segunda-feira, 20 de maio de 2013

Expedição a Aliança Negra e Caixa do Mundo de Arton

Vi no RPG Vale
Nessa sexta feira eu cheguei no meu quarto e tive uma boa surpresa, era a Caixa do Mundo de Arton me esperando. Logo no sábado eu já tinha terminado de ler o material, eram dois livretos, um sobre o mundo e outro sobre o Panteão. Logo percebi que o livreto do mundo tem muito material repetido, nada que me atrapalhou, mas teve muita gente que não gostou. 

Para o mestre, as coisas mais interessantes são os brasões dos reinos e suas respectivas descrições - o que ficou meio repetitivo para os veteranos do cenário - além da apresentação dos grandes antagonistas do cenário, com encontros aleatórios para regiões e monstros novos poderosos (vou falar disso mais na frente). Resumindo, a parte do cenário vale um ponto positivo para a caixa, iniciantes vão gostar muito e compreender melhor o cenário, veteranos vão ter material de vários livros antigos repetidos aqui.

O livreto do panteão, além dos símbolos fodásticos de cada deus (já pensei em tatuar todos), possui fichas e históricos de todos os sumo-sacerdotes, além de uma nova criatura. O livro, assim como o livro do mundo, funciona melhor com um bestiário acompanhando, mas é bem legal com imagens de ótima qualidade. Para os iniciantes eu recomendo sem pensar duas vezes, os veteranos podem reclamar que alguns sumo-sacerdotes, mas tirando uma coisa ou outra os cenários de D&D também são assim.

E para os jogadores? Continue lendo que eu explico.

Vi lá no RPGista
Para testar os novos talentos e opções dos jogadores, nada mais justo do que jogar uma aventura, certo? É ai que a aventura Expedição a Aliança Negra entra. Para dar uma diferenciada, cada jogador tinha que rolar 2d20 antes de começar a ficha, o primeiro dado sortearia aleatoriamente a raça, enquanto o segundo era a classe. O grupo ficou bem legal, todos com escolhas diferentes daquelas que os jogadores sempre fazem, veja:
  • Minotauro Ladino 6 (Pirata) - Ficou forte e destruidor, bem diferente da sutileza do Halfling Swashbuckler do jogador.
  • Qareen Clérigo 6 (Wynna) - Eu deixei que os jogadores escolhessem a sua divindade, Pepé (o Legolas) jogou muito bem de clérigo.
  • Hobgoblin Clérigo 6 (Keen) - Usando o talento Cura Restrita o jogador virou um puta clérigo de combate, bem diferente do lâmina Maldita do jogador. O talento Cura Restrita é bem poderoso, para diminuir o poder dele, só considere os níveis de clérigo ou abençoado como possuindo BBA de guerreiro, ou então um jogador vai querer um mago devoto de Keen que vai te foder feio.
  • Qareen Mago 6 - Combinação bem óbvia, mas é muito diferente dos arqueiros do Mudo (Zargo e Loreon). Ele pegou muitas magias de combate do manual do arcano que nunca vi ninguém usar, boas escolhas, mas,como sempre, só pensou nele mesmo.
  • Goblin Bárbaro 6 - exótica e muito boa, o dano ficou meio baixo, mas o pequenino tirou onda atacando com fúria pigmeu! Personagem do Mateus (Druida da campanha).
A aventura é muito boa, ela tem um feeling que acabo perdendo quando mestro: Menos porrada, mais cagaço. Ela é uma aventura antiga (tanto no nosso mundo como em Arton), acontecendo 15 anos antes da minha ultima aventura. O plot é simples: Um grupo é contratado para explorar Arton Sul e ver se os boatos sobre a tal aliança negra são verdadeiros.

Depois de uma pequena exploração de masmorra o grupo teve que se infiltrar nos exércitos goblinóides - todos tinham a aparência de goblins, bugbears ou hobgoblins graças a uma magia - buscar o máximo de informação e entender os tremores que assolavam a região.

Teve de tudo na aventura, muito roleplay, muito jogador se sacaneando (maldita flor perene) e um medo visível em todos, quando eles tiveram que entregar uma má notícia para Thworn Ironfist em bugbear pessoa. A aventura terminou com um combate muito legal nas minas do maior acampamento goblinóide da região, chamado de Vitória dos Fortes na língua local.

Além dos inimigos normais da aventura, usei dois inimigos que aparecem na parte sobre a AN no Mundo de Arton, são eles o Goblin inventor e um Ogro com poderes elementais (esqueci o nome, foi mal) adorei os dois monstros, muito desafiadores e com habilidades únicas. O ogro explodiu quando foi derrotado, o que acabou deixando quase todos os personagens com PVs negativos, 400 soldados goblinóides desciam a mina enquanto o clérigo de wynna tentava curar o máximo que podia. No fim, apenas o clérigo de wynna, o mago e o bárbaro conseguiram ficar de pé e fugiram voando vendo seus companheiros deixados para trás.

Voltando ao mundo de Arton
Por fim leitores, quero deixar aqui minha opinião. A caixa do mundo de Arton é boa, embora eu deva admitir que não é um prato cheio para os veteranos do cenário. Ela apresenta muito material útil para mestres e jogadores, vai facilitar a preparação de varias aventuras, além de te dar milhões de ideias sobre campanhas - infelizmente, não tanto quando O Reinado - eu, por exemplo, já tenho 5 campanhas em mente depois de ler o livro.

Faça o seguinte: Compre a caixa com alguns amigos que jogam com você, vai ficar bem mais barato e você não vai perder um produto muito útil por ser pequeno. E sobre a aventura, bem, é um clássico do cenário e todo mundo devia joga-la! E você, leitor, o que achou dos produtos? Vai tentar criar um personagem aleatório? Comente!

Abraços ou beijos

4 comentários:

  1. Sou das antigas, e a caixa pra mim não trouxe nenhuma novidade!. Por isso não comprei e nem comprarei!. Foi tão fraca que iram lançar uma aventura bônus.
    Material caça níquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eduardo, pros veteranos o material ficou devendo. Eles até atualizaram bastante coisa, mas não o suficiente para chamar atenção. Venderam o produto como um guia definitivo, ao invés de um guia introdutório

      Abç

      Excluir
  2. Eu gosto muito dos materiais de Trpg, acompanho também desde o começo do cenário, sim a caixa poderia ter sido muito mais elaborada, porém sabemos que aqui no Brasil as coisas não sao como lá nos States que hora ou outra sai suplemento pra cenarios famosos. Afinal nossos recursos ainda, infelizmente são escassos, a equipe que desenvolve não é tão grande como lá fora, os caras são guerreiros mesmo e mostrando que nós podemos ter material de qualidade. Como eu falei o material novo tá muito bom a questão é realmente a dificuldade que se tem em produzir materiais em nosso país, a turma não ajuda... Mas em fim não comprei por não ter grana, mas comprei o PDF da caixa do mundo de Arton, mas os demais livros tenho eles na minha prateleira. É isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compartilho da sua opinião, porém gosto muito da caixa, mesmo sendo simples ela é muito boa de introduç~~ao e adicionou várias ideias. Povo reclama da falta de descrição do cenário, mas esquecem a descrição dos perigos do mundo e dos locais mais exóticos que possuem livros próprios velhos demais para se achar por ai. No mais é isso e tenta acompanahr a nova campanha aqui no blog, você vai gostar.

      Abç

      Excluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)