sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chefe de Fase - A Guarda de Sckaharshantallas

Um Serpente Negra testando o seu treinamento
Hoje é sexta feira, que dia feliz! E hoje é dia de Chefe de Fase (riff de rock com uma voz maneira) e vou começar fazendo algo diferente. Eu e alguns moderadores aqui do blog (e convidados), estamos jogando uma campanha em Sckaharshantallas pelo Skype. Eu pensei em fazer um chefe de fase baseado nisso, então o meu amigo Assamita fez um post muito legal sobre São Jorge, por que não unir os dois?

Quem conhece o mundo de Arton sabe que o reino Sckaharshantallas é governado por um Dragão Vermelho Deus Menor. Como todo dragão, Sckahar (o regente) é territorialista e gosta de Tesouros, por isso seu reino é tão rico e próspero, mas existe algo que ele odeia: Dragões. Sckahar odeia dragões em seu território, assim como meio dragões, Draconatos, Kobolds e outras criaturas dracônicas. Existem algumas exceções, claro, mas esse ódio é o motivo de todos os oficiais da lei de seu território serem treinados contra esse tipo de criatura.

A Guarda do Reino é um perigo a parte, muitos Ladinos encontram problemas ao trabalhar, as leis são rígidas e os guardas não são nada idiotas, atacam com estratégia e usam o que for possível para capturar um bandido. Amputações são muito comuns como meio de punição a roubos e estupros, enquanto a chibata serve de prêmio extra para aqueles que estão indo para a prizão.

Existem vários Homens da Lei no Reino, hoje eu vou falar de 3 organizações e apresentar algumas fichas de seus representantes.

A Guarda
Arte por WindMaker
A Guarda, ou milicia, ou até policia é a principal força protetora das cidades e dos ermos de Sckaharshantallas. São homens simples, que recebem bem - o suficiente para alimentar sua família e algumas poucas regalias - e são treinados para ajudar viajantes. Sua força muitas vezes é desconsiderada, mas todo Guarda recebe treinamento especial. Quando percebem o perigo atacam a distância, atos de heroísmo (pular para salvar alguém) são desencorajados e são extremamente leais.

Guarda, Humano Plebeu 3, LN; ND 1; Médio, Desl. 9 m; PV 14; CA 17 (10+ 4 armadura + 3 des); corpo-a-corpo: Lança +4 (1d6+3); à distância: Besta Leve +7 (1d8+1, 19-20); Fort +3, Ref +5, Von +2; For 15, Des 19, Con 15, Int 10, Sab 12, Car 8

Pericias e Talentos: Iniciativa +10, Atletismo +5, Percepção +7, Obter Informação +5. Usar armaduras (médias), foco em arma (besta leve), Tiro preciso, tiro certeiro.

Equipamento: Besta Leve, 10 virotes, Cota de Malha, escudo leve (+1 na CA), Lança.

Como usar: O guarda apresentado acima é ligeiramente forte para o seu ND, isso é feito de propósito, afinal, estamos na coluna Chefe de Fase! Não use-o como chefe, apenas como alguém de maior patente entre outros guardas. Se não quiser fazer fichas é só usar aquelas presentes na pagina 236 do Tormenta RPG. Lembre-se de atacar a distância o máximo possível e, se a coisa complicar, pegue a lança e o escudo e de uma investida!


A Ordem das Serpentes Negras
Arte por WindMaker (também)
A Ordem das Serpentes Negras é uma organização especial da Guarda. Seus recrutas são enviados para a capital (Gallistrys), onde são treinados em técnicas furtivas e de rastreio, são especialmente usados em missões investigativas, ou na caçada de bandidos especialmente poderosos e perigosos. Cada cidade menor costuma possuir, no máximo, meia duzia de membros da Ordem. São considerados soldados de auto escalão, apenas abaixo do capitão da Guarda e usados quando o inimigo da trabalho demais.

Iniciados na Ordem possuem uma tatuagem na forma de uma serpente que vai de seu ombro até o antebraço, vestem-se de preto e sempre carregam vários equipamentos situacionais. As fichas abaixo representam dois tipos de iniciados.

Espreitador, Humano Ladino 2/Ranger 4, LN; ND 6; Médio, Desl. 9 m; PV 37; CA 21 (+3 nível, +5 des, +3 armadura); corpo-a-corpo: Cimitarra +11 (1d6+8, 18-20) ou Cimitarra +9 (1d6+8, 18-20) e Machadinha +9 (1d6+8, x3); à distância: Machadinha + 11 (1d6+8, x3); Ataque furtivo +1d6, encontrar armadilhas, evasão, técnica ladina (oportunismo), Empatia selvagem, inimigo predileto (+2 contra monstros), estilo de combate (duas armas), 1º terreno predileto (floresta), tolerância, vinculo selvagem (natureza); Fort +5, Ref +11, Von +4; For 12, Des 20, Con 13, Int 18, Sab 10, Car 8

Pericias e Talentos: Acrobacia +14, Atletismo +10, Cavalgar +14, Conhecimento (Arcano) +13, Enganação +8, Furtividade +14, Iniciativa +14, Intimidação +8, Intuição +9, Ladinagem +14, Identificar Magia +13, Sobrevivência +9, Percepção +9. Rastrear, Tolerância, Combater com duas armas, Combater com duas armas aprimorado, Acuidade com arma, Ataque sagaz, Especialização em combate, derrubar aprimorado, Reflexos de combate.

Equipamento: Cimitarra obra prima, Machadinha obra prima, couro batido obra prima, manto da resistência +1, Kit de ladrão obra prima, Bomba de Fumaça x3, Varinha de curar ferimentos leves, 3 poções menores a critério do mestre.

Arqueiro, Humano Ranger 2/Guerreiro 4, LN; ND 6; Médio, Desl. 9 m; PV 52; CA 22 (+3 nível, +5 des, +3 armadura, +1 talento); corpo-a-corpo: Espada Bastarda +10 (1d10+6, 19-20); à distância: Arco composto +13 (1d8+13, x3) ou Arco composto +11/+11 com tiro rápido, ou Arco composto +7/7 com tiro multiplo; Empatia Selvagem, Inimigo predileto (+2 contra monstros), Estilo de combate (arquearia), Técnica de Luta; Fort +7, Ref +10, Von +4; For 16, Des 21, Con 15, Int 10, Sab 12, Car 8

Pericias e Talentos: Adestrar Animais +8, Atletismo +12, Cavalgar +14, Cura +10, Furtividade +14, Iniciativa +14, Intimidação +8, Percepção +10, Sobrevivência +10. Rastrear, Tiro Rápido, Tiro Certeiro, Tiro Preciso, Na Mosca, Tiro Múltiplo, Foco em Arma (arco composto), Especialização em Arma (arco composto), Esquiva, Mobilidade.

Equipamento: Arco composto obra prima, 50 flechas de adamante, Couro Batido obra prima, Espada Bastarda Obra Prima, 460 TO a escolha do mestre.

Como Usar: Como todo soldado Shantiano (nem sei se é o termo certo), os Serpente são devidamente treinados para aproveitar brechas na estratégia dos inimigos, focando-se em atacar aqueles mais fracos e capazes de lidar com mais inimigos ao mesmo tempo (Magos e clérigos). Furtividade e flanquear são táticas comuns, assim como emboscadas e armadilhas.

Exemplo: Uma vez estava jogando Dragon Age 2 no meu Xbox, durante uma missão simples eu abri um baú, ele soltou uma nuvem de fumaça. A partir dai fui atacado por vários ladinos, eles me cercavam, atacavam de longe e deixavam eu e meu grupo sem linha de visão com bombas de fumaça. É assim que a Ordem agiria, compreendido?


Os Caçadores de Corações
Arte por Karehb
Os Caçadores de Corações é o nome pelo qual são conhecidos os membros da ordem de "cavalaria" do reino de Sckahar, ela sagrou-se como uma ordem depois de um conflito com Drakes (pseudo-dragões) das sanguinárias a cerca de 15 anos. Depois de derrotados, os Drakes sobreviventes receberam a proposta de tornar-se membros de uma nova Ordem, chega de cavalos, os futuros Caçadores montariam Drakes.

A ordem cresceu em prestígio e poder, membros dela são considerados da mais alta patente próximo ao Guarda comum e apenas alguns poucos conseguem se tornar membros. Quase nenhuma cidade pequena possui um membro da ordem, são mais comuns em cidades de médio porte, usam roupas vermelhas com um manto negro, protegidos por meia-armaduras, mas a sua montaria ainda é (e sempre será) seu símbolo.

Cavaleiro da Ordem, Humano Guerreiro 6, LM; ND 6; Médio, Desl. 6 m; PV 69; CA 24 (+3 nível, +1 des, +8 armadura, +2 escudo); Corpo-a-corpo: Lança Montada +13 (2d6+10, x3); À distância: Besta Pesada +8 (1d12+3, x3); Técnica de Luta; Fort +2, Ref +, Von +; For 21, Des 12, Con 18, Int 10, Sab 12, Car 10

Pericias e Talentos: Atletismo +12, Cavalgar +10, Iniciativa +10, Percepção +10. Foco em Armadura, Foco em arma (lança Montada), Especialização em arma (Lança Montada), Combate Montado, Investida Montada, Investida Implacável, Pisotear, Ataque Poderoso, Trespassar.

Equipamentos: Lança montada de adamante obra prima, Meia-armadura, Escudo Pesada obra prima, Besta Pesada, 10 virotes, 224 TO a critério do mestre.

Drakes
Drakes são répteis dracônicos inteligentes que conseguem se comunicar no idioma dracônico, não são tão gananciosos como seus primos, mas gostam de ser bem tratados. São tratados como animais de estimação entre a Guarda, costumam possuir dois ou mais servos cuidando de suas necessidades (ou até 4, no caso dos voadores), por isso não é comum ouvir histórias de Drakes que recusam trabalhar para a Ordem.

Drake                                                       ND 3

Monstro 5, Grande (comprido), Neutro

Iniciativa +9

Sentidos: Percepção +12, visão no escuro.

Classe de Armadura: 16 (+2 nível, +1 des, +4 natural, -1 tamanho)

Pontos de Vida: 35

Resistências: Fort +2, Ref +2, Von +, +4 em testes de resistência contra magia.

Deslocamento: 12 metros (terra) 18 metros (ar)*

Ataques corpo-a-corpo: Mordida +7 (1d8+3) ou Mordida +5 (1d8+3) e duas garras +5 (1d6+3)

Habilidades: For 17, Des 13, Con 12, Int 14, Sab 18, Car 15

Pericias: Atletismo +11, Intimidação +10

Tolerância: o Drake recebe +4 em testes de constituição para prender o fôlego e evitar dano por fome ou sede, e em testes de fortitude para evitar dano por frio ou calor.

Investida aérea: quando esta voando e faz uma investida, o Drake causa dano dobrado com uma arma natural.*

Tesouro: padrão
*Opcional: Drakes voadores são raros e não são enviados em qualquer missão. Caso o Drake não seja voador, é melhor trocar a investida aérea pela habilidade bote (como um Leão).

Como usar: A Ordem dos Caçadores de Corações é poderosa e exótica, seu treinamento é focado em destruir rapidamente o problema, se mantendo além da distância dos ataques inimigos (com Drakes voadores), ou investindo e destroçando os inimigos. Caso o seu grupo seja especialmente fora da lei, use todas as fichas aqui num só encontro devastador, pode apostar que vai ser divertido.

Antes de acabar o post quero dizer que a ideia dos Drakes veio lá da Birosca Nerd, eu copiei algumas ideias e vou usar na minha campanha, fazer o que se os posts são bons? Espero que tenham gostado dos chefes de fase dessa semana e que eles sirvam para expandir o universo da sua campanha.

Abraços ou beijos.

4 comentários:

  1. Me deu vontade de Mestrar alguma coisa em Sckaharshantallas....

    Muito boa a materia!

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    Curte RPG?
    Deem uma olhada no podcast Dados & Desventuras:

    http://dadosedesventuras.blogspot.com.br/

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    1. é um cenário de campanha bem legal e perigoso, sem falar que a lei é dura, o que sempre gera boas aventuras

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  2. Uai... Porque não usou as imagens já existentes de milicianos do Reino? Tem vários em Holy Avenger quando Sckhar aparece!

    Esses Caçadores de Corações estão mais parecidos com a Cavalaia Aérea Wyvern citada também em HA.

    E os Lança de Sckharshantallas? Principal grupo de caça e exterminio de dragões no Reino de Sckhar que serve o Dragão Rei?

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    Respostas
    1. Quis diferenciar um pouco os caçadores da cavalaria, que já é uma organização com nome. Como o jogo estava se passando em cidades menores, era melhor usar guardas de menos calibres.

      Tava sem acesso as imagens de holy avenger quando fiz o post, mas é bom que da um tom diferente ao post.

      Os lança eu esqueci ahahha Quem sabe pra um futuro post eles não apareçam?

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