridades, um mundo alienígena com escassez de recursos e perigos em cada esquina. Um mundo onde não existe muito o certo e o errado e onde coisas como canibalismo e escravidão são comuns. Esse mundo me fez animar a mestrar RPG novamente com o meu grupo e abriu minha cabeça para várias coisas novas, como Psiônismo.

Daqui a duas semanas pretendo postar o bestiário do cenário que estou tentando adaptar hahaha são muitos monstros de todos os níveis, além das fichas dos feiticeiros Reis, então não reclamem se eu demorar muito, ok? E logo logo vai começar o diário de campanha da minha mesa no cenário, fiquem de olho!

Abraços ou beijos

3 comentários:

  1. Ainda sinto dificuldade em pensar em ideias para aventuras em DS, afinal o cenario é bem peculiar ... Mas, parabens ae pelo trabalho, to esperando mais viloes semanais ..,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim você percebe que as aventuras são iguais as aventuras dos outros cenário, apenas mudando os inimigos e o tom de desespero e sobrevivência no lugar do tom "vou ficar rico e upar!". Vou postar um bestiário ainda com muitos monstros, acho que da uma ajuda

      Abç

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)