sexta-feira, 14 de março de 2014

Diário de Campanha Darksun: Episódio 1 - A Fuga da Caravana

Uma das imagens Guia da aventura
Como vim comentando aqui nos últimos posts (inclusive na campanha de Ravenloff), eu mestro mais de uma campanha ao mesmo tempo atualmente. São dois universos completamente diferentes e, como podem imaginar com o título desse post, uma delas é em Darksun. Athas é um mundo de desertos e pode ser definido como o madmax de D&D. Grande parte da adaptação aqui do site surgiu com um projeto de campanha no fórum da Jambo que virou uma campanha por skype, futuramente lançarei o bestiário do cenário, enquanto isso, acompanhem aqui! Radgar, Oliver,THir

O Grupo

Mateus - Darius, Eladrin Lâmina Mental 3 LB: Um Eladrin, povo místico das terras além do vento, uma sub dimensão que divide espaço com o plano material. Treinado na incrível habilidade de expandir sua pente para formar objetos, Darius segui o caminho do guerreiro e foi capturado como um escravo exótico pouco antes de deixar sua terra natal, que foi dissipada pelos comerciantes de escravos. É, a vida de viajantes não é fácil.

Henrique - Manto Verde, Humano Meio-dríade Druida 2 NB: Descendente de criaturas hoje extintas (ou quase), Manto verde é um druida da floresta, um dos poucos de seu tipo. Nascido nas montanhas Corta Vento, se tornou um druida e aprendeu a controlar seus dons naturais desde cedo, possui pelos e sangue verdes.

Valdir - Oliver, Humano Feiticeiro Dracônico 3 CN: Oliver é um pirata das areias com um misterioso sangue dracônico capaz de lhe dar poderes arcanos, infelizmente foi se aventurar próximo aos domínios de Urik quando uma caravana de escravistas o capturou. Sua sorte foi não ser descoberto por Hamanu antes.

Nariz - Thir, Anão Monge 3 LB: Treinado no controle do espírito e na arte de se lutar com as mãos nuas, Thir se tornará um grande exemplo entre os seus. Foi um grupo grande de escravistas que acabou com a sua diversão e o tornou mais um na turba de escravos.

Bora Ler!

Criação de Personagens
Manto Verde, personagens prontos podem ser estilosos
Se você é um leitor frequente do blog, já deve ter se deparado com o diário de campanha de Ravenloft. O sistema utilizado nesta campanha é o mesmo, ou seja, Tormenta RPG com XP do Dungeon world. Com algumas diferenças que vou citar abaixo:
  • Definir os personagens: personagens de Darksun sempre foram mais poderosos que a média dos personagens de D&D, por isso usei o método de 85 pontos para distribuir. Para compensar, cada inimigo era gerado pelo método de 20 pontos no mínimo, tornando-os mais desafiadores. Como o jogo era pra ser um one shot de testar o cenário, criei algumas Fichas prontas para o grupo, eram: Balasar (Draconato Feiticeiro), Darus (Mul Selvagem), Lo-kag (Golias bárbaro da tribo do machado de pedra), Manto verde, Radgar (Elfo Ranger) e Shikkir (Thri-kreen guerreiro psíquico). Alguns escolheram por criar personagens, mas tive a chance de mestrar a aventura para outro grupo só com os prontos e foi bem divertida.
  • Ler Coisa pra caralho: A aventura que jogamos foi A Little Knowledge do Darksun de Ad&d, muito divertida e que já chega chutando a porta para o grupo mergulhar de cabeça no cenário. Li também os livros do cenário da quarta edição e toda pesquisa do google que podia sobre o cenário.
  • Se inspirar: não foi difícil me inspirar pro cenário, a tempos queria algo alienígena e os livros me abriram os olhos pro que fazer.
Além deste post, procure pela tag Darksun para as adaptações que fiz do cenário até agora.

Liberdade! Parte 1
Dentro da Caravana
O Jogo começa com os jogadores dividindo espaço uns com os outros dentro de uma sala num enorme navio de areia puxado por Mekillots (artrópodes colossais). Darius e Oliver estavam numa das salas de escravos do navio (dividi a área acima em duas para poder cobrir a falta de jogadores na primeira sessão). O navio balançava vagarosamente, vez ou outra um soldado ia levar comida para e uma pequena porção de água para os escravos e foi numa dessas vezes que ousaram escapar.

Darius usava uma habilidade psiônica simples que o permitia incendiar pequenos objetos para queimar a corda que o prendia - lembrando que não poderiam ser correntes graças à rara quantidade de metal no cenário. Nesse momento o guarda entrou e Oliver usou suas garras para se libertar e lutar contra o guarda, mesmo sendo uma luta difícil, o lâmina psiônica logo o ajudou. Segundos antes ouviram uma voz estrondosa vinda de fora do navio que dizia: Os Jura Dai não são escravos, vocês devem liberar nosso povo ou toda caravana vai perecer! Um poderoso raio mágico é invocado contra a caravana que balança e começa a pegar fogo, encobrindo a ação dos personagens.

Saiam agora, sem deixar nada para trás e talvez nós o deixemos viver! Bradava o locutor desconhecido, outros soldados pegaram em bestas e começaram a atirar das varandas da caravana, o soldado que eles lutavam pediu para pararem e mandou que ajudassem a caravana em troca de liberdade. Os heróis não ouviram e começaram a lutar contra os próprios guardas, pegando o que podiam e saindo rapidamente - um dos grandes atrativos dessa aventura é justamente começar sem nenhum equipamento.

Deram a volta nos cômodos, se dirigindo rapidamente para fora. Acharam elfos e descobriram que o navio estava sendo atacado por aproximadamente 300 elfos enfurecidos. Ao se entregar do lado de fora negociaram, mas só conseguiram uma arma cada, comida e água para um dia. Um grupo de elfos saiu do navio com o seu capitão e começou a linchá-lo com outros 20, Darius tentou impedir,  mas seu esforço foi em vão.

Enquanto isso, Oliver correu para dentro e entrou numa porta reforçada, achando o armário de armas do navio, pegando um machado de batalha de bronze, uma besta, 1 espada bastarda de obsidiana, um escudo e uma espada curta de cerâmica. Saiu correndo fugindo dos elfos que queriam impedi-lo, Darius viu e fugiu junto do feiticeiro para as dunas. Só voltariam ali ao anoitecer.

Comentários:
  • Para dar um jeito na falta dos jogadores tive que dividir o grupo, isso deixou interessante pois se uniram numa cena muito divertida (mais a frente).
  • A aventura já começa os jogadores em situações chave do cenário, como a falta de recursos e a escravidão, ótimo ponto de início para uma campanha. Não é a toa que essa aventura vinha com a caixa inicial do cenário para AD&D.
Liberdade! Parte 2
Os Jura Dai atacando a caravana escravista
Thir e Manto Verde ficaram em outra ala para escravos. O monge anão aproveitou o impacto surpresa do trovão (narrei que era um barulho que raramente ouviam) e usou suas habilidades de lutador para se soltar de suas amarras. Olhando para trás, viu o jovem humano de pele negra ainda preso e resolveu solta-lo.

Os dois aventureiros saíram de sua sala, a fumaça começava a encher o navio e tornar o ar pesado. Guardas combatiam os elfos da tribo do Tuga Dai do lado de fora. Mesmo desarmados, Thir poderia confronta-los enquanto Manto Verde pegava uma besta e na primeira abertura saiu pulando pela janela da varanda. Thir o seguiu para não ficar sozinho, ao ver a quantidade absurda de elfos do lado de fora fugiram para o deserto.

Comentários:
  • Essa cena foi mais curta pra adiantar a sessão, os jogadores que não estavam presentes na cena anterior (não lembro exatamente se jogamos as cenas no mesmo dia) me fizeram improvisar uma sala nova  dentro do próprio navio.
  • Thir e Manto verde não precisam de itens então saíram correndo pra fora sem pensar duas vezes.
Os destroços da Caravana
Voltando a Caravana
A noite os dois grupos de escravos voltam para a caravana. Os elfos destruíram toda a caravana, tudo que resta são apenas destroços e talvez alguns espólios. Um guarda anda pelos destroços procurando por espólios como qualquer um dos sobreviventes faria.

Oliver, o feiticeiro, resolve ir furtivamente atacar o guarda, porém é surpreendido por uma emboscada. Vários guardas começam a surgir de trás dos escombros, inclusive um de cima de uma torre com uma balestra (12 no total) e surpreendem o pirata que não sabe o que fazer. Manto Verde observa a situação de um ponto distante e corre para a navio ordenando ao guarda da balestra que caia. O homem morre instantaneamente e os inimigos se viram para os dois.

A parceria do grupo começou a se formar quando Thir e Darius entraram no combate. 4 Ex-escravos lutando sozinhos contra 11 escravistas, todos lutavam pelas suas vidas e por recursos importantes. Manto verde criou uma armadura e uma espada bastarda de vidro usando a areia queimada, enquanto os guardas se dividiam em dois grupos, metade atacando com lanças e a outra metade atacando com bestas à distância. O Combate foi pensado dessa forma para estimular o trabalho em equipe e acostumar o grupo a combates pesados e difíceis.

Durante a luta, Oliver e Darius (este levou um tiro de besta no olho direito) desmaiaram graças aos ferimentos, sobrando para Manto e Thir a tarefa de derrotar os poucos inimigos que sobraram, foram bem sucedidos. No fim, apenas um guarda sobrou, eles o deixaram ir embora e ele saiu correndo por sua vida, algumas horas depois encontraram seu corpo morto nas areias do deserto.

A noite Manto verde fez uma cúpula moldando a madeira que restava para o grupo dormir em segurança e encontrou um mapa pertencente ao capitão do navio da região, mapa esse que iria guiá-los pela sua jornada.

Comentários
  • Usei minha ficha nível baixo preferida para os guardas, procure por O Guarda nesse post e você saberá por que estou falando isso.
  • Darius terminou o combate levando um tiro no olho e adquiriu a desvantagem caolho, ganhando um talento por isso. Usei o personagem do Mateus de exemplo pra dificuldade do cenário, todos gostaram da cena e ficaram impressionados quando narrei o que aconteceu com ele haha
Mapa
Finalmente comecei a narras as aventuras e desventuras do meu grupo por skype aqui no blog! Finalmente, o que acharam? Logo postarei um bestiário do cenário aqui no blog, alguém ansioso?

Comentem, deixem sua opinião!

Abraços ou beijos

4 comentários:

  1. Acho como ja disse em outro post de DarkSun aqui no blog, esse cenário muito punk, tudo é sobrevivencia, acho sensacional, e gosto da ideia de usar as regras de TRPG para mestrar o mesmo, eu pensei em usar OD, mas isso é outra historia, gratz aew , espero o bestiario de DS TRPG ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dhiego, sempre lendo aqui né? O bestiário ta faltando polimento, acho que da pra postar antes do próximo mês (talvez) ahha

      Abç

      Excluir
  2. Oi, o que tu me sugere para adentrar no mundo de Dark Sun? Ler que suplemento primeiro?

    Obs: Até agora só conheço pelas suas matérias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto muito do Campaigh Setting do D&D 4 (em inglês) e da aventura A little Knowledge (descrita acima) do Ad&D (Tbm em ingles). Se não domina o idioma procure por Darksun.com.br

      Qualquer duvida poste por aqui, abç

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)