quinta-feira, 8 de abril de 2021

Tradução da Segunda Errata do Livro Básico de Pathfinder 2e

 



Com todos os envios do Livro Básico finalizados, a essa altura do campeonato quase todos os apoiadores já possuem o livro em suas mãos. Com isso, resta apenas uma coisa a ser feita: Atualizá-lo! Afinal, erros acontecem. 

Erratas são uma forma prática de consertar problemas de balanceamento e até de entendimento em arquivos de texto. Em Livros de RPG isso não é diferente, ainda mais quando estamos falando de um livrão com mais de 600 páginas. Considere uma errata como um pacote de atualização.

Editora New Order já atualizou os Livros Impressos e PDFs com a primeira errata oficial, mas não houve tempo de atualizá-lo com a segunda, prometendo, no entanto, que a segunda impressão do livro básico viria com todas as atualizações devidas. A intenção desse post é fornecer aos financiadores da primeira impressão a lista com as mudanças da segunda errata, para manter seu livro devidamente organizado e atualizado!

Segue abaixo uma tradução feita por mim da segunda errata, que contém algumas mudanças muito substanciais!

OBS. 1: As indicações de Páginas estão conforme o Livro Impresso em PT-BR. Além disso, reforço que esse é um trabalho feito de fã para fã, sendo uma inciativa particular e que decidi que seria proveitoso de compartilhar com a comunidade, com o máximo de respeito e consideração pelo trabalho da equipe da Editora New Order.

Edit: Assim que o pessoal da editora disponibilizar uma tradução oficial da errata, atualizarei o artigo com as devidas ponderações e o link para tal!

OBS. 2: Se quiser manter essas alterações sempre em mãos experimente colar post-its nas páginas do livro ou imprimir em uma folha a parte e manter a disposição, marcando o trechos em que há mudanças. Nas versões em PDF é possível criar balões de anotação para adicionar as mudanças.


Você pode encontrar a errata original em inglês em https://paizo.com/pathfinder/faq


  • Pág. 71: Alquimistas devem possuir proficiência em Armaduras Médias, de modo a tornar as coisas mais fáceis para mutagenistas que buscam altos valores de Força e baixa Destreza. Adicione Treinamento em Armaduras Médias na sessão de Proficiências iniciais, assim como o aprimoramento para Especialista no nível 13 e Mestre no nível 19.
  • Pág. 72-79: A progressão de CD do Alquimista é extremamente dependente do talento Alquimia Poderosa, então decidimos torná-lo uma característica de classe, abrindo a possibilidade de liberar mais talentos como opção de escolha. Adicione o talento de classe nível 8 "Alquimia Poderosa" às características de classe recebidas no nível 5 e remova-o da lista de talentos de classe.
  • Pág. 73: Alquimistas em níveis mais baixos não possuem reagentes o bastante para fazer mais do que uma pequena quantidade de itens, enquanto que em níveis mais altos ele consegue fazer um número significantemente maior. Para ajudar a fazer com que esses reagentes durem mais nos primeiros 4 níveis, adicione a seguinte descrição na sessão "Campo de Pesquisa", característica de classe de nível 1:
"Seu campo de pesquisa adiciona fórmulas ao seu livro de fórmulas; estes são seus Itens Emblemáticos. Ao usar um lote de reagentes infundidos para criar seus Itens Emblemáticos com Alquimia Avançada, você cria três itens em vez de dois. Cada vez que você ganha um nível, pode trocar um de seus Itens Emblemáticos por outra fórmula em seu livro de fórmulas. Este novo Item Emblemático deve estar na lista de possíveis Itens Emblemáticos do seu campo de pesquisa."
  • Pág. 75: Em "Infusões Perpétuas", troque o "Bullhead Mutagen", por "Serene Mutagen" (Mutagênico Sereno). 
OBS.: Essa alteração já foi feita no Livro Básico edição New Order. O mutagênico Bullhead era um item de Playtest que não se encontra no Livro Básico.
  • Pág. 76: Entusiasmo Alquímico permite que você faça 3 itens alquímicos, mas você não pode segurar todos os 3, então não fica claro o que acontece com o terceiro. Adicione ao final da descrição da Característica de Classe: "e você automaticamente guarda um desses novos itens, assim que você os cria."
  • Pág. 89: Talento Atleta Enfurecido. A descrição deve ser ajustada para evitar interações equivocadas com outras habilidades mantendo os mesmos benefícios. Troque o texto para:
"Obstáculos físicos não podem conter sua fúria. Enquanto você está em Fúria, você ganha uma Velocidade de escalada e uma Velocidade de nado igual à sua Velocidade em terra e a CD de Saltos em Altura e Saltos à Distância diminui em 10. Sua distância para um Salto vertical aumenta em 1,5m verticalmente, e sua distância para um Salto horizontal aumenta para 4,5m se sua velocidade for de pelo menos 4,5m e para 6m se sua velocidade for de pelo menos 9m."
  • Pág. 91: O talento de nível 8 Salto Súbito, não continha o ícone que indica o custo de 2 ações, diferente da sessão do Guerreiro. O pessoal da New Order estava um passo a frente e na versão brasileira e esse problema já foi resolvido!
  • Págs. 99-103Vários Talentos de Bardo NÃO deveriam ter o pré-requisito "Reserva de Foco": remova-o. Se você conseguir acesso a eles sem possuir uma reserva de Foco (Como em uma Multiclasse), você ganha uma reserva de foco, assim como você normalmente ganharia por pegar o primeiro talento que te garantisse uma magia de foco.
  • Págs. 102, 150, 187: No Talento Conjuração Acelerada, troque a restrição para "Se a sua próxima ação for conjurar um truque ou magia de <Nome da Classe> que seja pelo menos 2 níveis inferior ao espaço de magia de <Nome da Classe> de maior nível que você possui". Insira o nome de classe (Bardo, feiticeiro ou mago) como apropriado. Com essa mudança fica claro que você não precisa ter o espaço de magia de maior nível disponível para poder usar o talento. Segundo os autores essa mudança também torna mais claro como lidar com situações em que você possui um Truque ou Magia de Foco de um nível diferente que o maior nível de espaço de magia que você possui.
  • Todos os capítulos de classes conjuradoras: Troque a definição dos Truques para "Um Truque é automaticamente elevado a metade do seu nível de Personagem arredondado para cima, que equivale ao maior nível de Espaço de Magia de <Nome da Classe> que você possui". Preenchendo com o nome de classe apropriado. Segundo os autores da errata isso remove a ambiguidade em volta do nível de Truque em personagens Não-Conjuradores vs Conjurador por Multiclasse. 
OBS.: Ao meu ver, a tradução em português da equipe da Editora New Order torna essa mudança desnecessária devido a forma em que a tradução foi feita, deixando claro a intenção dos autores de que Truques SEMPRE são automaticamente elevados a metade do seu nível de personagem, independentemente do seu nível de espaço de magia, como dito por um dos game designers da Paizo em https://paizo.com/threads/rzs438d5?Errata-Spells#9.
  • Pág. 630: Em Maldição, adicione: "Efeitos com esse traço podem ser removidos apenas por efeitos que especificamente afetam Maldições". Isso torna claro que você precisa de magias específicas como Remover Maldição, de modo que mesmo que a maldição seja imposta por uma magia, Dissipar Magia seria ineficiente contra a maldição.
  • Pág. 337, 402 e 403: Nas Magias Enfraquecer Mente e as Magias de Foco de Feiticeiro Bruxaria Invejosa Marca Celestial. Deixe claro que eles estão aplicando uma maldição.
  • Pág. 635: Adicione o Traço Olfativo do Bestiário ao Glossário: "Um efeito Olfativo afeta somente criaturas capazes de cheirá-lo. Isso se aplica apenas às partes olfativas do efeito, como determinado pelo Mestre do Jogo."
  • Pág. 629, 634 e 635: Nas definições dos traços CaosMalBem Ordemremova a última sentença. Adicione que criaturas podem usar habilidades de uma tendência mesmo sem possuir essa tendência específica, mas eles podem ser anátemas ou mesmo alterar a tendência de uma criatura através de repetidos usos com o decorrer do tempo.
OBS.: No original em inglês, há na última sentença nas descrições que diz que uma habilidade que possua um traço de tendência só pode ser usado por criaturas da mesma tendência. Essa última sentença não existe na primeira edição da New Order, portanto basta adicionar para deixar mais claro.
  • Pág. 630: Na definição do Traço Convocado, adicione essa seção para lidar com criaturas convocadas criando mais criaturas sem usar Convocação "Uma criatura convocada não pode controlar Proles ou outras criaturas geradas a partir dele. Tais criaturas retornam aos seus estados originais (usualmente um corpo no caso de uma prole) uma vez que a criatura convocada se vá. Se não for claro qual será o estado para o qual as criaturas retornarão, o Mestre do jogo decide."


E falando em Pathfinder 2e... Está em financiamento coletivo o Guia do Mestre e o Guia Avançado do Jogador! São materiais sensacionais e junto deles o financiamento trará vários suplementos como metas extras! Confira em: https://www.catarse.me/pathfinder_guias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)