quarta-feira, 18 de abril de 2012

Misturando elementos num RPG

John Carter: Aventura medieval/fantasiosa em marte? O.o
Eae leitores, tudo certinho? Que bom, porque hoje vamos tentar quebrar conceitos e abrir um pouco a mente para coisas novas, se você está pronto continue lendo ;D



Era uma vez um jovem lutador de Karate que foi treinado por um fantasma para se tornar um patrulheiro, junto de mais 5 amigos. Eles lutavam contra o mal e contra um lorde chamado de Z. Por mais poderosos que fossem, Lorde Z capturou os 5 amigos do patrulheiro, ele, embora sendo o mais forte, nada pode fazer para resgatar seus amigos. Então, ele resolveu conseguir ajuda, se uniu a uma garota com poderes mágicos e com um jovem pistoleiro com um estranho logo de estimação... o que aconteceu é história.

Esse texto é, basicamente, a história do Ranger verde de um one shot que mestrei. O one shot usou de bilhões de clichés de animes e, talvez por isso, foi muito divertido. Desde de cenários destruídos durante lutas, até o ninja num parapeito com um cachecol esvoaçando. Tudo junto tornou essa uma das aventuras mais divertidas que já mestrei.

Mas uma campanha completa assim poderia perder o rumo.

Trolls de novo? ¬¬'
Imagine aquele teu RPG medieval que você joga a muito tempo, agora imagine um namoro que dura muito tempo. Por mais que goste daquilo, uma hora ou outra, não vai passar do "feijão com arroz" básico, por isso inovamos, mudamos e fazemos coisas diferentes. Afinal, por que encontrar com um lich durante a campanha tem que parecer tão god of war se em silent hill também lutaremos contra ele, embora ele possua uma apresentação bem mais interessante e amedrontadora? (não to falando mal de god of war haters)

Passe a misturar temas. Vez ou outra fuja do básico numa aventura. Por exemplo, numa campanha que terminei recentemente era toda focada em super heróis de rua, nada me impediu de colocar os jogadores num satélite lutando contra um monstro que não sabiam exatamente o que era. O clima de terror foi tanto que eles preferiram deixar para outros o enfrentarem. Outro exemplo é o antigo desenho das tartarugas ninja, afinal eles eram ninjas, mutantes e tartarugas e, pra completar, enfrentavam todo tipo de inimigos: aliens, mutantes, ninja... (mas esse é assunto pra outro post).

Contradizendo um post anterior meu, você não precisa de um one shot para mudar o clima do jogo, mude o clima introduzindo novos elementos a mitologia dos seus personagens, ou de seu mundo. Um RPG medieval pode ter inimigos muito poderosos extraplanares, ou, que tal, alienigenas? Afinal qualquer coisa pode ser combinada para tornar um jogo mais divertido.

Só não vale dançar homem com homem...
  •  Você esta na segunda guerra e seu inimigos usam magia.
  • Viajando pelo espaço você encontra um dragão numa caverna.
  • Goku contra superman.
  • Cthulhu levando uma sova de alguns mechas.
Claro que alguns exemplos são exageros, mas pense comigo, aquele teu orc capoeirista já não precisa ser tão exótico. Se o mestre implicar, mostre a ele esse post fikdik.

Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)