sexta-feira, 22 de março de 2013

Bárbaro Variante: Bárbaro de Totem



Cá estava eu lendo o livro Unearthed Arcana do D&D 3.5, um livro excelente cheio de regras opcionais (muitas das quais vou ou já uso nas minhas campanhas), eis que me deparo com o capítulo que fala de classes variantes. Assim que bati o olho nas regras opcionais para bárbaros eu pensei "eu tenho que adaptar isso", afinal, não é só o Área de Tormenta que pode fazer mecânicas opcionais.

O Totem

Em campanhas com muitos bárbaros, o mestre pode permitir essa mecânica para haver ainda mais variação entre os personagens. No primeiro nível da classe o jogador deve escolher o seu Totem, ele será único e vai se manter até o fim da vida do personagem, a não ser, é claro, que o mestre permita.

Para não desequilibrar o jogo, as novas habilidades de classe substituem uma ou todas as habilidades seguintes: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada. Em troca disso o bárbaro ganha talentos ou habilidades novas.

A lista a seguir apresenta algumas sugestões de Totens, mas ela não é exclusiva. Se você quer ser do Totem do Tigre (usando o Totem do Leão) é só dizer isso, ok? Vamos a lista!


Totem do Macaco

Totens do Macaco vestem-se com pelos de grandes gorilas e são criados desde cedo para subir em arvores, por isso são mortais em lutas florestais. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:

  • No 1º nível o bárbaro ganha um movimento de escalada com velocidade igual a metade de seu deslocamento (4,5 para criaturas com deslocamento 9 e 3 para criaturas com deslocamento 6). Isso lhe rende um bônus de +4 em testes para escalar.
  • No 2º nível o Totem do Macaco passa a ser treinado em Intimidação, se já for treinado recebe Foco nessa perícia.
  • No 3º nível o Totem do Macaco recebe o Talento ataque poderoso.
  • No 5º nível o deslocamento escalando passa a ser igual ao deslocamento normal do personagem, rendendo +4 em testes de escalada (cumulativo).
Totem do Urso
Vestidos com peles de ursos e ossos de urso atrozes, esses Bárbaros vem de regiões cujo Urso é o principal predador, uma lenda que qualquer jovem guerreiro deve derrotar. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 1º nível o personagem recebe o talento Vitalidade.
  • No 2º nível o bárbaro ganha o talento Agarrar Aprimorado mesmo se não cumprir os pré-requisitos.
  • No 3º nível o personagem recebe o talento Fortitude Maior como um talento extra.
  • A partir do 5º nível, toda vez que entrar em Fúria o bárbaro ganha um bônus de +4 em testes de agarrar.


Totem do Javali
Totens do Javali são bárbaros imparáveis, são resistentes e fazem alguns inimigos duvidar se suas armas funcionam. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 1º nível o Totem do Javali recebe o talento Duro de Matar.
  • A partir do 3º nível a fúria desse bárbaro passa a durar duas rodadas a mais que o normal, ou seja 7+modificador de Con rodadas.
  • A partir do 7º nível a redução de Dano desse bárbaro passa a valer 1 a mais que o normal. Ou seja, RD 2 no 7º nível, RD 3 no 10º, RD 4 no 13º nível e assim por diante.
Totem do Dragão

Algumas comunidades bárbaras veneram Kallyadranoch ou outros Dragões reis, como o verdadeiro símbolo de poder, outras só querem se provar mais poderosas que eles. Vestem-se com couro de dragões mortos ou grandes répteis que lembram a couraça dessas feras. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:

  • No 1º nível, um bárbaro desse Totem recebe o talento Lutar às Cegas.
  • No 2º nível um bárbaro desse Totem ganha um bônus de +4 em testes de resistência contra efeitos de  paralisia e enfeitiçar.
  • No 5º nível o bárbaro ganha a habilidade Presença aterradora (consulte a página 9 do Manual de Criações de Monstros), com dificuldade igual a 10+nível de bárbaro +modificador de carisma.
Totem da Águia
Vestidos com penas de todas as cores, pedaços, ou até animais empalhados em sua cabeça, Bárbaros desse tipo vêm de grandes tribos nômades de grandes caçadores. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido e Instinto Selvagem +1  e ganham as seguintes em troca:
  • No 1º nível personagens desse Totem passam a ser treinados em Percepção, se já for, recebe o talento Foco em Perícia (Percepção).
  • No 2º nível o bárbaro ganha o Talento Reflexos rápidos como um talento extra.


Totem do Cavalo
Vindos de tribos de grandes planícies, como tribos de Namalkah, esses bárbaros são grandes cavaliços e por muitos conhecidos como fúria montada. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 1º nível, um bárbaro desse totem recebe combate montado como um talento extra.
  • No 3º nível, um Totem do cavalo recebe um bônus de +4 em testes de adestrar animais e cavalgar, apenas relacionados a cavalos.
  • No 5º nível, um bárbaro desse Totem recebe o Talento Tolerância.
Totem do Jaguar
Bárbaros desse Totem são os bárbaros clássicos do Tormenta RPG.

Totem do Leão
Bárbaros desse tipo são raros, vivem na grande savana e tem o Leão como símbolo de seu povo. Costumam carregar a carcaça desses animais consigo (apenas os mais fortes) e mantém seus cabelos e barbas grandes, para imitar jubas. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 2º nível o bárbaro passa a ser treinado na perícia Furtividade, se já for, recebe o talento foco em perícia (Furtividade).
  • A partir do 5º nível, toda vez que o bárbaro fizer uma investida ele recebe um bônus de +2 no dano (cumulativo com os bônus normais).
Totem da Serpente
Muitas tribos bárbaras fazem grandes ataques sorrateiros, diminuindo o contingente inimigo, para logo depois liberar sua fúria mortal, essa tribos são as tribos da serpente. Vestidos com peles de serpentes, como najás, jibóias, etc. e com pinturas esverdeadas em seus rostos, não é difícil reconhecer um bárbaro desse Totem. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Movimento Rápido, Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 1º nível, um bárbaro desse totem recebe um bônus de +2 em fortitude contra venenos.
  • No 2º nível esse bárbaro passar a ser treinado em Furtividade, se já for, recebe o talento foco em perícia (Furtividade).
  • No 3º nível o bárbaro recebe o talento Agarrar Aprimorado, mesmo se não cumprir os pré-requisitos.
  • No 5º nível recebe o talento Iniciativa aprimorada como um talento extra.


Totem do Lobo
Lobos vivem em alcateias e sabem atacar em equipe, por isso bárbaros desse totem costumam ser mais ligados aos companheiros, ajudando a formação de estratégias. Usam partes de lobos como sua vestimenta, muitos usam cabeças desses animais como uma espécie de capuz. Bárbaros desse Totem perdem as seguintes habilidades: Esquiva sobrenatural, Instinto Selvagem +1 e Esquiva sobrenatural Aprimorada e ganham as seguintes em troca:
  • No 2º nível, o bárbaro desse totem recebe o talento Fintar Aprimorado, mesmo se não cumprir os seus pré-requisitos.
  • No 5º nível, o bárbaro ganha o talento rastrear como um talento extra.
Bem, é isso leitores, o que acharam dessa nova opção para a classe? Como um efeito visual legal, toda vez que o bárbaro entrar em fúria ele pode passar a ter características animalescas ligadas ao seu Totem, só uma dica xD

Abraços ou beijos

10 comentários:

  1. Critical Hit! Essa semana tava pensando justamente sobre o fato de nunca ter feito variantes para bárbaros... HUAHUAHUAHUA!

    Como o ganho de habilidades por nível varia de totem pra totem fica difícil saber se tá balanceado, mas parece que sim. Na maioria dos casos só altera os primeiros níveis, o que é bacana por um lado.

    Good Job! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahaha Rá, ganhei essa xD ahha Não tive como testar, mas passei uns dois dias pensando em fichas, fica bem balanceado até, você perde coisas boas para ganhar outras coisas boas. Tive que até adaptar mais um pouco, para ficar diferente do D&D e ficar mais divertido tbm, condizendo com o TRPG.

      Valeu o apoio cara, e foi mal a piadinha no começo do post xD Abraço

      Excluir
  2. Perder Esquiva Sobrenatural é muito doido :/

    ResponderExcluir
  3. Achei muito foda, rapaziada, ótima iniciativa.
    Mas o totem do leão, o bárbaro perde 3 habilidades e ganha apenas duas.
    Continuem mantendo esse padrão elevado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, obrigado pelo comentário.
      Os totens ganham poderes diferentes e nem sempre nos mesmo níveis que perdem, isso é algo que veio da versão do D&D e preferi manter. Mas mudei várias coisas, para tentar deixar todos os totens atraentes, coisa que o D&D peca em fazer. Parece q o livro deixa totens muito fortes e outros ordinários, só NPCs os escolheriam xD

      Abraços e obrigado por ler o nosso blog, continue xD

      Excluir
  4. Foda, foda, foda! *.*

    -----------------------------------

    Curte RPG?
    Deem uma olhada no podcast Dados & Desventuras:

    http://dadosedesventuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Na verdade existem 3 variantes de barbaros na tormenta, inclusive um deles é a tribo do totem. Só n tem nada a ver com o que vc fez ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, mas você se confundiu porque não leu a data de publicação desta matéria. Ela é anterior ao lançamento do livro que contém a classe a que você se refere. Fique de olho nas datas das matérias, para não se confundir, pois este não é o único caso em que publicamos algo que só surgiu no sistema muito tempo depois. ;-)

      Lembre ainda que qualquer um pode criar qualquer material de fã mesmo que já exista um original e isto é bastante comum, bem também mão é incomum do material de fã ser melhor que o original ou simplesmente tão bom quanto, especialmente quando foca em resolver problemas do original. Cabe ao leitor identificar quando este é o caso ou não e escolher o que quer usar ou não.

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)