sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Adaptação: Boku no Hero Academy


Nesta última semana, uma adaptação de Boku no Hero Academia apareceu na revista Dragão Brasil. Eu já tinha planos de lançar uma adaptação do cenário e resolvi pisar no freio para esperar a versão da revista. Eu curti bastante a adaptação, mas acho que ela é um pouco mais simples do que eu tinha planejado.

A internet permite essa liberdade de termos vários pontos de vista diferentes, por isso resolvi lançar a minha com os planos que eu já tinha. Aproveitem as fichas e conteúdo da matéria, que são muito bons - principalmente o gerador de individualidades, a melhor parte. Mas vamos tentar fazer algo um pouco diferente aqui, se estiverem interessados, continuem lendo.

O Cenário


No mundo de Boku no Hero Academia, cerca de 80% da população mundial tem alguma habilidade sobrenatural. Essas habilidades são chamadas de Individualidades (Quirks) e variam muito de uma pessoa para outra, por isso o seu nome.

Tudo começou quando um bebê dourado nasceu na China, a partir daí, vários outros surgiram. Essas individualidades surgiam por volta dos 4 anos de idade e viraram a sociedade de ponta-cabeça. Hoje em dia, governo e instituições privadas trabalham para regular o uso desses poderes. Dessa forma, apenas alguns indivíduos tem permissão do Governo para usar sua individualidade como bem entendem, estes são chamados de Heróis.

Ser Herói virou uma carreira paralela à polícia, com responsabilidades e deveres como tal. Ainda assim, com tantas pessoas com poderes e tão poucas podendo usá-los, é de se esperar que surgissem aqueles que agissem por fora da lei. Vilões são aqueles que usam suas individualidades para cometerem crimes. Existem ainda algumas pessoas que tentam proteger a população, mesmo que não possam por lei, eles são os Vigilantes.

Este Anime e Mangá é uma visão de um fã Japônes das histórias de Quadrinho americanas. Seu autor, Kohei Horikoshi é muito fã de quadrinhos e trabalha como mangaká. Não é difícil perceber suas influências. Nesse mundo, todos os clichês de histórias de quadrinhos existem, como drogas que aumentam poderes, armas que nulificam individualidades, etc. Sua história circula ao redor da sociedade criada pelo autor, inclusive criticando a própria, o que gera histórias e personagens muito chamativos.



E se a história fosse em outro país?


Embora o mangá seja uma espécie de homenagem aos quadrinhos americanos, Boku no Hero tem uma história que funciona baseada na sociedade Japonesa. Depois de ler o mangá e seus spin-offs, percebi que as individualidades são metáforas para armas de fogo. Claro, elas são muito mais divertidas e não impede a existência de tal coisa em seu mundo, no entanto, o controle do uso de poderes e a relação institucional e empresas privadas de segurança me parece algo muito mais Japônes do que Americano.

Nos EUA, armas de fogo são liberadas e podem ser até carregadas na mão em alguns estados. Isso tem relação com a segunda emenda da constituição americana e a questão de que o país foi fundado numa revolução. Até mesmo quadrinhos em que heróis são registrados e catalogados pelo governo tratam isso de uma maneira meio negativa, como o clássico Guerra Civil. Como você imaginaria um país desse onde todos tem algum poder, alguns mais fortes e outros mais fracos?

E agora o nosso querido Brasil? Aqui armas de fogo são de uso da polícia, uma pessoa pode ter uma arma em casa, mas não pode portá-la. Ainda assim, precisa de exames para comprovar aptidão e capacidade psicológica de usá-la. Um curso de Herói pode ser um curso técnico como qualquer outro, talvez ele seja necessário para ser considerado apto , mas como o Brasil controla mais armas, acredito que ainda seria necessário uma prova de manutenção, como com carteiras de motorista.

Isso tudo serve de pano de fundo para a sua campanha, pensar em como a sociedade funciona pode gerar situações interessantes de Roleplay e histórias marcantes na mesa. Como que seus vilões lidam com isso? Como desafiar o sistema e até como fazer com que eles consigam simpatia para com os heróis? Isso tudo pode ser trabalhado se o mestre pensar um pouco sobre o cenário e como pretende utiliza-lo.

A Campanha



Agora vamos para a parte mais complicada: A campanha. No mangá (e no Anime, claro), a história se foca em alguns personagens principais, contando com cenas e até capítulos que são dedicados a outros personagens. O mais divertido num cenário desse é jogar com alunos que sonham em ser heróis, assim todos funcionam de Orelha (tipo de personagem que tem que aprender sobre o mundo fantástico que vive) e conhecem o mundo juntos.

Se fosse uma mesa minha, eu deixaria cada jogador criar um aluno, este seria o seu personagem principal. O resto da turma seria criada em conjunto, com narrativa colaborativa. Uma opção é usar a tabela da DB para criar as individualidades dos colegas de classe. Para os heróis profissionais e professores, deixaria como meu trabalho como mestre mesmo, talvez usando aqueles que já existem no anime de base, ou pedindo sugestões para jogadores.

Em alguns momentos, seria interessante fazer com que o jogador jogue com outro personagem. Uma opção que acho interessante, mas é melhor com uma mesa que goste de Roleplay e um pouco mais experiente, seria deixar que cada jogador criasse 3 personagens: um aluno; um vilão e um herói profissional. As cenas e aventuras iriam variar entre esses núcleos, que podem se antagonizar em alguns momentos. Caberia ao mestre então, criar antagonistas que surjam como oposição aos três núcleos, como o Stain foi.


Agora, vou dar duas opções de criação de personagens, isso são apenas ideias, cada mesa é diferente, tente criar sua própria versão com as regras a seguir:

Criação de Personagens Modelo DB: Alunos tem 10 pontos de personagem e nenhum Kit, eles podem pegar Kits quando se formarem no colégio. É muito mais tranquilo fazer personagens com essa quantidade de pontos, não ter Kit deixa tudo mais fácil e evita combos estranhos pro mestre lidar.

Criação de personagens modelo MMD: Uso de Regra baseado nos livros do cenário Mega City. Persoangens tem Kits, para ajudar a simular mecanicamente seus poderes, além de usar regra de Pontos de Destino entre diferentes categorias de pontuação.
  • 5 pontos: Alunos coadjuvantes e iniciantes com poderes (Como o Deku)
  • 7 pontos: Alunos avançados ou muito poderosos, ideal para jogadores.
  • 10 pontos: Vilões iniciantes e heróis profissionais.
  • 12 pontos: Heróis já conhecidos, grandes vilões e alguns professores mais fracos.


Nova Regra: Recuperação por Combate


Baseado em alguns jogos de ação para video game, eu bolei uma regra que evita o gasto desenfreado de PMs e o efeito de "dia de 15 minutos". Este efeito é quando um único combate gasta tanto os recursos dos heróis que eles resolvem retroceder, ao invés de arriscar e lutar.

Como solucionar isso numa mesa de super heróis e com o custo alto em PMs das vantagens do Mega City? Simples, depois de cada cena ou combate, o personagem recupera um valor em PV e PM igual a metade de seu valor atual. Por exemplo, se um personagem tem 10 PV e 3 PM no fim de um combate, ele iniciará a próxima cena com 15 PV e 4 PM.

Fichas


Por fim, apresento a vocês as fichas de todos os alunos da turma 1-A de Boku no Hero Academia. Eles seguem o padrão que eu comentei acima, espero que gostem.


Izuku Midoriya - Deku (5N)

F 1, H 3, A 0, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Street Fighter (Em busca do mais forte, Defenda-se atacando); Ataque Especial (F, II), Plano Genial; Código de Honra (Heróis), Poder Vingativo, Segredo (One for All).

Katsuki Bakugo (7N)
F 1 (fogo), H 2, A 0, R 2, PdF 2 (fogo); PV 10; PM 30; Humano; Senhor das Chamas (Dança das Chamas e Obliterar); Genialidade, Movimento Especial (Balançar-se, Constância e Queda Lenta), Pontos de Magia Extra x2; Insano (Megalomaníaco), Ponto Fraco (ataca de frente), Restrição de Poder (Uniforme – não pode usar poderes à distância).

Denki Kaminari (5N)
F 0, H 2, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 15; Humano; Mago do Relâmpago (Ataque Elétrico e Imunidade a Eletricidade); Elementalista (Ar), Magia Elemental (Eletricidade), PES, Pontos de Magia Extra; Maldição (Ficar sem PM fica lento), Restrição de Poder (Usa apenas magias elétricas).
Magia: Iniciais.
Podem entrar no futuro:Armadura Elétrica, Enxame de Trovões.

Rikido Sato (5N)
F 1, H 2, A 1, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Lutador Exótico (Liberar o Poder); Poder Oculto; Arte; Assombrado (Ativa depois de acabar o efeito de Poder Oculto), Restrição de Poder (Não pode usar sem comer doces).

Shoto Todoroki (7N)
F 0 (gelo), H 2, A 1, R 1, PdF 2 (gelo); PV 5; PM 15; Humano; Senhor da Energia (Controle de Energia e Energia Revigorante); Ataque Especial (PdF, Amplo, Cansativo e Óbvio), Domínio do Fogo, Paralisia, Pontos de Magia Extra; Assombrado, Maldição (ataques baseados em fogo tiram 1 PV dele; ataques de Gelo diminuem sua H em 1 por turno).
Magia: Cura Mágica.

Tenya Iida (5 N)
F 1 (esmagamento), H 3, A 0, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Velocista (Movimento Rápido, Super Velocidade); Aceleração, Ataque Especial (F, Tempestade de Golpes, Cansativo); Código de Honra (Heróis), Devoção (Ser como o irmão), Insano (Compulsivo – Dar ordens na turma).

Tsuyu Asui (5 N)
F 1 (esmagamento), H 3, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 5; Humana; Jovem Prodígio (Parceria Pródiga; Sacada Jovial); Membros Elásticos, Movimento Especial (Balançar-se, Escalar e Natação), Saltar; Poder Vergonhoso (Agradável), Fraqueza (Comum – Frio).

Minoru Mineta (5N)
F 0, H 1, A 0, R 1, PdF 1 (esmagamento); PV 5; PM 5; Humano; Aliado Mirim (Destino e Saída pela Direita); Aparência Inofensiva, Ataque Especial (PdF, Amplo), Paralisia; Insano (Compulsivo – tarado), Poder Vergonhoso (Constrangedor), Poder Vingativo.

Hanta Sero (5N)
F 0, H 2, R 1, A 0, PdF 0; PV 5; PM 5; Humano; Traceur (Movimento Ampliado); Movimento Especial (Balançar-se, Constância e Queda Lenta), Paralisia; Especializações: Acrobacia, Skate e Parkour.

Ochaco Uraraka (5N)
F 1 (esmagamento), H 1, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 15; Humana; Aliado Mírim (Destino e Atrapalhar); Aparência Inofensiva, Domínio do Elemento (Ar), Pontos de Magia Extra, Voo; Assombrada (enjoo), Lento.

Eijiro Kirishima (5N)
F 1 (esmagamento), H 2, A 0, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Boxeador (Golpe Brutal e Sem Dor); Densidade; Ponto Fraco (Desgaste).

Mashirao Ojiro (5N)
F 1 (esmagamento), H 2, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 5; Kemono; Luchador (Mergulho do Carcará); Membros Extras (Rabo), Movimento Especial (Balançar-se, Escalar e Queda Lenta), Sentidos Especiais (Audição e visão aguçada); Ponto Fraco (rabo).

Yuga Aoyama (5N)
F 0, H 1, A 0, R 1, PdF 2 (fogo); PV 5; PM 15; Humano; Aliado Mirim (Destino e Saída pela Direita); Aparência Inofensiva, Ataque Especial (PdF, Área – Linha e Óbvio), Domínio da Luz, Pontos de Magia Extra; Assombrado (Dor de Barriga), Insano (Fantasia).

Mina Ashido (5N)
F 0, H 2, A 0, R 1, PdF 1 (químico); PV 5; PM 5; Femme Fatale (Encantar e Fascínio Pessoal); Aparência Deslumbrante, Movimento Especial (Constância, Deslizar, Queda Lenta), Obstruir Movimento; Especialização: Dança, Desenho e Lábia; Código de Honra (Heróis), Insano (Histérica).

Koji Koda (5N)
F 0, H 2, A 1, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Aliado Mirim (Nós Somos Legião e Saída pela Direita); Controle de Animais; Especializações: Doma, Tratamento (animais) e Linguagem de Sinais; Fobia (Insetos), Pacifista (Relutante).

Mezo Shoji (5N)
F 1 (esmagamento), H 1, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 5; Kemono; Jovem Prodígio (Insight Dinâmico); Membros Elásticos, Membros Extras x4 (Braços), Sentidos Especiais (Visão aguçada e Audição Aguçada); Código de Honra (Heróis e Gratidão) e Modelo Especial.

Kyoka Jiro (5N)
F 0, H 2, A 0, R 1, PdF 1 (sônico); PV 5; PM 5; Humana; Celebridade (Crítica e Sou uma Celebridade); Boa Fama, Sentidos Especiais (Audição Aguçada, Radar, Rádio); Especialização: Armadilha, Canto e Música; Fraqueza (Não poder fazer som), Ponto Fraco (Orelhas).

Fumikage Tokoyami (7N)
F 0, H 3, A 0, R 3, PdF 0; PV 15; PM 15; Humano; Cobaia Humana (Dilacerar e Sem Dor); Aliado (Dark Shadow), Ligação Natural; Fúria.
Dark Shadow: F 1 (corte), H 1, A 2, R 1, PdF 0; PV 5; PM 5; Luchador (Carga); Escudo, Membros Elásticos; Ponto Fraco (Luz), Restrição de Poder (Apenas à noite, controla Fumikage se ele ficar em Fúria).

Toru Hagakure (5N)
F 0, H 2, A 0, R 1, PdF 0; PV 5; PM 15; Humano; Femme Fatale (Ataque Furtivo e Encantar); Aparência Deslumbrante, Invisibilidade, Ponto de Magia Extra; Poder Vergonhoso (Agradável).

Momo Yaoyorozu (7N)
F 1, H 2, A 0, R 2, PdF 0; PV 10; PM 10; Humano; Mestre de Armas (Arma Favorita e Proteção Aprimorada); Adaptador, Criar Objeto, Genialidade, Riqueza; Maldição (Ação de movimento para criar), Ponto Fraco (Insegurança), Restrição de Poder (Apenas cria objetos que existem).



E aí, o que acharam? Como vocês fariam uma campanha neste cenário? Não deixem de comentar e trocar ideia nos comentários.

Abraços ou beijos

8 comentários:

  1. Os kits e poderes são do suplemento Mega City?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Achei que conseguiu adapta-los com bastante fidelidade. Gostaria de ver uma continuação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu! Vou pensar no que eu poderia fazer numa continuação

      Excluir
  3. Olá. Gostei da adaptação e tomei a liberdade de fazer a minha versão de Boku no Hero e usar a sua como referência. Espero que não se importe. Abraços!!!

    https://acertocriticoalpha.blogspot.com/2018/12/adaptacao-boku-no-hero-academia-fichas.html?showComment=1544575703441#c6629994611733317929

    ResponderExcluir
  4. Adaptação extremamente caprichosa, muito melhor que a que saiu da Dragão Brasil.
    O cuidado que tomou em pensar as individualidades e defeitos de cada um foi fantástico.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, valeu o elogio! Eu gosto da versão da revista, são diferentes, mas preferi algo mais denso mecanicamente

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)